Logo Hardware.com.br
Moop
Moop Super Participante Registrado
642 Mensagens 22 Curtidas

Lançado o KDE 4.1... ainda "bugado"

#1 Por Moop 29/07/2008 - 13:21
Embora o KDE 4.1 pretenda ser a primeira versão adequada à adopção prévia de utilizadores, algumas das funcionalidades a que estava habituado no KDE 3.5 ainda não estão implementadas. A equipa do KDE está a trabalhar sobre estas e luta para que estas fiquem disponíveis numa das próximas versões. Embora não exista uma garantia que cada uma das funcionalidades do KDE 3.5 venha a ser implementada, o KDE 4.1 já oferece um ambiente poderoso e rico em funcionalidades de trabalho.
Agora não me lembro bem onde foi que li isso, mas esperava-se que a versão estável do KDE 4.1 fosse a primeira versão "utilizável" do KDE 4. Vou ver se animo a baixar hoje e depois posto o que achei, mas o problema que as Nvidias das series 8 e 9 estão enfrentando com 2D (XRender em especial) e que, por tabela, causam maiores problemas ainda no KDE 4 estão me desanimando...

Notas de lançamento:
29 de Julho de 2008. A Comunidade do KDE lançou hoje o KDE 4.1.0. Esta versão é o segundo grande grupo de funcionalidades disponibilizadas para a série do KDE 4, contendo novas aplicações e potencialidades desenvolvidas sobre os pilares do KDE4. O KDE 4.1 é a primeira versão do KDE4 a conter o pacote de Gestão de Informação Pessoal KDE-PIM, com o cliente de e-mail KMail, o organizador KOrganizer, o Akregator, que é o leitor de fontes de RSS, o KNode, usado para ler notícias em fóruns e muitos outros componentes integrados na consola do Kontact. Para além disso, o novo ambiente de trabalho Plasma, que foi introduzido no KDE 4.0, amadureceu ao ponto em que pode substituir o ambiente do KDE 3 para os utilizadores mais casuais. Como aconteceu na versão anterior, muito do tempo foi dedicado à melhoria da plataforma e das bibliotecas subjacentes em que o KDE se apoia.
Dirk Müller, um dos gestores de versões do KDE, providencia alguns números: "Ocorreram 20803 actualizações, feitas entre o KDE 4.0 e o 4.1, em conjunto com 15432 actualizações de traduções. Foram feitas assim quase 35000 modificações nas versões de trabalho, tendo algumas sido reunidas no KDE 4.1, sendo que estas também ainda não foram sequer tidas em conta." Müller diz-nos também que a equipa de administração de sistemas do KDE criou 166 contas novas para colaboradores no servidor de SVN do KDE.
Melhorias:
O KDE-PIM está de volta com o 4.1, contendo as aplicações necessárias para a sua informação e comunicação pessoais. O KMail como cliente de e-mail, o KOrganizer como componente de planeamento e agenda, o Akregator como leitor de fontes RSS, entre outros, estão agora outra vez disponíveis com a aparência do KDE 4. reader and others are now available again in KDE 4 look.
O Dragon Player, um leitor de vídeo fácil de usar, entra em cena
O Okteta é o novo editor hexadecimal bem integrado e rico em funcionalidades
O Step, um emulador de física, torna a aprendizagem de física engraçada e simples
O KSystemLog ajuda-o a manter um registo do que se passa no seu sistema
Novos jogos, como o KDiamond (um clone do Bejeweled), o Kollision, o KBreakOut e o Kubrick tornam irresistível uma pausa no seu trabalho
O Lokalize ajuda os tradutores a tornarem o KDE 4 disponível na sua língua (se não estiver já entre as cerca de 50 que o KDE 4 já suporta)
O KSCD, o seu leitor de CDs, foi ressuscitado
As respostas às perguntas mais comuns foram recolhidas na FAQ do Utilizador do KDE4, que também é uma boa leitura, caso queira aprender algo mais sobre o KDE4.


Novo mecanismo de selecção do Dolphin
Dolphin, o gestor de ficheiros do KDE, tem uma nova vista em árvore na janela principal, sendo também novidade o suporte para páginas separadas. Uma nova e inovadora selecção ao carregar uma vez o botão do rato, permite uma experiência de utilizador mais consistente, sendo que as opções de cópia e de contexto tornam estas acções ainda mais acessíveis. Obviamente, o Konqueror continua disponível como alternativa para o Dolphin, tirando partido das funcionalidades acima apresentadas.
O navegador Web do KDE Konqueror tem agora suporte para abrir de novo as páginas e janelas já fechadas, sendo que se desloca também mais suavemente pelas páginas Web.
O Gwenview, o visualizador de imagens do KDE, tem agora uma vista em ecrã completo, uma barra de miniaturas para aceder facilmente às outras fotografias, um sistema para Desfazer inteligente e o suporte para classificar imagens.
KRDC, o cliente de ligações remotas do KDE, agora detecta os ambientes de trabalho remotos na rede local automaticamente, usando o protocolo ZeroConf.
Marble, o globo para o ambiente do KDE, agora integra-se com o OpenStreetMap, para que você possa encontrar o seu caminho, usando os mapas livres.
O KSysGuard agora suporta a monitorização do resultado dos processos no 'stdout' ou as aplicações em execução, pelo que não é mais necessário reiniciar as suas aplicações a partir de um terminal quando quiser saber o que se passa.
O gestor de janelas por composição KWin tem um conjunto de funcionalidades extendidas e estabilizadas. O efeito novo de mudança de janelas por Capas e as famosas "janelas trémulas" foram adicionados.
A configuração do painel do Plasma foi extendida. O novo controlador do painel facilita a personalização do seu painel, dando logo uma reacção visual. Poderá também adicionar painéis e colocá-los em diferentes extremos dos seus ecrãs. A nova 'applet' de visualização de pastas permite-lhe guardar ficheiros no seu ecrã (de facto, oferece uma vista de uma pasta no seu sistema). Poderá colocar zero, uma ou mais vistas de pastas no seu ecrã, oferecendo uma acesso mais simples e flexível aos ficheiros em que está a trabalhar.
Mais detalhes:
http://www.kde.org/announcements/4.1/index-pt.php
F.O.S.
F.O.S. Tô em todas Registrado
2.2K Mensagens 31 Curtidas
#3 Por F.O.S.
30/07/2008 - 15:12
Problemas conhecidos


  • Os utilizadores de placas NVidia com o controlador binário poderão ter problemas de performance na mudança de janelas e no seu dimensionamento. Os engenheiros da NVidia foram notificados destes problemas. Contudo, ainda não foi lançado nenhum controlador da NVidia com uma correcção dos mesmos. Poderá encontrar mais informações sobre como melhorar a performance gráfica na Techbase, ainda que em última instância se tenha que confiar na resolução do controlador por parte da NVidia.

Espero que não seja um grande problema.
LPIC 1 / Administrador de rede

Linux user 438252
HTC Desire HD w/ Android 4.0.4| Fedora 20
Big Bear
Big Bear Super Participante Registrado
797 Mensagens 17 Curtidas
#7 Por Big Bear
30/07/2008 - 22:18
O KDE4 é utilizável em PCs com 256 ? Se for, eu acho que vou tentar ...
Guia FOCA: "Debian tem suporte a 10 arquiteturas diferentes e aproximadamente 15 sub-arquiteturas." Debian, o Sistema Operacional Universal.

PC1:GA-8I865GME-775, Pentium D820 (2,8GHz), 1GB DDR400, HD SATA Samsung 80GB
PC2:PC-Chips M810LR-H, Duron 1,1GHz (Morgan), 256MB PC133, HD Samsung PATA 80GB
Big Bear
Big Bear Super Participante Registrado
797 Mensagens 17 Curtidas
#9 Por Big Bear
31/07/2008 - 11:01
Eu rodo o Ubuntu 8 no Velho Guerreiro da assinatura. Quando ele está lá, no cantinho dele, tudo bem. Mas, quando eu conecto ele na Internet ... Que desastre ! A performance cai muito. Queria otimizar ele, mas não acho nada ...
Tenho o Kurumin 7 nele também. Consegui ficar com 74 MB livre, logo após o boot e contando o Cache !!!punk.gif

Abçs
Fui !!!
Guia FOCA: "Debian tem suporte a 10 arquiteturas diferentes e aproximadamente 15 sub-arquiteturas." Debian, o Sistema Operacional Universal.

PC1:GA-8I865GME-775, Pentium D820 (2,8GHz), 1GB DDR400, HD SATA Samsung 80GB
PC2:PC-Chips M810LR-H, Duron 1,1GHz (Morgan), 256MB PC133, HD Samsung PATA 80GB
Moop
Moop Super Participante Registrado
642 Mensagens 22 Curtidas
#11 Por Moop
31/07/2008 - 20:42
Finalmente instalei, e as coisas não começaram muito bemcap_triste.png

Fiz a instalação via "1 click install" do openSUSE 11
http://download.opensuse.org/repositories/KDE:/KDE4:/Factory:/Desktop/openSUSE_11.0/KDE4-DEFAULT.ymp

Primeiro o menu principal (estilo clássico) estava funcionando bem, então instalei um player de vídeo (smplayer) e pronto! Ficou tudo bagunçado! Como se o sistema estivesse embriagadobebi_demais.gif Eu selecionava o icone do Tvtime e inicia o Gmplayer, alguns sub menus de aplicativos passaram a levar ao menu principal, num loop contínuo... então voltei o menu para o estilo Kickoff e ele funcionou bem, passei novamente para o estilo clássico e o defeito sumiu dorminhoco.gif

Ainda não tive a infelicidade de alguma janela fechar "sem nenhuma razão aparente", então o KDE 4.1 parece estar bem mais estável.

A função "instalar novos widgets" não funcionou comigo, pois mesmo depois de instalados os novos widgets não apareceram para seleção.

Um aspecto que poderia ter sido melhorado é a pre-visualização de arquivos, pois não encontrei uma opção para que ela fique selecionada por padrão, ou seja, tenho que clicar em "prever" em cada pasta...

Um dos aspectos que marcou o KDE, que era o grande número de opções (o tal do "mais é mais") parece ter sido removido de vez, não encontrei uma ferramenta centralizada de configuração do ambiente (kcontrol) e os programas, de forma geral, apresentam poucas opções de configuração (lembrando bastante o "menos é mais" do Gnome).

Nem arrisquei ativar as "perfumarias" do kwin, pois sei que vou ter problemas graças aos drives da Nvidia (9600GT)...

O consumo de memória ram está alto, ficando em torno de 300 megas (com o Gnome o sistema consome pouco mais de 200).

Muitos programas ainda usam as blbliotecas do KDE 3, assim como a qt3, o que aumenta ainda mais o consumo de memoria...

Não vi qualquer vantagem no Dolphin, tudo que ele faz o Konqueror também faz, e este ainda tem muito mais recursos...

Vou parar o post por aqui, ainda vou continuar usando o KDE 4.1 para ver se me acostumo, mas ainda não recomendo como ambiente principal.
Ilkyest
Ilkyest Super Zumbi Registrado
5.8K Mensagens 715 Curtidas
#12 Por Ilkyest
31/07/2008 - 20:56

Moop disse:
Finalmente instalei, e as coisas não começaram muito bemcap_triste.png

Fiz a instalação via "1 click install" do openSUSE 11
http://download.opensuse.org/repositories/KDE:/KDE4:/Factory:/Desktop/openSUSE_11.0/KDE4-DEFAULT.ymp

Primeiro o menu principal (estilo clássico) estava funcionando bem, então instalei um player de vídeo (smplayer) e pronto! Ficou tudo bagunçado! Como se o sistema estivesse embriagadobebi_demais.gif Eu selecionava o icone do Tvtime e inicia o Gmplayer, alguns sub menus de aplicativos passaram a levar ao menu principal, num loop contínuo... então voltei o menu para o estilo Kickoff e ele funcionou bem, passei novamente para o estilo clássico e o defeito sumiu dorminhoco.gif

Ainda não tive a infelicidade de alguma janela fechar "sem nenhuma razão aparente", então o KDE 4.1 parece estar bem mais estável.

A função "instalar novos widgets" não funcionou comigo, pois mesmo depois de instalados os novos widgets não apareceram para seleção.

Um aspecto que poderia ter sido melhorado é a pre-visualização de arquivos, pois não encontrei uma opção para que ela fique selecionada por padrão, ou seja, tenho que clicar em "prever" em cada pasta...

Um dos aspectos que marcou o KDE, que era o grande número de opções (o tal do "mais é mais") parece ter sido removido de vez, não encontrei uma ferramenta centralizada de configuração do ambiente (kcontrol) e os programas, de forma geral, apresentam poucas opções de configuração (lembrando bastante o "menos é mais" do Gnome).

Nem arrisquei ativar as "perfumarias" do kwin, pois sei que vou ter problemas graças aos drives da Nvidia (9600GT)...

O consumo de memória ram está alto, ficando em torno de 300 megas (com o Gnome o sistema consome pouco mais de 200).

Muitos programas ainda usam as blbliotecas do KDE 3, assim como a qt3, o que aumenta ainda mais o consumo de memoria...

Não vi qualquer vantagem no Dolphin, tudo que ele faz o Konqueror também faz, e este ainda tem muito mais recursos...

Vou parar o post por aqui, ainda vou continuar usando o KDE 4.1 para ver se me acostumo, mas ainda não recomendo como ambiente principal.



Tô usando também. No primeiro boot o kde para carregar foi algo como pastel de batatinha e ovo frito as 2 da manhã. Não entrou no kde e foi pro gnome e entrou em um loop entre "restaurar e não restaurar" o gerenciador. Reiniciei. melhorou.

Agora outro probleminha que enfrento é a incapacidade do synaptic terminar legal. Ele dá pau quando configura o ldconfig acho eu. ele configura o kde e após o gnome e fica estático. não trava o sistema mas o synaptic sim.

Pelo menos estou com idioma em brasileiro.
Ainda estou sem ícones no desktop, remontei o "menu iniciar" e alterei para o formato padrão.

Alguns ítens ainda não estão funcionando. Monitores de hardware e captura de tela.
Tô gostando, de momento. Vou ver como fica com o driver nvidia e com o compiz.
ASUS 1151 ATX PRIME Z270-K/ Intel i7 7700k / 16Gb Kingston HyperX FURY 2133Mhz DDR4 /Radeon RX570 Powercolor 4Gb // Corsair TX 750W modular // Air Cooler Stock
Moop
Moop Super Participante Registrado
642 Mensagens 22 Curtidas
#13 Por Moop
31/07/2008 - 22:10
Ilkyest disse:




Tô usando também. No primeiro boot o kde para carregar foi algo como pastel de batatinha e ovo frito as 2 da manhã.

OFF TOPIC não precisa ser as 2 da manhã, isso é pesado a qualquer horamostrando_lingua.png

Já que a idéia é testar resolvi dar uma olhada na versão de desenvolvimento do amarok 2 também (versão 1.86) e foi aí que eu percebi que o phonon não estava funcionadodorminhoco.gif. Geralmente deixo os programas configurados para usar o alsa direto, então eles funcionaram sem problemas, mas quando iniciei o amarok apareceu a mensagem de erro. "Sem problema, vou configurar o KDE para não usar o phonon..." mas onde? Não escontrei nenhuma ferramenta de configuração para isso, e para ajudar, depois de instalar o amarok o problema do "menu embriagado" voltoubebi_demais.gif, ok, configurando para o estilo Kickoff e voltando para o clássico resolveu o problema. Resolvi então configurar nas opções do amarok mesmo... outra vez o "mais é mais" virou "menos é mais" e as (poucas) opções de configuração do amarok lembravam mais o Rhythmbox que o amarok tradicional... Ok, mas ao menos ele funciona? Não seicap_triste.png
tentei tocar mp3, ogg, flac, mas o programa não informou nenhuma mensagem de erro, e a saída do terminal também não ajudou muito. Para completar quando fechei o programa ele informou que "Ocorreu um Erro Fatal" como se o programa estivesse terminado por causa de um "bug"...
Fiz besteira em abrir o forno para provar o amarok 2, ainda está crumostrando_lingua.png
Também tinha baixado a versão de desenvolvimento do K3B 2, mas o programa já abre com 11 mensagens de erro. De volta pro forno também:nao_sei_de_nada:

No mais, deixo uma imagem do amarok 2 para quem quiser ver.
li { white-space: pre-wrap; }

Anexos

© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal