Logo Hardware.com.br
henrique.eng01
henrique.eng... Membro Junior Registrado
55 Mensagens 5 Curtidas

Salvar intervalo (range) variável em PDF com data.

#1 Por henrique.eng... 02/01/2019 - 16:20
Olá pessoal,
Vi alguns posts associados mas nada definitivo, e todas as adaptações que tentei fazer sempre apresentaram erro então decidi partir do zero, contanto com a colaboração de vc's.
Tenho um arquivo em excel, com várias macros (não sei se isso pode ter interferido).
Entre outras coisas o arquivo apresenta 2 plan's CORINGA e HISTORICO.
Na plan HISTORICO tenho formulas na coluna A e nas linhas 1 e 2, que podem ter valores alterados à medida que os valores são alterados na plan CORINGA. A área B3:AXA500 tem dados inseridos por meio de uma macro, de acordo com determinadas alterações na plan CORINGA. - funcionando normalmente.
Até aí blz...
A questão é que pretendo incluir uma macro, acionada por botão, que salve como pdf uma área variável da plan HISTORICO.
As fórmulas presentes estão com SE e CONT.VALORES, de maneira que só exibem conteúdo se a célula de referência não estiver vazia.
A área que deve ser levada em consideração para determinar o pdf é A3:AXA500.
A coluna A apresenta formulas e a intenção é que seja considerada de A3 até a última linha que apresenta valor - no exemplo 300 (A300)
As linhas 1 e 2 também tem fórmulas com SE e CONT.VALORES, a intenção é que seja considerada a última coluna preenchida - no exemplo AJ (AJ36)
Assim, a área p/ SALVAR COMO PDF, com a data do dia, seria A1:AJ300.
O nome do arquivo deveria ser de acordo com a data então, considerando a data atual 02/01/19, o arquivo seria "CORINGA_02.01.19.pdf".
Uma observação importante é que o intervalo A1:AJ300 não tem todas as células preenchidas, ou seja, algumas estão vazias/em branco.
Aguardando a colaboração de vc's.
Abraço

Anexos

henrique.eng01
henrique.eng... Membro Junior Registrado
55 Mensagens 5 Curtidas
#3 Por henrique.eng...
04/01/2019 - 16:36
JoseanSilver disse:
Bom Dia Henrique,

Escolha uma célula da sua planilha, ou crie um sheet, para que nesta célula fique o resultado final do nome que quer colocar no arquivo.
Outra forma é você encontrar a ultima célula preenchida e utilizar o conteúdo dela para o nome "UltLin = Cells(Rows.Count,"J").End(xlUp).Row".

Abraços


Olá Josean,
1- Se eu escolher uma célula para nomear o arquivo, ainda assim esta não teria um valor/dado fixo pois a intenção é que a macro (código) faça isso automaticamente de acordo com a data, tampouco me serve utilizar o conteúdo da última célula
2- Quanto a referência >>"UltLin = Cells(Rows.Count,"J").End(xlUp).Row"<<, não posso utiliza-la pois o objetivo é que o próprio código faça a varredura nas colunas, no intervalo A3:AXA500, e identifique qual delas é a última preenchida, para que isso seja um dos parâmetros do pdf; o outro parâmetro deve ser a última linha com conteúdo aparente na coluna A'
O fato de citar a coluna J, é pq, no arquivo disponibilizado, esta é a última coluna (do intervalo A3:AXA500) com conteúdo - exemplo!!
Ainda assim, obrigado pela colaboração
Marcelo G Prudencio
Marcelo G Pr... Geek Registrado
1K Mensagens 227 Curtidas
#4 Por Marcelo G Pr...
06/01/2019 - 15:18
Faça os devidos ajustes

Codigo Comentado

Importante celulas com formulas NAO É CELULA VAZIA PARA O VBA, mesmo que ela nao exiba nada.

Anexos

Marcelo Prudencio
Microsoft Excel Brasil no Facebook

"Começar já é a metade do caminho." - Autor Desconhecido
Simplifica que simples fica. - Nicole Tomazella.
"O Simples é Sempre Melhor Que o Complicado" - Jorge Paulo Lemann.
henrique.eng01
henrique.eng... Membro Junior Registrado
55 Mensagens 5 Curtidas
#5 Por henrique.eng...
08/01/2019 - 10:16
Marcelo G Prudencio disse:
Faça os devidos ajustes
Codigo Comentado
Importante celulas com formulas NAO É CELULA VAZIA PARA O VBA, mesmo que ela nao exiba nada.


Olá @Marcelo G Prudencio, obrigado pela contribuição.
A planilha "PDF!" disponibilizada no post #1, é justamente o resultado que procuro da planilha "HISTORICO!".
Ou seja, procuro que o código faça a varredura na plan HISTORICO e o resultado seja, de acordo com o exemplo, o que foi exibido na plan PDF.
Originalmente a plan PDF! não existe, coloquei apenas para exemplificar o que pretendo obter.
Acho que deixei uma margem para entendimento diferente no post original, sorry

Oportunamente...
O intuito é que seja considerado para área de exibição apenas as células que contém valores aparentes e não as fórmulas, pois como mencionei no post #1 as fórmulas presentes (coluna A' e linhas 1 e 2) estão com SE e CONT.VALORES, de maneira que só exibem conteúdo se a célula de referência não estiver vazia então Como pode ser feita a coleta/filtragem/seleção dos dados para que seja exibidos apenas as células que tem valores/dados aparentes - e não todas as células com formulas - no resultado final ?
Mais uma vez obrigado pela atenção e colaboração.
Marcelo G Prudencio
Marcelo G Pr... Geek Registrado
1K Mensagens 227 Curtidas
#6 Por Marcelo G Pr...
10/01/2019 - 16:26

Oportunamente...
O intuito é que seja considerado para área de exibição apenas as células que contém valores aparentes e não as fórmulas, pois como mencionei no post #1 as fórmulas presentes (coluna A' e linhas 1 e 2) estão com SE e CONT.VALORES, de maneira que só exibem conteúdo se a célula de referência não estiver vazia então Como pode ser feita a coleta/filtragem/seleção dos dados para que seja exibidos apenas as células que tem valores/dados aparentes - e não todas as células com formulas - no resultado final ?
Mais uma vez obrigado pela atenção e colaboração.


Eu li o que vc escreveu aqui mas como eu disse celulas com formulas nao sao consideradas vazias na planilha.

Qto ao pdf vc usa mesmo TODAS AS COLUNAS (A:AXA) DA PLANILHA TEM CERTEZA DISSO?

Eu nao entendi bem o preenchimento de sua planilha mas me parece que vc as utiliza de forma errada

Os dados devem ser lançados em linhas e nao em colunas.

Explica o preechimento da planilha para os possiveis ajustes.

Em tempo o nome HISTORICO EM PLANILHAS NAO É UMA BOA IDEIA.

O Excel tem uma planilha interna com o nome Histórico, que serve para "registrar" seu uso tanto que se vc r tentar o nome com acento vc nao consegue utilizar.
Marcelo Prudencio
Microsoft Excel Brasil no Facebook

"Começar já é a metade do caminho." - Autor Desconhecido
Simplifica que simples fica. - Nicole Tomazella.
"O Simples é Sempre Melhor Que o Complicado" - Jorge Paulo Lemann.
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal