Logo Hardware.com.br
AkaMod
AkaMod Geek Registrado
2.8K Mensagens 94 Curtidas

O tempo está passando. Qual caminho seguir?

#1 Por AkaMod 26/08/2009 - 10:49
Olá pessoal, meu nome é Marcos e tenho 21 anos (faço 22 em Outubro), moro em Luziânia-GO e trabalho em Brasília-DF atualmente como Teleoperador de Help Desk.
Criei esse tópico porque estou precisando de dicas e orientação sobre o meu futuro profissional. Já li varios tópicos por aqui, filtrei dicas valiosas, mas ainda preciso definir algumas coisas.

Minha trajetória profissional e pessoal:

- Fevereiro a Novembro de 2001 (14 anos): primeiro curso de informática (Operador de Micro);
- Fevereiro de 2004 (16 anos): curso de informática + rotinas administrativas (Microlins);
- Junho a Setembro de 2004 (16 anos): estágio como Monitor de Informática (Microlins);
- 1 a 15 de Janeiro de 2005 (17 anos): primeira experiência como Instrutor de Informática básica (Microlins);
- Fevereiro de 2005 (17 anos): curso de montagem, manutenção e configuração de computadores + redes (Microlins);
- Fevereiro de 2005 a Julho de 2007 (17 - 19 anos) : Instrutor de Informática básica (Microlins);
- Abril de 2008 (20 anos): Teleoperador de Help Desk (emprego atual - 07:00 às 13:00);
- Maio de 2008 (20 anos): Papai. big_green.png :o


Experiência profissional: Conhecimento intermediário-avançado em Windows, montagem, manutenção e configuração de computadores, noções de redes de computadores (configuração, crimpagem de cabos, e etc) e Linux básico.

Atualmente, para conseguir um novo emprego ou até mesmo uma promoção, esbarro nos seguintes obstáculos:

- Distância: eu moro em Luziânia (entorno de Brasília-DF) e como é uma cidade média, mas que paga mal. Costumo buscar emprego no DF. São aproximadamente 60km, então muitos alegam o valor alto do vale transporte, que eu não poderia dar plantões e que em caso de emergência demoraria o meu deslocamento. E infelizmente no momento não tenho condições de mudar.
- Experiência: Apesar de todo o meu conhecimento, eu fui contratado como Instrutor e mesmo descrevendo em meu currículo as atividades, alegavam a falta de experiência como técnico e alguns até diziam que meu currículo era bom demais. Aqui eu senti a falta de um bom Networking também.
- Carteira de Habilitação: A maioria das vagas para técnico exige e no momento devido à situação financeira, não dá.
- Ensino Superior: Sim, eu deveria ter feito uma faculdade enquanto era cedo, mas infelizmente a situação financeira não permitia. Em primeiro emprego, nunca se ganha bem...rsrsrs.
- Capacitação: sempre surgem vagas de administrador de redes e programador.


Sei que devo buscar o ensino superior urgentemente, mas a situação financeira não permite. A minha principal dúvida é sobre qual caminho seguir de imediato além de um curso superior.
No momento creio que o ideal seria:
1) Investir mais no meu potencial divulgando meus serviços como Técnico, através de folders, cartões e boca-a-boca. Só que eu esbarro no problema de não ter condução para atender aos clientes mais distantes e carregar PC de ônibus e ainda mais dos outros é complicado e nada seguro. Apesar de que eu poderia contornar isso pagando um táxi. stick_out_tongue.png ;
2) Aproveitar o tempo vago e estudar programação ou web, mas isso automaticamente faria com que eu tivesse que deixar de lado a primeira opção;
3) Simplesmente estudar bastante para prestar um bom vestibular no fim do ano afim de conseguir uma bolsa integral.

Já perdi algumas oportunidades esse ano, como os cursos de EAD da ETB (Escola Técnica de Brasília) e se não me engano teve uns cursos gratuitos pelo SENAI-DF também.
Pensei também em no fim do ano tentar o processo seletivo para o Curso de Técnico em Informática da ETB.

Ah, eu tenho algumas dúvidas também:
- Vi no site do MEC uma página dedicada às instituições que fornecem cursos técnicos em todo o Brasil. Mas a minha dúvida é: um curso técnico só é considerado técnico se estiver nesta listagem?! Pergunto porque, na minha cidade por exemplo tem uma Unidade do SENAC que oferece curso de técnico em informática e o curso não está na listagem. Logo mesmo se tratando de um curso feito no SENAC, ele não pode ser considerado um curso técnico ou qualquer curso oferecido pela instituição listada é considerado técnico?!
- Qual curso tecnológico é ideal para o mercado de hoje e de amanhã:
Tecnólogo em Redes de Computadores, Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Sistemas para Internet.
- Alguém sabe falar da qualidade de ensino da UNEB? É que lá tem um curso de Tecnólogo em Processamento de Dados que você pode fazer o Tecnólogo de 2 anos, pegar o diploma e continuar cursando (após pagar uma taxa) para finalizar o curso superior regular. Eu achei estranho, dá uma idéia de "meio diploma", sei lá...rsrsrs.

Por hora é isso galera, aceito críticas, sugestões, doações
rmaiabh
rmaiabh Cyber Highlander Registrado
9K Mensagens 1.6K Curtidas
#2 Por rmaiabh
26/08/2009 - 21:48
Em primeiro lugar, e acima de tudo, lhe falta network (um bom). Você está precisando de um bom "coach". E tem um fato também: Você foi pai muito cedo, e se foi algo não programado... Algumas coisas da tua vida não vão mudar, portanto, você precisa ser um pouco mais pró-ativo e começar a traçar algumas metas para seu futuro profissional. Faça seu Plano de Vida.

Tem um tópico antigo que se chama quanto cobrar por uma formatação. Procure-o que você vai ver quanta informação tem lá (é o iniciado pelo Metallica).
Dúvidas? Somente no fórum! Não respondo dúvidas técnicas por MP.
Todos os cogumelos são comestíveis, alguns somente uma vez.
[post=2044263]APRENDA A COBRAR POR SERVIÇOS DE INFORMÁTICA[/post]
"Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos." (Euclides da Cunha)
m4l0v1sky
m4l0v1sky Veterano Registrado
1.1K Mensagens 6 Curtidas
#3 Por m4l0v1sky
27/08/2009 - 12:00
acredito que algo mais que fundamental para você, se você quer trabalhar como autonomo, é conseguir um meio de locomoção.

Nem que você faça uma carretinha para carregar os micros numa bicicleta, você tem que ter um meio de transporte.

Você comentou sobre onibus.

Bem, quando eu tinha meus 15 anos e não tinha carteira, sempre descolava uma carona de alguém, ou em ultimo caso pegava onibus com o pc no braço mesmo.

Ja faz 6 anos que faço free lance para ganhar um dinheiro por fora (trbaalho com ti em uma empres), depois que você faz sua clientela, se você tratar todo mundo bem e principalmente, se você faz seu trbaalho bem feito, eles sempre te procuram.

Pretendo até metade do ano que vem abrir uma empresa de informática, se as coisas continuarem como estão caminhando vai dar certo!

Tenho fé que você consiga, pense no futuro, não só agora!

acredito que taxi gera um alto custo, o que diminuiria seu lucro ou aumentaria muito o valor de sua manutenção.

ABraço,

Thomaz J.
arkOrchid"> Linux User Number:arkOrchid"> #469557
Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
8K Mensagens 939 Curtidas
#4 Por Quemel
27/08/2009 - 14:14
m4l0v1sky
Ja faz 6 anos que faço free lance para ganhar um dinheiro por fora (trbaalho com ti em uma empres), depois que você faz sua clientela, se você tratar todo mundo bem e principalmente, se você faz seu trbaalho bem feito, eles sempre te procuram.


Thomaz J.


Caro m4l0v1sky,

vc tem razão, quando estava sem carro, meus clientes faziam questão de pagar o meu taxi (ida e volta) + o valor da consultoria.

Teve até um ex-ministro de Estado que me deu o maior esculacho quando eu disse que não poderia lhe atender, pois estava sem o meu Fiat UNO.

- Não me interessa. Vou mandar meu motorista ai pegar vc

Fiquei corado de vergonha!nao_sei_nao.png
AkaMod
AkaMod Geek Registrado
2.8K Mensagens 94 Curtidas
#5 Por AkaMod
27/08/2009 - 19:56
Acabei me esquecendo de falar que realmente ser pai tão cedo não estava nos meus planos, mas como vc disse rmaiabh, isso não muda.
Pelo que vocês responderam, realmente o ideal é seguir como autônomo mesmo pra descolar uma grana extra o mais breve possível. Já vou providenciar os cartões e etc. Espero em no máximo 1 mês voltar com boas notícias nesse tópico. big_green.png
Abraço galera, sintam-se livres para comentar mais alguma coisa.
rmaiabh
rmaiabh Cyber Highlander Registrado
9K Mensagens 1.6K Curtidas
#6 Por rmaiabh
27/08/2009 - 21:37
AkaMod disse:
Acabei me esquecendo de falar que realmente ser pai tão cedo não estava nos meus planos, mas como vc disse rmaiabh, isso não muda.
Pelo que vocês responderam, realmente o ideal é seguir como autônomo mesmo pra descolar uma grana extra o mais breve possível. Já vou providenciar os cartões e etc. Espero em no máximo 1 mês voltar com boas notícias nesse tópico. big_green.png
Abraço galera, sintam-se livres para comentar mais alguma coisa.


Em primeiro lugar: Não aja por impulso. Sair do seu emprego atual e distribuir cartões não vai te levar muito longe.
Em segundo lugar: Planeje. Se você não se planejar, e sobretudo, não se provisionar, vai acabar fracassando antes mesmo de começar.
Em terceiro lugar: Cabeça fria. Você já é pai, tem um monte de responsabilidades para arcar, e os riscos que assumir tem que ser muito bem calculados. Se não está preparado para empreender, se prepare. Trocar a garapa pelo bagaço da cana não é algo muito inteligente.
Em quarto lugar: Conheça pessoas. Isso mesmo, conheça gente, faça contatos, vá em todos os eventos (principalmente os gratuitos) que puder. E mais ainda: Participe das coisas. Cave suas participações, se for preciso. Ofereça ajudas de graça, como por exemplo, em festivais de software livre.

Lembre-se de uma coisa: Se for para ser um empreendedor, seja um empreendedor oportunista. Não saia atirando para todos os lados sendo um empreendedor por necessidade. Veja o filme Robôs (Porquê um desenho animado, Robert?) tantas vezes quantas conseguir, com uma visão muito crítica sobre o personagem principal e reflita na frase: "Viu uma necessidade, atenda!" (Ahhh que saudades da minha professora de empreendedorismo...)

Outra coisa: Leia o tópico que indiquei, não vai se arrepender.
Dúvidas? Somente no fórum! Não respondo dúvidas técnicas por MP.
Todos os cogumelos são comestíveis, alguns somente uma vez.
[post=2044263]APRENDA A COBRAR POR SERVIÇOS DE INFORMÁTICA[/post]
"Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos." (Euclides da Cunha)
AkaMod
AkaMod Geek Registrado
2.8K Mensagens 94 Curtidas
#7 Por AkaMod
29/08/2009 - 07:37
rmaiabh disse:
Em primeiro lugar: Não aja por impulso. Sair do seu emprego atual e distribuir cartões não vai te levar muito longe.

Obrigado mais uma vez rmaiabh! boa.gif
Eu não pretendo sair do meu emprego atual, eu trabalho de 07:00 às 13:00, chego em casa por volta das 14:40. E ainda trabalho com escala (trabalho 4 e folgo 2).

rmaiabh disse:
Em segundo lugar: Planeje. Se você não se planejar, e sobretudo, não se provisionar, vai acabar fracassando antes mesmo de começar.

Eu tive um treinamento sobre isso no meu emprego anterior, até cheguei a colocar em prática no primeiro ano, mas acabei deixando de lado. Então é hora de retomar. Eles chamavam de Projeto de Vida.

rmaiabh disse:
Em terceiro lugar: Cabeça fria. Você já é pai, tem um monte de responsabilidades para arcar, e os riscos que assumir tem que ser muito bem calculados. Se não está preparado para empreender, se prepare. Trocar a garapa pelo bagaço da cana não é algo muito inteligente.

Com certeza! big_green.png
rmaiabh disse:
Em quarto lugar: Conheça pessoas. Isso mesmo, conheça gente, faça contatos, vá em todos os eventos (principalmente os gratuitos) que puder. E mais ainda: Participe das coisas. Cave suas participações, se for preciso. Ofereça ajudas de graça, como por exemplo, em festivais de software livre.

Excelente idéia. smile.png

rmaiabh disse:
Lembre-se de uma coisa: Se for para ser um empreendedor, seja um empreendedor oportunista. Não saia atirando para todos os lados sendo um empreendedor por necessidade. Veja o filme Robôs (Porquê um desenho animado, Robert?) tantas vezes quantas conseguir, com uma visão muito crítica sobre o personagem principal e reflita na frase: "Viu uma necessidade, atenda!" (Ahhh que saudades da minha professora de empreendedorismo...)

Sugestão anotada. smile.png

rmaiabh disse:
Outra coisa: Leia o tópico que indiquei, não vai se arrepender.

Eu já tinha dado uma lida nele por alto, até colhi umas dicas de lá. Mas como estou atoa aqui, vou dar mais uma olhada.
Abraço.

----------------------
E sobre isso aqui pessoal?!

AkaMod disse:
- Vi no site do MEC uma página dedicada às instituições que fornecem cursos técnicos em todo o Brasil. Mas a minha dúvida é: um curso técnico só é considerado técnico se estiver nesta listagem?! Pergunto porque, na minha cidade por exemplo tem uma Unidade do SENAC que oferece curso de técnico em informática e o curso não está na listagem. Logo mesmo se tratando de um curso feito no SENAC, ele não pode ser considerado um curso técnico ou qualquer curso oferecido pela instituição listada é considerado técnico?!
- Qual curso tecnológico é ideal para o mercado de hoje e de amanhã:
Tecnólogo em Redes de Computadores, Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Sistemas para Internet.
- Alguém sabe falar da qualidade de ensino da UNEB? É que lá tem um curso de Tecnólogo em Processamento de Dados que você pode fazer o Tecnólogo de 2 anos, pegar o diploma e continuar cursando (após pagar uma taxa) para finalizar o curso superior regular. Eu achei estranho, dá uma idéia de "meio diploma", sei lá...rsrsrs.
rmaiabh
rmaiabh Cyber Highlander Registrado
9K Mensagens 1.6K Curtidas
#8 Por rmaiabh
29/08/2009 - 10:31
AkaMod disse:
Eu tive um treinamento sobre isso no meu emprego anterior, até cheguei a colocar em prática no primeiro ano, mas acabei deixando de lado. Então é hora de retomar. Eles chamavam de Projeto de Vida.


Veja este site e aproveite, é tudo free!!! http://www.ead.sebrae.com.br/hotsite/

- Vi no site do MEC uma página dedicada às instituições que fornecem cursos técnicos em todo o Brasil. Mas a minha dúvida é: um curso técnico só é considerado técnico se estiver nesta listagem?! Pergunto porque, na minha cidade por exemplo tem uma Unidade do SENAC que oferece curso de técnico em informática e o curso não está na listagem. Logo mesmo se tratando de um curso feito no SENAC, ele não pode ser considerado um curso técnico ou qualquer curso oferecido pela instituição listada é considerado técnico?!


Possivelmente sim. O curso que está olhando é técnico mesmo, de 1,5 anos ou mais? Ou é um curso rápido? o SENAC tem escolas técnicas sim, mas veja bem se realmente o que você se informou é o real.

- Qual curso tecnológico é ideal para o mercado de hoje e de amanhã:
Tecnólogo em Redes de Computadores, Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Sistemas para Internet.


São boas áreas. Sistemas para internet e análise e desenvolvimento são áreas afins ao desenvolvimento propriamente dito. Redes de computadores é mais afim à engenharia elétrica, ligada á infra-estrutura.

- Alguém sabe falar da qualidade de ensino da UNEB? É que lá tem um curso de Tecnólogo em Processamento de Dados que você pode fazer o Tecnólogo de 2 anos, pegar o diploma e continuar cursando (após pagar uma taxa) para finalizar o curso superior regular. Eu achei estranho, dá uma idéia de "meio diploma", sei lá...rsrsrs.


Essa fico lhe devendo...
Dúvidas? Somente no fórum! Não respondo dúvidas técnicas por MP.
Todos os cogumelos são comestíveis, alguns somente uma vez.
[post=2044263]APRENDA A COBRAR POR SERVIÇOS DE INFORMÁTICA[/post]
"Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos." (Euclides da Cunha)
AkaMod
AkaMod Geek Registrado
2.8K Mensagens 94 Curtidas
#9 Por AkaMod
29/08/2009 - 10:51
rmaiabh disse:
Veja este site e aproveite, é tudo free!!! http://www.ead.sebrae.com.br/hotsite/

Valeu pela dica. boa.gif



rmaiabh disse:
Possivelmente sim. O curso que está olhando é técnico mesmo, de 1,5 anos ou mais? Ou é um curso rápido? o SENAC tem escolas técnicas sim, mas veja bem se realmente o que você se informou é o real.

Então eu verifiquei só nesta lista aí do site do MEC que passei, mas já decidi, fim do ano vou tentar processo seletivo na ETB (Escola Técnica de Brasília). Todos que conheço falam muito bem dos cursos de Técnico em Informática e Técnico em Eletrônica de lá.


rmaiabh disse:
São boas áreas. Sistemas para internet e análise e desenvolvimento são áreas afins ao desenvolvimento propriamente dito. Redes de computadores é mais afim à engenharia elétrica, ligada á infra-estrutura.

Foi bem o que pensei.



rmaiabh disse:
Essa fico lhe devendo...

Sem problemas já ajudou bastante. Mas essa questão eu vejo depois, visto que por hora não vai dar pra fazer mesmo por causa da grana. stick_out_tongue.png

Abração.
rmaiabh
rmaiabh Cyber Highlander Registrado
9K Mensagens 1.6K Curtidas
#10 Por rmaiabh
29/08/2009 - 10:58
AkaMod disse:
Sem problemas já ajudou bastante. Mas essa questão eu vejo depois, visto que por hora não vai dar pra fazer mesmo por causa da grana. stick_out_tongue.png

Abração.


Seja mais ambicioso. Vá se preparando paralelamente para a UnB.
Dúvidas? Somente no fórum! Não respondo dúvidas técnicas por MP.
Todos os cogumelos são comestíveis, alguns somente uma vez.
[post=2044263]APRENDA A COBRAR POR SERVIÇOS DE INFORMÁTICA[/post]
"Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos." (Euclides da Cunha)
AkaMod
AkaMod Geek Registrado
2.8K Mensagens 94 Curtidas
#11 Por AkaMod
29/08/2009 - 11:55
rmaiabh disse:
Seja mais ambicioso. Vá se preparando paralelamente para a UnB.

E porque não?! big_green.png
Sei que a dedicação ao estudo vai ser fundamental nesse caso, principalmente porque eu tive formação em escola pública. O maior empecilho que eu vejo é a grande concorrência (40 vagas):
- Engenharia de Redes de Comunicação;
- Engenharia de Computação (novo);
- Engenharia de Software.

Alguém poderia opinar sobre o curso de Engenharia de Computação?
rmaiabh
rmaiabh Cyber Highlander Registrado
9K Mensagens 1.6K Curtidas
#12 Por rmaiabh
29/08/2009 - 12:10
AkaMod disse:
E porque não?! big_green.png
Sei que a dedicação ao estudo vai ser fundamental nesse caso, principalmente porque eu tive formação em escola pública. O maior empecilho que eu vejo é a grande concorrência (40 vagas):
- Engenharia de Redes de Comunicação;
- Engenharia de Computação (novo);
- Engenharia de Software.

Alguém poderia opinar sobre o curso de Engenharia de Computação?


Não se apege à desculpa da escola pública, pois as privadas passam por deficiências no ensino também.
Dúvidas? Somente no fórum! Não respondo dúvidas técnicas por MP.
Todos os cogumelos são comestíveis, alguns somente uma vez.
[post=2044263]APRENDA A COBRAR POR SERVIÇOS DE INFORMÁTICA[/post]
"Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desaparecemos." (Euclides da Cunha)
AkaMod
AkaMod Geek Registrado
2.8K Mensagens 94 Curtidas
#14 Por AkaMod
31/08/2009 - 12:05
Bem, estou realmente empolgado com a idéia de fazer o vestibular da UnB. (Obrigado rmaiabh)
Fiz uma pesquisa no fórum e achei muita coisa sobre o curso de Engenharia de Computação, mas creio que vou acabar optando pelo curso de Engenharia de Redes de Comunicação.
Vou dar uma olhada nas grades de cada curso mais tarde e buscar mais informações para decidir.
Engenharia de Redes de Comunicação
Engenharia de Computação
Engenharia de Software
Ciência da Computação
Karyne LiDi
Karyne LiDi Membro Senior Registrado
273 Mensagens 4 Curtidas
#15 Por Karyne LiDi
31/08/2009 - 12:33
AkaMod disse:
Minha trajetória profissional e pessoal:
Citação:
- Fevereiro a Novembro de 2001 (14 anos): primeiro curso de informática (Operador de Micro);
- Fevereiro de 2004 (16 anos): curso de informática + rotinas administrativas (Microlins);
- Junho a Setembro de 2004 (16 anos): estágio como Monitor de Informática (Microlins);
- 1 a 15 de Janeiro de 2005 (17 anos): primeira experiência como Instrutor de Informática básica (Microlins);
- Fevereiro de 2005 (17 anos): curso de montagem, manutenção e configuração de computadores + redes (Microlins);
- Fevereiro de 2005 a Julho de 2007 (17 - 19 anos) : Instrutor de Informática básica (Microlins);
- Abril de 2008 (20 anos): Teleoperador de Help Desk na CTIS (emprego atual - 07:00 às 13:00);
- Maio de 2008 (20 anos): Papai. big_green.png :o


Experiência profissional: Conhecimento intermediário-avançado em Windows, montagem, manutenção e configuração de computadores, noções de redes de computadores (configuração, crimpagem de cabos, e etc) e Linux básico.



Com toda essa experiência de ensino, vc poderia trabalhar no Senac! Fui instrutora de Empreendedorismo no Senac do Maranhão e percebi que, além da minha disciplina ser a mais concorrida, eles necessitam bastante de instrutores com experiência de ensino e com know-how (saber como), te aconselho a obter o telefone da instituição e ligar sem medo pra saber quando eles vão realizar processo seletivo para instrutores.

Ps.: Senac tem parcerias e convênios com várias instituições de ensino superior particulares

Abrçs
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal