Logo Hardware.com.br
panzer_rj
panzer_rj Membro Junior Registrado
130 Mensagens 4 Curtidas

Patch para cabo extensor de modem 3G Huawei E156

#1 Por panzer_rj 05/12/2009 - 20:53
Tenho um modem 3G (Operadora Vivo), fabricante Huawei, modelo E156, que uso para navegar na internet no meu notebook.
Em alguns lugares o sinal da Vivo fica fraco e ao invés de aparecerem 5 barrinhas de sinal numa escala crescente, aparece uma ou as vezes nenhuma barrinha e a conexão cai toda hora.
Pesquisando aqui e em outros foruns sobre as possíves soluções para esse problema, encontrei dicas sobre a utilização de um cabo extensor usb com circuito eletrônico para tentar captar um melhor sinal da operadora, recomendado por um usuário num site no exterior. O usuário chama-se George Vita e o link do site é:
http://www.acomelectronics.com/GeorgeVita/
O link no site dele falando do tal cabo com um circuito eletrônico simples (com a função de reforçar a corrente elétrica da alimentação do modem proveniente da porta usb que seria a solução para esse problema de falha de conexão) é esse a seguir:
http://forum.huawei.com/jive4/thread...hreadID=323666
O link com as fotos das montagens dos dois tipos de circuitos sugeridos (um mais complexo e outro menor com apenas 3 componentes) é o seguinte:
http://www.acomelectronics.com/Georg...0fix_foto.html
Montei os dois circuitos obedecendo criteriosamente os tipos, valores e posicionamento dos componentes eletrônicos e ao contrário dos comentários no tal forum o resultado foi o seguinte:
O circuito mais completo não funcionou. Imagem
O Windows XP detecta o modem usando os drivers da Huawei disponíveis no próprio modem (que sabe-se que também é um pendrive), porém o software discador dele não detecta o dispositivo E156 e portanto o modem não conecta.
Interessante observar que nesse circuito maior, o texto do site fala em SEIS componentes montados TODOS em paralelo: 2 capacitores eletrolíticos de 470mF/16v (creio que para formar o equivalente de 1.000mF porém num volume menor), 1 capacitor de tântalo de 33mF/16v, 1 capacitor cerâmico de 100nF, 1 capacitor cerâmico de 100pF e 1 resistor de 15k (que ele diz ser necessário para descarregar os eletrolíticos ao dar power-off no conjunto). Mas depois que não funcionou notei que nas fotos aparece claramente um SÉTIMO componente, um eletrolítico menor de valor ignorado. Não sei se isso poderia estar causando o não funcionamento. Gostaria de saber se mais alguém montou esse circuito e teve êxito.
Em seguida removi esse circuito e soldei outro menor com um diodo schottky 1N5817 (equivalente do MBR340) na linha de +5V (anodo para o lado da porta usb e catodo para o lado do modem), um capacitor eletrolítico de 100mF/16v e um capacitor de tântalo de 3,3mF/16v, ambos em paralelo entre o +5V e o GND. Nesse caso, nas fotos não há mais nenhum componente faltando.
Infelizmente esse circuito menor também não funcionou. Imagem
Aqui ocorreu a detecção do modem tanto pelo XP quanto pelo software discador, mas não surge nenhuma barrinha de sinal e naturalmente nada de conexão.
É claro que eu já tinha testado antes esse cabo maior sem nenhum circuito, apenas usando o comprimento dele de 1,80m para tentar capturar um sinal um pouco melhor. Consegui num lugar com sinal fraco a melhora de nenhuma barrinha para uma ou de uma para duas barrinhas em determinados períodos.
Mas o que eu preciso é de 4 ou 5 barrinhas constantes para navegar e efetuar downloads sem falhas e isso o cabo extensor simples não resolve. Imagem
Se alguem aqui do Guia do Hardware ou de qualquer outro forum tiver montado esse cabo com esses circuitos e/ou entender a função dos componentes e souber de algo que faça esses patches funcionarem peço que me ajudem na solução.
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal