Logo Hardware.com.br
MadMax
MadMax Highlander Registrado
6.5K Mensagens 1.6K Curtidas

Por que um SSD é tão caro?

#1 Por MadMax 28/07/2012 - 12:38
Taí uma dúvida.
Por que um SSD custa tão mais caro em comparação a um HD?

É um dispositivo que, em tese, tem um custo de fabricação menor já que não tem partes móveis e dispensa o uso de salas ultrahiper limpíssimas para sua fabricação. Nada mais é do que uma memória flash com saída SATA.

Por que custa tão caro?
É só porque é novidade?
Kraftwerk
Kraftwerk Cyber Highlander Registrado
29.4K Mensagens 9.4K Curtidas
#4 Por Kraftwerk
28/07/2012 - 14:26
Olá amigo.anjinho.gif

SSD seria mais apropriado para quem vai ganhar dinheiro com ele a ponto de seu custo não entrar em consideração. Entra mais em questão a produtividade em tempo menor. Para um usuário doméstico não é tão vantajoso, a não ser que custo não seja uma preocupação. HD Sata III em RAID pode ser quase equivalente em termos de velocidade.

Até mais.bebi_demais.gif
ignacho
ignacho Zumbi Registrado
6.8K Mensagens 558 Curtidas
#5 Por ignacho
28/07/2012 - 14:49
Wafer de silício com alto grau de pureza não é barato. O truque para fazer o preço dos SSDs caírem é fazer um melhor aproveitamento desses wafers, através de técnicas de fabricação que permitem produzir células menores. Quanto menor a célula, menos silício é utilizado, o que faz com que se possa tirar mais SSDs por wafer.

O outro truque utilizado é a produção de chips MLC, onde uma célula ao invés de armazenar um bit, pode armazenar dois bits. Ou seja, em uma linha de montagem que faz memórias Flash/NAND de 512 MB por exemplo, você produz o dobro da quantidade de memórias do que se produzisse utilizando a técnica de SLC, onde cada célula armazena um bit.

Abraços
foca
foca Highlander Registrado
12.2K Mensagens 1.1K Curtidas
#6 Por foca
28/07/2012 - 19:22
MadMax disse:
Taí uma dúvida.
Por que um SSD custa tão mais caro em comparação a um HD?

É um dispositivo que, em tese, tem um custo de fabricação menor já que não tem partes móveis e dispensa o uso de salas ultrahiper limpíssimas para sua fabricação.
Nada mais é do que uma memória flash com saída SATA.

Ai que você se engana, as salas onde são feitas as memórias usadas nesse tipo de HD são salas limpas no nível das salas da Intel uma impureza mínima em um Wafer de silício usado e você condena todo um lote, considerado o custo de um Wafer o preço sobe exponencialmente.
Como é uma tecnologia que não interessa as empresas nem o consumidor de massa o preço se mantém alto.
quemsou_naodigo
quemsou_naod... Cyber Highlander Registrado
28.8K Mensagens 1.8K Curtidas
#7 Por quemsou_naod...
28/07/2012 - 19:50
MadMax disse:

Nada mais é do que uma memória flash com saída SATA.

Por que custa tão caro?
É só porque é novidade?

Não é uma memória flash com saída SATA.
São um monte de chips Flash. Com isso surge a necessidade de uma controladora, que tem um custo. Além de que chips em geral precisam ser fabricados em condições especiais. Se o processo for o mesmo dos processadores, com waffers de silício redondos, há também o desperdício (de todos os chips da borda do waffer).

No HD os únicos chips são os da placa lógica.
quemsou_naodigo
quemsou_naod... Cyber Highlander Registrado
28.8K Mensagens 1.8K Curtidas
#9 Por quemsou_naod...
29/07/2012 - 13:14
MadMax disse:
Ok. Menosprezei a tecnologia quando chamei de Flash com SATA, mas mesmo assim acho que não vale o custo que cobram hoje.

Será que daqui a um ano aproximadamente não teremos preços mais convidativos? Continuo achando que vale menos que um HDD tradicional.


Os preços estão caindo. O interesse está aumentando. Eu imagino que a tendência é continuar baixando, mas acho que vai estabilizar nesse patamar por um tempo antes de voltar a baixar.

SSD é vantajoso pelo desempenho. HDs mecânicos são problemáticos e irritantes (muito lentos). São ainda a melhor opção para storage (armazenamento de dados usados com menor frequência). Só olhar no Youtube o tempo de boot dos sistemas e a velocidade da abertura dos programas quando instalados em um SSD. Tem uns vídeos de instalação do Windows 7 que duram pouco mais de 5 minutos em um SSD. Fora que eles estão menos sujeitos a problemas mecânicos (menos sensíveis a impactos, importante em notebooks), fazem pouco barulho e gastam pouca energia (também útil em notebooks).

Existem os HDs híbridos: que combinam um SSD de baixa capacidade com um HD tradicional. São um bom meio termo: não custam tanto quanto os SSDs mais rápidos e não são tão lentos quanto um HD normal. Seagate Momentus XT é um exemplo.
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal