Primeiro vamos falar da vga:
Série ATI Radeon™ HD 2600 - Especificações da GPU Resumo dos recursos da ATI Radeon™ HD 2600
- 390 milhões de transistores com processo de fabricação de 65 nm
- Interface de memória GDDR4 de 128 bits
- Controlador de memória com barramento em anel
- Esquema totalmente distribuído, com barramento em anel interno de 256 bits para leitura e gravação de memória
Arquitetura de sombreamento superescalar unificado
- 120 unidades de processamento de fluxo
- Balanceamento dinâmico de carga e alocação de recursos para sombreamentos de vértice, geometria e pixel
- Suporte a conjunto comum de instruções e acesso a unidades de textura para todos os tipos de sombreamentos
- Unidades dedicadas de execução de desvio e processadores de endereço de textura
Precisão de ponto flutuante de 128 bits em todas as operações
Processador de comandos para consumo reduzido de CPU
Caches de instruções e constantes de sombreamento
Até 40 buscas de texturas por ciclo de clock
Até 128 texturas por pixel
Sistema de cache de texturas totalmente associativo e em vários níveis
Compressão de texturas DXTC e 3Dc+
Suporte a texturas de alta resolução (até 8192 x 8192)
Estruturas totalmente associativas de cache Z/stencil de textura
Buffer Z/stencil hierárquico bilateral
Teste Z preliminar, re-Z, otimização de faixa Z e limpeza rápida Z
Compressão de Z e stencil sem perda (até 128:1)
Compressão de cores sem perda (até 8:1)
Oito destinos de renderização (MRTs) com suporte a anti-aliasing
Suporte a processamento físico
Suporte total a Microsoft® DirectX® 10.0
- Shader Model 4.0
- Sombreamentos de geometria
- Saída de fluxo
- Operações Integer e Bitwise
- Alfa para cobertura
- Buffers constantes
- Objetos de estado
- Matrizes de textura
Aceleração dinâmica da geometria
- Cache de vértices de alto desempenho
- Unidade de mosaico programável
- Caminho acelerado de sombreamento de geometria para amplificação da geometria
- Cache de leitura/gravação da memória para melhorar o desempenho do fluxo de saída
Recursos de anti-aliasing
- Anti-aliasing com multiamostragem (até oito amostras por pixel)
- Anti-aliasing com filtro personalizado (CFAA) de até 24x para melhorar a qualidade
- Superamostragem e multiamostragem adaptáveis
- Anti-aliasing temporal
- Correção de gama
- Super AA (somente configurações de CrossFire)
- Todos os recursos de anti-aliasing compatíveis com renderização HDR
Recursos de filtragem de textura
- Modos adaptáveis de filtragem anisotrópica de alta qualidade em 2x/4x/8x/16x (até 128 derivações por pixel)
- Filtragem de textura HDR de 128 bits com ponto flutuante
- Filtragem bicúbica
- Filtragem sRGB (gama/degama)
- Filtragem de porcentagem mais próxima (PCF)
- Suporte ao formato DST (Depth & Stencil Texture, textura de profundidade e estêncil)
- Suporte ao formato HDR de expoente compartilhado (RGBE 9:9:9:5)
Tecnologia multi-GPU CrossFire™
- Aumenta o desempenho da renderização e a qualidade da imagem com duas ou mais GPUs
- Mecanismo de composição integrado
- Interconexão de canal duplo de alto desempenho
Plataforma de vídeo e exibição ATI Avivo™ HD
Aceleração de hardware para decodificação de vídeo MPEG-1, MPEG-2, MPEG-4/DivX
- Decodificador unificado de vídeo (UVD) dedicado para os formatos de vídeo H.264/AVC e VC-1
- Reprodução em alta definição (HD) dos formatos Blu-ray e HD DVD
Pós-processador de vídeo Avivo
- Compensação de movimento e iDCT (transformação inversa discreta por cosseno)
Pós-processamento de vídeo de alta qualidade
- Conversão de espaço de cores
- Conversão de formato de subamostragem de croma
- Mudança de escala horizontal e vertical
- Correção do gama
Dois controladores de exibição independentes
- Desentrelaçamento avançado adaptável vetorial por pixel
- Desbloqueio e filtragem para redução de ruídos
- Realce de detalhes
- Telecine inverso (2:2 e 3:2 com correção "pull-down")
- Correção de edições inadequadas
Duas saídas de vídeo DVI de conexão dupla integradas
- Controla simultaneamente duas telas, com resolução, freqüência de atualização, controles cromáticos e overlay de vídeo independentes para cada tela
- Processamento total de exibição em 30 bits
- Correção de gama linear programável por peças, correção de cor e conversão de espaço de cores
- O efeito de pontilhamento espacial/temporal proporciona uma qualidade de cor de 30 bits em monitores de 18 e 24 bits
- Mecanismos de alta qualidade para controle da escala de imagem, com função underscan para todas as saídas
- Filtro contra oscilação adaptável ao conteúdo para monitores entrelaçados
- Alternância de modo rápido e sem imperfeições
- Cursor de hardware
Dois RAMDACs integrados de 400 MHz e 30 bits
- Ambas oferecem suporte a monitores digitais de 18, 24 e 30 bits em todas as resoluções até 1920 x 1200 (DVI de conexão simples) ou 2560 x 1600 (DVI de conexão dupla)1
- Ambas incluem um codificador HDCP de conexão dupla com armazenamento da chave no chip para reprodução de conteúdo protegido em alta resolução2
Suporte a saída HDMI
- Ambos oferecem suporte a monitores analógicos conectados por VGA em todas as resoluções até 2048 x 15361
Codificador HDTV integrado AMD Xilleon™
- Suporte a todas as resoluções de monitor até 1920 x 10801
- Controlador integrado de áudio HD com suporte a AC3 multicanal (5.1), proporcionando uma solução de áudio plug-and-play sem cabo
Codificação e transcodificação MPEG-2, MPEG-4, DivX, WMV9, VC-1 e H.264/AVC
- Fornece uma saída de TV analógica de alta qualidade (componente/S-vídeo/composta)
- Suporte a resoluções de SDTV e HDTV
- Compensação de underscan e overscan
Integração uniforme de sombreamentos de pixel com vídeo em tempo real
Suporte ao modo VGA em todas as saídas de vídeo
Interface de barramento PCI Express x16
Suporte a OpenGL 2.0
Particularmente a VGA que eu adquiri não possui nada de diferente das especificações padrões não. Com relação a custo x beneficio, podendo hoje ser encontrada em preços mais em conta (entre 450 e 600) porem nem tanto quanto as geforce ainda acabam deixando a desejar. Somente em situações como a minha para se adquirir vgas como esta (importação). O valor final dela foi de 300 reais e o desempenho dela esta variando ainda entre um pouco mais e um pouco menos que a GeForce 8600gt Fatality.
Com relação aos dados fisicos da vga, quando eu colocar as minhas fotos ficara melhor. Por enquanto deixarei uma foto somente de referencia. A placa é identica a essa.
A vga possui um pesinho caprichado hehehe. Especificações fisicas: aproximadamente 24cm de comprimento por 10 de largura. Ocupa um slot somente. Possui dissipadores de aluminio bem pesados e bastante eficientes. A temperatura da vga chegou a 63° graus até agora em testes meus com 3dmarks e jogos e permanece a uma media de 49-52° em stock. Seu cooler é silencioso e eficiente.
Ainda não testei a vga em over nem o sistema por motivos diversos. Mais Em stock o sistema é (toco em stock):
- A64 x2 4200+ (2.2ghz)
- BBA HD2600XT DDR4 (800/2200 ddr)
- GA-M61PM-S2
- DDR-2 800 4x512 Titan
- HD Sata-2 160gb Samsung
- Samsung 796mb Plus
- LeaderShip Gamer 700w
O Catalyst usado é a versão 8.1. Pelo que pude perceber o desempenho é levemente (mais muito levemente) superior ao 7.12. Preferi continuar nele.
As configurações da placa estão todas controladas por aplicativo com apenas minimaps pra qualidade, AI pra maximo e sem v-sync. Manterei esse padrão pra todos os testes.
Alguns dos resultados obtidos até agora:
3dMark01 SE - 23308
3dMark03 - 14129
3dMark05 - 9899
3dMark06 - 4823
A julgar pelos scores percebi que a placa possui um bom desempenho em shader 2 e otimo em shader 3. Jogos como prostreet eu senti uma excelente jogabilidade se comparada a jogos mais antigos, onde aparentemente ela deveria se sair melhor.
Conegui fazer pelo menos um benchzinho do FEAR.
F.E.A.R.
Config usada (auto-detectar, seguem fotos):
CPU MEDIUM
VGA abaixo
BENCH:
Assim q sobrar um tempo eu faço uams ss in-game.
Vou postar resultados de jogos a medida que eu for instalando e fazendo as ss. E se alguem puder me ajudar a solucionar o problema do aquamark (no final do teste ele trava em tela preta).