Olá, pessoal.
Sou novo no fórum e gostaria de tirar um dúvida. Me desculpem o textão, mas prefiro esclarecer o assunto do que confundir quem vai responder.
Tenho plano de internet da NET de 35MB e ultimamente venho enfrentando problemas de conexão. A internet cai praticamente toda hora a partir de certos horários, horários esses que provavelmente são de utilização da internet de várias pessoas do condomínio. Não, minha internet não é comunitária e somente eu tenho acesso à ela.
Pois bem, chamei o técnico aqui em casa e ficou apenas fazendo sala, testando minha internet com toda a sabedoria dele para me falar que o problema estava no "amplificador" do prédio. Sou muito leigo em relação à distribuição de rede em prédios e não encontrei assuntos sobre isso que fossem definitivos.
Minha internet cai por segundos, entre 1 a 15 aproximadamente. As luzes do modem ficam normais quando isso acontece. Fiz teste de latência pelo servidor 8.8.8.8 e vi que sem nenhum uso da minha parte o ping oscila esporadicamente, mas na maior parte do tempo fica entre 9 a 15 ms (muito boa a latência e download) e, quando acontece de cair, aparecem as mensagem de "Esgotado o tempo limite do pedido" ao invés de falha de conexão. Isso acontece em todos os aparelhos, descartada a possibilidade de ser minha placa de rede).
Questionei meus vizinhos e alegaram normalidade, visto que não trabalham com a internet, jogam ou assistem streams. Acredito que se a internet deles cai e assistam YouTube, o buffer do vídeo faz com que não percebam a queda, que é o meu caso. Aqui só chega NET, nem a Vivo chega...
Eu trabalho com a internet e quando isso acontece, meus acessos remotos caem, meu jogo online cai e as streams também desconectam.
Nem vou comentar sobre a "rapidez" da NET para resolver o problema para não tomar o tempo de vocês, pois eles alegaram que viriam testar, mas até agora nada... Mesmo com chamados na Anatel e semelhantes.
Gostaria de ter conhecimento sobre as minhas dúvidas:
1 - Existe mesmo um "amplificador" do prédio que distribua o sinal de internet?
2 - Se sim e se estiver com "mau contato", é possível derrubar a conexão somente conforme descrito acima? (Não aconteceram desconexões diferentes do descrito).
3 - Isso poderia ser um caso de traffic shapping? (Por acontecer nos horários de pico, das 10h00 às 22h00 aproximadamente).
4 - Se sim, como poderia provar?
5 - Existe algum procedimento que vocês recomendam? (Já alterei canal do roteador, utilizei cabo de rede, desconectei todos os dispositivos...).
Obrigado pela paciência em ter lido!
TurboKevin
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Quedas constantes de conexão
#1 Por TurboKevin
22/05/2019 - 13:40