Celulares Nokia, parte 1: A família S40

Celulares Nokia, parte 1: A família S40

A Nokia já lançou mais de 300 modelos de celulares e smartphones diferentes e continua lançando mais um punhado de novos modelos a cada mês. Apesar disso, todos os modelos lançados a partir de 2003/2004 podem ser divididos em duas grandes famílias: os baseados na interface S40 e os baseados no S60.

Os S60 são baseados no Symbian (que recentemente se tornou um sistema aberto, controlado por uma fundação sem fins lucrativos), enquanto os S40 são aparelhos mais simples, baseados no Nokia OS, um sistema monotarefa, desenvolvido pela própria Nokia.

Embora limitado, o Nokia OS consome pouca memória e poucos recursos de hardware, o que permite que ele seja usado mesmo nos aparelhos mais modestos. O S40 é na verdade uma interface que roda sobre ele, formando um conjunto que, de certa forma, lembra a dupla MS-DOS e Windows 3.1.

A linha baseada no S40 inclui desde aparelhos simples, como o Nokia 6060, que está sendo oferecido de graça pelas operadoras na maioria dos planos, até aparelhos mais parrudos, como o Nokia 6600 Fold, o 6310 e o 6212 Classic.

A numeração da Nokia não diz muito sobre os aparelhos. O 6212 Classic, por exemplo, é completamente diferente do 6210 classic (que é modelo com bem mais recursos, baseado no S60), que por sua vez não tem nenhuma semelhança com o 6120 (sem o “classic”), que é um modelo antigo, da época das redes analógicas.

Outro exemplo são o Nokia XpressMusic 5300 e o XpressMusic 5700. Muito embora sejam aparelhos de aparência muito similar, façam parte da mesma linha e sejam destinados a basicamente o mesmo público, o 5300 é um aparelho simples, baseado no S40, enquanto o 5700 é um smartphone baseado no S60, o que explica a diferença de preço.

Não é fácil descobrir qual a versão exata do sistema usado em cada aparelho através do site principal da Nokia, mas você pode encontrar as informações no ForumNokia, que é o portal para desenvolvedores: http://www.forum.nokia.com/devices/

Os aparelhos S40 atuais utilizam em sua maioria telas de 128×160, mas alguns modelos são equipados com telas de 240×320 (assim como os modelos mais caros, baseados no S60), o que melhora bastante a qualidade da navegação web e visualização de textos. Os aparelhos antigos são mais limitados, oferecendo telas de 128×128.

Nem todos os S40 nascem iguais. O sistema já possui nada menos do que 6 versões, que vão da primeira à sexta edição. Os aparelhos baseados no S40 segunda edição, como o Nokia 6060 utilizam uma interface mais simples, baseada em menus, enquanto os baseados no S40 terceira edição em diante, como o Nokia 5300 e outros aparelhos atuais utilizam uma interface mais elaborada, muito similar à usada nos aparelhos com o S60.

Apesar da interface parecida, os aparelhos com o S40 são muito mais simples, incluindo versões simplificadas do navegador, agenda de endereços e dos demais aplicativos. O navegador, por exemplo, suporta apenas a exibição de página em formato simplificado, com o texto reformatado em uma única coluna, enquanto no S60 o navegador mantém o formato original da página.

A maior parte da família S40 é composta por modelos modestos, sem slot para cartão de memória ou bluetooth, mas os modelos recentes são mais encorpados. O Nokia 6300, por exemplo, oferece suporte a cartões microSD de até 2 GB (até 4 GB com atualização de firmware), possui uma câmera de 2 megapixels, bluetooth, players de áudio e vídeo e usa uma tela de 240×320.

Entretanto, apesar dos recursos, ele é considerado um celular simples e não um smartphone. A grande limitação é que o S40 não possui uma API para o desenvolvimento de aplicativos e não suporta a instalação de aplicativos nativos adicionais. A única brecha para a instalação de programas é o suporte a Java e ao Flash Lite (disponível nos modelos recentes), o que permite instalar aplicativos e jogos simples; diferente dos S60, onde você dispõe de uma grande gama de aplicativos, como mostrei na análise do Nokia 6120 Classic.

Outra limitação é que o S40 é monotarefa, de forma que você precisa fechar cada aplicativo antes de poder voltar ao menu e abrir outro, enquanto no S60 você pode abrir vários aplicativos (até esgotar a memória disponível e chavear entre eles usando a tecla Menu.

Apesar disso, é sempre possível ensinar novos truques a um cachorro velho. Vamos então a algumas dicas de como tirar o máximo de um aparelho com o S40.

» Leia mais: Celulares Nokia, parte 1: A família S40

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X