Logo Hardware.com.br
bruno_c_s
bruno_c_s Veterano Registrado
1K Mensagens 19 Curtidas

Porque um técnico deve ter conhecimentos teóricos!

#1 Por bruno_c_s 28/10/2006 - 09:09
Olá pessoal!
Vejam só essa história, isso serve para vermos como um técnico tem a obrigação de possuir algum conhecimento teórico, sob pena de perder clientes e ficar desacreditado!
Antes de ontem um cliente meu me liga por volta das 22:00, dizendo que tinha tres máquinas para eu dar uma olhada, sendo 02 para fazer a montagem e instalação do SO, e uma que possivelmente estava com o HD queimado!
Ao chegar lá em casa, o mesmo, me conta a historia. Havia a máquina contraido um vírus, o Norton que eu instalei para ele em uma outra ocasião, acusava a existencia do indesejado, como ele tem uma lan house, havia por lá um "tecnico", desses que enchem o Brasil, que acham que por saberem formatar HD e Instalar Windows, ja podem sair por ai quebrando preços. O cara, certo de que ia ganhar uma graninha ali, se ofereceu para formatar a máquina, para esse meu Aigo e cliente. Com certeza ele cobrou bem menos que eu... Ao tentar formatar o HD, o Windows não indentificava o HD, já que este era um HD SATA Maxtor de 80 GB. O "técnico" desconhecia os procedimentos para a instalação do Windows com drivers de terceiros. Foi-se então 1 tentativa, 2, 3, 4. Na 5º ele liga para um amigo, que lhe diz ser um vírus de HD....Lógico que ele condenou a peça não é mesmo! Afinal ele não poderia admitir que não sabia o que estava acontecendo, também não se deu ao luxo de procurar informões, ou memso ajuda em foruns como esse e tantos outros que existem.....No dia seguinte eu ligo para esse meu cliente e despacho as 03 máquinas, Mesmo a que estava com o HD "queimado"....Ao chegar lá na Lan Haouse, o "técnico" Vê a máquina por ele condenada funcionando, e muito bem. Não acredita e pede o meu telefone para o cliente. E não é que o cara me liga!! Tenta tirar meu cliente, e um dos mais importantes, faz besteiras, queima a cara, e ainda me liga, não resisti a ocasião e Disse para ele procurar fazer pesquisas na Net. Passei uns lincks para ele, e disse que por telefone eu não ia passar nada!!
Pessoal, eu estou nessa, de suporte técnico a uns tres anos. Sei que é muito pouco tempo. Um cara que como eu não sabe muito do que deveria saber, mas eu penso assim, nenguém tem a obrigação de saber tudo. Mas tem a obrigação de buscar o conhecimento, quando esse se faz nescessário. Nestes dias de hoje a informação está mais fácil do que nunca, internet, revistas, livros, e até mesmo foruns. Quantas dúvidas eu já tirei aqui!! É perdoavel o Tecnico, não saber fazer algo em sua área, mas não querer buscar o conhecimento, e ficar esperando de boca aberta não tem perdão. Não é meso?



Abraços galera!!
bruno_c_s
bruno_c_s Veterano Registrado
1K Mensagens 19 Curtidas
#3 Por bruno_c_s
28/10/2006 - 14:06
Thiskyone
E qual era o problemas das maquinas e como vc resolveu to curioso?


Amigão, 2 máquinas eram só para ,montar e instalar o SO, apenas uma estava com o HD possivelmente queimado!!

MAs na real num era Problema no HD, é que o HD era um SATA, e o Windows XP não detectava o mesmo durante a instalação. Para resolver isso eu usei os drivers da controladora raid que vem junto com o CD de instalação da placa mãe, criei um disquete contendo os drivers, ao iniciar a instalação do Windows XP PRO SPK2, precionei a tecla F6 inseri o disquete e pronto, dai para frente é só ladeira abaixo!! A instalação segue como de costume!!
danielmatos
danielmatos Novo Membro Registrado
4 Mensagens 0 Curtidas
#7 Por danielmatos
22/11/2006 - 12:12
no meu ponto de vista , todo técnico tem que saber teoria. e esta sempre se atualizando. pois se ele faz o curso e não dá segmento. vira um mero trocador de peças. condenando coisas que poderiam ser simplesmente resolviveis. como bug´s, cabos mau encaixados, memória suja e muitas outras coisinhas que acontecem.
teoria é importante pois se nós recebemos um contrato grande e possui essas besteirinhas para resolver. o telefone é nosso parceiro ( suporte discado ), se a empresa tem um técnico que tem duvida pode ligar e perguntar ao responsável, afinal ninguem é obrigado a saber tudo. mais nada impede de aprender. como diz o velho ditado ( errar é humano e persistir no erro é burrice).
depois de conhecer o sistema operacional linux, que é o que eu trabalho atualmente administrando servidores. eu descobri que o mais importante da área é pesquisar e trocar conhecimentos entre técnicos que já passaram por problemas iguais aos nossos. isso ajuda bastante, pois um dia você tambpem pode ajudar alguem.
prefiro morrer tentando aprender do que viver burro sem oportunidades de crescer.

qualquer duvida tô na área

daniel matos
[EMAIL="daniel@tuxs.com.br"]daniel@tuxs.com.br[/EMAIL]
Janones
Janones Novo Membro Registrado
1 Mensagem 0 Curtidas
#12 Por Janones
28/11/2006 - 12:05
So completando o q vc falou, o duro tb é aqueles kras q formatam computadores p algumas pessoas e cobram 20,00 ate 30,00 reais e na verdade eles n formatam eles apenas fazem a reinstalação do SO, e desinstalão os programas q o cliente instalou, trocam o antivirus e entreg a maquina dizendo q a mesma esta mais rapida do q antes, j aconteceu comigo uma vez, uma cliente me procurou p formatar a maquina dela e perguntou o preço q eu cobraria dela, eu falei 70,00 reais( ja era cliente minha), ela ta kro tem um kra q me faz por 30,00 se eu chorar no preço ele me faz por 20,00 (ele ja fez p uma amiga minha), e eu expliquei q eu ia formatar, fazer uma limpeza no interior do gabinete, ia fazer o backup no CD p ela( como segurança )..... Enfim ela continuou insistindo q tava kro e eu falei o seguinte p ela: Faz o seguinte leva p ele pq o meu preço é este q eu posso fazer p vc...
Passou uma semana ela volta e diz: Vc formata p mim q eu pago 80,00 reais p vc, eu falei p ela é "claro eu formato sim".
Conclusao do fato o kra fez uma ******"desculpa o termo" na maquina dela..
Enfim hoje em dia est tendo muitos kras q se dizem ser TECNICOS e sao apenas curiosos q n sabem diferenciar hd(armazenamento/espaço p os arquivos) de memoria(velocidade)!!! rsrsrsr

Abraços...
Robson Pereira
Robson Perei... Geek Registrado
3K Mensagens 15 Curtidas
#13 Por Robson Perei...
28/11/2006 - 14:55
Essa discussão é bem antiga. Eu gosto de pensar que, apesar disso, quem é sério e competente, está sempre se atualizando, se estabelece. Demora, mas se estabelece. Esses aí só vão enganar novos clientes, enquanto técnicos de verdade serão sempre chamados.
Esse ano tudo vai ser diferente. boa.gif
rindo_atoa.gif

Bons negócios?http://www.forumclass.com.br. Pessoal tão bacana quanto o gdh.
Lucasg3
Lucasg3 Geek Registrado
2.5K Mensagens 90 Curtidas
#14 Por Lucasg3
28/11/2006 - 15:34
Pô cara..um amigo meu tava com uns problemas no xp e pediu pra um amigo da uma arrumada, sendo que ele havia formatado já 2 VEZES (e o cara é o tal aki da cidade). Sabe o q ele fez? deu uma limpadinha nos registro e só (olha só: -o pc tá voando). O cara não foi a fundo pra saber o que que era. Na outra semana táva ele formatando o pc de novo!!
Pelo Amor esses técnicos que tem por ai!!!Trambiqueiros!!!
prankstare
prankstare Geek Registrado
3.9K Mensagens 36 Curtidas
#15 Por prankstare
28/11/2006 - 19:00
MAs na real num era Problema no HD, é que o HD era um SATA, e o Windows XP não detectava o mesmo durante a instalação. Para resolver isso eu usei os drivers da controladora raid que vem junto com o CD de instalação da placa mãe, criei um disquete contendo os drivers, ao iniciar a instalação do Windows XP PRO SPK2, precionei a tecla F6 inseri o disquete e pronto, dai para frente é só ladeira abaixo!! A instalação segue como de costume!!



Pera ai. Era SATA I ou SATA II?

Tu gravou os drivers para o disquete de que forma?
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal