Logo Hardware.com.br
Jarod
Jarod Ubbergeek Registrado
7K Mensagens 52 Curtidas

Justiça paranaense torna ilegal software P2P

#1 Por Jarod 29/09/2009 - 17:00
Em uma decisão inédita no Brasil, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná proibiu a distribuição do software P2P, K-Lite Nitro, que permitia o compartilhamento de arquivos na internet.

De acordo com o documento oficial, a empresa Cadari Tecnologia da Informação e os responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção do programa computacional não podem disponibilizá-lo enquanto não for instalado um filtro de proteção, “que impeça o download de arquivos musicais protegidos pela Lei de Direito Autoral (Lei 9.610/98)”.


A ação foi movida pela Associação Protetora dos Direitos Intelectuais Fonográficos (APDIF), que representa as cinco maiores empresas do ramo fonográfico do país: EMI, Som Livre, Sony Music, Universal Musical e Warner Music.
Na decisão, a Justiça considerou que o software explorava comercialmente a tecnologia por meio da venda de espaço publicitário. Para os desembargadores, por conseguinte, os responsáveis pelo K-Lite Nitro podem ser condenados por infringir os direitos autorais, um crime tipificado no Código Penal com pena de dois a quatro anos de prisão.


A empresa paranaense, porém, já está recorrendo da decisão. Dentre os argumentos do primeiro recurso protocolado, a defesa alega que é impossível instalar o filtro pedido pelo Tribunal.


Em essência, a Justiça determinou que, em dez dias, fossem incluídos mais de quatro milhões de nomes de músicas das cinco gravadoras dentro do software, provindos de um CD entregue pela APDIF, a fim de serem barrados pelo recurso.

Leia mais
Bertotto
Bertotto Geek Registrado
3.1K Mensagens 89 Curtidas
#2 Por Bertotto
30/09/2009 - 18:19

Em essência, a Justiça determinou que, em dez dias, fossem incluídos mais de quatro milhões de nomes de músicas das cinco gravadoras dentro do software, provindos de um CD entregue pela APDIF, a fim de serem barrados pelo recurso
então tá facil (os nomes estao no cd é só CTRL+C e CTRL+V big_green.png ) poderia ser pior, já pensou se eles tivessem dado os nomes em arquivo físico (papel) ? aí sim ia ser oço big_green.png


De acordo com o documento oficial, a empresa Cadari Tecnologia da Informação e os responsáveis pelo desenvolvimento e manutenção do programa computacional não podem disponibilizá-lo enquanto não for instalado um filtro de proteção, “que impeça o download de arquivos musicais protegidos pela Lei de Direito Autoral (Lei 9.610/98)”.

Se isso atrapalhasse alguém a baixar músicas, jogos, DVD`s etc. Não existiria mais pirataria não acha?

Fora que se acabar mesmo fechando a empresa quem tem o software tem e pronto. E vai continuar se disseminando na net porque o povo poe nos sites de warez e voilá!


É a burrocracia.
Zunga
Zunga Super Participante Registrado
653 Mensagens 10 Curtidas
#4 Por Zunga
30/09/2009 - 18:55
A medida é tão inócua quanto ridúcula. O mesmo argumento poderia ser estendido para proibir a venda de gravadores de CD/DVD, conexões de banda larga, computadores, toca-fitas etc. Isto apenas no âmbito de música. Extrapolando, não deveria ser legal a venda de nada que possa ser utilizado para burlar a lei, não acham?

Sem falar que eles mesmos não cometeram nenhuma ilegalidade, os usuários sim, ao disponibilizarem os arquivos com copyright (que também acho errado, mas é a lei brasileira...).
Bit0N3
Bit0N3 Cyber Highlander Registrado
14.5K Mensagens 3.4K Curtidas
#5 Por Bit0N3
30/09/2009 - 19:01
sem falar nos carros, pra que marcar 260km/h o velocimetro se nao pode passar de 140 ?

ehhehe pra falar a verdade nem sei qual o limite maximo das estradas, varia, mas que seja.

mesma coisa. da mesma forma que o chip corta quando chega a 250 poderia cortar com menos.

eles querem por lei a torto e direito nao pro sujeito seguir, mas para poderem cobrar multa.

[]'s
Bit0N3
Bit0N3 Cyber Highlander Registrado
14.5K Mensagens 3.4K Curtidas
#8 Por Bit0N3
01/10/2009 - 00:02
mas um programa p2p nao serve pra pirataria, apesar de ser usado.

entao msn é um programa pornografico.

e o copy do dos é a pirataria em exencia, sem ele ninguem copiaria nada.

da mesma forma que vc pode ter uma espingarda pra caçar. nem por isso precisa deitar no parapeito de um predio e fical atirando em quem anda na rua.

nada a ver essa lei.

[]'s
Lord Enigm@
Lord Enigm@ Zerinho Registrado
5K Mensagens 642 Curtidas
#11 Por Lord Enigm@
01/10/2009 - 05:55
ice2642 disse:
mas um programa p2p nao serve pra pirataria, apesar de ser usado.


Veja bem ice, a justiça é puramente técnica e ela tem que dar uma resposta quando provocada nos termos da lei.

Se alguém coloca lá, em algúm site, "baixe nosso programa e faça o download de qualquer música mp3" e aufere lucro com isso direta ou indiretamente, a lei sugere que sua conduta pode ser considerada ilícita.

Eu estou de acordo que houve muita referência e propaganda ao programa utilizado e isso não é bom (não se pode confundir o software legítimo com a conduta individual considerada ilícita), mas também não concordo em reconhecer o ilícito e deixar que ele continue sendo feito (a "sedução" do site para a pirataria visando lucro aliada com a distribuição do meio de acesso as obras protegidas).
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal