Logo Hardware.com.br
JoaoNeto
JoaoNeto Cyber Highlander Registrado
15.3K Mensagens 2.9K Curtidas

Intel atualiza roadmap da família Xeon

#1 Por JoaoNeto 29/03/2023 - 17:46
Está vindo por aí Emerald Rapids no final deste ano, Granite Rapids e Sierra Forest em 2024.

O Emerald Rapids usará a mesma plataforma LGA 4677 que o Sapphire Rapids, permitindo compatibilidade e fácil atualização dos sistemas já implementados. A Intel já divulgou que o Emerald Rapids será construído no processo Intel 7, e haverá um aumento na densidade de núcleos em comparação com o Sapphire Rapids, que tinha um máximo de 60 núcleos. A família Emerald Rapids será oficialmente chamada de 5ª Geração Xeon Scalable.

O Sierra Forest, primeiro Xeon E-Core e produto líder em Intel 3, previsto para o primeiro semestre de 2024. O Xeon será lançado com até 144 E-cores, mais do que o dobro do número de núcleos encontrados nos processadores Sapphire Rapids baseados em P-core atualmente.

Após o Emerald Rapids, em 2024, a Intel lançará o Granite Rapids, seu próximo produto baseado em núcleo P. O Granite Rapids está no caminho certo para seu lançamento em 2024 e deve ser lançado logo após o Sierra Forest, o primeiro processador Xeon E-core da Intel, programado para o primeiro semestre de 2024.

Para 2025 temos previsto o lançamento da família Clearwater Forest, Xeon E-core de segunda geração da Intel. Semelhante à forma como a Sierra é a primeira parte do Intel 3, a Clearwater Forest está programada para ser o primeiro Xeon produzido no processo Intel 18A - seu processo RibbonFET de segunda geração, que no ano passado foi adiantado na programação da Intel e entrará em produção no segundo semestre de 2024.

Aceleradores de IA e FPGA. A empresa planeja qualificar 15 novos FPGAs nas linhas de produtos Stratix, eASIC e Agilex neste ano. A divisão Habana Labs da Intel também desenvolveu o acelerador de aprendizado profundo Gaudi3 de próxima geração, passando do processo TSMC de 7nm para 5nm.


Intel Updates Data Center Roadmap: Xeons On Track - Emerald in Q4'23, Sierra Forest in H1'24 (anandtech.com)
Four Takeaways from Intel’s Investor Webinar
Data Center and AI Investor Webinar :: Intel Corporation (INTC)
Responder
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal