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The_Password
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Roteador DI-524 caindo sempre...

#1 Por The_Password 18/02/2009 - 11:10
Olá,

Já fazem uns 3 meses que estou com esse problema na rede aqui do escritório, achei que fossem chamar um técnico ou contratar alguma empresa pra resolver, mas, como orgão público é triste e ainda ninguém tomou uma providência resolvi perguntar pra ver se alguém pode me ajudar a sozinho resolver esse problema, ou ao menos diagnosticar o problema:

Nós temos aqui no escritório uma rede com 10 computadores aproximadamente (é que alguns são notebooks e nem sempre estão aqui), desses, 1 deles (o servidor) e a impressora (1 lexmark T642 de rede) estão ligados fisicamente via cabo lan com velocidade de 10M, temos um cabo também que chega nele que é de uma antena que liga a nossa rede aqui com a da central em outro endereço (uma Vlan configurada pela empresa que presta o serviço) e na porta de WAN temos um Speedy Business que está configurado com IP fixo e funcionando corretamente também. Todas as demais máquinas, desktop ou notebooks, estão ligadas via wireless que configurei e estão funcionando ok também.

Bom, normalmente, todos funcionam normalmente na rede com o dhcp ativado, imprimimos, enxergamos as máquinas da rede no outro endereço atravez da vlan e acessamos a internet do speedy business normalmente.

Acontece que, com uma frequência muito grande, o roteador não sei o que faz que as vezes corta a conexão wireless, tendo que reiniciar ele, e as vezes os dispositivos wireless dos micros, pra que a rede volte a funcionar e as vezes, até a ligação física via cabo também falha e ai tenho que reiniciar manualmente lá no aparelho.

Cheguei a achar que fosse problema, algum defeito no equipamento, apesar de ser novo, e como na outra estação temos um outro DI-524 de mesma versão e com a mesma atualização do firmware instalada e que funciona lá sem problemas (mas lá só dá acesso aos notebooks e está ligado fisicamente a rede interna, sem conexão wan e a vlan não passa por ele também, é tudo ligado num switch principal), trouxe ele pra cá e fiz a mesma configuração deste aqui e o problema persiste igual.
Levei esse pra lá e funcionou sem problemas...

Alguém tem alguma dica que possa me ajudar a solucionar este problema? Eu não sou mais o técnico responsável aqui pois passei a algum tempo para a área administrativa, mas como ninguém resolve e está interferindo no funcionamento do sistema nosso, achei melhor fazer algo a respeito e já tive "carta branca" pra mexer aqui se for pra resolver isso logo (queria ganhar o que a terceirizada ganha também né, mas isso é outra história, hehehe)

Seria o caso de adquirir outro switch e ligar junto com esse D-Link ou esse modelo não suporta muito tráfego e teria de trocar ele? Se for o caso, o que vocês sugerem? Qualquer ajuda que puderem me dar eu ficaria agradecido.

Obrigado.
The_Password
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#3 Por The_Password
18/02/2009 - 13:00
PauloH237 disse:
Todos Os Computadores Com IP FIXO e MAC Adress?


Não, eu configurei o roteador para DHCP e configurei a lista de ip's pelo mac adress no roteador para que as máquinas sempre ficassem com o mesmo número de ip.

Acha melhor colocar as máquinas com ip fixo e desativar o dhcp?
David Donald Araujo de Paula

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jqueiroz
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#4 Por jqueiroz
18/02/2009 - 13:15
Alguém tem alguma dica que possa me ajudar a solucionar este problema?

Eu solucionei o meu problema com o DI-524 da forma mais simples possível: substituí por outro aparelho, de outra marca.

temos um cabo também que chega nele que é de uma antena que liga a nossa rede aqui com a da central em outro endereço (uma Vlan configurada pela empresa que presta o serviço)

Acho que você se confundiu aí... o termo correto seria VPN, não VLAN. VLAN é outra coisa...
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wagnerkill
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#6 Por wagnerkill
18/02/2009 - 14:11
aureoh disse:
Por acaso ai nao usam telefones sem fio ou algum aparelho que utilize frequencias perto dos 2,4Ghz?Se for,pode estar ai o problema.Caso nao seja isso,troque o Dlink por um roteador mais robusto como o Linksys,3Com,...Dlink serve apenas para usuarios domesticos,para uso corporativo ele e muito ruim.


Isto que eu ia recomendar, tenho ele em casa e nunca tive problema, pois são apenas 3 estações cabeadas + 1 note.

Agora em ambiente coorporativo é complicado usar equipamento de baixo custo.

Vc pode deixar o servidor distribuir dhcp, compartilhar net e interligar a rede por um switch e deixar o d524 apenas para os notebooks, asism vc não sobrecarregar ele e sua rede vai ficar mais confiavel.
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The_Password
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#7 Por The_Password
18/02/2009 - 14:32
jqueiroz disse:

Acho que você se confundiu aí... o termo correto seria VPN, não VLAN. VLAN é outra coisa...


Então, eu não sei exatamente te dizer se é VLAN ou VPN porque eu não configurei, como disse é uma empresa terceirizada que instalou todo o equipamento aqui, mas pelo menos no contrato que eles passaram pra gente tá escrito que é uma VLAN, Eu pra falar a verdade nunca parei pra me questionar o que é uma VLAN, vergonha até né, mas eu achei que fosse um tipo de VPN, só que mais bonito! hahaha

Trocar de equipamento é uma idéia boa sim, mas como eu disse a terceirizada não vem e ninguém toma providência, e pra trocar o equipamento teria que ser com ela. Por isso eu queria saber, se tiver algo que eu pudesse fazer com o que tenho aqui seria bom, mas se não tiver nada que eu possa fazer, queria saber quais as especificações técnicas para a aquisição de outro equipamento melhor pois como somos uma empresa pública, não podemos comprar marca, temos que colocar as especificações e a empresa que tem o equipamento que atende aquilo com o menor preço é que ganha...

Se alguém puder ajudar nessa minha "situação" hehe, obrigado.
David Donald Araujo de Paula

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The_Password
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#9 Por The_Password
18/02/2009 - 16:26
jqueiroz disse:
A providência é oficiar pra empresa, solicitando conserto. Não aparecendo, a empresa deve receber multa por descumprimento do contrato.


hehehe

Isso não funciona muito bem na prática, quando a pessoa que deveria fazer isso (o gerente do setor que é responsável por esse contrato) é exatamente o que está também enrolando pra entrar em contato com a empresa.

Um dia eu sei que eles vão vir e resolver isso, mas até isso acontecer, eu queria tentar resolver pro meu sistema não me dar dor de cabeça...

Enfim, mas obrigado pelas dicas e eu vou ver o que consigo por aqui, de repente até ver se não tem um switch sobrando lá pra eu dar uma aliviada no roteador, mas o complicado é que todas as máquinas tem que ser ligadas por wireless mesmo, porque estamos numa instalação "temporária" (por 2 anos, rss) e aqui não podemos quebrar e nem passar fiação... É um problema atrás do outro...
David Donald Araujo de Paula

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jomarcoelho
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#10 Por jomarcoelho
27/03/2009 - 10:31
BOM, A SOLUÇÃO É ÓBVIO DEMAIS ATÉ PARA QUE NÃO CONHECE NADA DE REDE. --NÃO SE COMPRA EQUIPAMENTO DE BAIXO CUSTO PARA CONECTAR DEZENA DE COMPUTADORES-- ISSO É RIDÍCULO E ATÉ O VENDENDOR QUE VENDEU O PRODUTO DEVIA TER DITO ISSO.

O QUE ME INTRIGOU FOI UM COMENTÁRIO FEITO: "A providência é oficiar pra empresa, solicitando conserto. Não aparecendo, a empresa deve receber multa por descumprimento do contrato. "

TEM NOÇÃO DO TANTO QUE ISSO É BOBO??? ÓBVIO QUE CONTRATADO (seja ele pessoa ou empresa) NÃO IRIA RESOLVER O PROBLEMA, E NÃO TERIA DADO EM NADA IMPLICAR MULTA PORQUE NÃO FOI CONSERTADO O PROBLEMA.

FIQUEM ESPERTOS... QUANTA BOBAGEM... O CONTRATADO PESSOA OU EMPRESA DEVE FAZER COM QUE O EQUIPAMENTO FUNCIONE EM CONFORMIDADE COM O QUE ELE FOI PROJETADO, NEM MAIS NEM MENOS.

SE O EQUIPAMENTO NÃO FOI FEITO PARA REDE ROBUSTA ENTÃO NÃO TEM COMO ELE TRABALHAR LÁ!!!

SE UM PROCESSADOR É SEMPRON 1.5 NÃO TEM COMO O CONTRATADO FAZER ELE VIRAR UM INTEL QUAD ! ! !

O que o técnico poderia fazer é ir lá, avaliar a rede, as condições, e pedir equipamentos novos adequados para aquele tipo de rede... mas aí seria bem mais caro...
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