Logo Hardware.com.br
Fergo
Fergo Highlander Registrado
9.3K Mensagens 1.1K Curtidas

Review - SmartTV LG 4K UHD 55" - 55UF8500

#1 Por Fergo 16/06/2015 - 00:12
Boa noite a todos!

Por se tratar de uma TV, não sei se encaixa no fórum de Reviews, por isso estou postando aqui. Qualquer coisa, favor mover.

Imagem


Enfim, depois de muito analisar e ir em lojas testar, optei pela compra da 55UF8500. Como mencionado, trata-se do modelo 2015 dessa linha da LG. As diferenças mais marcantes em relação a série UB (2014) são o fato da UF vir com um novo processador, que deixa o WebOS 2.0 muito mais ágil, e o Magic Remote que agora volta a ter um teclado numérico (porém mantém o sensor giroscópico). Ela vem com 4 óculos 3D e mais 2 óculos Dual Play, porém não vem com a câmera que vinha na UB (apesar de ainda ser compatível, bastando comprá-la separadamente caso precise).

Imagem

Imagem


De início, me surpreendi muito com a etapa de configuração da TV. O sistema é incrivelmente ágil e o setup inicial foi muito intuitivo. Ela identificou todos os dispositivos conectados na HDMI e configurou o controle para trabalhar com eles. Nesse passo ele também já detectou o receiver e fez a configuração do ARC. A TV também identificou de imediato todos os dispositivos DLNA conectados na rede doméstica (tenho um Synology NAS com serviço de DLNA ativado).

Quanto a usabilidade, o WebOS, em comparação com os demais sistemas de SmartTVs, dispensa comentários. Testei de várias marcas diferentes e ele dá um banho em velocidade e funcionalidade. No entanto, a gama de aplicativos achei pequena (a maioria são aplicativos de IPTV que não me interessam). Além do Netflix, que já vem nativamente, instalei YouTube e Google Maps. Este último funciona bem legal com o Magic Remote. A TV tem suporte ao LG Connect SDK e aos protocolos de casting do Netflix e YouTube, portando dá pra enviar vídeos do Netflix/Youtube do celular (testei no iPhone) para a TV com muita facilidade, como se fosse um Chromecast.

Em termos de conectividade e suporte a formatos, ela acessou meu NAS com serviço de DLNA sem problema algum. O mesmo vale para dispositivos USB. Até agora deu conta de reproduzir praticamente todos os tipos de contêineres (MKV e MP4, principalmente), com os mais variados codecs de áudio (DTS, DTS-MA, AC3, TrueHD) e vídeo (H.264 e HEVC entre outros) em várias resoluções. Ela só não conseguiu reproduzir vídeos em 4K via DLNA, mesmo em rede cabeada (em USB ou streaming funciona normalmente). Acredito que isso possa ser resolvido futuramente com algum update de firmware.

Ainda falando em conectividade, acredito que seja prudente falar do aplicativo de remote control para iOS. Ele funciona bem, porém parece meio "feito a facão" e não possui a principal funcionalidade desse tipo de aplicativo no meu ponto de vista: um teclado QUERTY para substituir a digitação letra a letra com o Magic Remote. Por esse motivo, achei o aplicativo bem inútil e tive que recorrer a um teclado físico bluetooth normal.

Enfim, falando de qualidade de imagem. Os presets default de fato não são lá essas coisas. O modo "Vivo", que possui todos os recursos de processamento dinâmico, fica bonito. Porém, como é comum nesses modos, a imagem fica estourada, perdendo informação nas áreas muito claras ou muito escuras. O modo padrão achei que falta cor. Felizmente a TV permite configurar 2 presets "experts", com opções que fazem juz ao nome e que eu nunca havia visto em nenhuma outra TV. Deixo abaixo uma configuração que me agradou.

Imagem


É legal que os presets também são específicos para cada entrada diferente. Você criar um perfil expert de imagem para cada HDMI, por exemplo.

Em termos de DSE (Dirty Screen Effect), ela apresenta uma variação de luminosidade nos cantos, porém honestamente não me incomodou. Quanto a rastros, depende muito da configuração do TrueMotion e vai do gosto do usuário. Eu particularmente me adaptei bem com o modo "Suave". Volto a reforçar que características da imagem é algo bastante pessoal, portanto a minha sugestão pode não agradar outros usuários.

Quanto ao áudio, o modelo 2015 vem com sistema da hardman/kardon. Apesar dos sistemas dedicados da harman serem top de linha, o som da TV em si não me pareceu ter um grande diferencial, sendo semelhante ao das demais TV do mercado atualmente. De qualquer forma, para ver filmes e séries eu utilizo o receiver, então o som da TV fica mais para os programas do dia-a-dia, onde não faço questão de ter "aquele" som.

Em termos de resolução, achei que o fit/upscale de imagens 1080p para a resolução nativa do painel 4K muito boa. Minha TV anterior era 1080p com 40", possuindo uma densidade maior que uma imagem em 1080p em 55", e não senti uma perda de definição significativa. O processamento de contornos funciona bem para manter uma definição boa no upscaling. Já em imagens em 720p, nota-se claramente a diferença (me passou a mesma sensação de quando saí do DVD para 720p), mas ainda sim considero perfeitamente "assistível". Já as imagens em 4K não há muito o que comentar, fica lindo (assim como observei nas demais TVs 4K que testei). Apesar do conteúdo ainda ser bastante limitado, se resumindo atualmente a a YouTube e Netflix basicamente, a diferença é bem perceptível, principalmente em texturas de roupa, pele e cabelo. Me empolgou o suficiente para assistir Better Call Saul novamente. Para título de informação, estou usando NET Virtua 60MB e o 4K estabiliza depois de aproximadamente 2min de streaming (antes disso, ela inicia em 1080p de imediato).

Por último, a funcionalidade 3D dela me surpreendeu, pois não botava muita fé no sistema passivo. Ela permite escolher entre diversos padrões de imagem 3D (lado a lado, superior e inferior, conversão, etc) e faz a composição on-the-fly. Não me vejo assistindo a conteúdo 3D, porém o pouco que vi me agradou muito, exceto pela conversão de 2D pra 3D, que eu acho besteira independente da TV.

Não tive tempo de testar a funcionalidade Dual Play e o Time Machine (recurso de gravação), portanto essa fica pra próxima. Caso queiram, posso tirar mais fotos.

Enfim, esses são meus comentários da 55UF8500. De forma resumida, fica a lista de pros/contras mais significativos, na minha opinião.

Pros:
- Sistema WebOS 2.0 com novo processador, permitindo uma fluidez incrível na navegação.
- Reconhecimento de dispositivos conectados via HDMI, USB, DLNA.
- Suporte a praticamente todo formato de container e codec de áudio e vídeo.
- Sensor giroscópico do controle funciona de forma precisa e a adição de teclado numérico no Magic Remote é um grande ponto positivo.
- Para os entusiastas, as configurações da TV são bastante customizáveis.
- Qualidade do upscaling.
- Pouco DSE (ao menos na minha peça)
- Configurações personalizadas do TrueMotion são capazes de agradar todos os gostos na minha opinião.
- Excelente acabamento.
- 3D (exceto pela conversão 2D->3D) me pareceu excelente.

Contras:
- Aplicativo para iOS não tem muita utilidade.
- Sem suporte (pelo menos até o momento) de streaming de conteúdo 4K via DLNA.
- Presets padrão poderiam ser bem melhores.
- Ela poderia ter descoberta de compartilhamento SMB (Windows) na rede.
- Desconsiderando IPTV, tem poucos aplicativos disponíveis.
- A conectividade bluetooth integrada não funciona para teclados de tablets (sem dongle). Só funciona com o dongle bluetooth USB plugado na TV.
- O som, por mais que haja uma grande publicidade no fato de ser da harman/kardon, não é muito diferente das demais TVs concorrentes.


Espero que o review seja útil e fiquem a vontade para comentários, dúvidas, etc. Críticas e comentários são sempre bem vindos.

Abraços!
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal