Logo Hardware.com.br
gabriel_issamo
gabriel_issa... Super Participante Registrado
740 Mensagens 1 Curtida

Formatar o Hd muitas vezes pod danifica-lo?

#1 Por gabriel_issa... 04/08/2003 - 02:42
A primeira formatação a gente nunca esquece... :roll: Falta drive de video,som,modem e até de um mause @#$&! cheio d botões q agente nem sabe pra q serve. A culpa d vc não ter os drives é sempre dakele sml0002 q montou o computador e achou q akele cd ficaria bem na parede de seu quarto como um relogio com ponteiros.Depois desse dia vc formata o pc varias vezes por causa d qualquer erro q o windows apresenta.Eu ja formatei meu pc acho q 25 vezes.Queria saber se isso pode danificar o hd dando bad blocks por exemplo?
Norefenk
Norefenk Novo Membro Registrado
65 Mensagens 0 Curtidas
#2 Por Norefenk
04/08/2003 - 02:52
8O Problema...eh q vc vai diminuindo o tempo de vida do hd toda vez q vc formata ele...... vai alocando mtos arquivos nos clusters....
Isso é um problema sim.....

Tá dificil entrar em acordo com um sistema operacional né ?
use windows xp ...... alem de reconhecer todos os drivers sem vc precisar de cd....... raramente ele da um pau....... bote fé..... :lol:
japalesado
japalesado Veterano Registrado
1.4K Mensagens 1 Curtida
#5 Por japalesado
04/08/2003 - 04:46
sim, é uma midia magnetica... na verdade, quando falei que eles recuperam os arquivos apos uma formataçao, isso se nao foi colocado nenhum dado acima daquele que precisa ser recuperado, senao ja era...
isso de colocar um dado acima do outro nao acontece, ele guarda apenas 1 informaçao...
o dm tem algumas utilidades que incluem formataçao de baixo nivel, zero fill...
Pedro Soares
Pedro Soares Membro Senior Registrado
394 Mensagens 1 Curtida
#10 Por Pedro Soares
04/08/2003 - 11:56
Cruz em credo! 8O

Que negócio é esse de laser em disco magnético? Tomou bolinha? HD não é CD-RW não...

Seguinte: Formata o hd quantas vezes quiser. Quando se formata um hd com o comando format os dados existentes no hd recebem uma "etiqueta" de apagado. Ou seja, a informação continua lá, mas ela não é mais prioritária, e o espaço que ela ocupa está disponível para ser utilizado. Portanto, se você salvar qualquer arquivo que usar aquela unidade de alocação, o dado antigo será substituído. É por isso que é possível recuperar dados que foram deletados, mas não os que foram substituídos depois de serem deletados - será que fui claro?.

Programas para recuperar dados tem aos montes, mas o melhor mesmo é o Norton Unerase Wisard, parte do Norton Utilities.
Para formatar de vez o hd, você deve fazer uma formatação de baixo nível, ou low-level format. Para isso você vai precisar do HD Utilitie específico para o modelo do seu Hd, que você acha na página do fabricante do mesmo. Essa formatação, sim, pode trazer danos ao HD, pois - PARECE QUE - ela desmagnetiza toda a superfície do HD (ME CORRIJAM SE EU ESTIVER ERRADO).

E mais um cruz em credo big_green.png : No mínimo 512Mb? Fala a verdade, tu é um terrorista anti-microsoft, né? Eu tenho 256Mb de DDR 333. Dá e sobra. O WinXP boota (do momento em que eu aperto o botão do pc até o Win carregar, incluído aí o tempo de digitar a senha de usuário) em 30 ~ 45 segundos. O Fotoxó abre em 3 ~ 4 segundos.

É ilso!
fleury
fleury Membro Senior Registrado
306 Mensagens 0 Curtidas
#11 Por fleury
04/08/2003 - 13:22
Jackass
Na minha opinião pode sim,porque cada vez que voçê formata o disco o lazer tem que derreter uma camada do disco p\ poder fazer nova gravação.E o xp pode ser bom mas toma 64 mb de espaço no disco e voçê deve ter no minimo 512 mb de memória


Bom, no caso de HD que é uma mídia magnética não existe o uso de LASER (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation) não... quanto a formatar o HD por completo pode diminuir um pouquinho a vida útil do HD simplismente pelo fato de que você "usa" o HD inteiro uma vez... isso é equivalente a copiar um arquivo do tamanho inteiro do HD e em seguida apagá-lo... mas diante da vida útil de um HD isso não é nada!!

Mas de qualquer forma eu prefiro usar o format /q que apaga só a FAT e é mais rápido!! :twisted:

Quanto a CDs o esquema é um pouco diferente:

Nos CDs convencionais existe uma espiral que sai do centro do CD e vai até a borda dele dando milhares de voltas. Ao longo dessa espiral existem pequenos "buracos".. quando o laser passa por esses buracos a reflexão é alterada de forma que o leitor "percebe" isso e consegue identificar ZEROs e UMs ..

Nos CD-R os buracos são substituídos por regiões "queimadas" por uma freqüencia especial de laser usada durante a gravação... Essas regiões queimadas causam o mesmo disturbio na leitura que os "buracos", por isso os CD-R funcionam em qualquer aparelho.

Já os CD-RW possuem um composto diferente que tem a capacidade de ficar mais fosco ou mais reflexivo de acordo com a freqüencia de laser a qual são expostos... sendo assim os "buracos" e os "queimados" são substituídos por áreas foscas... que numa regravação podem voltar a ser brilhantes bastando passar o laser na freqüencia e/ou intensidade correta. Agora, é mais difícil fazer algo desse tipo que possa ir e voltar, sendo assim a taxa de reflexão dos CD-RW são bem mais baixas que dos CD-R e CDs convencionais... daí o motivo de não serem lidos em qualquer aparelho.

Mas em nenhum caso o LASER "derrete" nada... 8)

Só por curiosidade, imaginem que a "figura" abaixo é a visão de perfil de um trecho da espiral do CD:

-----____--_____ ==> sendo que __ representa um "buraco"
0 0 1 0 1 1 0 0

No meu desenho, cada dois caracteres (- ou _) representam um bit (um ZERO ou UM) ... Sendo assim, se o LASER le dois caracteres do mesmo tipo (ou seja, se está lendo dentro de um buraco ou fora de um buraco) ele interpreta isso como um ZERO... agora, se durante a leitura desses dois caracteres ele ve uma mudança (saiu do buraco ou entrou no buraco) ele interpreta como UM.

Por isso aquela seqüencia acima seria interpretada como 00101100 (ou o complementar disso 11010011, não lembro exatamente)...

Bom galera, desculpem ae pelo OFF-TOPIC mas quando aprendi isso achei interessante então resolvi compartilhar! :twisted:

Abraços!
Fleury
The Pretender
The Pretende... Zumbi Registrado
8.5K Mensagens 82 Curtidas
#12 Por The Pretende...
04/08/2003 - 13:49
Eu, acredito que a vida Util diminui relativamente...

Tipo:

Quando VC formata o HD (formatação completa), ele esta em intença utilização, e fica assim por um loooongo tempo (um de 40 Gb, leva +- 30 min)...

E isto, estreça as pessas do HD, principalmente o "motor" dele...
O meu HD de 10 Gb, esta beeem mais lento do que era, devido a muitas formatações, isto, por que, provavelmente, o seu "motor" ja não esta muito bom...

Logo, formate o menos pocível, e quando formatar, faça formatação rapida, a não ser que queira se livrar de algum virus, pois, o mesmo, pode "ressurgir das cinzas" (hehehehehe)

Falow!!!!!!
Ferocactus
Ferocactus Tô em todas Registrado
2.7K Mensagens 5 Curtidas
#13 Por Ferocactus
04/08/2003 - 13:57
Jackass
Na minha opinião pode sim,porque cada vez que voçê formata o disco o lazer tem que derreter uma camada do disco p\ p...
Que isso, meu camarada!!! HD não tem laSer! E uma resposta rápida pra quem perguntou se formatar faz mal: não faz não! Do ponto de vista do HD, tanto faz se ele tá parado, lendo, gravando ou formatando. Não vai cansar nem desgastar prematuramente o bichinho. Eu mesmo raramente formato, mas não é por receio, é porque não tenho necessidada mesmo. Mas se tivesse que formatar, eu faria quantas vezes fosse preciso (haja paciência...).
MadMax
MadMax Highlander Registrado
6.5K Mensagens 1.6K Curtidas
#14 Por MadMax
04/08/2003 - 14:11
O único inconveniente de formatar várias vezes é a trabalheira para reinstalar tudo depois.
Formatar nada mais é do que apagar dados. E é pra isso que o disco serve. Para gravar, ler, apagar, regravar,...
Na minha opinião o que mais estressa o HD é a desfragmentação e os benchmark, pois não lêem os dados sequencialmente.
A formatação pelo menos é sequencial, uniforme. Nâo provoca desgastes.
velhojack
velhojack Tô em todas Registrado
2.4K Mensagens 32 Curtidas
#15 Por velhojack
04/08/2003 - 14:26
MadMax
O único inconveniente de formatar várias vezes é a trabalheira para reinstalar tudo depois.
Formatar nada mais é do...


Mas a desfragmentação é muito importante, no estudio a gente não tinha um desfragmentador para MAC e ficamos usando o Fire-wire gravando em 16 pistas sem desfragmentar o HD, conclusão, o HD pifou e o motivo foi por estar usando muito tempo sem desfragmentar, houve um desgaste além do normal, pois o fluxo era muito grande e o hd estava muito fragmentado, então vale a pena desfragmentar sim, pois acaba forçando menos o uso do mesmo quando se está desfragmentado...
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal