Olá,
Já fazem uns 3 meses que estou com esse problema na rede aqui do escritório, achei que fossem chamar um técnico ou contratar alguma empresa pra resolver, mas, como orgão público é triste e ainda ninguém tomou uma providência resolvi perguntar pra ver se alguém pode me ajudar a sozinho resolver esse problema, ou ao menos diagnosticar o problema:
Nós temos aqui no escritório uma rede com 10 computadores aproximadamente (é que alguns são notebooks e nem sempre estão aqui), desses, 1 deles (o servidor) e a impressora (1 lexmark T642 de rede) estão ligados fisicamente via cabo lan com velocidade de 10M, temos um cabo também que chega nele que é de uma antena que liga a nossa rede aqui com a da central em outro endereço (uma Vlan configurada pela empresa que presta o serviço) e na porta de WAN temos um Speedy Business que está configurado com IP fixo e funcionando corretamente também. Todas as demais máquinas, desktop ou notebooks, estão ligadas via wireless que configurei e estão funcionando ok também.
Bom, normalmente, todos funcionam normalmente na rede com o dhcp ativado, imprimimos, enxergamos as máquinas da rede no outro endereço atravez da vlan e acessamos a internet do speedy business normalmente.
Acontece que, com uma frequência muito grande, o roteador não sei o que faz que as vezes corta a conexão wireless, tendo que reiniciar ele, e as vezes os dispositivos wireless dos micros, pra que a rede volte a funcionar e as vezes, até a ligação física via cabo também falha e ai tenho que reiniciar manualmente lá no aparelho.
Cheguei a achar que fosse problema, algum defeito no equipamento, apesar de ser novo, e como na outra estação temos um outro DI-524 de mesma versão e com a mesma atualização do firmware instalada e que funciona lá sem problemas (mas lá só dá acesso aos notebooks e está ligado fisicamente a rede interna, sem conexão wan e a vlan não passa por ele também, é tudo ligado num switch principal), trouxe ele pra cá e fiz a mesma configuração deste aqui e o problema persiste igual.
Levei esse pra lá e funcionou sem problemas...
Alguém tem alguma dica que possa me ajudar a solucionar este problema? Eu não sou mais o técnico responsável aqui pois passei a algum tempo para a área administrativa, mas como ninguém resolve e está interferindo no funcionamento do sistema nosso, achei melhor fazer algo a respeito e já tive "carta branca" pra mexer aqui se for pra resolver isso logo (queria ganhar o que a terceirizada ganha também né, mas isso é outra história, hehehe)
Seria o caso de adquirir outro switch e ligar junto com esse D-Link ou esse modelo não suporta muito tráfego e teria de trocar ele? Se for o caso, o que vocês sugerem? Qualquer ajuda que puderem me dar eu ficaria agradecido.
Obrigado.
The_Password
Super Participante
Registrado
447 Mensagens
2 Curtidas