Melhores alternativas ao WhatsApp

Por: William R. Plaza
Melhores alternativas ao WhatsApp

Em poucos anos o WhatsApp se tornou um dos aplicativos que você provavelmente encontrará em telefones em todo o mundo, sua base de usuário é impressionante – mais de 1,5 bilhão de pessoas em 180 países utilizam o app que pertence ao grupo do Facebook. Ser o mensageiro mais famoso não quer dizer que ele seja o melhor ou único, há alternativas bem mais interessantes, principalmente em relação à segurança dos dados. Neste artigo listamos as melhores alternativas ao WhatsApp. Confira!

Signal

A Open Source Systems, uma empresa que fornece tecnologia de criptografia de ponta a ponta no WhatsApp Messenger e no Facebook Messenger, oferece seu próprio aplicativo de mensagens chamado Signal Private Messenger. O app foi criado em 2014, e foi um dos primeiros a oferecer criptografia de ponta a ponta.

Como seria de esperar, o Signal tem muitos benefícios de segurança em comparação com o WhatsApp. Ao contrário do WhatsApp, o aplicativo de código aberto Signal oferece mensagens autodestrutivas, proteção de tela (vetar a capturas de tela) e muito mais. Além disso, o Signal introduz criptografia em seus backups, conexões e todos os outros dados no aplicativo. Edward Snowden, ex-analista da CIA e delator da NSA, é um dos que recomenda o uso do Signal.

O Signal é muito simples de utilizar e também oferece chamadas de voz e vídeo. Em geral, o Signal Private Messenger é para pessoas que procuram um aplicativo de mensagens simples e seguro.

Telegram

O telegrama é provavelmente o concorrente mais próximo do WhatsApp em termos de funcionalidade – e até parece quase idêntico ao gigante no Facebook.

O que o diferencia é que ela dobra suas promessas de segurança: as mensagens não são apenas criptografadas de ponta a ponta, mas você pode definir as mensagens para se autodestruírem após um período especificado – sem deixar vestígios das informações importantes de conversação que você tinha.

Outra característica interessante é que, ao contrário do WhatsApp, é realmente multiplataforma – com aplicativos disponíveis para computadores desktop e móveis, bem como acesso pela internet.

Existem também os Telegram Bots que realmente melhoram a experiência. Esses bots podem ser utilizados para expandir as funcionalidades do app. Algumas opções de bots: Calcubot (para realizar cálculos matemáticos), glegoobot (utilizado para fazer pesquisas no Google) e letrasbot (utilizado para realizar pesquisas por letras de música). O Telegram também permite a criação de grupos de até 5.000 pessoas e arquivos de até 1,5 GB.

Google Allo

O Allo é um aplicativo de mensagens do Google relativamente novo que não teve muito impacto, mas ainda é uma alternativa viável ao WhatsApp. O melhor recurso do Allo, é claro, um ótimo assistente do Google. A integração do assistente, embora na forma de um bate-papo, realmente aumenta o conforto do uso do Allo.

No Allo, você pode usar o Assistente para obter informações sobre o clima, voos, notícias, locais próximos ou qualquer outra coisa. Você também pode usá-lo para definir alarmes, lembretes, navegar para lugares, jogar e muito mais. Além do Google Assistente, o Google Allo oferece respostas inteligentes, bate-papos anônimos com criptografia de ponta a ponta e mensagens autodestrutivas, adesivos, etc.

Os pontos positivos de Allo são certamente interessantes, mas também existem muitas desvantagens . O recurso mais importante que o Allo não possui é a capacidade de fazer backup de bate-papos, o que é uma pena, pois o WhatsApp permite fazer backup de bate-papos no Google Drive. Além disso, o Allo também não pode fazer chamadas de voz ou vídeo, status e opções de compartilhamento de arquivos. Se você pode conviver com essas carências, o Google Allo pode ser uma alternativa ao WhatsApp.

Threema

Assim como o Signal, o Threema aposta na segurança dos dados trafegados. O aplicativo criptografa todos os dados , como mensagens, arquivos compartilhados e até atualizações de status. Embora não tenha recursos do WhatsApp, como chamadas de voz e vídeo, seus recursos de segurança são certamente impressionantes. Além da criptografia de ponta a ponta, o aplicativo não coleta metadados e oferece várias opções de backup criptografadas . O Threema é de código aberto e possui uma política de privacidade muito transparente; portanto, sua segurança está em boas mãos ao usar o aplicativo.

“Quer privacidade em suas conversas? Considere o uso de plataformas mais seguras como o Threema ou o Signal, que foram desenhados pra oferecer mais privacidade e não estão atrelados ao seu número de telefone. Seja você um ministro da república ou simplesmente alguém que deseja ter mais privacidade”, explica Fabio Assolini, analista sênior de malware da Kaspersky Labs.

Viber

O Viber é outro aplicativo popular de mensagens e VoIP que realmente está na vanguarda do WhatsApp quando se trata de recursos. O aplicativo oferece criptografia abrangente em conexões, mensagens e arquivos multimídia compartilhados. Assim como o WhatsApp, o Viber permite fazer chamadas de vídeo e de voz, mas o aplicativo vai um pouco além graças à função Viber Out , que permite fazer chamadas internacionais com usuários que não são da Viber a taxas aceitáveis.

Por falar em recursos de mensagens, o Viber inclui suporte para adesivos, compartilhamento de arquivos, visualizados recentemente, mensagens de voz e vídeo, contas públicas, backup do Google Drive e muito mais. Há também uma loja de adesivos Viber e jogos que são basicamente games que você pode jogar no Viber. Se você considerar tudo, notará que o Viber é um aplicativo muito semelhante ao WhatsApp.

 

Você também deve ler!

Proteja sua conta! Como ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp

Como baixar figurinhas para o WhatsApp?

WhatsApp Web: como utilizar o WhatsApp no computador

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário