Logo Hardware.com.br
Patrick Gilmore
Patrick Gilm... Membro Senior Registrado
191 Mensagens 8 Curtidas

Quais as novidades do mundo dos discos rígidos?

#1 Por Patrick Gilm... 12/01/2008 - 09:28
Eu sempre escuto falar que saiu o processador tal, mas é mais díficil ler notícias sobre novos modelos de discos rígidos, só leio mais promessas, que daqui a X anos vão trazer discos com muito mais capacidade que hoje (não HDs), mas comecei a desencanar de pesquisar novidades nessa área.

Existem modelos de HD maiores que 1 terabyte? legal.png

Será que um dia vamos ter HDs com 5, 10 TB de tamanho? E a relação real/gigabyte, será que dá pra achar a 50 centavos/gigabyte?

Digo isso porque hoje dá pra você gastar 800 e poucos reais em 1 TB (na verdade 5 discos de 250 GB), e o tamanho real nem é 1 TB, mas 930 GB.

Só que eu queria pelo menos uns 5 TB, então pra mim não compensa comprar vários discos e nem ficar preso a 2 TB por ex.

Por isso que costumo dizer que o HD é a peça mais cara de todo o hardware. Mais caro que processador, memória, aceleradora, etc.

Sim, porque vejam que um Core Extreme (processador) sai a 1000 dólares e 3 mil reais no Brasil. Com 3 mil reais, dá pra encher 4 ou 5 TB.

Eu queria muito espaço pra fazer meu HD de backup, tenho mais de 1.000 discos em DVD-R e acho o maior saco ficar tirando e botando os discos no drive. É ruim pra acessar na hora. Eu quero chegar de qualquer ponto da casa e selecionar o filme pra ver, na hora, e pronto. Sem delongas.

Tirando o fato de que assistir no computador é muito melhor, e você pode ligar a sua aceleradora pra televisão, e ver até mesmo filmes em alta definição. Aparelho de DVD, trambolho, não vai rodar isso (e eu acho bem ruim, e limitado).

E tem mais: um DVD-R solto por aí tem muito mais chances de estragar que um disco rígido. tchau.gif

Não quer dizer que vou usar HD de backup e jogar os discos fora, não sou louco, mas a chance de perder algo no HD é menor. Mas disco não, arranha, suja, estraga com uma facilidade.

Eu nunca vi um disco rígido pifar, o dia que isso acontecer eu talvez mude de idéia.

Vejam que um DVD-R no barato custa 1 real, e tem 4 GB. Um disco rígido custa R$ 1,00 e pouco por gigabyte, então ainda é muito caro. É claro que é mais caro pra fazer, mas ou deveriam fazer os preços cairem, ou construir HDs maiores.

Eu tenho 500 GB de HD e tenho 2 (dois!) DVD-Rs salvos aqui, dos 1.000 que eu falei (fora os jogos e programas instalados no HD, e olha que não tenho mais que 5 jogos). Então pra minha pessoa, um HD de 1 TB é dinheiro jogado fora.

Por isso que ainda não decidi se faço um upgrade. choramingando.gif
sdruft
sdruft Tô em todas Registrado
2.1K Mensagens 4 Curtidas
#2 Por sdruft
12/01/2008 - 10:06
De tudo que você escreveu, só alguns comentários: HD pifa sim!!! E se um hd de 1TB pifar, você vai ficar louco, pois 1TB de sua vida irá pras cucuias. E fazer backup de1TB é complicadinho. Existem aquelas unidades de backup com vários teras, que devem ser bem carinhas, mas tem "garantia eterna".

Usar hd é bem melhor que dvd, mas pra quem pode pagar para fazer as adaptações necessárias. Por exemplo, para ligar o micro na TV e manter uma boa estética, sem que fique computador ao lado, ou um monte de fios espalhados, vai dar trabalho e vai ter um custo.

E os hds tem sim melhorado, e muito. Se for ver, 1.2GB era o utilizado a menos de 8 anos. Hoje, 4GB é a memória RAM de um computador doméstico para editar texto. Sem falar na velocidade de transmissão de dados, como ata66, ata100, ata 133, e ainda as tecnologias sataI, sata II, firequalquercoisa, etc.

Eu acho que o que está demorando são as memórias flash com capacidade de hd. Aí sim o negócio fica bão. Tem um note da asus com 4GB de memo flash servindo de HD, mas ainda é pouco. Na minha opinião, ainda deve ser mais lucrativo vender hd do que estas memórias, masnão deverá serpor muito tempo.
"E eu, que nunca vou ter coragem suficiente para mostrar a minha covardia?"(Millôr Fernandes)
Anus bebedorum no habitat est.
Osteos gluteus tu!
Patrick Gilmore
Patrick Gilm... Membro Senior Registrado
191 Mensagens 8 Curtidas
#4 Por Patrick Gilm...
12/01/2008 - 11:21
Você já viu quanto custa uma mídia virgem de Blu-Ray? legal.png

O preço é muito pior que qualquer disco rígido. Dá no mínimo R$ 2 por gigabyte. Eu não daria nunca mais de 10 $ numa mídia portátil pra fazer backup. E até que os Blu-Rays caiam pra esse preço, eu certamente não estarei mais aqui. choramingando.gif

E Blu-Ray e HD-DVD são um fracasso, se você pensar que há quase 10 anos atrás já haviam discos rígidos com a mesma capacidade deles, ou até maiores.

Há muito tempo eu só leio promessas. De que amanhã vão fazer discos maiores, tipo CD/DVD, mas ninguém faz. E perder 1 TB de dados ou um petabyte não é um problema, desde que você faça sempre backup de outra maneira. Quebrar os dados em vários discos é melhor porque assim diminuem as chances de você perder tudo de uma vez. tchau.gif

Claro que o tempo despreendido pra você organizar tudo é enorme, mas são ossos do ofício. Ninguém manda os PCs serem tão limitados e lentos.

O que eu não me conformo é o espaço disponível nos HDs de hoje em dia, e o que mais ferra, é o preço. Eu falei 1 real e pouco, mas isso é nos HDs mais simples. HDs com tecnologia mais nova e o escambau, são piores ainda.

Só valeria a pena comprar um HD de 1 TB no dia que ele custasse 500 reais. Soube que em 2009 estão prevendo HDs de 2 TB. É pouco! Eu quero 5 TB.

Esse tópico tá me lembrando aquela música do Lulu Santos. Assim caminha a humanidade, com passos de formiga e sem vontade! big_green.png
0.anonymous
0.anonymous Zumbi Registrado
5.9K Mensagens 885 Curtidas
#5 Por 0.anonymous
12/01/2008 - 11:36
-Concordo com tudo...
-Mas...se os HDs baixarem os preços, os Bluray também baixarão...
-Pq. vc não faz um arquivo (DVDs), e cataloga eles no PC...
-Aí quando precisar achar é fácil...
-Trabalho com áudio e vídeo, e existem PCs de edição com até 2 teras...
-Mas o $$$...esquece...
...O mundo gira em torno dos computadores, se você dominar os computadores, vai dominar o Mundo.... rindo_atoa.gif

6 |)) /-/
...Valeu... nao_quero_nem_ver.png
Patrick Gilmore
Patrick Gilm... Membro Senior Registrado
191 Mensagens 8 Curtidas
#6 Por Patrick Gilm...
12/01/2008 - 14:13
Catalogar DVDs pode ser até fácil, difícil é você acessar 1.000 DVDs com facilidade. Não dá mais pra ficar juntando pilhas de discos, eu não gravo tudo que vejo pela frente, minha coleção é até modesta, mas tudo vai pra backup em DVD, aí fica difícil.

Outra coisa, eu falei que queria passar DVDs sem compressão pro disco rígido, certo? Assim, 220 DVDs lotariam cada HD de 1 terabyte. Como tenho 1.000, eu teria que ter no mínimo 5 TB ou mais.

Acontece que eu tenho quase 500 GB aqui e não tenho mais que 2 ou 3 DVDs, e o resto é DiVX, de coisas que assisto e apago.

Quer dizer, se uma mixaria que eu tenho hoje, uma quantidade muito pequena mesmo de arquivos já lotam esses dois HDs que eu tenho, o que dirá transformar um PC numa estação multimídia, principalmente com vídeos de alta definição.

E mais, com espaço reservado pra fazer captura sem compressão! Só pra isso seriam centenas de GB. Melhor que comprimir em tempo real como o gravador de mesa porcamente faz (socando tudo numa mídia de 4 GB).

Mas, a última coisa que alguém deve pensar é em transformar seu PC numa estação multimídia, e se livrar das suas pilhas de discos.

Os fabricantes fazem tudo de sacanagem, só pra ganhar mais dinheiro, há quase 10 anos atrás já existiam discos rígidos de até 100 GB, quer dizer, hoje em 2008 a gente tá achando bonito um Blu-Ray de 50 GB (e que custa em média 80 reais, enquanto um DVD-R de 4 GB custa 1 real).

O Bill Gates disse que no futuro todo mundo estará acessando conteúdo via stream, mas até que todos estejam com conexão muito mais rápida (do tipo que daria pra assistir um Blu-Ray em site feito Youtube), vai demorar séculos, tirando o fato de que os PCs atuais não aguentariam tanto fluxo de dados.
Kraftwerk
Kraftwerk Cyber Highlander Registrado
29.4K Mensagens 9.4K Curtidas
#8 Por Kraftwerk
12/01/2008 - 14:46
Olá amigo.legal.png

Me desculpe a franqueza, mas criar um tópico só pra discutir possibilidades e conjecturas eu acho um tanto quanto inútil. Melhor falar da realidade.

Até mais.tchau.gif
Christo Nihil Praeponere
"Quem procura a Verdade, consciente ou não, procura Deus"
"Aprovemos Leis que proíbam o Comunismo, o Fascismo, o Nazismo, o Socialismo e qualquer doutrina totalitária."
"Quando dominam os justos, alegra-se o povo; quando governa o ímpio, o povo geme." Provérbios, 29:2
Patrick Gilmore
Patrick Gilm... Membro Senior Registrado
191 Mensagens 8 Curtidas
#9 Por Patrick Gilm...
12/01/2008 - 16:21
Chapatim, não é assim que os fabricantes fazem não, chefe.

Uma historinha sobre as capacidades dos HDs:

A capacidade de um disco rígido atualmente disponível no mercado para uso doméstico/comercial varia de 40 a 500 GB, mas um HD para empresas pode variar até 1 TB. O HD evoluiu muito.

O mais antigo possuía 5 MB (aproximadamente 4 disquetes de 3 1/2 HD), sendo aumentada para 30 MB, em seguida para 500 MB (20 anos atrás), e 10 anos mais tarde, HDs de 1 a 3 GB. Em seguida lançou-se um HD de 10 GB e posteriormente um de 15 GB. Posteriormente, foi lançado no mercado um de 20 GB, até os atuais HDs de 40 e 500 GB.

As empresas usam maiores ainda: variam de 40 GB até 1 TB, mas a Seagate informou que em 2010 irá lançar um HD de 200 TB (sendo 50 TB por polegada quadrada, contra 70 GB dos atuais HDs).

No entanto, as indústrias consideram 1 GB = 1000 * 1000 * 1000 bytes, pois no Sistema Internacional de Unidades (SI), que trabalha com potências de dez, o prefixo giga quer dizer * 1000 à terceira potência ou * 10 à nona potência, enquanto os sistemas operacionais consideram 1 GB = 1024 * 1024 * 1024 bytes, já que os computadores trabalham com potências de dois e 1024 é a potência de dois mais próxima de mil.

Isto causa uma certa disparidade entre o tamanho informado na compra do HD e o tamanho considerado pelo Sistema Operacional, conforme mostrado na tabela abaixo.

Além disso outro fator que pode deixa a capacidade do disco menor do que o anunciado, é a formatação de baixo nível (formatação física) que o disco sai de fábrica.

Toda a vez que um HD é formatado, uma certa quantidade de espaço é marcada como utilizada.


Informado na Compra
Versus
Considerado pelo Sistema


10 GB na verdade tem 9,31 GB
15 GB na verdade tem 13,97 GB
20 GB na verdade tem 18,63 GB
30 GB na verdade tem 27,94 GB
40 GB na verdade tem 37,25 GB
80 GB na verdade tem 74,53 GB
120 GB na verdade tem 111,76 GB
160 GB na verdade tem 149,01 GB
200 GB na verdade tem 186,26 GB
300 GB na verdade tem 279,40 GB
500 GB na verdade tem 465,66 GB
1 TB na verdade tem 931,32 GB
Se você quiser fazer o cálculo aí, é simples:

Mil vezes mil, vezes mil seriam nove zeros. Já que 1x1 é sempre igual a 1.
Pegue esses nove zeros e coloque a capacidade do HD.

Por exemplo, 1 TB seriam 1.000 GB.
No caso, ficaria:

1000000000000

Correto?

Se fossem 250 GB, seria:

250000000000

Divida por 1024 três vezes.

A primeira vez dará 976562500
A segunda vez dará 953674,31640625
A terceira vez dará 931,322574615478515625

931 GB!!!!! Na mosca.

O mesmo cálculo serviu aqui pros meus HDs, deu certinho. O Windows mostra por ex. que um HD que tenho aqui de 300 GB tem 279 GB. É o Windows também quem diz isso, não é só o somatório não. Então essa é a capacidade real do HD de 1 terabyte, ele não passa de 931 gigabytes.

Entendeu?

A fonte do texto lá no alto é o Wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_r%C3%ADgido

Respondendo ao outro colega:

Eu não sei se são apenas conjecturas. Por isso que perguntei se existem realmente planos de se lançar HDs maiores em um futuro próximo e por quanto vai ficar essa brincadeira.

Porque eu queria fazer um upgrade ainda esse ano, mas não me sinto à vontade em comprar disco rígido de novo. Quando eu vejo meus quase 500 GB sendo 99% ocupados com muito pouca coisa, acho que não vale a pena investir em tão pouco.

A previsão é que até 2011 saiam HDs de até 4 terabytes. Mas você viu aí que estão falando em capacidades muito maiores. Mas se um HD de 1 TB já custa mil reais hoje, quanto vai sair um de 4 TB?

E, bom, os PCs evoluiram e todo ano saem processadores novos e bons (bons não, ótimos comparados aos de antigamente), mas HD é difícil sair algo que preste. É a tecnologia que é complicada, é a ganância dos fabricantes, o que que é? Porque os preços não caem.

Eu perguntei se daqui pra 3 anos sairão mesmo esses HDs e se os preços dos outros serão barateados. O HD mais barato que eu achei até agora foi esse aqui:

http://www.waz.com.br/hd/samsung_hd250hj.php?codprod=91470

Eu digo, barato, do quanto você paga "por gigabyte".
Chapatim
Chapatim General de Pijama Registrado
4.2K Mensagens 104 Curtidas
#10 Por Chapatim
12/01/2008 - 16:37
Eu sei disso tudo faz tempo, meu amigo. E como disse: 1TB = 1000Gb

1Gb não são 1024MB, não. 1Gb é 1000MB. 1MB = 1000KB.

Aí nós temos o que poucos sabem. As medidas "corretas". 1GiB = 1024MiB. 1MiB = 1024KiB e assim vai...

O que você quis dizer no início foi que 1TB = 930GiB e não GB. São medidas totalmente diferentes...

O windows não mostra que um HD de 300GB tem 279GB. Ele mostra que o HDD de 300GB tem 279GiB (Gibibytes). Dizer que um HDD tem 300GB e negar que tem 279GiB é como dizer que uma caixa de ovos de 6 ovos não tem 6, mas sim meia dúzia.

Kraftwerk
Kraftwerk Cyber Highlander Registrado
29.4K Mensagens 9.4K Curtidas
#11 Por Kraftwerk
12/01/2008 - 17:42
Olá amigos.legal.png

É minha opinião e eu não mudo. HD de grande capacidade só serve pra perder todos os dados de uma vez só. HD com disco rígido e peças móveis continua não sendo uma mídia confiável para armazenar dados ou arquivos importantes e isso a prática já confirmou. Quando vier armazrnamento em chips ou em algo mais confiável pode ser que eu compre até um de 100 TB se chegarem a fabricar. Eu tenho no PC doméstico um SATA de 120 GB mais por falta de opção pois não achei um de menor capacidade. De qualquer forma, só ocupo 20 GB desse espaço e sempre que baixo arquivos grandes ou coisas importantes eu gravo um CD ou um DVD. Nenhum HD me faz mais perder dados de graça. Não uso PC para jogos portanto não preciso ficar enchendo HD com isso ou com filmes.

Até mais.tchau.gif
Christo Nihil Praeponere
"Quem procura a Verdade, consciente ou não, procura Deus"
"Aprovemos Leis que proíbam o Comunismo, o Fascismo, o Nazismo, o Socialismo e qualquer doutrina totalitária."
"Quando dominam os justos, alegra-se o povo; quando governa o ímpio, o povo geme." Provérbios, 29:2
Patrick Gilmore
Patrick Gilm... Membro Senior Registrado
191 Mensagens 8 Curtidas
#12 Por Patrick Gilm...
12/01/2008 - 19:01
20 GB? Ô louco!

20 GB é o que eu tenho livre aqui. big_green.png

Eu gasto muito espaço porque vou baixando coisas pra ver, e arquivos de em média 1 GB cada, e séries de arquivos chegam a gastar bem mais.

Só que a tecla que eu bati não foi transformar um disco rígido em backup de segurança. É até lógico isso - um HD que vive em atividade como o meu (rodando 24 horas/dia) é mais provável a dar defeito do que um DVD-R que vive guardado e não é usado. Mesmo que um disco dê problemas, os dados estariam dispersos em vários lugares o que seria um custo/benefício muito maior, e mais barato.

Mesmo que hoje já estivesse à venda um disco capaz de armazenar 100 TB e ele custasse 1 real, haveria o problema de quanto mais informações você guardar, mais prejuízo você terá se perder os dados.

Catástrofe da antiguidade: Incendiaram a biblioteca de Alexandria, destruindo andares e andares de pergaminhos.

Catástrofe da pós-modernidade: derrubaram café quente no super disco?
big_green.png

Tanto um como o outro (DVD ou disco rígido) podem ter corrosão nos dados, tudo depende, no caso da mídia, das condições de armazenamento e de como o disco foi gravado. Mas o que eu digo é que é mais fácil um disco de DVD dar erro de leitura do que um HD pifar de vez, e com isso você perder todos os dados nele.

Não tô dizendo que disco rígido é infalível. Mas que até agora eu tive sorte, em 3 ou 4 anos o meu nunca deu problemas. Agora em 3 ou 4 anos eu já tive problemas de leitura em DVDs, com certeza. Eu até evito usar os originais que tenho, as mídias prensadas por isso.

Um backup daquilo que eu tenho, eu posso fazer, o que eu estou interessado mesmo é em mexer com vídeos e acessar muito conteúdo rapidamente. E usar meu PC pra assistir sempre que eu quiser, e quando eu quiser, filmes e outras coisas. Ou mesmo pra jogar.

Seria o mesmo que assistir tudo via stream, o futuro imaginado por Bill Gates. Ficar confinado a discos rígidos diminutos e mídias portáteis pra sempre é que não tem a menor condição. Não é possível que eu seja uma das únicas pessoas que estejam reclamando do óbvio.
blonski
blonski Membro Junior Registrado
133 Mensagens 0 Curtidas
#13 Por blonski
12/01/2008 - 20:01
Eu não confio em HD, muito menos em HD Gigante, pode pifar, e ir tudo pro brejo, comigo já pifou, ainda bem que tinha cópia nas mídias, sempre faço Backup semanal em mídia de DVD ou DVDrw, do que realmente interessa, atualmente 1.9 GB, sem fotos, nem vídeos, estes eu salvo separado nas mídias de CD ou DVD. Não entupo o HD.
Tanto não confio em HDs, que uso dois com os dados importantes salvos em ambos.
Além do tempo para desfragmentas, passar anti-vírus, e por aí vai...
Se for para escolher um Titanic, ou vários navios menores, escolho os vários menores, pois, existe maior probabilidade de sobreviver grande parte dos dados que perder toda "tripulação" de uma vez.
P4 HT 2.8 |ASUS P4V800-X | 2X 1GB DDR 400 CORSAIR |2 HD IDE SEAGATE BARRACUDA 160 GB + SAMSUNG SP0802N 80 GB |GRAVADOR DVD LG GSA-4082B |CREATIVE AUDIGY 2-6.1 | POWER VCR II | GEFORCE FX 5200 128 MB | CASE GOLDSHIP ELEGANCE 600 W | MONITOR LG FLATRON L1720B | NOBREAK UPS SOHO II | XP PRÓ SP2
boa.gif
Kraftwerk
Kraftwerk Cyber Highlander Registrado
29.4K Mensagens 9.4K Curtidas
#14 Por Kraftwerk
12/01/2008 - 20:07
Olá amigo.legal.png

Não quero polemizar, cada um faz o que quiser com o que é seu e usa a seu modo, seja certo ou não. Apenas acho e continuo afirmando que esse tópico não contribuí para nada. Vamos ficar aqui discutindo se alguém em algum lugar do mundo e do futuro vai inventar um dia um sistema de armazenas dados na luz ou no espaço. Disco de 1 TB já tem, custa caro e se você puder comprar um ou mais compre. Um DVD-R de qualidade, não os xing-ling, guardado certinho dura para a vida toda enquanto um HD desses não dura nem cinco, com certeza. Se eu fosse moderador colocaria como off topic.

Até mais.tchau.gif
Christo Nihil Praeponere
"Quem procura a Verdade, consciente ou não, procura Deus"
"Aprovemos Leis que proíbam o Comunismo, o Fascismo, o Nazismo, o Socialismo e qualquer doutrina totalitária."
"Quando dominam os justos, alegra-se o povo; quando governa o ímpio, o povo geme." Provérbios, 29:2
Chapatim
Chapatim General de Pijama Registrado
4.2K Mensagens 104 Curtidas
#15 Por Chapatim
12/01/2008 - 20:15
blonski disse:
Eu não confio em HD, muito menos em HD Gigante, pode pifar, e ir tudo pro brejo, comigo já pifou, ainda bem que tinha cópia nas mídias, sempre faço Backup semanal em mídia de DVD ou DVDrw, do que realmente interessa, atualmente 1.9 GB, sem fotos, nem vídeos, estes eu salvo separado nas mídias de CD ou DVD. Não entupo o HD.
Tanto não confio em HDs, que uso dois com os dados importantes salvos em ambos.
Além do tempo para desfragmentas, passar anti-vírus, e por aí vai...
Se for para escolher um Titanic, ou vários navios menores, escolho os vários menores, pois, existe maior probabilidade de sobreviver grande parte dos dados que perder toda "tripulação" de uma vez.


É bom quando as pessoas vêm expressar a opinião, mas não precisa usar uma fonte desse tamanho, precisa? Pelo menos pra mim fica horrível a leitura...

Como o Kraftwerk disse, não temos como discutir o futuro, até porque não temos bola de cristal... Quanto à inconfiabilidade dos HDDs, é bom usar um medida de backup como DVDs (O que em casos de grande volume não é possível) ou mesmo um sistema RAID. Um bom RAID 1 assegura salvaguarda de todos os seus dados e pode ser mais barato do que comprar centenas de mídias... Se o problema são as partes móveis, use um HDD SSD!

© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal