Logo Hardware.com.br
PEPERUTTI
PEPERUTTI Super Participante Registrado
892 Mensagens 5 Curtidas

Pinagem de tomada, e terra no neutro da tomada...

#1 Por PEPERUTTI 21/02/2007 - 01:11
Pessoal, qual a pinagem correta para aquelas tomadas de 3 pinos? Onde fica a Fase e onde fica o Neutro?

E eu já vi muitos casos onde eletricistas fazem um terra no Neutro da tomada... alguém conhece essa "técnica"? É boa? Quais os riscos REAIS?? E quais os benefícios?

valeu!
Sven
Sven Super Participante Registrado
769 Mensagens 14 Curtidas
#4 Por Sven
21/02/2007 - 10:23
PEPERUTTI disse:
E eu já vi muitos casos onde eletricistas fazem um terra no Neutro da tomada... alguém conhece essa "técnica"? É boa? Quais os riscos REAIS?? E quais os benefícios?


Essa "técnica" é uma improvisação e não é recomendada, mas na prática funciona porque o neutro da concessionária é ligado a um aterramento na entrada de energia (NBR-5410).

O padrão recomendado prevê que da interligação entre o neutro e o terra devam seguir dois condutores distintos, um terra e um neutro em separado (sistema TN-S).

Ao usar um condutor único para o neutro e o terra, essa "técnica" segue o sistema TN-C. Esse sistema não é recomendado porque entre outros motivos não permite a medição de correntes de terra e pode interferir no correto funcionamento dos Interruptores Diferencial Residual (mais conhecidos como disjuntores DR). Caso queira saber detalhes sobre os sistemas TN-S e TN-C, vide aqui.

Para constar, o Laércio Vasconcelos também deu essa dica sobre usar o neutro como terra:

Um aterramento improvisado muito bom consiste em ligar um fio de terra no NEUTRO, no seu quadro de disjuntores, dentro do seu apartamento (normalmente fica na cozinha). O fio NEUTRO é aterrado no poste que chega ao seu prédio, portanto o potencial do neutro é praticamente o mesmo do terra. Este fio terra não precisa ser grosso, pois o terra não transporta corrente, é usado apenas para fixar um potencial elétrico nulo. Pode usar fio de bitola 22 ou 24. Este fio teria que ser introduzido nos eletrodutos até a tomada onde será ligado o computador, que deve ser uma tomada de 3 pinos. Há quem prefira ligar o terra diretamente no neutro da própria tomada, entretanto este neutro não é tão bom, devido à queda de voltagem ao longo da fiação. No quadro de disjuntores, a queda de tensão no neutro terá sido menor.
Fonte

Quanto a riscos reais, a meu ver são reduzidos desde que o neutro esteja efetivamente aterrado. Porém, por ser uma improvisação poderá ser menos eficiente em condições críticas por uma maior resistência de terra, em teoria.

Além disso é importante ter muito cuidado quando alguma manutenção elétrica for feita, para evitar trocas de polaridade nas tomadas que receberem essa alteração (a responsabilidade passa a ser de quem providenciou a improvisação).

O único benefício que vejo em relação a uma instalação padronizada é quando é impossível fazer um aterramento dentro dos padrões; com essa improvisação consegue-se alguma proteção. Uma outra vantagem neste caso é quando existe algum nobreak que detecta se o neutro está conectado ao terra na sua entrada e fica alarmando "wire fault" (alguns APC possuem esse recurso). Com essa improvisação o nobreak pára de alarmar.
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal