Logo Hardware.com.br
rafael-costa
rafael-costa Zerinho Registrado
1 Mensagem 0 Curtidas

Meus dispositivos não parecem estar conectados a mesma rede mesmo que tecnicamente estejam

#1 Por rafael-costa 17/02/2024 - 21:12
Boa noite, a provedora claro recentemente trocou o modem deles aqui na minha casa e ocasionou um problema novo. Para encurtar, estava tentando conectar um dispositivo android (que usa wifi) ao meu computador (usa rede ethernet/cabo) e o aplicativo em questão que faz a ligação dos dois só precisa que eles estejam na mesma rede. Embora eu ja tenha conectado os dois dispositivos diversas vezes sem problemas, após a troca do modem o aplicativo acusa que os dispositivos não estão na mesma rede wifi. Achando o problema estranho eu peguei o meu notebook e tentei usar o comando PING no CMD pra ver se o meu notebook (wifi) e o computador (cabiado) estavam na mesma rede. Para minha surpresa o computador realizava o PING sem erros (determinando que estavam na mesma rede) mas o notebook não enquanto dava timeout. Estudei muito superficialmente redes e não sei o que esta acontecendo ao certo, nunca tive esse problema de não me conectar aos outros dispositivos que tenho através da mesma rede wifi e ainda estou tendo alguns problemas piores com outros dispositivos (uma TV específica e um kindle simplesmente não conectam a rede de jeito nenhum). Alguém tem alguma ideia do que pode ser? Penso em comprar um roteador pra ver se resolve. O suporte da claro não quer me atender no momento porque diz que meu bairro esta em uma zona de conflito (moro no RJ kk) então estou tentando algo por mim mesmo, Desde já grato.

Anexos

Responder
Fábio Garcia
Fábio Garcia Zumbi Registrado
8.2K Mensagens 339 Curtidas
#2 Por Fábio Garcia
18/02/2024 - 00:03
Olá!

O modem/roteador foi trocado, certo? Pode ser que você precise habilitar o UPnP. Também é preciso habilitar a descoberta de rede no sistema.

Quanto a um equipamento não conectar, veja se o roteador está em 2.4 ou 5Ghz, pode ser que esteja em 5 e algum dispositivo seu não suporte essa frequência.

Já tive uma experiência de um roteador não funcionar com um adaptador wi-fi USB, aparentemente o firmware da operadora ou o Chipset dele não suportava... Tentei de tudo e só resolvi comprando um roteador e configurando o PPPoE (perdendo o suporte da operadora).
~13,8 bilhões de anos ou mais...
"Não sou jovem o suficiente pra saber tudo". Oscar Wilde.
PH
PH Cyber Highlander Registrado
61K Mensagens 10.6K Curtidas
#3 Por PH
18/02/2024 - 08:13
rafael-costa disse:
Boa noite, a provedora claro recentemente trocou o modem deles aqui na minha casa e ocasionou um problema novo. Para encurtar, estava tentando conectar um dispositivo android (que usa wifi) ao meu computador (usa rede ethernet/cabo) e o aplicativo em questão que faz a ligação dos dois só precisa que eles estejam na mesma rede. Embora eu ja tenha conectado os dois dispositivos diversas vezes sem problemas, após a troca do modem o aplicativo acusa que os dispositivos não estão na mesma rede wifi. Achando o problema estranho eu peguei o meu notebook e tentei usar o comando PING no CMD pra ver se o meu notebook (wifi) e o computador (cabiado) estavam na mesma rede. Para minha surpresa o computador realizava o PING sem erros (determinando que estavam na mesma rede) mas o notebook não enquanto dava timeout. Estudei muito superficialmente redes e não sei o que esta acontecendo ao certo, nunca tive esse problema de não me conectar aos outros dispositivos que tenho através da mesma rede wifi e ainda estou tendo alguns problemas piores com outros dispositivos (uma TV específica e um kindle simplesmente não conectam a rede de jeito nenhum). Alguém tem alguma ideia do que pode ser? Penso em comprar um roteador pra ver se resolve. O suporte da claro não quer me atender no momento porque diz que meu bairro esta em uma zona de conflito (moro no RJ kk) então estou tentando algo por mim mesmo, Desde já grato.


Bom dia!

Seja bem-vindo ao fórum! wink.png
Tudo bem com você? Espero que sim!

Tem acesso ao modem/roteador da claro?
Se funcionava antes de trocar o modem/roteador o problema o problema está na configuração do aparelho deles. Se tem esse problema na sua região e realmente eles não querem arriscar a vida, não tem muito o que fazer. A compra de um roteador poderia resolver o problema, pois esse vai estar livre para configuração.
Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

Mateus 10:33
apimente.br
apimente.br Cyber Highlander Moderador
51.1K Mensagens 3.8K Curtidas
#4 Por apimente.br
18/02/2024 - 08:57
Sem saber IP e mascara dos equipamentos fica difícil de opinar. Por exemplo:

Se um equipamento tem IP 192.168.0.1 máscara 255.255.255.0 e o outro tem IP 192.168.1.3 máscara 255.255.255.0 mesmo estando conectados fisicamente eles não estão na mesma rede. Você ocultou o IP interno, saiba que esses IPs não estão acessíveis para quem está fora da rede, então não há motivo para preocupação.

Outra coisa que pode interferir é algum firewal.
O Linux não é o Windows
Como fazer perguntas inteligentes? Clique aqui!
Ao pedir ajuda, informe sua configuração completa e forneça detalhes suficientes para alguém te ajudar.

marcelobrrj
marcelobrrj Cyber Highlander Registrado
9.1K Mensagens 1.8K Curtidas
#5 Por marcelobrrj
19/02/2024 - 09:01
voce tem que ver se eles estao na mesma faixa de ips
alguns roteadores tem como dividir a rede em 2 uma para convidados e outra para os usuários normais pode ser isso que esta atrapalhando ou alguma função que separe o que esta no wifi do que esta por cabo
GA-78LMT-USB3 + AMD FX 6300 + 2X 4GB DDR3 1333 + 1 hd (SEAGATE= SISTEMA+3 HDs de 1 TERA  (torrents e arquivos) + VIDEO PLAYER=LENOVO IdeaPad3-15IML05 Core I3 10110U @ 2.59 GHz +4gb de RAM DDR4+UHD Graphics+ SSD 256GB + HD EXT 2TERA SEAGTE +WIN11 QBITTORRENT WPS OFFICE xmedia-recode MAL  DIOLINUX  https://www.htforumbrasil.com.br/ 


Responder Tópico
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal