Logo Hardware.com.br
euzinn
euzinn Super Participante Registrado
339 Mensagens 37 Curtidas

[Resolvido] PC demora a se conectar à rede

#1 Por euzinn 15/05/2018 - 09:14
Bom dia, pessoal!

Seguinte, há algum tempo já venho me deparando com este problema, e como é algo "que se resolve só", eu não estava me importando tanto, até porque eu quase não desligo/reinicio o PC e nem dá tanto problema na internet para precisar reiniciar o modem... Mas como esses dias eu precisei fazer uns testes no meu PC, acabei precisando reiniciá-lo algumas vezes e o problema em questão me incomodou muito.

O que acontece é o seguinte:

Quando reinicio o modem, reinicio o PC ou algo aconteça para que eu perca conexão com a rede, ele demora a conseguir se reconectar.

Às vezes é rápido... Coisa de segundos. Geralmente demora de 3 a 6 minutos... Mas já chegou a passar uns 10+ minutos tentando para conseguir conectar.

No vídeo abaixo seguem alguns segundos do problema. Já estava demorando uns 5 minutos quando comecei a gravar, mas aí ele conseguiu achar com alguns segundos depois... Só para vocês terem ideia, segue:

https://www.4shared.com/video/n6anrELHda/rede.html
(vídeo de 5mb)

O que eu já fiz para tentar resolver:

1- Troquei os conectores;
2- Troquei o cabo;
3- Troquei a porta de conexão no modem;
4- Testei outro PC e um notebook no mesmo cabo (ambos conectaram normal);
5- Desinstalei o driver e reinstalei novamente o driver original da placa-mãe;
6- Desinstalei o driver e instalei um driver genérico.

A placa-mãe (M5A78L-M PLUS/USB3) 1 ano de uso, mas o problema já vem acontecendo há uns 3 meses.

Outros dispositivos (PC's, notebooks, tablets, smartphones, etc) não têm o mesmo problema e conseguem se conectar à rede normalmente, tanto wired quanto wireless.

Alguém tem alguma dica de como posso resolver isso?

Agradeço desde já!


Abraços
ZAKE
ZAKE Zumbi Registrado
2.6K Mensagens 1.1K Curtidas
#2 Por ZAKE
15/05/2018 - 13:10
euzinn disse:

Mas como esses dias eu precisei fazer uns testes no meu PC, acabei precisando reiniciá-lo algumas vezes
O que eu já fiz para tentar resolver:
1- Troquei os conectores;
2- Troquei o cabo;
3- Troquei a porta de conexão no modem;
4- Testei outro PC e um notebook no mesmo cabo (ambos conectaram normal);
5- Desinstalei o driver e reinstalei novamente o driver original da placa-mãe;
6- Desinstalei o driver e instalei um driver genérico.
Outros dispositivos (PC's, notebooks, tablets, smartphones, etc) não têm o mesmo problema e conseguem se conectar à rede normalmente, tanto wired quanto wireless.


Falhas eletronicas na interface de rede, na maioria dos casos, seriam percebidas e informadas pelo Windows, mesmo que fosse apenas um sinal amarelo no Gerenciador de Dispositivos.
O problema pode estar no teu sistema operacional, ou algum problema causados pelos tais testes que voce fez ai.
Lembre que voce pode restaurar o sistema pra uma data antes do problema começar.

Isso ocorreu apos algo como troca de antivirus ??? Ou se, neuroticamente, voce instalou um segundo antivirus !!?
Pode tambem ser provocado por algum virus.

Uma dica:
- Tecle Windows e digite ncpa.cpl
- Escolha a interface de rede que tá usando e dê duplo clique.
- Clique em Propriedades.

Veja na lista se tem algum item/serviço diferente/estranho na lista.

.-.-.-
Você é livre pra fazer escolhas, mas é prisioneiro das consequências - Pablo Neruda.
euzinn
euzinn Super Participante Registrado
339 Mensagens 37 Curtidas
#4 Por euzinn
15/05/2018 - 15:37
ZAKE disse:
Falhas eletronicas na interface de rede, na maioria dos casos, seriam percebidas e informadas pelo Windows, mesmo que fosse apenas um sinal amarelo no Gerenciador de Dispositivos.
O problema pode estar no teu sistema operacional, ou algum problema causados pelos tais testes que voce fez ai.
Lembre que voce pode restaurar o sistema pra uma data antes do problema começar.

Isso ocorreu apos algo como troca de antivirus ??? Ou se, neuroticamente, voce instalou um segundo antivirus !!?
Pode tambem ser provocado por algum virus.

Uma dica:
- Tecle Windows e digite ncpa.cpl
- Escolha a interface de rede que tá usando e dê duplo clique.
- Clique em Propriedades.

Veja na lista se tem algum item/serviço diferente/estranho na lista.

.-.-.-

Fala, @ZAKE !

Cara, como eu falei, eu fiz uns testes esses dias... Mas eram testes de configurações de um jogo, o qual precisava reiniciar para vigorar as alterações.

O problema com a rede, já vem acontecendo há mais de 3 meses, então não tem relação com o que eu fiz semana passada.

Quanto ao antivírus, eu só uso um, o NOD32.

Eu já tinha olhado as propriedades da interface de rede... Nada fora do padrão. fiquei_triste.png


jqueiroz disse:
O serviço IPv6 está ativo no computador?

Não, não está. Desde sempre eu uso IPv4, e como falei, nunca tinha dado problema na placa-mãe antiga nem nessa nova, mas há pouco mais de 3 meses esse problema começou.



Eu esqueci de especificar uma coisa: depois que consegue conectar, não dá nenhum problema. O tráfego na rede e na internet são perfeitos... A demora é somente para conseguir conectar, coisa que já levou mais de 10 minutos para conseguir.
PC em atualização mostrando_lingua.png
euzinn
euzinn Super Participante Registrado
339 Mensagens 37 Curtidas
#6 Por euzinn
15/05/2018 - 17:37
jqueiroz disse:
Vou insistir sobre o IPv6. Confirma pra mim esse ajuste, nas propriedades da conexão local. Se o protocolo IPv6 estiver ativo, desative-o.
Em seguida, execute também o comando "ipconfig /flushdns".

Dê retorno.

IPv6 desativado, como dito anteriormente.

Após realizar o comando indicado, desconectei e reconectei para testar, mas nada mudou. Segue o vídeo:
https://www.4shared.com/video/-tC5XRC5gm/rede1.html
(vídeo de 32mb)
PC em atualização mostrando_lingua.png
euzinn
euzinn Super Participante Registrado
339 Mensagens 37 Curtidas
#8 Por euzinn
15/05/2018 - 18:30
Astrosol disse:
Entre na central de rede e compartilhamento, alterar as configurações do adaptador, dá um clique e escolha propriedades >protocolo IP versão 4> propriedades e veja se o endereço IP E DNS estão sendo obtidos. Se não estiverem, então saiba que o computador não está tendo um endereço único.

O endereço da rede é um só, sempre. Todos os PCs e notebooks têm um IP local fixo, mudando, obviamente, apenas o último número do octeto. Só o da própria internet (NET) que é dinâmico. Mas como falei, só um PC está apresentando o problema, então acredito que seja alguma configuração específica neste PC.

Recebo a internet no modem da NET e uso as portas do próprio modem. São 2 PCs ligados diretamente no modem, fora os aparelhos que estão ligados pelo Wi-Fi.
PC em atualização mostrando_lingua.png
jqueiroz
jqueiroz Cyber Highlander Registrado
104K Mensagens 5.7K Curtidas
#9 Por jqueiroz
15/05/2018 - 19:32
Abra o painel de controle >> rede >> lista dos adaptadores de rede, veja se no período em que a máquina fica conectando, ela indica "obtendo endereço IP", "autenticando", etc.

EDIT: Na tela abaixo... aparece assim ("Rede / Compartilhamento")?
Anexo do post

Ou assim ("Rede / Autenticação")?
Anexo do post

Anexos

"chmod 777 nunca ajudou ninguém" (c) 2002-2021 JQueiroz/FGdH
Conheça o Blog do Zekke
euzinn
euzinn Super Participante Registrado
339 Mensagens 37 Curtidas
#10 Por euzinn
15/05/2018 - 19:59
jqueiroz disse:
Abra o painel de controle >> rede >> lista dos adaptadores de rede, veja se no período em que a máquina fica conectando, ela indica "obtendo endereço IP", "autenticando", etc.

Eu tinha feito dois vídeos mostrando como ficava... Mas fiz outro mostrando o que mostrava antes e o que você perguntou.

Segue:
https://www.4shared.com/video/Dx9gSIoOfi/rede2.html
(vídeo de 19mb)

É como se estivesse com mal contato... Fica alternando entre "ativo > cabo desconectado > identificando".
PC em atualização mostrando_lingua.png
jqueiroz
jqueiroz Cyber Highlander Registrado
104K Mensagens 5.7K Curtidas
#11 Por jqueiroz
15/05/2018 - 22:00
Rapaz, eu não tenho como ver vídeos da 4Shared aqui no serviço (Política de acesso), e estou sem computador em casa pra acessar.
Se você puder só responder se fica autenticando ou não, ou se a tal aba "Autenticação" aparece, pode adiantar a sua solução...
"chmod 777 nunca ajudou ninguém" (c) 2002-2021 JQueiroz/FGdH
Conheça o Blog do Zekke
euzinn
euzinn Super Participante Registrado
339 Mensagens 37 Curtidas
#12 Por euzinn
16/05/2018 - 00:21
jqueiroz disse:
Rapaz, eu não tenho como ver vídeos da 4Shared aqui no serviço (Política de acesso), e estou sem computador em casa pra acessar.
Se você puder só responder se fica autenticando ou não, ou se a tal aba "Autenticação" aparece, pode adiantar a sua solução...

euzinn disse:
É como se estivesse com mal contato... Fica alternando entre "ativo > cabo desconectado > identificando".

Apenas isso... Até conseguir conectar.
PC em atualização mostrando_lingua.png
jqueiroz
jqueiroz Cyber Highlander Registrado
104K Mensagens 5.7K Curtidas
#13 Por jqueiroz
16/05/2018 - 00:37
euzinn disse:
É como se estivesse com mal contato... Fica alternando entre "ativo > cabo desconectado > identificando".

Isso seria uma indicação de mau contato, se continuasse conectando/desconectando o tempo todo.

Uma forma de descartar problema de driver seria rodar um Linux em live-cd ou libe-pendrive nessa máquina e ver se o problema reproduz. Se não reproduzir, é um problema associado ao driver; mas se reproduzir, ou é hardware, ou é o firmware da placa de rede.
"chmod 777 nunca ajudou ninguém" (c) 2002-2021 JQueiroz/FGdH
Conheça o Blog do Zekke
euzinn
euzinn Super Participante Registrado
339 Mensagens 37 Curtidas
#14 Por euzinn
16/05/2018 - 02:56
jqueiroz disse:
Isso seria uma indicação de mau contato, se continuasse conectando/desconectando o tempo todo.

Uma forma de descartar problema de driver seria rodar um Linux em live-cd ou libe-pendrive nessa máquina e ver se o problema reproduz. Se não reproduzir, é um problema associado ao driver; mas se reproduzir, ou é hardware, ou é o firmware da placa de rede.

Acho que mau contato não é, pois depois que conecta, não dá mais problema, até que volte a sair da rede por algum outro motivo (reiniciar o modem, PC, etc).

Agora o que causa estranheza, é que até começar esse problema, funcionava perfeitamente... Nada mudou, praticamente. Nenhum hardware novo e praticamente nenhum software novo (que viesse a dar problema na rede, eu acho).

Vou ver se consigo fazer isso do Linux... Se eu conseguir, volto a postar algo. No mais, algo mais a indicar?

Caso alguém tenha mais alguma possível solução...
PC em atualização mostrando_lingua.png
Naldo Volpe
Naldo Volpe Cyber Highlander Registrado
20.8K Mensagens 3.5K Curtidas
#15 Por Naldo Volpe
16/05/2018 - 10:21
- Só existem 4 hipóteses:
- Cabo de Rede problemático
- Adaptador / Placa de Rede defeituoso ou Driver problemático
- Porta do Modem e ou Roteador problemática
- Sistema Operacional bixado
Brazilian Game Player:| Brawl Stars BR |
- Atenção:Não seja um idiota, não saia de casa sem máscara.!.
- Continue utilizando máscara em ambientes abertos e fechados.!.
- A Pandemia não acabou, não faça festas / não faça aglomeração / 
não fique em lugares com muitas pessoas próximas /
Brasil: +22.590 novos casos. Situação atual. | Japão: +53.911 novos casos | Cachaceiro L detonando o Brasil |
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal