Logo Hardware.com.br
Jorjão
Jorjão Super Participante Registrado
954 Mensagens 1 Curtida

Como dificultar o overclock ???

#1 Por Jorjão 20/08/2002 - 13:10
Para montar micro para clientes, acho que seria interessante que fosse dificil ou mesmo impossivel dar overclock no micro, para evitar que o usuario faça alguma besteira, principalmente durante do periodo de garantia...

Dessa forma, queria que voces me indicassem marcas e modelos de placas-mae que sejam ruins de overclock, ou que tenham algum jeito de bloqueá-lo.

Por exemplo, a ECS K7S5A, com a BIOS oficial, seria uma boa placa "ruim de overclock"? E as placas da ASUS, ainda possuem aqueles jumpers para "travar" o clock?

Valeu!
Ferocactus
Ferocactus Tô em todas Registrado
2.7K Mensagens 5 Curtidas
#2 Por Ferocactus
20/08/2002 - 15:51
Apenas um detalhe: eu acho que fazer overclock é um direito do usuário. Vários fabricantes renomados falam sobre a possibilidade de se fazer over nos manuais dos seus produtos! Claro que a pessoa tem que saber o que está fazendo, mas acho que se você quer dificultar o overclock nas máquinas que vende, os compradores tem que estar cientes desse detalhe antes de efetuarem a compra.
Xis
Xis Membro Senior Registrado
434 Mensagens 0 Curtidas
#5 Por Xis
20/08/2002 - 17:36
Jorjão
Para montar micro para clientes, acho que seria interessante que fosse dificil ou mesmo impossivel dar overclock no m...


Eu acho que só colocando um lacre no gabinete já é o bastante. Se o usuário abrir a máquina no período de garantia, ele perde a garantia. Então, se isso acontecer, vai ser somente responsabilidade dele querer perder ou não a garantia da sua maquina em troca de um over. Então...a loja ñ será mais responsabilizada por uma possível queima de peça ou coisa do tipo.
Mas que um over é da hora é!!! heheheh
Clovis Campos
Clovis Campo... Geek Registrado
1.7K Mensagens 180 Curtidas
#6 Por Clovis Campo...
20/08/2002 - 19:38
Eu acho que só colocando um lacre no gabinete já é o bastante. Se o usuário abrir a máquina no período de garantia, ele perde a garantia. Então, se isso acontecer, vai ser somente responsabilidade dele querer perder ou não a garantia da sua maquina em troca de um over. Então...a loja ñ será mais responsabilizada por uma possível queima de peça ou coisa do tipo.
Mas que um over é da hora é!!! heheheh


Imagine vc comprando uma maquina e na hora da compra so pode com[prar 128 Mb e um cd rom normal.

Dali um mes, sobra uma grana e vc quer comprar um DVD e mais 128.

Vai ter que levar as maquina na loja ou chamar um tecnico.

Você acha isso interessante?
Você nao pode instalar um periférico novo em casa pois vai perder a garantia?

Atualmente, as empresas colocam selo de garantia nos componentes, nao no gabinete.. Ja vi máquina com selinho lacrando modem, placa de video, hd, etc, mas com os slots sem lacre e com a possibilidade de abrir o gabinete.

Vlad Drack
i5 de 7ª 16Gb SSD 480
Jorjão
Jorjão Super Participante Registrado
954 Mensagens 1 Curtida
#9 Por Jorjão
20/08/2002 - 20:47
jqueiroz
me lembre de nunca comprar na sua loja. frown.png


8O Caaalma!!! 8O

Eu também sou contra lacrar o gabinete! Para mim abrir o gabinete é tão natural quanto abrir a tampa do capô do carro (Aliás, gostei da idéia de lacrar por peça). E mais, se o cara compra o micro para fazer overclock, mas manja do assunto e sabe dos riscos, tudo bem.

Minha preocupação é com aqueles caras leigos que acham que sabem, e que de repente podem resolver fazer um overclock animal demais (isso pode ser feito pela BIOS) e daí querer depois que a garantia cubra a CPU queimada... Se o cara mentir e disser que nunca fez overclock, eu terei como provar o contrário? Ou será que é muita neurose da minha parte ficar com medo de que algum cliente faça isso comigo?

Mas, como a gente se esquece das coisas mais simples, realmente, em se tratando de usuário leigo, uma simples senha na BIOS vai resolver. É a melhor idéia mesmo.
Jorjão
Sempron 2800+ S754 / 768MB DDR / ASUS K8VX-SE / Maxtor 6L120M0 SATA / GeForce 6200 AGP
jqueiroz
jqueiroz Cyber Highlander Registrado
104K Mensagens 5.7K Curtidas
#10 Por jqueiroz
20/08/2002 - 20:52
Jorjão
8O Caaalma!!! 8O

Eu também sou contra lacrar o gabinete! Para mim abrir o gabinete é tão natural quanto abrir a t...


Ahhh, ainda bem que eu entendi mal. Porque o que me pareceu foi que vc queria passar deliberadamente um material de baixa qualidade pros teus clientes, mesmo sabendo que depois que a garantia acabar, eles terão que fazer um upgrade se quiserem fazer um simples overclock...
"chmod 777 nunca ajudou ninguém" (c) 2002-2021 JQueiroz/FGdH
Conheça o Blog do Zekke
Fantini
Fantini Geek Registrado
3.4K Mensagens 11 Curtidas
#12 Por Fantini
20/08/2002 - 22:12
Vlad Drack
Eu acho que só colocando um lacre no gabinete já é o bastante. Se o usuário abrir a máquina no perí...

Os selos no gabinete, ainda sao colocados SIM, seria uma loucura deixar sem, pricipalmente na mao de usuario q nao sabe o q faz e nem conhece a Estatica, famosa por destuir em silecio..
lacres nos componetes de hard, sao uma GARANTIA a mais pra quem monta a maquina!
O fato de nao se selar mais as maquinas, seja la onde vc viu isso, pra mim eh irresponsabilidade ( pessoalmente nao aceitaria minha maquina sem o lacre)
Se caso aconteça isso q vc disse, de algum tempo depois vc comprar mais equipamentos, vc deve sim chamar um tecnico, ou o mais correto, levar onde vc comprou a maquina..
caso vc faça sozinho, pode correr o risco de danificar seu hard, sem ao menos notar, ai eu quero ver vc levar sua maquina SEM LACRE onde vc comprou, e reclamar defeito!!


JORJAO, legal seria uma senha na BIOS ( passe apenas para o resposnsavel se achar necessario), os lacres na maquina, e um termo de garantia, sendo bem claro com cada item..
ja sera o suficiente..

Uma Abraço e boa sorte
Ninguém nunca vai bater tão forte como a vida
Mas a vida não é sobre quão forte você bate
Mas sobre quanta pancada você consegue agüentar
E ainda assim seguir em frente. É assim que se vence!

Verdade essa

Stallone...
Jorjão
Jorjão Super Participante Registrado
954 Mensagens 1 Curtida
#13 Por Jorjão
23/08/2002 - 02:15
E ai Fantini, blz?
Realmente parece que o mais fácil é a senha da BIOS, valeu.

Apesar de que o motivo de eu ter levantado essa questão foi porque eu li aquele artigo sobre overclock na revista PCs e daí fiquei preocupado... Ou seja, é só uma hipótese, pois (como eu mexo mais com manutenção e pouco com vendas) felizmente eu tenho montado micros só para pessoas conhecidas (pelo menos por enquanto).

Quanto aos micros lacrados, como comprador eu sempre detestei. Agora, para vender micros eu reconheço que hoje em dia isso é um "mal necessário", pricipalmente para quem tem loja como vc, tendo que encarar todo tipo de cliente, é melhor se precaver.
Apesar de que micro sem lacre não é assim tão absurdo, afinal antigamente os IBM Aptiva não só vinham sem lacre, como também o gabinete era super fácil de abrir, sem parafusos.
Mas esse assunto do lacre é mesmo bem polêmico, e poderia até ser tema de outros tópicos aqui no fórum.
Jorjão
Sempron 2800+ S754 / 768MB DDR / ASUS K8VX-SE / Maxtor 6L120M0 SATA / GeForce 6200 AGP
Geraldomanaus
Geraldomanau... Veterano Registrado
1.1K Mensagens 3 Curtidas
#14 Por Geraldomanau...
23/08/2002 - 12:17
Jorjão
Para montar micro para clientes, acho que seria interessante que fosse dificil ou mesmo impossivel dar overclock no m...


Pelas informações postadas até aqui, podemos perceber que sua preocupação está relacionada aos processadores da AMD. Afinal, mesmo sem overclock, estes processadores (AMD) correm o risco de queimar facilmente. No caso de produtos INTEL (se eu disser algo errado, por favor, corrijam-me) apartir de determinada temperatura o próprio processador evita a sua queima.

A senha na BIOS é válida e pode ser implementada sem nenhum custo adicional. Quanto ao selo, temos que procurar entender o lado mais importante da história: o mercado. Do ponto de vista do cliente, qual a computador ele escolheria, um que não tem selo ou aquele que tem?
Para o cliente, o selo torna-se um fator para decisão de compra, assim como qualquer valor que possa ser agregado ao produto final. Como nossos amigos enfatizaram, você não pode tirar a razão do cliente em querer fazer overclock. "O cliente nem sempre tem a razão", era uma frase muito usada antigamente pelos gestores de empresas. Hoje, na administração moderna, sabe-se que realmente o cliente nem sempre tem a razão, mas se você "EMPRESA" não concordar com ela o "CLIENTE" irá encontrar alguém que concorde (CONCORRÊNCIA).
Então, o importante não é "proibir" o overclock, mas sim utilizar estratégias para retirar a responsabilidade sobre qualquer problema caso não seja feito corretamente. Como os amigos já disseram, a elaboração de um Termo de Garantia bem claro e objetivo, abordando os fatos aqui discutidos e os riscos aos quais o cliente estará incorrendo seria uma das formas de melhor gerenciar os riscos do negócio.
Espero ter contribuído para a sua tomada de decisão.

PS: Sou Administrador e estou participando de um curso de Pós-Graduação em Administração Pública. Por isso o "discurso", amigos, heheheheh...
PC1)Athlon XP 2800+ 2 GB DDR400, MSI KT880, Geforce Radeon 9550
PC2)Pentium 4 2.8 GHZ, 512 MB DDR, MSI PT800, 6200 256
PC3) Duron 850, 512 DDR400, Soyo Dragon KT266,FX5200,discada "banda fina"
Baaz
Baaz Veterano Registrado
1.1K Mensagens 1 Curtida
#15 Por Baaz
23/08/2002 - 16:15
eu definitivamente não gosto do lacre no gabinete, pois um PC não é como uma televisão ou video k7 (ou DVD :-), no PC vc tem muito mais liberdade, e se o cliente paga por essa liberdade, não se pode tomá-la
é claro, reconheço q não se pode dar garantia se vc não tiver uma prova de q o produto q vc vendeu foi mal utilizado ou não, acho q pode-se vender a garantia, quem quiser ter acesso ao interior da CPU ainda no período de garantia paga mais, quem não quer esse "luxo" não precisa pagar mais
mesmo assim fica difícil decidir qual política de prova de garantia utilizar, cada usuário é um caso, e tem a concorrência, tudo isso indica o caminho a ser seguido

espero ter ajudado, valew
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal