Olá meu nome é Lucas, Tenho 19 anos, atualmente sou Analista de Suporte e trago pra vocês um tutorial sobre perfil de internet
Espero que gostem e seja útil !!!
Vamos Lá
Começando Perfil de conexão ADSL ou Atenuação , é uma sequência de valores necessários para uma conexão via ADSL, cada provedor tem um perfil minimo para liberar a conexão de usuário que varia de acordo com a velocidade contratada vai de 500kbps até 32000kbps ou seja é o sinal que esta chegando até o modem que ira manter a conexão estabilizada.
para visualizar seu perfil basta digitar o IP do seu modem no seu navegador colocar usuario e senha que logo inicialmente
irá aparecer
Snr Margin (Db)
Attenuation
OutPut Power
Attainable Rate (KBPS)
Rate (KBPS)
Entendendo:
SNR MARGIN:
Margem de Sinal de ruido
5db ou menos impossível conectar sujeito a muitas quedas
de 8db a 13db Nível regular
14db a 22db Nível Muito bom
23db a 28db Excelente
29db a 35db Raramente ( Apenas em servidores dedicados ou fibra óptica )
TABELA DE ATENUAÇÃO
24Mbps - 200 Mts - Atenuação +- 5--8
20Mbps - 500 Mts - Atenuação +- 10--13
15Mbps -1500 Mts - Atenuação +- 19--23
10Mbps -1900 Mts - Atenuação +- 25--27
5Mbps - 2600 Mts - Atenuação +- 29--33
2Mbps - 3500 Mts - Atenuação +- 34--39
Dados baseados no padrão brasileiro
O perfil ou atenuação minima pode variar de acordo com local e velocidade por exemplo em condomínios que possuem Dslam integrados ( 2 Operadoras )
o perfil pode variar de 555kbps a 766kbps permitindo velocidade máxima de até 2mbps
já em varias regiões que possuem cabeamento aéreo por cabo normal ou fibra o perfil pode variar de 7600kbps até 32000kbps permitindo velocidade maxima de até 100Mbps
( Contando que como a maioria da estrutura brasileira esta se adaptando a rede de fibra toda velocidade contratada tem uma perca de 3% causada pelo cabeamento )
quando ocorrer lentidão ou quedas faça o seguinte:
Abra seu navegador
Digite Ip do modem eX: 192.168.1.1
logue e entre na pagina inicial
e veja qual sua margem de ruido
se ela estiver baixa verifique seu cabeamento interno, muitas vezes esses problemas são causados por falta de isolamento em emendas, ou emendas mal feitas que estão encostando uma na outra, verifique também sua tomada padrão e seu cabo de RJ11 veja se a tomada não está com os fios juntos, eo rj11 não esta muito esticado ou oxidado no conector, Caso esteja tudo ok, com sua fiação interna, entre em contato com o Suporte Técnico de seu provedor e solicite um técnico e informe que o problema está no cabeamento, no caso sera necessário repassar a fiação externa e interna que é o recomendado, lembrando que a vida útil de um cabo telefônico externo e de ate 5 anos, porem uma ou duas vezes dependendo da região que você mora sera necessário troca-lo motivos: Linhas de Pipa, Cabos enroscados em galhos podem ter cortes que causa oxidação interna trazendo problemas na sua conexão.
FEC CRC HEC
o Fec Hec é uma sequência de erros na transmissão de dados que pode ocorrer do Dslam até a caixa aérea e da caixa aérea até a tomada padrão em muitos casos o modem também pode apresentar esses erros, geralmente no DSLAM o fec hec ocorre nas portas de distribuição pode ser por super aquecimento ou cabo de jumper queimado ou mal ligado na porta, que leva o erro até a caixa aérea, ja no cabeamento do cliente pode ser a oxidação do cabo, emendas, cortes por linhas de pipas, no modem o problema muitas vezes é por aquecimento por ex. colocar roteador em baixo e modem em cima, gera um super aquecimento na placa do modem que pode ocasionar quedas e lentidão.
nesse caso mantenha um aparelho longe do outro em ambiente fresco.
BOM ESPERO TER AJUDADO QUALQUER DUVIDA ESTOU A DISPOSIÇÃO PARA AJUDAR
lucas.techga...
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Entendendo sobre Perfil de Conexão ADSL * Atenuação *
#1 Por lucas.techga...
09/03/2013 - 22:16