Logo Hardware.com.br
Carlos E. Morimoto
Carlos E. Mo... General de Pijama Moderador
4.2K Mensagens 125 Curtidas

Monitores OLED de 30" em 2009? Comente

#1 Por Carlos E. Mo... 03/10/2007 - 08:28
Tópico de comentários para a notícia "Monitores OLED de 30" em 2009? Comente" postada no site.

As telas baseadas na tecnologia OLED (Organic Light-Emitting Diode), que são baseadas no uso de polímeros contendo substâncias orgânicas que brilham ao receber um impulso elétrico. Cada ponto da tela é composto com uma pequena quantidade do material, que depois de receber os filamentos e outros componentes necessários, se comporta como um pequeno LED, emitindo luz.

A principal diferença entre os OLEDs e os LEDs convencionais é que os OLEDs são compostos líquidos, que podem ser "impressos" sobre diversos tipos de superfície, usando técnicas relativamente simples, enquanto os LEDs convencionais são dispositivos eletrônicos, que precisam ser construídos e encapsulados individualmente.

O princípio de funcionamento das telas OLED é exatamente o oposto das de LCD, já que enquanto no OLED os pontos da tela emitem luz ao receberem uma carga elétrica, no LCD os pontos obstruem a passagem da luz emitida pelo sistema de iluminação. A principal vantagem do OLED é que as telas tendem a ser mais compactas e econômicas, já que não precisam de iluminação adicional. A desvantagem é que esta ainda é uma tecnologia nova, que ainda tem um bom caminho a percorrer.

Atualmente, telas OLED são usadas em um grande volume de celulares, players de áudio e outros dispositivos compactos, mas não em monitores, TVs e telas maiores. O principal motivo é que a tela nesses dispositivos é usada por curtos períodos de tempo, o que faz com que a questão da durabilidade não seja um quesito tão importante quanto em uma tela de notebook, por exemplo.

Até o momento, a maior tela OLED produzida comercialmente é uma TV de 11" recentemente anunciada pela Sony. Ela oferece como principal vantagem um contraste melhor que as telas de LCD e é mais fina, mas é vendida em quantidades limitadas, no Japão, por nada menos do que 200.000 ienes, equivalente a 1.700 dólares. Naturalmente, este preço vai cair rapidamente nos próximos anos, conforme a tecnologia se popularizar, mas mostra como ainda é difícil produzir telas OLED grandes.

Apesar disso, os principais fabricantes estão investindo pesado no desenvolvimento da tecnologia. Ontem, a Toshiba anunciou que pretende lançar um monitor de OLED de 30" em 2009. Por enquanto não existem muitos detalhes sobre o produto, mas é de se esperar que a tela seja muito mais fina e leve do que as telas de plasma e LCD atuais, tenha um melhor contraste e consuma menos energia. A maior questão é se conseguirão produzí-la a um custo aceitável, ou se vão lançar um produto de vitrine a um preço absurdo como a TV de 11" da Sony.

O "Santo Graal" para os fabricantes de monitores seria o desenvolvimento de telas flexíveis, onde os pixels, formados por OLEDs, juntamente com os transístores e filamentos necessários possam ser "impressos" diretamente sobre uma superfície plástica, utilizando impressoras de jato de tinta modificadas. Isso permitiria o desenvolvimento de telas baratas, que poderiam ser enroladas e usadas em todo tipo de dispositivos. Naturalmente, ainda estamos longe disso, mas pode ser que a tecnologia eventualmente evolua a ponto de realmente substituir os monitores LCD.

Você acha que as telas OLED são viáveis? Comente aqui
eliasff
eliasff Membro Senior Registrado
158 Mensagens 2 Curtidas
#2 Por eliasff
03/10/2007 - 08:50
Por ser um processo de fabricação mais simples, eu acredito que com o tempo os monitores OLED irão substituir gradativamente os LCD's e os monitores de Plasma. Um dos grandes problemas do OLED é também a durabilidade, mas, segundo o DailyTech, esse lançamento de 11" é feito para durar 30.000 horas, o que equivale a 8 horas por dia durante 10 anos.

Eu acho que vale a pena esperar para comprar um televisor OLED assim que o preço ficar semelhante aos LCD's (acredito que não demora muito não).

Abraços a todos.
Notebook Toshiba Satellite A105-S4364
Intel Core2Duo T5500
2GB DDR2 SDRAM
160 GB SATA
NVIDIA GeForce Go 7300 256MB DDR2 dedicada
Edmor_t
Edmor_t Ubbergeek Registrado
3.2K Mensagens 590 Curtidas
#6 Por Edmor_t
03/10/2007 - 10:47
Dois pontos:

1- Qual é a base destes materiais?
Lembro dos LCDs com retro-iluminação fosforescente (backlight) que após dois ou tres anos iam se apagando até ficaram inúteis.

2- Qual a durabilidade destes componentes?
Lembro também que na indústria atual a questão se volta mais para descartabilidade. Estão substituindo tecnologias boas por outras que tem um menor custo para "eles", em detrimento do usuário final que acaba sendo obrigado a trocar o hardware em um período cada vez menor.
dance.gifEdmort
Asus M5A97 LE R2.0; AMD FX-6300 (6 cores) 3800 / 4100 MHz
Kingston HyperX KHX1866C10D3/8G (X2); CORSAIR 850 EVO 250GB; SEAGATE 1TB SATA3; XFX RX-580 8GB
Monitor AOC 2460G; Gabinete CASEMALL ATEN; FONTE Corsair 600W; Windows 10 Pro 64
ideia.pngThe path is not given, it's earned by who deserves it!ideia.png
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal