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kresh
kresh Veterano Registrado
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Mestres e doutores dominaram o mercado?

#1 Por kresh 20/01/2011 - 10:58
São Paulo/SP - Nos EUA e em diversas partes do mundo, o MBA (Master in Business Administration) tem um grau equivalente ao de mestre, como o próprio nome diz (master). “No Brasil, o mestrado tradicional é mais voltado para quem deseja se aprofundar num tema e seguir a carreira de pesquisador. A formação é mais acadêmica. Na outra ponta, existem as especializações e o MBA, que são cursos mais pragmáticos, voltados para o mercado. Um meio termo é o mestrado profissional, que une esse aprofundamento acadêmico do mestrado tradicional com o lado pragmático do MBA e das especializações”, comenta Fábio de Biazzi, da Ibmec São Paulo.
http://www.sinprorp.org.br/clipping/2009/018.htm

O número de mestres e doutores titulados no Brasil dobrou nos últimos dez anos. De 2001 a 2010, a quantidade de pesquisadores formados por ano no país passou de 26 mil para cerca de 53 mil, segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
http://educacao.uol.com.br/ultnot/2011/01/17/brasil-dobra-numero-de-mestres-e-doutores-em-dez-anos.jhtm

Olá pessoal,

Como já foi citado nos EUA os mestres e doutores estão no mercado e não nas Universidade como ocorre no Brasil, também já foi citado que o número de mestres e doutores vem crescendo no Brasil. Em algum momento(que eu queria saber) as Universidade não vão empregar tantos titulados e os mesmos vão procurar o mercado.

Vocês já sentem isso nas empresas que trabalham? Tem mestres e doutores trabalhando com vocês?

O que tenho observado é um grande número de titulados em pós-graduados(especialização) e MBAs, parece que tais profissionais atendem bem a demanda das empresas no Brasil.

Estou quase encarando uma pós e um MBA ao mesmo tempo, sendo que em ambos não vou estudar nem 20% que estudaria no mestrado.

Valeu galera..
OP
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#2 Por OP
20/01/2011 - 11:18
No Brasil e no mundo, MBA é voltado ao mercado e mestrado e doutorado ao ambiente acadêmico e de pesquisas. Se sua intenção é mercado, vale mais ter um bom MBA que um mestrado ou doutorado. Se sua intenção é pesquisa e academia, o caminho é mestrado e doutorado.
São formações totalmente diferentes. É a diferença entre pós-graduação stricto e lato sensu.
MBA não é a mesma formação que pós stricto sensu. Posso garantir isso pois já fiz as três formações, e para a academia nem me perguntaram se tinha feito MBA. E para o mercado ninguém se preocupou se eu tinho mestrado e doutorado, mas sim a especialização da área (MBA).

O que explica, em parte, o grande número de mestres e doutores trabalhando no mercado norte americano é que muitas empresas fazem pesquisas por lá, o que não ocorre muito por aqui. Basta ver que uma empresa que faz muitas pesquisas, como a AT&T, tem em seus quadros o maior número de prêmios Nobel do mercado dos EUA.
A outra explicação é mais simples: com o mercado saturado, ganha o posto que tiver mais qualificação. Ai quem tem um título a mais leva. E isso vale para quem tem mais línguas estrangeiras e cursos técnicos da área pretendida.
"De onde menos se espera, daí é que não sai nada"(Barão de Itararé)

FUI...
OP
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#4 Por OP
20/01/2011 - 11:49
Eu acho que quanto mais formação você tiver melhor, mas ela deve ser focada na sua futura área de atuação.
O que não pode é ter título e diploma só por ter. Isso é perda de tempo e desperdício de recursos. Mas no seu caso, me parece que vc está bem focado. Suas opções são muito boas. Vá em frente!
"De onde menos se espera, daí é que não sai nada"(Barão de Itararé)

FUI...
cyberfoca
cyberfoca Super Zumbi Moderador
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#5 Por cyberfoca
20/01/2011 - 11:56
saudações a todos!

vale lembrar que há duas modalidades de mestrado: docente e profissional.

na área docente, é comum que as instituições de ensino superior mantenham o menor número possível de mestres e doutores no staff com o objetivo de cumprir pré-requisitos operacionais do MEC. precisando de mais docentes, estas instituições recorrem aos especialistas.

mas não se iludam com a idéia de que mestres e doutores são melhores professores que os especialistas: eu mesmo, recentemente, tive aulas com um pós-doutor que possui uma didática completamente amadora. aliás, muitos mestres/doutores simplesmente não nasceram para lecionar.

já na iniciativa pública um diploma de mestrado/doutorado pode representar adicionais que ultrapassam facilmente 100% sobre o salário-base.

fora da área docente, bom...

os empregadores não estão nem aí para o diploma. eles querem é aferir competências e não lhes interessa se elas vieram ou não através do mestrado profissionalizante ou do cursinho EAD feito na UniEsquina

até+
Lukas.Bios
Lukas.Bios Ubbergeek Registrado
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#6 Por Lukas.Bios
20/01/2011 - 11:58
Com certeza o nosso amigo Imhotep ja respondeu de forma complacente!.

Mas apenas complementando informações, MBA no Brasil é a forma de especialização - mais viavel e desejavel - de todos os Profissionais, até porque as empresas - pelo menos as que conheço e outras que ja vi processos de seleção - colocavam na demanda por profissionais de determinada area na parte de requisitos, uma bela Pós-Graduação e/ou MBA de especialização, como estamos vivendo em épocas onde o profissional tem que saber se resiliente dentro da profissão, as especializações - e não a superespecialização - tomaram conta do cenário do mercado de trabalho, isso já é uma realidade.

Acredito que você esteja no caminho certo, você esta fazendo aquilo que eu chamo de metacompetencia, saber ser resiliente dentro da profissão, porem não desfocando sua principal formação, mas ao mesmo tempo apto para novas areas.

Ja tive professores mestres e doutores dos quais para lecionarem eram uma negação, porem, tinham um grande conhecimento, o problema realmente estava dentro da comunicação/interação com o aluno, não sabiam expressar o seu conhecimento de forma inteligivel e portentosa.

Boa sorte!

Forte abraço

Lukas.
Não existe Homens melhores que outros Homens, apenas Homens mais preparados.
Roteiro Final / Principais areas de TI
OP
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#7 Por OP
20/01/2011 - 13:28
O problema de existirem mestres e doutores péssimos professores decorre de dois fatos recentes nas academias brasileiras:

1) Muitos recém-formados enveredaram pela área acadêmica simplesmente porque não conseguiram empregos no mercado. Só que em geral estes alunos não tinham a menor aptidão para ensino e pesquisa. Era só uma questão de arranjar algo para fazer ou de melhorar o currículo para achar um bom emprego depois.
De todos meus colegas de mestrado (+ ou - 15 pessoas), somente eu e uma colega fizemos depois o doutorado. O resto pegou o diploma e foi tentar a sorte no mercado. E quando eles pegavam uma aulas como bico era sempre um desastre.

2) Existia uma equivocada tendência de admitir nos programas de pós graduação apenas alunos novos ou recém-formados. A idéia era que as carreiras acadêmicas começariam com professores mais novos. Depois de cerca de uma década isso se revelou um erro pois alunos recém-formados não tem experiência no "mundo real". Nada é pior do que um professor teórico, que não entende nada do mundo lá fora. Você só pode ensinar o que conhece de fato. E entre a teoria e a prática tem muito chão.

Hoje estes dois problemas estão meio que resolvidos. Como há vagas suficientes no mercado para que alunos sem aptidão para ensino e pesquisam fiquem fora desse caminho, os programa de pós graduação começaram a buscar alunos mais experiente para seus programas, com vocação para ensino e pesquisa.
É claro que sempre vão existir exceções, mas exceções servem para confirmar a regra, e não ao contrário.

Por isso que sempre digo aqui:
Pós latu senso é voltada ao mercado: quem visa mercado deve se voltar a isso.
Pós strictu senso é voltada à academia.
É importante uma pessoa querer melhorar seu curriculo com uma pós, mas deve antes saber exatamente onde quer chegar para fazer a escolha certa.
"De onde menos se espera, daí é que não sai nada"(Barão de Itararé)

FUI...
Lukas.Bios
Lukas.Bios Ubbergeek Registrado
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#8 Por Lukas.Bios
21/01/2011 - 00:41
Mas em respeito ao mestrado e doutorado dentro de outras areas, como Direito por exemplo, onde um promotor, juiz, advogado possuem titulos de mestrados e/ou doutorados? E os mesmos não são professores.

Seria apenas mais um "titulo" para complementar curriculo e mostrar formação/especialização em determinadas areas?

Forte abraço

Lukas.
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Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
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#9 Por Quemel
22/01/2011 - 02:48
O Brasil forma anualmente cerca de 10 mil doutores. Desses, apenas 13% são de Engenharia e Ciência da Computação. Nos países que competem com o Brasil, tais como Coréia do Sul, China e Índia, esse índice chega a 70%. No mestrado, as engenharias também respondem por somente 11,6% do total de aproximadamente 30 mil alunos.

Para o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, o País precisa aumentar o número de mestres e doutores em Engenharia — disciplina que representa a maior demanda do mercado. De acordo com Guimarães, apenas a Petrobras necessita de 60 mil novos profissionais pós-graduados na área. “Os pós-graduandos hoje são suficientes apenas para substituir as aposentadorias”, afirmou.

Crise para alguns, oportunidades para a “industria da certificação”. Enquanto se leva em média 5 anos para se formar um bom engenheiro de computação, proliferam cursos que tornam garotos deslumbrados de 20 anos em “Engenheiros de Sistemas” em apenas 6 meses. E quando isso não acontece, os ex-futuros-engenheiros-de-sistemas viram “Deretor de Contas Corporativas” apenas para compensar o ego.

Bração e boa $orte,
Quemel ze_bonitinho.png
Lukas.Bios
Lukas.Bios Ubbergeek Registrado
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#10 Por Lukas.Bios
22/01/2011 - 13:48
Concordo com o Jose Silva Neto, é totalmente despiciendo pegarmos métricas de quantidade - estatisticas numéricas - para classificarmos a qualidade de educação, ou de formados, no país. Se pegarmos um exemplo, nanotecnologia/nanociência, somente agora estamos tendo um avanço significativo na area de pesquisa e ensino aqui em nosso país, coisa que ja é realidade em vários outros paises, um exemplo? Israel.

A algum tempo atrás o Brasil estava com um bom défict de Engenheiros, nos EUA, segundo dados de 2010, eles precisam de 100 Mil engenheiros, formam 70 Mil e buscam o restante no exterior, não é baseado apenas nisso quando digo que, os profissionais de TI são muito bem valorizados nos EUA, desenvolvedores e engenheiros estão em alta por lá, assim como aqui no Brasil, mas a divergência salarial existe.

O Brasil nunca irá formar mais engenheiros em quanto os jovens tiverem antipátia com as ciências exatas, eles procuram sobre o curso de engenharia computação, por exemplo, e veem todas aquelas formulas, ou constando matérias na grade curricular a respeito de eletromagnetismo, fisica, quimica, matemática etc. ja logo desistem.

Estes paises, China, Japão, souberam florescer o instinto especulativo dentro das ciencias exatas em seus jovens, o que estão colhendo hoje nada mais é que frutos de uma geração prestigiosa e pronta para "conquistar" o mundo, são os mais requisitados no mercado internacional.

Forte abraço

Lukas.
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imhotep
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#11 Por imhotep
22/01/2011 - 14:34
Mestres, doutores...
Quero saber é da qualidade das pesquisas no país q sim, são diretamente relacionados à qualidade de mestres e doutores.
Não adianta encher o país de mestres e doutores se a pesquisa tem qualidade abaixo da crítica.

Ninguém fala por exemplo da quantidade de aluno recém formado e desempregado q usa o mestrado como escapatória pro desemprego e vai servir de mão-de-obra barata pra professores q usam a infraestrutura da universidade pra dar consultoria privada.

A maioria sequer tem vontade de trabalhar com pesquisa, nem vocação para tal, mas vêem o mestrado como forma de se inserir no mercado.

Ruim pra academia, ruim pro mercado...

Eu fiz mestrado num curso nota 7 da Capes (a maior nota), mas o que vi lá dentro era digno de nota 1 ou 2, ou seja, abaixo do limite da Capes, q é 3...
Tomem cuidado ao responder as perguntas dos colegas. Tenham 100% de certeza da informação que estão passando.
Ensinar significa aprender 2 vezes. Porque você tem que aprender de novo para ensinar corretamente.
Genética e Data Science - loading...
Is OneDrive a backup?
E a cantilena continua!
Lukas.Bios
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#13 Por Lukas.Bios
22/01/2011 - 19:31
Olha, vamos ser bem realistas, sem ilusões: em todo o mundo, existem nichos de excelência, é em cada um desses nichos, onde criam o que usamos (computadores, chips, satélites, medicamentos, etc). Não é todo o Japão que é excelente, não e toda a Alemanha que é excelente, etc...são alguns centros que criam, o resto, são instituições comuns.
Pegue aquela lista com o ranking das melhores Uni do mundo, não adianta ir além das 20-30 primeiras; pois é esse o core criativo
A nossa grande tragédia criadora é que não temos nenhuma instituição nessas 20-30 primeiras ( e em alguns outros rankings, nem somos citados)
Claro Jose Silva Neto, compreendo isso, claro que não é todo Japão, China, Alemanha e etc. que são excelentes ou produtoras criativas/tecnologias.
Nosso País, segundo o índice Pisa, ficou em 53º posição entre 65 nações, o sistema de ensino do país falhou e continua falhando muito. Nenhuma universidade do Brasil figura entre as 200 melhores do mundo!

Para nossas universidades entrarem nestas listas é necessario investimento pesado em ciencia e tecnologia, e acima disso tudo docentes descentes dentro de ambito de pesquisa e ensino. Outro fator que contribuiu muito para a má formação de jovens talentos, é a incrivel desigualdade do ensino publico com o ensino privado - falando de ensino básico, isso ja é um tema e dilema muito debatido, vocês sabem.

Devo salientar que, a avaliação feita pelos institutos de pesquisas que inferem as melhores universidades do mundo, são baseados na metodologia de publicação de caracter cientifico - pesquisas - neste ponto as universidades brasileiras - e também latino americanas - são completamente atrasadas se comparadas ao restante - ou as instituições - do primeiro mundo - paises desenvolvidos, um dos motivos pelo quais as universidades brasileiras, mesmo as publicas que investem mais em pesquisa, não aparecem nestas listas, é a pouca publicação de material cientifico em outras linguas, e claro materiais com relevância academica.

Agora, sendo realista e sem nenhuma ilusão, podemos declarar que a geração destes paises são sim prestigiosas e merecem serem os melhores do mundo dentro destes quesitos, alem de dedicados ao extremo, possuem muitos recursos - ajuda do governo, organizações privadas e mega bilhonários - para investir em seus objetivos.

Na alemanha por exemplo, para quem desejar ser um cientista passa por um rigoroso processo de avaliação e no final é bancado pelo governo, porque simplesmente eles querem os melhores e não os mais ricos, oportunistas e etc. diferente do Brasil.

Ainda não temos uma Harvard aqui em nosso país, Havard foi e é a primeira universidade publica internacional, e apesar de alguns problemas internos, eles possuem um nucleo de aprendizagem e pesquisa muito forte, isso já é sábido.

Outro ponto terrível no país é a falta de docentes e pesquisadores estrangeiros, falta de publicação de artigos, epílogos e opusculos em inglês por parte dos pesquisadores Brasileiros.

Enfim, as instituições publicas mais relevantes de nosso país na area de ciencia como, unicamp e usp, por exemplo, somente serão relevantes academicamente quando se abrirem para o resto do mundo, se internacionalizarem academicamente e começarem a investir mais em pesquisas em suas melhores areas de especialização - tecnologia e biologia.

Forte abraço

Lukas.
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Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
8K Mensagens 939 Curtidas
#14 Por Quemel
23/01/2011 - 14:09
kresh
Então provavelmente estou no caminho certo, estou pleitando 2 cursos lato sensu.

1- Pós-graduação em Engenharia de Software
2 - MBA em Gestão de projetos ênfase em TI.

Agora é procurar as melhores instituições.

E o mestrado profissional como o melhor do país oferecido no C.E.S.A.R em PE, onde trabalha nada mais nada menos que Silvio Meira?


Caro Rômulo, salve!

só querendo filé, né? Deixando o osso para a galera...boa.gif

Pela minha experiência considero um crime vc encarar um MBA sem uma experiência de pelo menos 5 anos num trabalho em gestão de processos.

Apostaria 1º e no caminho certo a APÓS, digo PÓS.

E Tome cuidado, pois a MS, Cisco e outras empresas nos meses de maio e setembro disfarçam-se de alunos olheiros para levar os mió...O último foi com uma proposta mensal de US$ 10 mil.

A reportagem saiu na Globo, mas não disse qual era a IES e nem a empresa. Alguns contatos na Rede Globo e o mistério foi solucionado.

Bração e boa $orte,
Quemel
kresh
kresh Veterano Registrado
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#15 Por kresh
24/01/2011 - 10:32
Quemel disse:
Caro Rômulo, salve!

só querendo filé, né? Deixando o osso para a galera...boa.gif

Pela minha experiência considero um crime vc encarar um MBA sem uma experiência de pelo menos 5 anos num trabalho em gestão de processos.

Apostaria 1º e no caminho certo a APÓS, digo PÓS.

E Tome cuidado, pois a MS, Cisco e outras empresas nos meses de maio e setembro disfarçam-se de alunos olheiros para levar os mió...O último foi com uma proposta mensal de US$ 10 mil.

A reportagem saiu na Globo, mas não disse qual era a IES e nem a empresa. Alguns contatos na Rede Globo e o mistério foi solucionado.

Bração e boa $orte,
Quemel


Obrigado pela dica Quemel, vou me cuidar.

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