Logo Hardware.com.br
Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
8K Mensagens 944 Curtidas

Discussão ampla dos termos "hackear" e "hacker"

#1 Por Quemel 02/05/2024 - 00:51
Caras colegas e caros colegas de profissão, salve!

Tenho lido muitos posts na seção "Profissional" de jovens aspirantes à inserção no mercado de trabalho em TI e com uma visão limitada do que seja o termo "hackear" ou "hacker".

Numa visão mais ampla "hack" vem do verbo "to hack" que numa tradução livre significa fuçar.

Numa visão mais ampla, portanto é que ser um "hacker" não está ligado necessariamente ao universo da computação ou informática. Ser um "hacker" apenas no universo de TI é empobrecer a discussão.

Hacker numa visão mais ampla é uma pessoa que explora para além dos limites uma área do conhecimento. Um estudioso e autodidata. Capaz de transpor os limites e ir além. Construir conhecimento e manejar saberes.


Ser um "hacker" é por analogia a fazer um Pós-Doutorado.

Portanto se fosse eu um hacker, seria ligado ao Serviço Social e ao Jornalismo.

Se eu fosse um hacker do serviço público federal, seria eu ligado às novas geotecnologias e IA para a descoberta de fraudes e corrupção. Conheçam Alice, Sophia, Mônica, Raquel no link abaixo!

Uso de inteligência artificial aprimora processos internos no Tribunal de Contas da União

Na Seção Profissional desejo ampliar a discussão, pois vejo que muitos neófitos não possuem aptidões e nem mesmo conhecimento para ser um hacker do ponto de vista restrito da Tecnologia da Educação, mas dariam excelentes profissionais em outras áreas do conhecimento.


E por causa causa deste desconhecimento é que são criados centenas de cursos Superior de Tecnologia em Segurança da Informação (2.5 anos) prometendo aos incautos ser tornar um "odonto-hacker" - hacker-da-boca-pra-fora.

Para ser um hacker em qualquer área do conhecimento leva-se em média mais de 10 anos. Precisa ser reconhecido por seus pares e ter sobretudo autoridade técnica para discorrer sobre o assunto. 

Lembro do filme Jurassic Park - Parque dos Dinossauros (1993). Em um determinado momento do filme um dos atores infantis diz ser uma "hacker". O que é corroborado pelo outro ator dizendo: "(...) isso mesmo você é uma tonta". Impagável a cena. 

Vejo jovens de cerca de 20 anos se intitulando "hacker" e sendo presos pelos verdadeiros hackers de 7ª geração da Divisão de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) da Polícia Federal. Um hacker de verdade no contexto da Computação nunca é descoberto. Detesta holofotes. Nunca se comprova a existência.

O mais famoso hacker (Kevin Mitnick) morreu aos 59 anos em 23 de julho de 2023. Foi um grande e competente hacker...da Engenharia Social. Soube alinhar seus conhecimentos em Sociologia, Psicologia, Filosofia com uma formação técnica em Computação. Não invadia sistemas. Convidava as pessoas para abrirem as "brechas" de segurança.


Quer ser um hacker da TI? Estude 5 anos de Engenharia da Computação e mais 5 anos num curso de Sociologia! Ficará surpreso com os resultados 10 anos após a conclusão dos cursos

Portanto está aqui aberta a discussão.

Abraços e boa $orte,
Quemel
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal