Logo Hardware.com.br
Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
8K Mensagens 939 Curtidas

Vale à pena ser técnico em domicílio?

#1 Por Quemel 19/11/2010 - 21:15
Deu no Convergência Digital
Na lista do brasileiro, PCs seguem à frente de smartphones e tablets

Da redação

Em 2011, 38% dos consumidores brasileiros pretendem adquirir um computador, revela a pesquisa “Nation Wide Study 2010″ divulgada nesta sexta-feira, 19/11, pela Intel.

O estudo realizado entre agosto e outubro pelo instituto Ipsos com 2.500 pessoas em 16 localidades do país - sendo nove regiões metropolitanas e sete cidades brasileiras - mostra que o desktop lidera a lista de desejos dos usuários de eletroeletrônicos nos próximos 12 meses, ao lado de televisores (LCD, plasma e 3D), com 15,2% das intenções de compra.

Em segundo lugar estão os notebooks, com 14,3% das intenções, seguidos pelos netbooks com 2,3%. O levantamento apura ainda que os tablets - que serão alvo de guerra comercial das teles no Natal - estão nos planos de compra de apenas 0,3% dos consumidores no próximo ano.

E também na contramão das operadoras, afirma que o desejo de compra de smartphones é baixo no Brasil. De acordo com o levamentamento, os consumidores mais propensos a comprar o terminal móvel inteligente encontram-se em Santa Catarina (4,6%), Paraná (4,5%), Distrito Federal (3,4%) e Bahia (2,7%).

As regiões que apresentam o maior índice de intenção de compra de computadores são Norte e Sul, com destaque para o Rio Grande do Sul, onde 50% dos entrevistados disseram que pretendem comprar um desktop, netbook ou notebook nos próximos 12 meses. O nível de intenção de compra também é elevado no Paraná (44%), na Bahia (31%), no Ceará (36%) e em Santa Catarina (34%).

O estudo apurou ainda que o índice de lares brasileiros equipados com pelo menos um computador atingiu 58% até outubro deste ano. A região Sudeste apresenta o maior nível de uso do computador pessoal em casa (66%).

O Rio de Janeiro lidera na região com 71% de lares equipados, seguido por Goiás e Distrito Federal (65%) e São Paulo (64%). As regiões com menor penetração de PCs em casa são Norte (59%) e Nordeste (42%), sendo o índice mais baixo registrado em Pernambuco (36%).

Computador individual
O uso de mais de um computador pessoal em casa é uma tendëncia destacada pela Intel. O Distrito Federal, por exemplo, não só possui a maior penetração de computadores em lares brasileiros (65%) como o maior nível de “usuários individuais” de PCs no país (35,6%). O uso individualizadeo do computador também se destaca no Rio de Janeiro (25,9%), em Minas Gerais (25,7%) e Goiás (25,3%).

O uso compartilhado de máquinas é mais elevado no Rio Grande do Sul (91,7%), Pará (91,4%) e Pernambuco (90,6%). Neste cenário, 13,3% dos entrevistados compartilham o computador com parentes e 4,5% com amigos e vizinhos.

(Comentário do QUEMEL: todos os anos (desde 2004) fico aguardando a publicação dessa pesquisa pela Intel. Com a análise dos resultados, planejo os rumos da Consultoria Doméstica em Informática (CDINFO) para os próximos 12 meses. É assim que consigo sempre estar à frente da concorrência: usando a Inteligência. Tanto a racional cognitiva quanto à coleta, análise e produção de conhecimento. Desprovido de parte d´àquela, agarro-me a esta com unhas e dentes.)

Bração e boa $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$orte (para quem sabe aproveitar esses número$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$)
Quemel
John Player Special
John Player... Zerinho Registrado
2.3K Mensagens 88 Curtidas
#4 Por John Player...
20/11/2010 - 20:35
quemel, vou discordar de ti.

presumo (talvez erradamente) q vc relacione o aumento da inclusão digital com aumento em oportunidades para técnicos em domicílio.

porém, eu vislumbro o contrário. computadores estão cada vez mais intuitivos (até a chatisse do linux está mais ou menos fácil hj).

novas tecnologias elétricas, fontes de alimentação melhores, e boom de not/netbooks, q a assistência será mais qualificada e diversa.

há quem vislumbre até o fim dos s.o da maneira como é hj, passando pelo aumento de aplicativos web, e como os smartphones.

há a questão dos tablets, das novas idéias de segurança para micros. quiça o controle da internet, prejudicando crimes virtuais e spam.

ou seja, eu não afirmaria q o técnico a domicílio terá vida boa no futuro. não com certeza.

André0991
André0991 Geek Registrado
2.2K Mensagens 79 Curtidas
#6 Por André0991
21/11/2010 - 23:56
John Player Special disse:
quemel, vou discordar de ti.

presumo (talvez erradamente) q vc relacione o aumento da inclusão digital com aumento em oportunidades para técnicos em domicílio.

porém, eu vislumbro o contrário. computadores estão cada vez mais intuitivos (até a chatisse do linux está mais ou menos fácil hj).

novas tecnologias elétricas, fontes de alimentação melhores, e boom de not/netbooks, q a assistência será mais qualificada e diversa.

há quem vislumbre até o fim dos s.o da maneira como é hj, passando pelo aumento de aplicativos web, e como os smartphones.

há a questão dos tablets, das novas idéias de segurança para micros. quiça o controle da internet, prejudicando crimes virtuais e spam.

ou seja, eu não afirmaria q o técnico a domicílio terá vida boa no futuro. não com certeza.



Discordo.

Talvez seja verdade que o técnico a domicílio tenha sua atuação diminuída, mas até aí, não muda a essência da coisa, né? Afinal, se o cara acessa remotamente o PC do cidadão, nem por isso deixa de ser um suporte.


Mas pensa nas possibilidades: e se o cara tiver uma dúvida com o Google Docs?
E se sem querer ele excluiu um documento e não sabe recuperar ou ver uma versão anterior?
E se algum malware está enviando mensagens mal-intencionadas pelo Orkut do cara?

Veja sa possibilidades, a nuvem também tem uma infinidade de problemas. gnomo.pngSem contar o suporte a smartphones, né? Destravamento, instalação, etc...


Abraços!
Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
8K Mensagens 939 Curtidas
#7 Por Quemel
22/11/2010 - 13:22
André0991
Discordo.

Talvez seja verdade que o técnico a domicílio tenha sua atuação diminuída, mas até aí, não muda a essência da coisa, né? Afinal, se o cara acessa remotamente o PC do cidadão, nem por isso deixa de ser um suporte.


Mas pensa nas possibilidades: e se o cara tiver uma dúvida com o Google Docs?
E se sem querer ele excluiu um documento e não sabe recuperar ou ver uma versão anterior?
E se algum malware está enviando mensagens mal-intencionadas pelo Orkut do cara?

Veja sa possibilidades, a nuvem também tem uma infinidade de problemas. gnomo.pngSem contar o suporte a smartphones, né? Destravamento, instalação, etc...


Abraços!


Caro André0991, salve!

Ouço essa cantilena desde 1995 quando a internet surgiu de forma comercial no Brasil.

Desde lá que "forças ocultas" querem matar o trabalho do técnico de informática.

Penso igual a você (veja o código marcado em vermelho)

O problema é que essas tendências se recusam a morrer!

Bração e boa $orte,
Quemel
JoaoNeto
JoaoNeto Cyber Highlander Registrado
15.3K Mensagens 2.9K Curtidas
#8 Por JoaoNeto
22/11/2010 - 14:03
Esse negócio de técnicos sumirem é igual aquela história que os desktops vão sumir por causa dos notebooks e outras que tem por aí.

Os técnicos em informática não vão sumir, desaparecer ou algo assim. O que vai acontecer é que terão de se atualizar, estar atentos as novas possibilidades de ganhar dinheiro...

É verdade que só os bons é que vão permanecer (eu acho e espero). Os meia-boca vão desaparecer, ou vão continuar oferecendo serviços horríveis e não ameaçando os verdadeiros profissionais de TI.
Se não fosse o C iriamos programar em Basi, Pasal e Obol
salemleonheart
salemleonhea... Membro Junior Registrado
88 Mensagens 2 Curtidas
#9 Por salemleonhea...
22/11/2010 - 14:29
quemel, vou discordar de ti.

presumo (talvez erradamente) q vc relacione o aumento da inclusão digital com aumento em oportunidades para técnicos em domicílio.

porém, eu vislumbro o contrário. computadores estão cada vez mais intuitivos (até a chatisse do linux está mais ou menos fácil hj).

novas tecnologias elétricas, fontes de alimentação melhores, e boom de not/netbooks, q a assistência será mais qualificada e diversa.

há quem vislumbre até o fim dos s.o da maneira como é hj, passando pelo aumento de aplicativos web, e como os smartphones.

há a questão dos tablets, das novas idéias de segurança para micros. quiça o controle da internet, prejudicando crimes virtuais e spam.

ou seja, eu não afirmaria q o técnico a domicílio terá vida boa no futuro. não com certeza.
Agora por mais intuitiva que esteja a informatica,nem todos sabem usar ne
Pq afinal,que adianta um S.O super intuitivo,se o cidadão nao sabe nem ligar o pc direito =/
E,sejamos francos,um leigo mesmo nunca vai conseguir usar linux de verdade=/

EDIT=Correção de erros de digitação
He,who makes a Beast out of himself,gets rid of the pain of being a Man!
JoaoNeto
JoaoNeto Cyber Highlander Registrado
15.3K Mensagens 2.9K Curtidas
#10 Por JoaoNeto
22/11/2010 - 14:37
salemleonheart disse:
Agora por mais intuitivos que esteja a informatica,nem todos sabem usar ne
Pq afinal,que adianta um S.O super intuitivo,se o cidadão nao sabe nem ligar o pc direito =/
E,sejamos francos,um leigo mesmo nunca vai conseguir usar linux de verdade=/


Se um leigo, que nunca usou computador nenhum, começar por uma distro linux fácil, como o Ubuntu, Mandriva ou OpenSuSe, ele não terá mais dificuldade do que teria ao iniciar usando o Windows. O que dificulta os usuários a utilizar o Linux é o seu vício no Windows. Isso é muito comum. O processador de texto é Word, não existe navegador de internet, é Internet Explorer. Não há editor de planilhas, o que tem é o Excel. E por aí vai. É por isso que as pessoas em sua maioria não conseguem usar o Linux. Junte a isso a preguiça de aprender, aí fica pior.
Se não fosse o C iriamos programar em Basi, Pasal e Obol
salemleonheart
salemleonhea... Membro Junior Registrado
88 Mensagens 2 Curtidas
#11 Por salemleonhea...
22/11/2010 - 14:42
Se um leigo, que nunca usou computador nenhum, começar por uma distro linux fácil, como o Ubuntu, Mandriva ou OpenSuSe, ele não terá mais dificuldade do que teria ao iniciar usando o Windows. O que dificulta os usuários a utilizar o Linux é o seu vício no Windows. Isso é muito comum. O processador de texto é Word, não existe navegador de internet, é Internet Explorer. Não há editor de planilhas, o que tem é o Excel. E por aí vai. É por isso que as pessoas em sua maioria não conseguem usar o Linux. Junte a isso a preguiça de aprender, aí fica pior.

Esse eh o problema meu caro
Pra que o cara vai sair da zona de conforto dele?Nem todo mundo quer largar o next next finish nao =/
Eu nao era mto fã de linux,mas agr q to começando a ver sozinho,meu deus
Como fiquei tanto tempo sem ele *-*
SAKPSKOAKSPOKS
He,who makes a Beast out of himself,gets rid of the pain of being a Man!
Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
8K Mensagens 939 Curtidas
#12 Por Quemel
23/11/2010 - 09:00
- Uma suite de segurança: R$ 99
- Uma aula de segurança digital doméstica: R$ 120
- Remover TODOS os malwares da máquina: R$ 160

O dados e oportunidades abaixo - Não tem preço


Da redação (Link original para o Convergência Digital)

De acordo com analise das infecções ocorridas na América Latina no último trimestre, feita pelo PandaLabs, laboratório anti-malware da Panda Security, o Brasil é o país com maior taxa de infecção, com 51,54%. Já o Paraguai é o mais saudável, com 43,59%. Os dados foram obtidos através do Panda ActiveScan, antivírus online gratuito da Panda.

A média regional de computadores infectados na América Latina está em 48,33%, somente três décimos abaixo valor mundial, 48,61%.As infecções que tem causado mais danos aos países latino-americanos são, na maioria, trojans bancários (assim como acontece em nível mundial).

A exceção é o Chile, que tem seus computadores afetados por uma maior porcentagem de worms e dialers (Trojan que utiliza a conexão discada do modem para infectar a máquina), ameaça que praticamente já desapareceu em outros países.

Segundo Eduardo D’Antona, Diretor Corporativo e de TI da Panda Security Brasil, “as estatísticas de infecções por malware na América Latina nos mostram dados curiosos, como a aparição de dialers no Chile. Mas, no geral, seguimos a tendência das outras regiões do mundo”, afirma o executivo. Em sua avaliação o aumento da atividade criminosa na Internet latino-americana reflete também o acelerado ritmo de crescimento da economia loca, com o conseqüente avanço da banda larga.

Bração e muita $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$orte,
Quemel
JoaoNeto
JoaoNeto Cyber Highlander Registrado
15.3K Mensagens 2.9K Curtidas
#13 Por JoaoNeto
23/11/2010 - 11:41
Se o Brasil é o país com mais computadores infectados, isso me faz pensar que tenho mais campo pra trabalho e, consequentemente, ganhar dinheiro. Como?

Primeiro por remover tais pragas dos computadores. Segundo, por oferecer soluções que previnam tais infecções. E ainda, oferecer treinamento pra não ter o computador infectado, resultando num uso mais cofiável do equipamento, e reduzindo custos para o próprio cliente.
Se não fosse o C iriamos programar em Basi, Pasal e Obol
Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
8K Mensagens 939 Curtidas
#14 Por Quemel
26/11/2010 - 11:03
John Player Special
quemel, vou discordar de ti.

presumo (talvez erradamente) q vc relacione o aumento da inclusão digital com aumento em oportunidades para técnicos em domicílio.

porém, eu vislumbro o contrário. computadores estão cada vez mais intuitivos (até a chatisse do linux está mais ou menos fácil hj).

novas tecnologias elétricas, fontes de alimentação melhores, e boom de not/netbooks, q a assistência será mais qualificada e diversa.

há quem vislumbre até o fim dos s.o da maneira como é hj, passando pelo aumento de aplicativos web, e como os smartphones.

há a questão dos tablets, das novas idéias de segurança para micros. quiça o controle da internet, prejudicando crimes virtuais e spam.

ou seja, eu não afirmaria q o técnico a domicílio terá vida boa no futuro. não com certeza.


Caro John Player Special, salve!

Pois só agora que eu consegui concordar com sua discordância. Fui buscar dados para refutar sua hipótese e acabei por descobrir que particularmente sua última afirmação é verdadeira.

Estou terminando o mapeamento e voltarei aqui para postar ou então em artigo exclusivo para o Blog.

Caramba, caro colega. Você acertou em cheio.

A Luz acendeu quando fui buscar dados da Dell e o lado extremo: os suportes de Provedores como o Terra, Casas Bahia, Telefônica, Porto Seguro.

Realmente posso afirmar: técnicos em domicíio serão raros.

Mas vou provar por A + B que os aventureiros não vão nem conseguir entrar no mercado.

Bye...

Bração e boa $orte,
Quemel fiquei_triste.png
Five Scar
Five Scar Veterano Registrado
792 Mensagens 69 Curtidas
#15 Por Five Scar
26/11/2010 - 20:15
Na Minha Humilde visão o mercado para nós técnicos está bem aquecido

e acho que isso não vai diminuir nos proximos 10(dez0 Anos para mim pro

futuro teremos muito mais trabalho do que temos agora

mais pro futuro só os fortes irão sobreviver...

o mercado nunca se acabará para nós...


Abraços...
QUERO UM PC NOVO cap_chateado.png CONSEGUI MEU PC NOVO rindo_ate_agora.png
PSN - Jean_Not_Afraid // Steam - brindeadimas

Seja objetivo ao pedir ajuda para um problema. A solução depende das informações que fornecer.
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal