Logo Hardware.com.br
Anubis
Anubis General de Pijama Registrado
4.1K Mensagens 70 Curtidas

Review: Tall Emu Online Armor 3.0 Firewall - Freeware

#1 Por Anubis 14/04/2009 - 23:48
Salve!

Como alguns devem ter percebido, eu estou usando o Online Armor no lugar do Comodo Firewall pois este começou a apresentar um problema com o uTorrent. Escolhi o Online Armor pois dos freewares é um dos melhores depois do Comodo, como é reportado aqui:
http://www.matousec.com/projects/firewall-challenge/results.php

Então vamos ao meu review (experiencia de uso):

Após a instalação, o Firewall inicia um Wizard, que irá detectar os programas instalados no sistema:
Imagem

Podemos escolher não passar pelo processo e selecionar que todos os programas instalados são confiáveis, mas se voce não tiver certeza, use o Wizard, que não demora muito e ao final temos:
Imagem

O teste encontrou alguns programas que precisam de atenção, ou seja, não foram identificados como seguros:
Imagem

Se notarmos que algum programa da lista é confiável, então clicamos no botão "Allow" e ele será identificado como seguro, no caso o VMWare.
Feito isso passaremos pelas opções do soft:
Imagem
Imagem

Somente as abas "General" e "Firewall" estão disponíveis e não é preciso fazer nenhuma mudança, mas se preferir não marque a opção de enviar informações anonimas. E quando ativei o log, ele gerou um arquivo monstro de mais de 1Gb então é melhor deixar assim como esta acima.
Feito isso é chegada a famigerada hora de reiniciar o Windows...
Imagem

Após o reinicio, o Firewall ainda escaneia o sistema a procura de processos que são inicializados com o Windows, mas só nessa primeira vez.
Aqui está o ícone do Online... ao lado está o estatus do Firewall (In, Out):
Imagem

E o menu dele:
Imagem

Note que ele possui HIPS e que pode ser desativado (não recomendado).
Em "Show Firewall Status..." temos maiores detalhes sobre os dados e conexões ativas; E em "Configuration...", temos:
Imagem

Notem que só o "Program Guard" e o "Firewall" estão ativos na versão freeware, mas nem por isso deixam de dar uma excelente proteção.
Em "Programs", temos os programas que o Firewall detecta, e pede confirmação:
Imagem

Note que mesmo com a opção "Allowed", o programa não sai da lista principal a não ser que marcamos como "Trusted", no qual o mesmo é liberado para literalmente fazer o que "quiser". Por isso só podemos usar essa opção se tivermos certeza absoluta da confiabilidade do mesmo.
E aqui podemos definir se o Firewall irá perguntar o que fazer quando um programa desconhecido for localizado|identificado entre outros:
Imagem

"Autoruns", "IE Addons", "Hosts", "Firewall"... todos possuem o mesmo conceito de configuração...
Em "Firewall" podemos criar regras:
Imagem

Aqui podemos configurar as portas:
Imagem
Imagem

Ainda temos o Histórico de uso do programa:
Imagem

E sem esquecer de um dos pontos principais: As informações|opções da mensagem de quando um programa desconhecido é detectado pelo Firewall:
Imagem

A principio se não tiver certeza absoluta, é melhor marcar como "Allow" e se tiver mais "confiança", marcar "Rember my decision", que ele vai lembrar da sua escolha... Depois se voce tiver certeza de que o programa é confiável, defina como "Trusted" na seção descrita acima ("Programs"). Se tomar uma decisão errada é só ir nessa seção e desfazer o feito.
A outra opção é meio óbvia agora... se tiver certeza da confiabilidade de um soft, escolha "Remember my decision" e "Trust this program" e não se fala mais nisso.
E claro, sem esquecer, a opção "Run Safer" é pouco usada e serve para restringir o acesso do programa em questão (direitos limitados).

Imagem

Apesar de essa versão aí acima ser a oficial, eu já estou usando a versão 3.5 RC2 no Vista. (O teste foi feito no XP).

Bom, espero que este review, tenha sido útil.
E que ajude na escolha de um bom firewall para aqueles que não se adaptaram ao Comodo, e seu obsessivo|neurótico Defence+.

O Comodo está em primeiro lugar no teste que citei acima, e logo que tenha certeza que o bug que relatei tenha sido resolvido, eu voltarei a usá-lo.

Mas por hora estou satisfeito com o Online Armor.
Estou usando já faz algum tempo, mais de um mês talvez, e sua presença é sutil se comparado ao Comodo, no começo, é claro, ele exibe bastante mensagens (menos que o Comodo) mas depois que os programas são propriamente identificados, sua presença se torna quase imperceptivel.
É leve aqui no Vista e ocupa, com os dois processos, cerca de 10 Mbytes aqui.
Mas se voce quer menos interrupções ainda, parece que o firewall free da PCTools é o mais indicado, e ele também possui praticamente a mesma proteção do Online Armor.

Site oficial:
http://www.tallemu.com/free-firewall-protection-software.html

Até mais!
tchau.gif
Henrique - RJ
Henrique - R... Cyber Highlander Registrado
6.6K Mensagens 1.7K Curtidas
#4 Por Henrique - R...
14/05/2010 - 11:16
Estou desenterrando o tópico pois encontrei nesse firewall algo que não foi comentado aqui.

O programa cria um item no menu de contexto chamado de "Open Safer". O que é isto ? É um recurso que esse firewall oferece e que te possibilita executar um programa com direitos reduzidos como se fosse executado em uma conta do Windows sem ser a de administrador.

Então, por exemplo, se você clicar em um atalho do Internet Explorer com o direito do mouse e em seguida clicar no item "Open Safer" do menu de contexto de que se abrir o navegador irá abrir sem os direitos de administrador. Isto significa que se ao navegar nestas condições entrar em algum site que tiver sido invadido e contaminado o mesmo não conseguirá contaminar a sua máquina por não ter esses direitos de administrador.

Esse recurso é muito importante para se evitar a instalação de vírus na máquina em casos como por exemplo de sites com aplicações flash maliciosas ou com arquivos em pdf maliciosos que são executados automaticamente.

O navegador nesta situação ao abrir o Adobe Reader para mostrar o pdf é aberto em modo seguro isto é sem direitos de administrador.

Outra utilização seria para o caso daquelas "fotos" que chegam por e-mail e que podem nos deixar na dúvida se são vírus ou não. Se ao abrirmos no modo "Run Safe" o arquivo será aberto (e seus dependentes) sem direitos de administrador e nada poderá ser instalado.

Aqui estou usando a versão free 4.0.0.44 que é a atual junto com o avast. Embora este firewall esteja sendo constantemente melhorado ele ainda pode apresentar bugs (já aturei alguns que venho expondo no fórum do programa).

Estes recursos você não encontra no Comodo (CIS).

Esse firewall também oferece a opção "Learning Mode" que é o modo aprendizado em que o programa não bloqueia nada apenas para criar regras para o que for sendo executado no sistema (só deve ser usada esta opção para sistema realmente livre de vírus).

-------------------------------------------------------
EDIT.

A nova versão mostra uma tela de propaganda após um ou dois dias que aparece de repente. É só marcar o checkbox no canto dessa janela que ela não irá aparecer mais. Se não fizer isto ela voltará por mais 7 dias.

Também pode abrir o editor do registro do Windows (regedit) e criar o valor NoNagScreen REG_DWORD e setar para 1 na chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Tall Emu\Online Armor que desabilita o aparecimento da propaganda.

O assunto rendeu no fórum do programa em http://support.tallemu.com/vbforum/showthread.php?t=10229

.
E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça. Apocalipse 12:1 Nsa Sra de Fátima, Nsa Sra de Lourdes, Nsa Sra das Graças ...

São Padre Pio de Pietrelcina, Santa Faustina Kowalska, São Francisco de Assis e Santa Gema Galgani foram alguns dos que tiveram os milagres dos Estigmas de Cristo em seus corpos, Feridas que sangravam.


Milagre Eucarístico que ocorreu em uma Igreja de Lanciano na Itália no ano de 750 em que o vinho se tornou sangue e o pão carne humana estão até hoje intactos. https://pt.wikipedia.org/wiki/Milagre_eucar%C3%ADstico_de_Lanciano
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal