Logo Hardware.com.br
Carlos E. Morimoto
Carlos E. Mo... General de Pijama Moderador
4.2K Mensagens 125 Curtidas

Tutorial: Cabeamento de rede

#1 Por Carlos E. Mo... 23/01/2008 - 09:35
Montar redes é ao mesmo tempo fácil e complicado. Simplesmente crimpar alguns cabos e deixá-los espalhados pelo chão é fácil, mas montar uma rede melhor estruturada, dentro dos padrões, pode ser bastante complicado, com vários detalhes e normas. Este tutorial aborda o tema de forma prática, abordando a crimpagem dos cabos, padrões, uso de inserts, boots e outros acessórios, emendas e os padrões de cabeamento estruturado.

Leia em: https://www.hardware.com.br/tutoriais/cabeamento-rede/
Responder
marciliobc
marciliobc Novo Membro Registrado
1 Mensagem 0 Curtidas
#4 Por marciliobc
23/01/2008 - 21:43
Salve a todos do forum!
Olá, Morimoto. Logo no início da página quatro, quando você começa a falar de cabeamento estruturado, você cita como norma determinante a TIA 569A, que trata dos Caminhos e Espaços do cabeamento estruturado, e não do cabeamento em Prédios Comerciais, que é tratado pela norma TIA 568B. Tirando mais alguns pequenos erros, o texto como sempre está muito bom. Parabéns!
quantoguenta
quantoguenta Novo Membro Registrado
14 Mensagens 0 Curtidas
#7 Por quantoguenta
10/04/2008 - 14:26
Caros colaboradores do fórum, estou tentando aprender mais sobre redes pois tenho uma empresa que atua no segmento de CFTV, Alarmes, Controle de Acesso e Obras de Infra Estrutura em geral e sempre me deparo com oportunidades de projetos de rede estruturada porém acredito não conhecer o suficiênte para realizar um.
Nesse momesmo estou com um projeto de cabeamento onde tenho que levar 20 pontos de rede e 20 pontos de telefones para 20 estações de trabalho em uma empresa. Gostaria de saber se posso utilizar o próprio cabo de rede para levar rede e telefone (ramal) para cada estação e como seria a conexão dentro do armário onde se encontram os roteadores, modens e ramais do PABX. Qualquer informação sobre o assunto eu agradeço e irei estudar.
wuemura
wuemura Tô em todas Registrado
1.1K Mensagens 83 Curtidas
#8 Por wuemura
10/04/2008 - 17:18
Ohhhh!!! Sensei!!!!!

Muito bom, será que a discussão no outro tópico deu incentivo para a criação do mesmo? boa.gif

Só uma dica, não é necessário nenhum produto específico para passar cabo de rede em conduite, basta usar vasilina sólida (pasta), o mesmo serve também para passar fiação elétrica.

A mesma vasilina serve também para proteger os fios contra o zinabre dentro do conector em regiões de muita umidade aonde o problema é constante, mergulhando os fios na vasilina antes de crimpar os cabos previne que os cabos tenham contato direto com o ar, ajudando a evitar o problema e não interfere nos contatos internos pois o mesmo não é condutor elétrico.

Parabéns pela matéria.
AMD Phenom X4 9950+ - ASUS M4A78 PRO - 2GB DDR2 800 OCZ Platinum - 800GB Barracuda SATA2 (RAID 0)
ATI Radeon HD3200 - LG FLATRON W2353V
jqueiroz
jqueiroz Cyber Highlander Registrado
104K Mensagens 5.7K Curtidas
#9 Por jqueiroz
11/04/2008 - 13:22
Gostaria de saber se posso utilizar o próprio cabo de rede para levar rede e telefone (ramal) para cada estação e como seria a conexão dentro do armário onde se encontram os roteadores, modens e ramais do PABX. Qualquer informação sobre o assunto eu agradeço e irei estudar.


Sim, pode usar o mesmíssimo cabo.

Você vai levar os cabos dos pontos de trabalho até o armário de telecomunicações (AT), onde eles vão terminar em um patch panel.

Nesse mesmo AT, você vai colocar os seus ativos de dados (switches) , e um segundo patch panel, que vai ser conectado à sua central telefônica.

A seleção se um determinado ponto vai carregar dados ou voz será feita por patch cords no AT: ligando o ponto ao switch, o ponto será ativado para dados; ligando ao patch panel de telefonia, o ponto será ativado para voz.

Para dimensionar os conduítes, há tabelas que indicam a quantidade máxima de cabos que podem ser passados, de acordo com a bitola do duto.

Tenha o cuidado de fazer os cálculos levando em conta uma ocupação máxima de 40% da área da seção transversão do duto. Além disso, use curvas suaves nos dutos, para facilitar a passagem e respeitar o raio de curvatura dos cabos.

Com esses cuidados, dificilmente você terá que usar lubrificantes para passar os cabos.



Você vai ver em alguns lugares uma montagem onde se coloca um terceiro nível de patch panels, ligado às portas dos switches (cross connect). Nesse caso, a manobra é feita totalmente de patch panel para patch panel.

-----------------

EDIT: Antes que eu esqueça... sugiro fortemente que você contrate para sua equipe um Engenheiro de Rede, com certificação de cabeamento, e registro no órgão competente. Isso pode te economizar muitos aborrecimentos tanto com a fiscalização das obras, quanto com o projeto em si.
"chmod 777 nunca ajudou ninguém" (c) 2002-2021 JQueiroz/FGdH
Conheça o Blog do Zekke
GilOliva
GilOliva Novo Membro Registrado
8 Mensagens 0 Curtidas
#10 Por GilOliva
12/05/2008 - 11:48
Estou pesquisando a NBR 14565. Achei a de 2000, onde trás as definições, siglas e também a maneira de como identificar o cabeamento e acessórios. Mas pesquisando na ABNT, parece que hoje temos um nova norma, com o mesmo número, em vigor, a de 2007. Nesta norma não existe mais certas coisas, como a identificação dos cabos. Alguém poderia me ajudar a saber qual norma realmente está em vigor? E se for realmente a de 2007, onde eu acho as normas para identificação de cabos?
Obs. Tanto a norma de 2000, como o projeto de alteração da mesma (2007), encontrei na Internet, pois não estou a fim de pagar R$ 142,00 para ter a norma na ABNT.
marco_piracicaba
marco_piraci... Super Participante Registrado
392 Mensagens 24 Curtidas
#11 Por marco_piraci...
13/05/2008 - 20:21
Embora seja projeto de revisão, veja se ajuda:





Pode encontrar na BICSI:





wuemura disse:

Só uma dica, não é necessário nenhum produto específico para passar cabo de rede em conduite, basta usar vasilina sólida (pasta), o mesmo serve também para passar fiação elétrica.

A mesma vasilina serve também para proteger os fios contra o zinabre dentro do conector em regiões de muita umidade aonde o problema é constante, mergulhando os fios na vasilina antes de crimpar os cabos previne que os cabos tenham contato direto com o ar, ajudando a evitar o problema e não interfere nos contatos internos pois o mesmo não é condutor elétrico.


Ao contrário do que você imagina, a vaselina, por ser um derivado do petróleo, não é recomendado seu uso com plásticos e borrachas.

O seu uso reduz a vida útil dos cabos, produzindo ressecamento e rachaduras e consequentemente, redução da isolação, aumento da oxidação (zinabre)...

A mesma recomendação serve para fins automotivos (terminais da bateria).

Existe no mercado produtos próprios para este fim.

.


jqueiroz
jqueiroz Cyber Highlander Registrado
104K Mensagens 5.7K Curtidas
#15 Por jqueiroz
26/05/2008 - 13:42
Eu costumo passar os cabos mais difíceis usando talco. Pode ser o industrial (sem perfume) ou o perfumado. Até hoje não tive contra indicações.

Pois é, se o cabo está difícil de passar, é sinal de que o conduíte foi mal dimensionado, ou está fazendo alguma curva muito fechada, ou ainda, não está sendo respeitada a regra de máximo de 40% de ocupação do duto.
"chmod 777 nunca ajudou ninguém" (c) 2002-2021 JQueiroz/FGdH
Conheça o Blog do Zekke
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal