Logo Hardware.com.br
Penitante
Penitante Geek Registrado
1.6K Mensagens 246 Curtidas

SlySoft fecha seu site depois de pressões legais (edit: AnyDVD voltou)

#1 Por Penitante 24/02/2016 - 17:03
Uma notícia triste pra quem fazia decriptações, a Slysoft fechou seu site:

https://pt.wikipedia.org/wiki/AnyDVD

Nesse link da Wikipedia está explicado o funcionamento do programa, e a notícia que li aqui, em inglês:
https://torrentfreak.com/popular-blu-ray-ripper-shuts-down-following-legal-pressure-160224/

O AnyDVD-HD teve como última versão a 7.6.9.0. Ainda temos o MakeMKV.com, que consegue decriptar DVDs e Blu-rays, e ao contrário do AnyDVD (shareware), é freeware.

Infelizmente o AnyDVD com o tempo vai se tornar inútil, pois no caso do Blu-ray, novas proteções parece que são colocadas, então o AnyDVD vai poder decriptar tudo que saiu até 14/02/2016, mas após isso será uma incógnita se conseguirá.

Em tempo, ainda está ativo o fórum deles, com usuários comentando:
https://forum.slysoft.com/threads/slysoft-closed.68304/

Grande perda, espero que seja possível daqui pra frente continuar com o legado que o AnyDVD deixou. No Brasil não há lei que proíba a tal decriptação, é permitido fazer um backup de segurança de um disco que seja seu (sem intuito de lucro direto/indireto), quebrando essas proteções ba.bacas que os fabricantes impõem (o que não só possibilita converter tudo pra Matroska (sem perdas) ou uma versão de qualidade inferior, como tocar em outros dispositivos ou evitar que aquilo se perca, se um dia seu disco for pro lixo), mas nos EUA e outros locais isso (a decriptação) por si só é ilegal.
Responder
cygnusx-1
cygnusx-1 Cyber Highlander Registrado
10K Mensagens 1.5K Curtidas
#2 Por cygnusx-1
25/02/2016 - 10:52
tudo para impor os interesses particulares das corporações sobre países inteiros.
LG 23" IPS | Cooler Master Elite 370 | Gigabyte B85M-D3PH | i5-4670K (4x 3,4 GHz) + Cooler Master Hyper TX3 | 16 GiB DDR3 1600MHz | Asgard 1 TB + WD 1 TB + Seagate 2 TB | Gravador de Blu-ray LG WH14NS40 | Seasonic 430W
Derrubada do veto à auditoria da escravidão da dívida "pública"
“O maior perigo para a liberdade são os escravos felizes."
Penitante
Penitante Geek Registrado
1.6K Mensagens 246 Curtidas
#3 Por Penitante
25/02/2016 - 19:25
Só pra constar, olhem aí as provas de que no Brasil algo assim não aconteceria:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del2848.htm

http://www.direitonet.com.br/artigos/exibir/1908/Limitacoes-ao-direito-do-autor-na-lei-brasileira-copia-privada-e-engenharia-reversa-de-software (artigo que explica que a engenharia reversa não é proibida expressamente por lei, como ocorre com o DMCA nos EUA)

Com relação às leis, recomendo ler o art. 46 da 9.610/1998, e o art. 184 do Código Penal. Quanto aos dois, aqui:

http://www.conjur.com.br/2007-ago-20/download_filmes_livros_uso_privado_nao_crime

Deixa claro que não haveria problema na decriptação de um DVD, com fim destinado a backup privado feito pelo dono do disco.

A diferença é que nos EUA parece que é permitido fazer a cópia pra uso privado, mas quebrar a proteção de material protegido por direito autoral, não. E lógico que o software que facilite isso tem seu dono perseguido, que foi o que aconteceu, antes dessa pressão divulgada recentemente, o dono da Slysoft, Giancarla Bettini, havia sido condenado a pagar alguns milhares de dólares ou ser preso, em 2014, depois de um processo da AACS-LA (que parece que recorreu da decisão).

Mas a pressão em cima deles já vinha ocorrendo há muito tempo, eles já estavam por aí há mais de 1 década.

Como alternativas, tem o DVDFab e o já citado MakeMKV.

Pra quem não se ligou, se você hoje consegue assistir a um rip/vídeo de um filme lançado em DVD ou Blu-ray baixado da internet (ou que você mesmo gerou, já que no disco original ele pode ter em DVD 7 GB ou em Blu-ray 30 ou mais, ao invés de 1, 2 GB), agradeça a esse tipo de empresa, do contrário só teríamos TVRips ou ficaríamos confinados à velha mídia física.

No fórum da Slysoft postaram isso:

DVDs: All DVDs should continue work. OPD is only used to speed up things, it is optional.

HD-DVDs: All work.

Blu-Ray AACS: AnyDVD contains data for roughly 130000 discs, these will continue to work. Discs not included in AnyDVD will need the OPD. OPD results will be cached locally, if you copy the cache, you can move it to another PC.

Blu-Ray BD+, 20th Century Fox: Recent discs (1-2 years?) need OPD. Older titles work. OPD results will be cached locally, if you copy the cache, you can move it to another PC.

Blu-Ray Java protection (mostly Lionsgate): Recent discs (1 year?) need OPD. Older titles work. OPD results are not cached.

Blu-ray cinavia: Will continue to work with current players & software.


Traduzindo: o AnyDVD acessava o banco de dados online deles para poder decriptar lançamentos, então, no caso de Blu-rays, como eu adiantei, é provável que a última versão de 14/02 continue funcionando por um tempinho, mas depois se torne inútil, pois os fabricantes atualizam o sistema de proteção deles, algo que é feito de maneira totalmente diferente se compararmos com os DVDs.

Até mesmo certos títulos de 1-2 anos atrás, coisa bem recente, pode ter problemas. E claro que quando falo LANÇAMENTOS quero dizer discos, não filmes feitos meses atrás, então pode ser aquele filme de 1950 que nunca saiu em Blu-ray que não se consiga decriptar.

E não é tudo, ainda teremos os discos em Ultra-HD Blu-ray, os primeiros a sairem em Março de 2016.

Discos de 50, 66 e 100 GB, com resolução de 4K, 3840x2160), a até 60 fps.

Quer dizer, o timing dessa notícia não poderia ser pior.

O que estão pedindo atualmente é pra SlySoft transformar o programa em freeware, liberando o código, mas duvido que farão isso. Aconteça o que acontecer daqui pra frente, é certo que vai aparecer outra empresa ou interessado com uma solução, gratuita ou paga, que faça o mesmo que o AnyDVD.
cygnusx-1
cygnusx-1 Cyber Highlander Registrado
10K Mensagens 1.5K Curtidas
#4 Por cygnusx-1
25/02/2016 - 21:09
alternativas
http://www.ghacks.net/2016/02/25/anydvd-alternatives/
LG 23" IPS | Cooler Master Elite 370 | Gigabyte B85M-D3PH | i5-4670K (4x 3,4 GHz) + Cooler Master Hyper TX3 | 16 GiB DDR3 1600MHz | Asgard 1 TB + WD 1 TB + Seagate 2 TB | Gravador de Blu-ray LG WH14NS40 | Seasonic 430W
Derrubada do veto à auditoria da escravidão da dívida "pública"
“O maior perigo para a liberdade são os escravos felizes."
Penitante
Penitante Geek Registrado
1.6K Mensagens 246 Curtidas
#5 Por Penitante
26/02/2016 - 20:32
O virtual clone drive não é da slysoft, mas elby, ou Elaborate Bytes, e continua sendo fornecido:
https://www.elby.ch

O que acabou foi o anydvd. Tem alternativas, como você bem lembrou, claro, mas reparem que o dvdfab por ex. já anunciou que não irá quebrar a proteção AACS 2.0, da próxima geração de blu-rays, que está saindo já já:
https://torrentfreak.com/dvdfab-says-no-crack-for-next-gen-blu-ray-discs-160226/

O chamado ultra HD blu-ray, 4K. Mas isso não quer dizer que ninguém mais fará isso. E nesse link que você postou, pode-se ver alternativa(s) que funcionam como o anydvd.

Mas o papo que rola é que os outros programas se baseavam nele. A perda é como se amanhã a Sony deixasse de fabricar videogames. Claro que teríamos Nintendo, Microsoft, etc., mas ainda assim seria uma grande perda. E o próprio DVDFAB também sofreu pressão, determinaram o fechamento de domínios deles e suspensão de pagamentos feitos a eles pelo paypal, visa, Mastercard, etc., mas a empresa parece que voltou com outro site e contestou a medida.

As coisas devem se complicar nos próximos meses em termos de suporte desses programas com relação à decriptação de novos títulos em blu-ray e formatos, mas esses caras sempre darão um jeito de contornar isso, é meio óbvio que esses grandes tipo slysoft e dvdfab podem jogar a toalha, mas debaixo dos panos (sem divulgar isso publicamente, lógico) eles criem outra coisa ou outra empresa/cracker faça isso.

Acreditar que não iremos conseguir mais decriptar discos seria o equivalente a acreditar que não teremos mais jogos piratas de PC no futuro.
Penitante
Penitante Geek Registrado
1.6K Mensagens 246 Curtidas
#6 Por Penitante
28/02/2016 - 14:12
Eu só gostaria de deixar um esclarecimento aqui que a perseguição a essas empresas e programas não tem nada a ver com pirataria, e sim com leis que impedem que haja qualquer quebra de mecanismos de proteção a material protegido por direito autoral.

A lei de DMCA dos Estados Unidos impede, por exemplo, que eu venda um produto por lá que permita, digamos assim, criar cópias de segurança (backup) de jogos originais que eu tenha.

Vamos supor que eu crie aqui em casa um dispositivo que permita, sei lá, ao se conectar na entrada de memory Card de um PlayStation, ligar ao meu computador e permitir que com uma mídia virgem eu chegue e grave uma cópia 100% idêntica ao original.

Isso não é pirataria, pois o chamado backup de segurança, feito pra uso privado e sem intuito de lucro direto ou indireto, não é proibido por lei (ao menos no Brasil).

Pirataria (ou melhor dizendo, violar direitos autorais) seria disponibilizar coletivamente, e o tal lucro indireto seria por ex. eu publicar links gratuitos pra download num blog igualmente gratuito da internet, mas colocar um banner que ao ser clicado me rende alguma espécie de lucro.

Ou seja, eu não estou cobrando pra pessoa acessar os links, não estou vendendo mídia física, mas estou ganhando de forma INDIRETA.

Pois bem, como eu expliquei, no Brasil não há legislação que proíba a quebra da proteção desses discos, pra essas finalidades explicadas.

Mas nos EUA sim, e não adianta se a empresa tem sede em outro país, pois eles perseguem mesmo assim, o Richard O'Dwyer foi um que teve a extradição aprovada (da Inglaterra pros EUA) só por ter site com links, e acabou fazendo um acordo pra pagar uma quantia aí. Pegaram (como já fizeram aqui no BR várias vezes) o rapaz como exemplo. O Mike Mozart até ironizou naquele vídeo dizendo que a Inglaterra é a escravinha dos EUA.

Inclusive diz-se que o Megaupload só foi pego (e até hoje ainda não teve o processo criminal julgado) porque tinha alguns servidores nos EUA. Tudo teria que estar fora da alçada dos americanos, não só a sede da empresa e a residência dos seus donos. Senão usam como desculpa esses pequenos vínculos.

E a parada não se restringe somente a discos, vejam que e-books também tem restrições anticópia, acho que o chamado DRM, você compra de uma amazon mas só pode ler no aparelho X, inclusive teve uma noticia divulgada aí que eles apagaram (devolvendo o $ depois) remotamente livros do George Orwell, quer dizer, seria mais um motivo pra crackear o que você compra original, pra que você tenha controle absoluto, e não se torne escravo da indústria do direito autoral.

No caso dos discos programas como esse são essenciais, porque se você quiser ver num iPad ou outro dispositivo, vai ter que usar o disco original, não vai poder converter, trocar legenda, enfim, editar como quiser, e vai ser obrigado a usar o player/tocador grandão. Rolou um papo até mesmo que o acesso à internet seria obrigatório pra tocar os discos de Ultrahd que estão saindo agora.

O anydvd, como eu expliquei, também paralisa o contador de mudanças de regiões, se você usa um drive de computador pra tocar seus discos. Se eu compro um dvd brasileiro, ele é região 4. Americano 1, europeu 2. Só é possível alterar 5 vezes, depois da quinta nem mesmo instalar em outra máquina resolve. E a região também existe em blu-rays, nós somos da região A, como os EUA. Europa parece que é B, apesar que é bem mais difícil um disco vir travado pra B hoje em dia, mas tem.

Sem contar os trailers e propagandas que os discos originais tem, e mexer na autoração original pra desligar ou remover isso, todo mundo gostaria.

A questão que está em jogo não tem NADA A VER se esses filmes sairão em torrents da vida pro pessoal baixar. E sim que estão querendo controlar cada vez mais o que podemos consumir, e COMO esse consumo será feito. Lembram o papo que rolava sobre só poder acessar a internet pelo RG/CPF, de projeto de lei que queriam aprovar por aqui?

Esse é o objetivo dessas empresas, vejam que até mesmo uma Microsoft já perdeu na justiça por querer cobrar de uma empresa que pagou pelo Windows e fez outras cópias no seu ambiente de trabalho.

A bronca é essa, você compra o disco, compra o filme, jogo, etc., mas ele não é seu, você não tem direitos absolutos sobre ele, porque ter esses direitos implicaria em não depender 100% dos fabricantes, não tem nada a ver com pirataria ou lucrar menos.

Se meu disco quebrar amanhã, com meu backup de segurança não precisarei comprar outro. Backup esse que pode ser feito até online, sem ninguém acessá-lo.

Então, o que essas empresas querem fazer é uma coisa monstruosa, querem ter um controle total e absoluto, nem nos seus mais loucos sonhos o Grande Irmão chegaria a tanto.

Tem um artigo muito bom sobre o tema do direito autoral, que eu quero deixar aqui pra reflexão:
https://jus.com.br/artigos/8932/a-ideologia-da-propriedade-intelectual
Penitante
Penitante Geek Registrado
1.6K Mensagens 246 Curtidas
#7 Por Penitante
02/03/2016 - 22:35
O anydvd voltou, os desenvolvedores se uniram (e eles tinham até controle sobre o software, além de estarem espalhados por aí) e lançaram uma versão nova, agora se chama REDFOX e está num domínio de Belize.

https://torrentfreak.com/anydvd-is-back-but-dont-call-us-pirates-developer-says-160302/

https://forum.redfox.bz

https://forum.redfox.bz/download/ (link pra download)

Já verifiquei que a versão que eles lançaram também foi disponibilizada por "piratas" (o programa é trial/shareware), e já tem gente dizendo que por ela pôde decriptar um Blu-ray recente, então felizmente o desenvolvimento do programa continua, ainda que não seja mais pela Slysoft.

Sobre o ULTRAHD blu-ray, ainda vai demorar pra que se confirme se alguém irá quebrar a proteção de cópia, porque o suporte atual é praticamente inexistente, no PC por exemplo não há tocadores e nem confirmação de drives e compatibilidade. E também estão pra lançar TVs ainda. Apesar que até agora só vi uma meia dúzia de títulos NOVOS, a mim interessa é se antigos sairão.
OP
OP Cyber Highlander Registrado
38K Mensagens 4.8K Curtidas
#11 Por OP
04/03/2016 - 13:43
Hoje com o oferecimento perfeitamente legal de conteúdo por streaming a preços módicos, não faz muito sentido esse tipo de coisa. Só se for mesmo como eventual back pessoal de mídias pessoais, e ai não existem travas.

No caso de filmes e produções comerciais, em um futuro próximo se cogita nem existir mais mídias físicas, portanto para que softwares para decriptar elas?
"De onde menos se espera, daí é que não sai nada"(Barão de Itararé)

FUI...
Penitante
Penitante Geek Registrado
1.6K Mensagens 246 Curtidas
#12 Por Penitante
07/03/2016 - 13:24
TRONNER disse:
Poderiam só pra lascar mesmo, debloquear o programa e liberar geral.
A sugestão de abrir o código do programa (tornando-o gratuito) foi rechaçada, porque disseram que se isso fosse feito traria prejuízos justamente pros crackers, já que as empresas tomariam ciência de como eles burlam a proteção desses discos.

Seria um tiro no pé, no final das contas.

E se num futuro deixarem de vender mídias físicas, todos agradecerão, contanto que não imponham DRM e outros tipos de restrições que existem hoje já no streaming (vide Netflix, que não pode deixar alguém do BR ter acesso a títulos com distribuição exclusiva nos EUA e vice-versa, chegando até a banir quem usa VPN) e mesmo venda de arquivos digitais.

O cerne da questão é que essas empresas querem porque querem ter formas de controle sobre o que consumimos cada vez maiores. E quem paga não quer isso.

Exemplo: se eu compro um sistema operacional original, quero ter o direito de instalar em mais de uma máquina. Mas você não está comprando o dito cujo, e sim "pagando por uma licença que dá direito a uma máquina". Esse tipo de coisa ninguém aceita mais.

Fora os já citados backups de segurança, que não temos direito de ter, ou seja, estragou a mídia, já era. Pra você ver, OP, o Netflix já não tem quase nada, e os poucos filmes que tem ainda podem sair do ar a QUALQUER momento (já que por contrato não ficam pra sempre lá). Por isso que não vejo como o modelo pago possa vingar, já que a própria indústria se sabota.

A pirataria só existe porque eles querem que exista. Por conta de leis draconianas e obrigações abusivas mil.
jricslima
jricslima General de Pijama Registrado
2K Mensagens 468 Curtidas
#13 Por jricslima
08/03/2016 - 13:04
Tenho visto por aí, filmes MINI HD 720 ou 1080p em MKV com menos de 1GB com qualidade imperceptível de um Blu Ray original de tamanho dantesco.
Não seria o tamanho gigantesco destes BD proposital? Para desanimar a clonagem, ops, backup?
Eu não dou o peixe ><((((º>Ooº...,não sou peixeiro,
não ensino a pescar!
..._)¯`·._)¯`·._)¯`·...,não sou pescador.
Penitante
Penitante Geek Registrado
1.6K Mensagens 246 Curtidas
#14 Por Penitante
08/03/2016 - 17:40
jricslima disse:
Tenho visto por aí, filmes MINI HD 720 ou 1080p em MKV com menos de 1GB com qualidade imperceptível de um Blu Ray original de tamanho dantesco.
Não seria o tamanho gigantesco destes BD proposital? Para desanimar a clonagem, ops, backup?
A razão do tamanho eu não sei, mas acho no mínimo curioso que antigamente com DVDs era a mesmíssima coisa, se você procurasse DVDs originais, não acharia rips com tamanho maior que CDs, 700 MB. E se ver, a maioria está em mídia de dupla camada e o filme tem em média 5-7 GB. Hoje mesmo com banda larga, HDs imensos, nuvem e tal, é bem raro encontrar ISOs (versões lossless) de DVDs. Mais fácil achar de Blu-rays de dezenas de GB que DVDs.

Eu tenho alguns Blu-rays (e mesmo DVDs) gerados (tudo em Matroska) a partir do MakeMKV + MKVToolnix. Estão em lossless. E eu upei (dividindo em duas partes, claro, pois a conta gratuita só tem 15 GB livres) no Google Drive. Apesar do som um pouco mais baixo (no stream), a perda de qualidade torna aquilo semelhante ao que se tem num Netflix.

Digo perda de qualidade porque quando você envia QUALQUER vídeo pro Youtube ou Google Drive, o que você assiste por eles é a versão reencodada pelo Google. No Youtube o arquivo original não existe, no GD sim.

Mas se essas empresas resolvessem vender versões digitais (lossless = sem perdas) muita gente compraria. Poderiam até colocar pra venda com ou sem extras, faixas de áudio específicas, em MKV, DVD (ISOs), vender o estojo por fora...

Ou nem vender, e permitir o acesso a cada título desse direto do servidor deles. Como o Netflix faz. Com a diferença que seria seu, por tempo indeterminado, não como na Netflix, que hoje você vê aquele filme/série, amanhã SOME do catálogo e sem prazo pra voltar. Exemplo: DVPF 1, na época dos 30 anos. Hoje em dia parece que voltou, mas por meses só tinham o 2 e 3 lá. HEROES também saiu, e na época que o REBORN estava passando na TV.

Só que eles não querem nada disso, pois dariam poder demais aos consumidores.

O problema não é o quanto lucram ou irão lucrar: é que não querem largar o osso, mesmo.
jricslima
jricslima General de Pijama Registrado
2K Mensagens 468 Curtidas
#15 Por jricslima
11/03/2016 - 15:45
Sidrack Marinho
"Digo perda de qualidade porque quando você envia QUALQUER vídeo pro Youtube ou Google Drive, o que você assiste por eles é a versão reencodada pelo Google. No Youtube o arquivo original não existe, no GD sim."

Já havia percebido isso. Interessante que costumo upar muito no Gdrive e tem casos que ele pega um MNI HD 1080p ou 720p de 754MB +/- e após procesar o vídeo, ele fica maior, tipo 1,5Gb ou 2GB, se for baixar pelo IDM, ou seja, capturando pelo player, mas conserva o tamanho original para fazer o download do arquivo em si.

Quero aproveitar e te fazer umaa perguntas;
Lembro que li por aqui, que vc estava querendo montar tipo uma estação de streaming, tipo o Netflix, não para concorrer, apenas para conhecimento mesmo; vc fez? Conseguiu?

E outra, vejo que vc é bastante conhecedor de áudio e vídeo, trabalha com isso ou é só hobbie?
Costuma fazer edição, tipo colocar áudio em português num vídeo, tornado-o Dual Áudio?

E qual a diferença entre o MakeMKV + MKVToolnix?
Acho que já usei os dois e pensei que fossem ambos a mesma coisa.

Desculpe tantas perguntas, mas estava para te perguntar algumas coisas a um bom tempo.

Abs,

Eu não dou o peixe ><((((º>Ooº...,não sou peixeiro,
não ensino a pescar!
..._)¯`·._)¯`·._)¯`·...,não sou pescador.
Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal