Logo Hardware.com.br
Equipe GdH
Equipe GdH Geek Moderador
3.5K Mensagens 82 Curtidas

O fim do Skype? Onde estão os protocolos e programas livres?

#1 Por Equipe GdH 04/08/2009 - 11:50
ImagemO fim do Skype? Onde estão os protocolos e programas livres?

Definitivamente, o software livre vai muito bem em certas áreas, especialmente no mercado de servidores. Mas há áreas nas quais o software e os protocolos livres fracassam. A comunicação por voz e vídeo pela internet é uma dessas áreas. O mercado basicamente é dominado por completo pelo Skype, um software proprietário baseado em um protocolo proprietário (e abusivo) nas mãos da mesma empresa que dirige o eBay. Há anos os defensores do software livre vêm dizendo: "e se o desenvolvimento do Skype for abandonado"? Agora eu li que o eBay está pensando em acabar com o Skype. Como é que é?
Tony Mobily
04/08/2009

https://www.hardware.com.br/artigos/fim-skype/
Responder
XxAkrosxX
XxAkrosxX Tô em todas Registrado
1.9K Mensagens 48 Curtidas
#6 Por XxAkrosxX
04/08/2009 - 15:19
Eu uso o SKYPE somente como chat, já usei algumas vezes pra conversas com voz massssssssss, seria uma pena acabar, pois só o SKYPE é liberado aqui, rsrs '

[]'s
imGray">Nem tudo que é ouro fulgura,
Nem todo o vagante é vadio;
O velho que é forte perdura,
Raiz funda não sofre o frio.
Das cinzas um fogo há de vir,
Das sombras a luz vai jorrar;
A espada há de, nova, luzir,
O sem-coroa há de reinar.
Spook
Spook Tô em todas Registrado
2.3K Mensagens 35 Curtidas
#8 Por Spook
04/08/2009 - 15:22
Não é possível encontrar outros usuários do SIP. Enquanto no Skype é possível achar qualquer usuário digitando o nome na caixa de pesquisa, com o SIP temos várias redes independentes e não é possível localizar outras pessoas.


Configurar um cliente SIP genérico também pode ser muito confuso, confuso demais para um usuário comum. Configurar um cliente SIP "de marca" não é tão complicado, mas prende o usuário a uma rede SIP específica.


Se bem entendi, o autor está imaginando um cenário "perfeito" demais. Não é porque o SIP é usado em vários lugares que necessariamente é preciso integrar todos clientes em um mecanismo de busca. Isto realmente seria na prática impossível, muita utopia. Dificilmente teríamos um jeito de integrar todas implementações e programas SIP em uma única rede de forma usável.

O vídeo nem sempre funciona, e a qualidade é péssima. É o mesmo problema do qual acabamos de falar, só que pior. Os protocolos de vídeo são mais difíceis de implementar, e as incompatibilidades são mais frequentes.


Ele está certo, mas quando estamos utilizando um mesmo cliente SIP este problema não ocorre (pelo que sei). O problema, novamente, são as diferentes implementações e codecs, e não o protocolo em si.

Se qualquer empresa, quem sabe o próprio Skype por exemplo, lançar uma versão que use SIP, com um conjunto definido de codecs de som e vídeo, as buscas pelos usuários ocorreriam nos servidores do Skype normalmente, assim como ocorre hoje e não haveria problemas de compatibilidade de codec. E talvez o Skype, por este aluguel caro que está pagando, faça isto.
Gigabyte GA-AB350M-D3H | AMD Ryzen 5 1600 | AMD RX 480 4GB | Samsung 830 128GB | Samsung 750 EVO 250GB | WD Blue 1TB | Crucial CT8G4DFD8213.C16FDR2 2x8GB | LG 21,5" W2253V | Razer DeathAdder | Thermaltake V4 Black
*PAULO*
*PAULO* Geek Registrado
2.7K Mensagens 59 Curtidas
#9 Por *PAULO*
04/08/2009 - 15:25
Equipe GdH disse:
ImagemO fim do Skype? Onde estão os protocolos e programas livres?

Definitivamente, o software livre vai muito bem em certas áreas, especialmente no mercado de servidores.

Vai bem porque é pago. O lucro ai não vem do sistema em si mas de sua implantação. O livre que não da certo é aquele que tem como base o voluntariado. O resto todo da dinheiro apesar que querer se mostrar do ponto de vista financeiro diferente dos declaradamente proprietários e pagos.
Mike Pacasi
Mike Pacasi Geek Registrado
2.4K Mensagens 94 Curtidas
#10 Por Mike Pacasi
04/08/2009 - 16:33
Equipe GdH disse:
ImagemO fim do Skype? Onde estão os protocolos e programas livres?
Creio que a questão aqui colocada é uma mistificação simplificadora...O menos atento pode deixar escapar o que realmente existe por trás dessa estória de skype e outras aplicações p2p: Cloud Computing. A atual vertiginosa tendência de crescimento de Cloud Computing, que, para quem presta um mínimo de atenção, tem presença massiça de SL/CA (exemplo = EyeOS), mostrou aos investidores evidentemente que o Skype é a ponta do iceberg do que vem por aí...Sem o Skype, com a gigantesca rede de Cloud Computing aflorando com base no SL/CA, em 15 dias outras empresas colocam serviços equivalentes na WEB...Outra confusão que fazem por aí é relacionar computação voluntária, onde pessoas ou empresas colocam suas estruturas a serviço de um projeto (ex: SETI@Home), com Softtware Livre / CA, onde milhares de programadores e usuários suportam livremente um projeto (na maioria das vezes vários..) pois tem interêsse em fazer uso dele de forma a suportar negócios baseados em serviços e ecossistemas de serviços/hardware. Aliás, o Cloud Computing, com seu elevado nível de virtualização, é um excelente exemplo de campo de aplicação do software livre e seu paradigma associado a serviços...

Pergunta: O fim do Skype? Onde estão os protocolos e programas livres?

Resposta: Estão nas Nuvens...

Flw!
Ubuntu, Debian and Fedora User

leoneves_77
leoneves_77 Novo Membro Registrado
1 Mensagem 0 Curtidas
#15 Por leoneves_77
05/08/2009 - 14:05
- SIP eh bom, mas ja existem protocolos melhores como o IAX
- Os problemas de "roteamento do SIP" podem ser contornaveis com registros DNS (SRV) e com uso de FreeWorld Dial-UP, IAXTel ou similares.

Acredito que o protocolo/software que vai emplacar nessa area eh o google waves:
waves.google.com
O bom eh que vai permanecer free. O protocolo eh proprio.
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal