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Coloniz@dor
Coloniz@dor General de Pijama Registrado
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Tópico de Dicas de Excel

#1 Por Coloniz@dor 25/04/2007 - 19:57
Bom pessoal do excel, conforme orientação da moderação que por sinal foi muito bem aceita , estaremos reunindo neste tópico dicas do excel afim de melhorar na busca de quem tem uma dúvida ou precisa de ajuda, fiquem a vontade para postar aqui sua dica e contribuir para os colegas do Fórum.

Aqui vai a 1º dica.

Imagem Controle_acesso.zip Esta macro é excelente para que esta procurando uma forma de identificar os usuários que acessaram sua planilha , ele registrar o login do usuário, a maquina e a hora exata do acesso.
Essa macro pode ser inserida tb em botões de gravar ou outros qq.

Imagem statusbar.zip Trata-se da manupulação da barra de Status do excel que pode servir como uma caixa de mensagens.

Imagem somarcor.zip Essa dica aqui mostra como é possível somar celulas pela com de fundo, bem legal , só não funciona em caso de celula com formatação condicional.

Imagem alarme.zip Essa dica aqui é bem legal , é um alarme no excel , basta vc digitar a hora em que vc quer que o alarme acione e quando chegar a hora :nao_sei_de_nada:

Imagem barradeformulas.zip É muito legal , essa macro oculta a barra de formulas toda vez que uma celula com mais de 50 caracteres é selecionada, mais vc pode modificar para quantos caracteres quiser.

Imagem dicas_vb.zip Esta dica é otima , ela tem links em formulários válidos tanto para e-mail quando para sites , excelente .

Imagem Progressobar.zip Se trata de uma barra de progresso dentro da barra de status que pode ser atrelada a um evento qualquer.
Bem legal.

Imagem celulasvazias.zip Mais uma dica legal , essa macro identifica na coluna A as celulas que estão em branco e colore as 4 colulas dessas linha , ideal para quem tem uma lista e que saber as celulas que estão sem preenchimento.

Imagem fechaform.zip havia notado que ha uma procura grande por parte dos usuários do excel para uma forma de impedir que o usuário feche o formulário através do botão de fechar do formulário. Esta macro obriga o usuário a fechar o formulário pelo botão que vc deseja. Muito boa.

Imagem form_sem_legenda.zip Outra forma mais drastica mais não menos eficiente de se obrigar o usuário é simplismente apagar a legenda do formulário e isso vc verá aqui.

Imagem criarbotoes.zip Para da uma forma mais profissional em sua planilha , vc pode criar botões de comando dentro do menu principal do excel , e fazer com que esse botão execute uma macro a sua escolha.
Muito legal !!
Atenção : Muito cuidado ao manipular os menus principais pois vc poderá perde-los , se tiver alguma duvida favor postar antes de manipular.

Imagem tabform.zip Esssa dica mostra como é possível atrelar eventos as abas do TabStrip bem legal.

Espero que seja util a vcs.

abraço.

Anexos

Coloniz@dor
Coloniz@dor General de Pijama Registrado
3.8K Mensagens 153 Curtidas
#1921 Por Coloniz@dor
07/04/2011 - 15:47
PEDROTTI disse:
Peskz, até o Comandante veio lhe parabenizar, isso quer dizer que estou bem amparado, hehehehehehe......Valeu irmão pela força que vai nos dar.

E obrigado Comandante(Coloniz@dor) por entrar no tópico me sinto honrado, imagina os que são elogiados. rindo_atoa.gif



Grande amigo PEDROTTI.

Sinta-se a vontade para postar suas dúvidas no fórum , temos aqui uma galera que manda muito em Excel.

Com um tempo sem dúvida vc estará ajudando outros do fórum.

abraço.
Soluções em Excel VBA, Access VBA, C# e ASP.NET
Peskz
Peskz Super Participante Registrado
482 Mensagens 15 Curtidas
#1925 Por Peskz
08/04/2011 - 21:03
Coloniz@dor disse:
Sempre com soluções inteligentes.

Parabéns , sentimos sua falta.

abraço.


Iae Colonizador! Eu que lhe parabenizo por ter criado este tópico! Ando meio sem tempo, mas curto muito este forum e o assunto.

Abraço...

Pedrotti, estou mandando uma planilha parcial. Eu sou meio fresco, fico arrumando o layout da planilha antes de mexer com as automações... só da uma olhada na navegação como da pra ficar prático usando alguns botões e hiperlinks.

Fiz uma macro, que gera o relatorio por funcionario mostrando somente os tipos de falta em que há anotação.

Vou fazer outra macro para gerar um relatório logo abaixo com limitação entre datas.

Obs: precisa configurar o excel para aceitar as macros:

Menu iniciar - Opções do Excel - Central de Confiabilidade - Configurações da central de confiabilidade - Configurações de macro - Habilitar todas as macros - OK (reinicie o excel)

Anexos

PEDROTTI
PEDROTTI Novo Membro Registrado
32 Mensagens 1 Curtida
#1926 Por PEDROTTI
08/04/2011 - 23:36
Peskz disse:

Pedrotti, estou mandando uma planilha parcial. Eu sou meio fresco, fico arrumando o layout da planilha antes de mexer com as automações... só da uma olhada na navegação como da pra ficar prático usando alguns botões e hiperlinks.

Fiz uma macro, que gera o relatorio por funcionario mostrando somente os tipos de falta em que há anotação.

Vou fazer outra macro para gerar um relatório logo abaixo com limitação entre datas.


Peskz, boa noite, tudo na paz? Realmente é muito boa mesma essa sua sugestão, quanto a navegação sem duvida muito ótima.
Inclusive na Aba Controle de vc fez um detalhe que eu nem havia pensado, A partir de: e Até: Peço pra vc fazer isso na Aba controle, pois irei inserir mais dois tipos de afastamento AD e DM (admissão e demissão) entendeu o raciocinio, o dia que ele entrou na firma e o dia que saiu, se der pra colocar, se por um acaso nao saiu, aparecer "trabalhando" ou coisa parecida.
Agora como vc disse, ela esta parcial, no caso eu teria que lhe informar uns dados que necessito, tipo no Relatório 2 como vc colocou eu precisava que aparece somente os afastamentos F, LP. LTS, CV, SE e UA, porem ao lado deles os seus respectivos períodos, referentes a um bimestre, tipo de JAN e FEV, depois de MAR e ABR......é possivel isso?
Ex Fulano - F de 01JAN a 15JAN; LTS de 16JAN a 20JAN; CV de 05FEV a 15FEV.
Mas na verdade eu teria de ver mesmo aqui e estudar dentro da sua sugestão o resultado que necessito, até porque eu estava com o raciocinio em cima da outra que enviei, no entanto vc veio com essa que ao meu ver é bem mais facil a digitação e rápida, o unico porem, é como lhe disse, o resultado que necessito, pois creio que irei lhe importunar com isso hehehe, pois se no excell normal já apanho imagina com macro.
Esse relatório com limitação de datas é isso que estaria pedindo pra vc fazer ou vc estava pensando em outro detalhe?

Abraços
"Um não eu já sei que é resposta"
Peskz
Peskz Super Participante Registrado
482 Mensagens 15 Curtidas
#1927 Por Peskz
09/04/2011 - 09:32
PEDROTTI disse:
...tipo no Relatório 2 como vc colocou eu precisava que aparece somente os afastamentos F, LP. LTS, CV, SE e UA, porem ao lado deles os seus respectivos períodos, referentes a um bimestre, tipo de JAN e FEV, depois de MAR e ABR......é possivel isso?
Ex Fulano - F de 01JAN a 15JAN; LTS de 16JAN a 20JAN; CV de 05FEV a 15FEV...
Abraços


Pedrotti, estava pensando o seguinte, como que eu posso limitar o relatorio entre duas datas? Por exemplo, quero o um relatorio somente do 1o bimestre, eu colocaria a data inicio 01/01/11 e data fim 28/02/11, agora eu pergunto, esta data seria a data de saida ou a data de retorno? Se o funcionario A se afastou dia 15/12/10 e retornou dia 10/01/11, deve aparecer no relatorio? Ou se o funcionário B saiu dia 20/02/11 e retornou dia 20/03/11, deve aparecer?

Eu acho que deveria aparecer. O que complica..
Neste exemplo, acho que deve aparecer que o funcionario A, neste periodo em questão, ficou ausente 9 dias (1,2,3,4,5,6,7,8,9) e o B ficou ausente 9 dias (20,21,22,23,24,25,26,27,28). Certo?

Se for isto mesmo, pensei na seguinte condicional:

Pensando no mesmo periodo: 01/01/11 a 28/02/11
Existem 4 situações que o relatorio deve considerar.

1) se inicio e fim estiver dentro do periodo. Ex. 10/01/11 a 20/01/11
Entao, calcula os dias entre os periodos da macação. (10 dias afastado)


2) se inicio estiver antes e fim estiver dentro do periodo. Ex. 15/12/10 a 15/01/11
Então, calcula os dias entre a data inicio do relatorio e a data fim da marcação (01/02/11 a 15/01/11 = 14 dias)

3) se inicio estiver dentro do periodo e fim estiver depois do periodo. Ex 18/02/11 a 20/04/11
Então, calcula os dias entre a data do inicio da marcação e a data fim do período (18/02/11 a 28/02/11 = 10 dias)

4) se inicio estiver antes do periodo e fim estiver depois do periodo. Ex. 28/12/10 a 10/03/11
Então considera os dias do período (01/01/11 a 28/02/11 = 58 dias)

As demais situações não farão parte do relatório.
Dr.Raladão
Dr.Raladão Membro Senior Registrado
171 Mensagens 22 Curtidas
#1928 Por Dr.Raladão
09/04/2011 - 16:32
ANTES DE MAIS NADA QUERO PARABENIZAR A TODOS PELO GRANDE ESFORÇO EM AJUDAR A ENRIQUECER ESTE FORUM. NINGUEM PODE NEGAR QUE EU SOU UM GRANDE AMANTE DO EXCEL. ADORO DESENVOLVER MACROS. ESTAVA MEIO SUMIDO MAIS É POR CAUSA DA FACULDADE.
NAO QUERENDO ME ENTROMETER NO RACIOCINIO DE VCS QUE ESTA MUITO LEGAL. (ESTOU ACOMPANHANDO ) EU NAO SEI SE VALE A IDEIA MAIS ESTOU COLOCANDO AKI UMA SUGESTAO QUANTO QUESTAO DA INCLUSAO DA INFORMAÇÃO SE O FUNCIONARIO ESTA OU NAO NA ATIVA (TRABALHANDO) ,(DE ACORDO COM RACIOCINIO DO PEDROTTI). ISSO PODERIA SER COLOCADO DIRETO NO CADASTRO DO FUNCIONARIO. VEJA A PLANILHA FUNCIONARIOS. - É APENAS UMA IDEIA SIMPLES . SE NAO GOSTAREM CONTINUEM COM O RACIOCINIO DE VOCES OK?

UMA OUTRA SUGESTAO E ESSA VAI PARA O AMIGO PESKZ - DIGA SE DE PASSAGEM M GRANDE COLABORADOR AQUI NO FORUM - É COLOCAR EM SEU CÓDIGO ANTES DE TODAS AS SUB-ROTINAS A SEGUINTE LINHA DE COMANDO
Application.ScreenUpdating = False

ISSO FARA COM QUE A EXECUÇÃO DA MACRO RODE EM SEGUNDO PLANO
EU FAÇO ISSO EM MINHAS MACROS E FICA BEM ELEGANTE.

PARABENS!

Anexos

Anderf
dance.gif
PEDROTTI
PEDROTTI Novo Membro Registrado
32 Mensagens 1 Curtida
#1929 Por PEDROTTI
09/04/2011 - 18:28
Peskz disse:
.........Pensando no mesmo periodo: 01/01/11 a 28/02/11
Existem 4 situações que o relatorio deve considerar.

1) se inicio e fim estiver dentro do periodo. Ex. 10/01/11 a 20/01/11
Entao, calcula os dias entre os periodos da macação. (10 dias afastado)


2) se inicio estiver antes e fim estiver dentro do periodo. Ex. 15/12/10 a 15/01/11
Então, calcula os dias entre a data inicio do relatorio e a data fim da marcação (01/02/11 a 15/01/11 = 14 dias)

3) se inicio estiver dentro do periodo e fim estiver depois do periodo. Ex 18/02/11 a 20/04/11
Então, calcula os dias entre a data do inicio da marcação e a data fim do período (18/02/11 a 28/02/11 = 10 dias)

4) se inicio estiver antes do periodo e fim estiver depois do periodo. Ex. 28/12/10 a 10/03/11
Então considera os dias do período (01/01/11 a 28/02/11 = 58 dias)

As demais situações não farão parte do relatório.


Olá Peskz.

Olha a lógica do racioacínio vc pegou tanto que citou as 4 possibilidades de contagem para o bimestre.

Na verdade das possiveis datas o importante vai ser a quantidade de homens afastados no mês e quantidade de dias.

Ex: Irei citar os itens da sua demonstração, ok:
1) Nesse caso seria 01 - homem mês/15 dias mês;
2) Nesse caso seria 01 - homem mês/30 dias mês, porém dentro do mês de dezembro, que no caso seria o segundo mês do bimestre de calculo (NOV/DEZ), não podendo ser contato os 15 dias restantes que adentraram no mês de JAN, pois ai seria outro bimestre (JAN/FEV).
3) Nesse caso seria como o ex. do caso "2" só que utilizando a mesma lógica só que para cada mês, tipo FEV = 1h/30dias; MAR = 1h/30dias e ABR = 1h/02dias, isso porque a soma no seu caso deu 62 dias ok, mas geralmente é realizado o afastamento nos casos que iremos trabalhar (F, LP, LTS, CV, UA e SE) com períodos de 30, 60, 90 dias e assim por diante.
4) É o mesmo caso mesclado do item "2" e "3" ok. só que quase 60 dias hehehe....

No entanto vou lhe pedir desculpa de uma infomação real, como estes calculos são novos na empresa eu não tenho aqui em mãos a planilha que solicita estas informações, podendo eu estar enganado em algum calculo em um desses tipos de afastamentos, por exemlo poderá, se eu não me engano em algum deles ocorrer de se efetuar a soma direta de somente dos dias e não de homens. Vou hoje mesmo lá e pego essa informação e depois pposto aqui ok.
Mas a principio é isso que lhe passei, mas lembrando estes calculos seriam somente para o Controle 2 ou 3 e para estes tipos de afastamentos os demais continuam normalmente como o Controle1, e aquele item que pedi para colocar no Controle1 que esta no 2 " A Partir de: Até:" voce entendeu? Seria somente para ter um controle da entrada e saída dele, na seção, digamos assim, não seria admissão e nem demissão, ok.

PS. Estes cálculos são chamados aqui de "Absenteísmo" Que no dicionário Aurélio quer dizer: Ausência habitual da pátria, da propriedade, do emprego, etc. Falta de assiduidade, sobretudo ao trabalho.

Abraços
Pedrotti
"Um não eu já sei que é resposta"
PEDROTTI
PEDROTTI Novo Membro Registrado
32 Mensagens 1 Curtida
#1930 Por PEDROTTI
09/04/2011 - 19:16
Dr.Raladão disse:
ANTES DE MAIS NADA QUERO PARABENIZAR A TODOS PELO GRANDE ESFORÇO EM AJUDAR A ENRIQUECER ESTE FORUM. NINGUEM PODE NEGAR QUE EU SOU UM GRANDE AMANTE DO EXCEL. ADORO DESENVOLVER MACROS. ESTAVA MEIO SUMIDO MAIS É POR CAUSA DA FACULDADE.......UMA OUTRA SUGESTAO E ESSA VAI PARA O AMIGO PESKZ - DIGA SE DE PASSAGEM M GRANDE COLABORADOR AQUI NO FORUM - É COLOCAR EM SEU CÓDIGO ANTES DE TODAS AS SUB-ROTINAS A SEGUINTE LINHA DE COMANDO
Application.ScreenUpdating = False
ISSO FARA COM QUE A EXECUÇÃO DA MACRO RODE EM SEGUNDO PLANO
EU FAÇO ISSO EM MINHAS MACROS E FICA BEM ELEGANTE.
PARABENS!


Ola Dr. Raladão, muito obrigado pela sugestão, com certeza será bem vinda pelo nosso amigo Peskz.
De minha parte achei muito ótima a inclusão daquela forma na Aba Funcionários e não como havia citado de acrescentar mais dois itens na Aba Códigos.
Incluindo também a idéia do filtro nos lançamentos, só que lá eu irei lançar todos os afastamentos do ano, creio não poder ficar daquela forma, a não ser que no momento que for lançar algo ter como voltar ao normal.
E no Controle2, sei que é apenas uma idéia na qual ficou muito ótima, mas sugerindo seria bom aparecer alem da situação Ativo e Inativo a data desses lançamentos, que ao meu ver para os senhores é um simples detalhe.
Mas quero aqui imensamente agradecer o empenho e a dedicação dos Senhores em humildemente e prontamente em me ajudar, e queria aqui tambem acrescentar esse agradecimento a um AMIGO que conheci em outro forum que da mesma forma como a dos Senhores, sempre esta me ajudando e hoje nos tornamos virtualmente (email) grandes amigos.
É ai que vemos que nesse mundo apesar de grandes tragédias, maldades, etc, temos pessoas humildes, prestativas e sem nenhum orgulho em poder ajudar ao próximo.
Meu muito obrigado a todos e muita saúde e paz.
Pedrotti
PS. Peskz o outro Amigo deu uma sugestão se quiser ver também posto ela aqui. Diz respeito ass datas efetuadas nos lançamentos.smile.png
"Um não eu já sei que é resposta"
PEDROTTI
PEDROTTI Novo Membro Registrado
32 Mensagens 1 Curtida
#1932 Por PEDROTTI
09/04/2011 - 22:03
Dr.Raladão disse:
Segue O Que Vc Pediu Quanto Ao Lançamento Das Datas

Fiquem Na Paz!


Dr. Raladão ficou ótimo.
Perks, agradeço se inserir essa sugestão do Dr. Raladão.

Muito obrigado Dr. Valeu rindo_atoa.gif

PS. Quanto a situação do filtro falha minha aqui depois que fui ver o correto funcionamento do filtragem. Desculpa ai. :nao_sei_de_nada:
"Um não eu já sei que é resposta"
Peskz
Peskz Super Participante Registrado
482 Mensagens 15 Curtidas
#1933 Por Peskz
10/04/2011 - 04:38
PEDROTTI disse:
Dr. Raladão ficou ótimo.
Perks, agradeço se inserir essa sugestão do Dr. Raladão.


Engraçado, eu ja estava fazendo isto antes de ler, mas ai ficou um pouco diferente.

Melhorei a aba 'funcionario' com mais informações.

Melhorei o relatorio da aba 'controle2'

criei um relatorio 'aba' relatorio para aquelas apresentações bimestrais.

os filtros por datas é para estar funcionando.

vlw pelas dicas Raladão.

Abraço a todos

Segue o anexobebi_demais.gif

Anexos

Dr.Raladão
Dr.Raladão Membro Senior Registrado
171 Mensagens 22 Curtidas
#1934 Por Dr.Raladão
10/04/2011 - 08:53
Fala ai Peskz! blz!

aki sua planilha est ficando legal

vou te dar outra dica - provavelmente vc já sabe . mais que as vezes na hora agente nao lembra

coloque no corpo da macro que faz referencia a planilha TEMP

no inicio da macro a seguinte linha

sub suamacro()

Application.ScreenUpdating = False

Sheets("temp").Visible = 1

corpo da sua macro

Sheets("temp").Visible = 0

end sub

isso ira ocultar a planilha auxiliar Temp nao correndo o risco de alguem sem querer deletar a planilha temp achando que ela nao tem importancia

entende?

esta linha exibe a planilha temp temporariamente para usa-la e logo em seguida depois de usa-la ela oculta novamente

a linha
Application.ScreenUpdating = False
como eu já havia falado serve apenas para executar sua macro em modo oculto.

blz? imagino que vc já saiba disso. pelos teus conhecimentos acredito que já conheça esses recursos. é só para tentar ajudar no projeto.

outra coisa.

é bom explicar aos usuários da planilha que algumas macros que fazemos as vezes ela fica limitada a alguns recursos tipo a inserir linhas ou colunas, renomear a planilha ( em alguns casos isso estraga toda a macro) . (Sem falar na Função Procv) talvez seja legal protege-la desses recursos.
Anderf
dance.gif
P@tropi
P@tropi Highlander Registrado
3.4K Mensagens 2.6K Curtidas
#1935 Por P@tropi
10/04/2011 - 09:27
Bom dia PEDROTTI, Peskz e Dr.Raladão.

Que ótimo trabalho estão fazendo na planilha do amigo PEDROTTI, eu ainda estou aprendendo VBA e fico impressionado com a facilidade e a criatividade que vcs tiveram.
Vou dar uma estudada nos código para aprender um pouco mais.

Quem sabe um dia eu chego lá.

Um abraço a todos.
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