Logo Hardware.com.br
Duende
Duende Ubbergeek Registrado
4.7K Mensagens 228 Curtidas

Pen drives e a lenda urbana de remover com segurança

#1 Por Duende 02/06/2009 - 23:13
jqueiroz disse:
Duende, duas coisas:

1) A "Remoção Segura" não é "lenda urbana". É um procedimento que evita perda de dados no dispositivo.


Grande número de usuários acredita que é preciso usar um recurso chamado "Remover o dispositivo com segurança" quando se termina de usar pen drive. A maioria dos usuários pensa que o dispositivo irá queimar se aquele ritual não for seguido. Pura lenda urbana. Outros, menos irracionais, temem uma perda de dados. Nenhuma das coisas acontece.

Mas o recurso existe e tem uma razão de ser, como será visto adiante.

Imagem

O Windows permite configurar um dispositivo de armazenamento USB ou SATA para ativar a gravação em cache. Este método ganha em desempenho, mas pode ocasionar a perda ou a corrupção de dados se a alimentação do dispositivo for subitamente interrompida. Porque a gravação é feito primeiro em cache e concluída somente após demonstar o dispositivo. Este, porém, não é o método padrão adotado quando se pluga pen drive ou cartão de memória. Eles estão sempre otimizados para remoção rápida, sendo, portanto, inteiramente desnecessário fazer remoção com segurança.

Se você lida com o público em lan houses ou birô de serviços vai sempre encontrar aquelas pessoas que ficam de cabelo em pé quando vêem você remover o dispositivo delas sem seguir o ritual que elas estão habituadas a seguir. É o efeito da lenda urbana na cabeça das pessoas. Lembre-se: Conhecimento é poder. Se você tem conhecimento, não vai fazer oferendas para aplacar a ira dos deuses sempre que houver tempestades. Vai apenas cuidar de proteger seus eletrônicos contra um possível raio. Também não vai perder tempo removendo dispositivos USB com segurança, temendo uma queima, ou achando que terá perda de dados.


jqueiroz disse:


2) O assunto aqui é "Estabilizadores", assim, peço que retornemos ao assunto original. Caso alguém mais queira discutir a "Remoção Segura", peço que abram outro tópico.

Agradeço a compreensão.
policia.gif



Feito.
ffugita
ffugita Zerinho Registrado
10K Mensagens 221 Curtidas
#4 Por ffugita
02/06/2009 - 23:58
carq disse:
ta e no linux isso tambem é padrão ?
o proprio linux pede para remover com segurança e ai ?
muito interessante o caso !


O linux geralmente cria cache em pendrives ou outros drives removiveis. Voce pode configurá-lo para gravações sincronas, mas ai a vida útil do pendrive vai pro vinagre.

Tanto é assim, que muitas vezes ao dar umount no pendrive, ele pisca por um certo tempo até o comando ser finalizado, principalmente depois de usar muito o pendrive (ou outro drive removivel).

E como no windows eu não sei como está configurado o sistema, continuo removendo usando a ferramenta para desmontar o volume. Não demora nada, não gasto nada e não me prejudica em nada. E não fico com nenhuma duvida sobre a saúde do sistema.
Procurando algo mais descontraido?
http://www.bebuns.com.br comemorando.gif
Duende
Duende Ubbergeek Registrado
4.7K Mensagens 228 Curtidas
#5 Por Duende
03/06/2009 - 00:03
Não sou expert em Linux, uso apenas ocasionalmente. Mas minha experiência com Linux mostra que deve desmontar a pen drive antes de remover sim. Não vai perder ou corromper o que já estava gravado lá. Mas o que foi gravado por último não foi gravado de verdade, foi gravado em cache por padrão, ao contrário do que acontece no Windows. Assim, se pluguei a pen drive no Ubuntu, copiei uma foto e removi, a foto não está lá coisa nenhuma. Cadê ela? Foi gravada em cache e ficou em cache, não na pen drive. Talvez outras distribuições façam a gravação direto. Ou talvez fique a gosto do freguês configurar como achar melhor. Mas o Linux tem isso de montar e desmontar os dispositivos, então é melhor desmontar. No Windows minha experiência vem desde a época em que pen drive de 32MB custava quase 600 reais. Lembro-me de quando a novidade chegou ao Brasil, ou melhor, chegou a algumas poucas lojas mais avançadas e comprei o meu primeiro. Hoje em dia tenho diversas unidades em uso diário. Nunca perdi um dado, nunca removi com segurança. Quebrei, sim, a cara, certa vez que gravei dados no Ubuntu e quando fui utilizar em outro computador, cadê eles? Não estavam lá. Por isso, qualquer que seja a distribuição Linux, mando demonstar sim. Talvez em algumas não seja preciso, mas a lógica do Linux é montar e desmontar os dispositivos, embora a montagem hoje em dia seja automática em quase todas as distribuições.
XQuest
XQuest General de Pijama Registrado
5.2K Mensagens 76 Curtidas
#6 Por XQuest
03/06/2009 - 00:32
Eu acho que desde que não se remova enquanto o pendrive esteja trabalhando (lendo ou gravando) não tem problema nenhum puxar ele da porta USB.
Mobo Gigabyte GA-H77-DS3H / Intel i5-3450 / Memória Ram TGT Galadius 300 32 gb Ddr3  1600mhz / HD Western Digital Caviar Black 1.0 Tb 32Mb SATA2 / Fonte Corsair  VX-450W / Windows 10 Pro 64 bits.

........

A justiça é a verdade em ação - (Joseph Joubert)
jqueiroz
jqueiroz Cyber Highlander Registrado
104K Mensagens 5.7K Curtidas
#7 Por jqueiroz
03/06/2009 - 00:39
Olá Duende,

Primeiramente obrigado por trazer o assunto pra outro tópico. Aqui a gente fica mais à vontade pra debater este assunto.

Realmente há um mal-entendido sobre a "Remoção Segura". Por algum motivo, criou-se uma falsa impressão de que a função dela seria evitar a queima do pendrive.

Isso, eu concordo contigo: é pura lenda. Os pendrives, e a própria interface USB, foram criados para serem HotPlug.

O problema é que apesar de HotPlug, o pendrive é um dispositivo de armazenamento.

Por questão de desempenho, é muito comum o uso de buffers nas gravações. Os dados gravados só são realmente gravados quando o buffer enche, ou a operação é finalizada.

Essa bufferização acontece em vários níveis, desde o nível das aplicações até o próprio sistema operacional.

A função da Remoção Segura, então, é avisar ao sistema operacional, e a todos os aplicativos do sistema, que aquele dispositivo de armazenamento não estará mais disponível, e que eles devem todos esvaziar seus buffers. Isso garante que todos os dados estarão sincronizados com o armazenamento.

Retirar o pendrive sem usar a "Remoção Segura" não vai queimá-lo, mas aumenta a chance de perda de arquivos. Note que eu disse "chance". Sendo "chance", ela pode se concretizar, ou não.

Algumas pessoas andam de avião todos os dias, a vida toda, e morrem de velhice. Outras, morrem de acidente no primeiro avião que pegam. Chance é isso.
"chmod 777 nunca ajudou ninguém" (c) 2002-2021 JQueiroz/FGdH
Conheça o Blog do Zekke
AntonioFC
AntonioFC Highlander Registrado
12.2K Mensagens 885 Curtidas
#9 Por AntonioFC
03/06/2009 - 02:11
Descupe por não ler os topicos todos mas é apenas pra informar que danifiquei minha porta USB utilizando o Windows e removendo o pen sem (falta de atenção e pressa ) observar o tal retirar com segurança !

Pode até ser uma coincidencia mas nunca mais retirei qualquer dispositivo USB tanto no Linux como no Windows sem observar o " Retirar com Segurança"

Boa Sorte
AntonioFC

ps: Sem polemicas ,por favor .... :-)
Kraftwerk
Kraftwerk Cyber Highlander Registrado
29.4K Mensagens 9.4K Curtidas
#10 Por Kraftwerk
03/06/2009 - 03:24
Olá amigos.anjinho.gif

Já que o recurso Remover com Segurança existe não vejo razões para não usá-lo. Não demora tanto assim e pressa nunca ajudou em nada. Melhor evitar do que remediar. Um colega meu de trabalho sempre ria por me ver fazendo esse procedimento e pra mostrar que era desnecessário plugou o seu pendrive de 8 GB. Depois que reconheceu ele o retirou rápido. Na hora nada, mas quando foi plugar o pendrive no seu PC começou a choradeira. Lá se foram os seus preciosos arquivos para a Terra do Nunca. Coincidência ou não, não custa seguir o procedimento. Ruim quando acontece justamente com o da gente.

Até mais.comemorando.gif
Christo Nihil Praeponere
"Quem procura a Verdade, consciente ou não, procura Deus"
"Aprovemos Leis que proíbam o Comunismo, o Fascismo, o Nazismo, o Socialismo e qualquer doutrina totalitária."
"Quando dominam os justos, alegra-se o povo; quando governa o ímpio, o povo geme." Provérbios, 29:2
Thácito
Thácito Geek Registrado
2.6K Mensagens 42 Curtidas
#11 Por Thácito
03/06/2009 - 08:42
Já tive 4 pen drivers diferentes e sempre retirei sem remover, e até hoje não me recordo de perder nem um dado.

1º Pen - Data traveler 1 gb
2º Pen - Data traveler 4 gb
3º Pen - Data traveler 8 gb
4º Pen - Markvision 16 gb

Todas até hoje estão funcionando perfeitamente... Exeto o de 1 GB porque minha prima (2 anos) colocou dentro de uma balde de água. hehe
Desktop
I5 3470 + 8GB Ram + 2 TB HD Hitachi + 1TB HD Samsung + Win 8.1 PRO

Notebook
I5 2410 + 6GB Ram + 750GB HD Samsung + Winwdows 7 Ultimate
Eddye
Eddye Ubbergeek Registrado
5.5K Mensagens 147 Curtidas
#12 Por Eddye
03/06/2009 - 08:57
kkkkkkkkkkkkkkk...

off: minha mae ja coloco uma calça minha com o pen no bolso... com sabao e tdo... O.o

entao...

eu tenho um kigston de 8GB a poco mais de um ano. e sempre removi ele, sem ejetar... eu só espero o led apagar e tiro... tpw, qndo vc termina de faze algo, ele ta piscando, dae ele para, e começa a piscar de novo... dae para... entao, eu tiro...

t+
The Dark Eternal Night...
DoriJr.
DoriJr. Membro Senior Registrado
297 Mensagens 6 Curtidas
#13 Por DoriJr.
03/06/2009 - 09:13
Eu sempre removi com segurança, por coincidencia ou não, no dia em que eu removi o pen drive sem usar esse recurso ele queimou :/ !!!
Dai fica a minha duvida!!!
Outra coisa, e pen drive com tecnologia U3 (que executa programas automaticamente quando é conectado a uma porta USB). Se removermos ele direto não tem o pirigo de ele ainda estar executando o programa e danificar algo??
sem PC cap_triste.png nao_sei.gif
jqueiroz
jqueiroz Cyber Highlander Registrado
104K Mensagens 5.7K Curtidas
#14 Por jqueiroz
03/06/2009 - 09:19
por coincidencia ou não, no dia em que eu removi o pen drive sem usar esse recurso ele queimou :/

Queimou, ou danificou a partição? O resultado é o mesmo, mas os sintomas são diferentes.

Queimar, é coincidência, ou defeito de fabricação.

Danificar a partição é uma consequência provável de não usar a "Remoção Segura".
"chmod 777 nunca ajudou ninguém" (c) 2002-2021 JQueiroz/FGdH
Conheça o Blog do Zekke
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal