Logo Hardware.com.br
Neo_CTBA
Neo_CTBA Veterano Registrado
1.6K Mensagens 1 Curtida

"Jurassic Park: Operation Genesis", onde comprar?

#1 Por Neo_CTBA 12/07/2006 - 14:00
Alguém faz idéia? Normalmente compro pelo submarino e americanas, mas não achei lá.

Uma previa do game:

Site Oficial: http://www.jpthegame.com/

Fonte: Terra Games
http://games.terra.com.br/analises/jurassicpark_operationgenesis.htm

› Lançamento: julho de 2003
› Desenvolvimento: Blue Tongue
› Produção: Vivendi Universal
› Distribuição: Vivendi Universal
› Localização: somente caixa e manual
› Preço: R$ 89,00

A volta ao paraíso dos dinossauros
ANDRÉ DE ABREU

Quando em 1993 Steven Spielberg lançou nas telonas seu Parque dos Dinossauros, o sucesso foi estrondoso. Como todo blockbuster hollywoodiano, obviamente, não deixaram de sair jogos baseados no longa-metragem. Contudo, só após 10 anos é lançando um game que dá ao jogador a oportunidade de simular no computador os fatos do filme. Jurassic Park: Operation Genesis é um simulador de parque, nos moldes de jogos tycoon, porém nesse você pode construir seu próprio parque de dinossauros.
Com todo esse atraso, obviamente já foram lançados outros jogos explorando o tema, como Zoo Tycoon: Dinosaur Digs, da Microsoft. Porém, Operation Genesis se diferencia de seus concorrentes oferecendo uma maior variedade de jogo. Nele não basta apenas gerenciar seu parque e sua verba, é preciso comandar pesquisas arqueológicas, os laboratórios de DNA e o mercado negro de compra e venda de fósseis.

A primeira coisa a se fazer é escolher as características da ilha onde o parque será construído. É possível determinar a topografia, montanhosa ou plana; a arborização e as características hidrográficas do terreno. Todos esses fatores precisam estar bem equilibrados, pois eles afetam diretamente o nível de popularidade do parque e o conforto dos animais.

Feitas as decisões topográficas, é hora de iniciar as pesquisa de animais. Ao contrário de outros jogos do gênero, onde basta aumentar a verba de pesquisa e esperar os animais estarem disponíveis no menu, em Operation Genesis é necessário ralar um pouco mais. Primeiro é preciso encaminhar equipes a procura de fósseis ao redor do mundo. No princípio, existem poucos sítios arqueológicos, mas com o tempo o número de locais aumenta e nem todos são bons geradores de restos de dinossauros. Por isso, é preciso gerenciar bem cada equipe para que façam um trabalho o mais eficiente possível.

Tudo isso é necessário para extrair pelo menos 50% do DNA dos restos mortais dos antigos dinossauros para que o laboratório de genética da ilha possa criar clones deles. Como nem sempre as ossadas possuem material genético suficiente, em muitas ocasiões o jogador terá que apelar ao mercado negro de artefatos arqueológicos.

Igualzinho ao cinema

Uma das vantagens de Operation Genesis carregar a marca Jurassic Park é possuir direitos de utilizar todos os nomes, sons e falas do filme homônimo. Os principais personagens do longa estão presentes no jogo. O Dr. Alan Grant é o responsável pela paleontologia; John Hammond é o presidente da InGen, empresa para qual o jogador trabalha; o Dr. Wu é o criador da tecnologia de clonagem a partir de DNA fossilizado e por aí vai.

Os dinossauros dos filmes também estão presentes, ao todo são 25 espécies, incluindo os "popstars" T-Rexs e Velociraptors. A música também é a mesma da superprodução de Spielberg, composta por John Williams, responsável por trilhas famosas como a da série Star Wars. Os gráficos do jogo convencem bem e não exigem muito da máquina do usuário, a não ser que este resolva configurar todas as opções visuais no máximo. De qualquer jeito, poderiam aproveitar melhor a capacidade do CD-ROM e incluir animais não presentes no filme.

Com exceção desse mecanismo de pesquisa e desenvolvimento de dinossauros, Operation Genesis é igualzinho a outros jogos do gênero. É preciso cuidar da segurança para que os animais não se soltem, criar atrações para que os visitantes se entretenham, fornecer locais para alimentação e necessidades fisiológicas e criar tours pelo parque para arrecadar mais fundos para sua pesquisa. Existe um número bem maior de variáveis para se cuidar, mas a pouca variedade de dinossauros disponível tende a encurtar um pouco o fator diversão do jogo.

Variedade em favor da longevidade

Como o local de construção do parque é limitado a uma ilha e a variedade de dinossauros não é lá muito grande, parece que a produtora do jogo percebeu que seu produto não estava competitivo suficiente em relação aos games concorrentes. Por isso, ela resolveu inovar. Além de simulador de parque, Operation Genesis oferece também uma seção no estilo adventure. A partir do menu principal é possível acessar 12 mini-missões seqüenciais, ou seja, é preciso completar uma tarefa para se ter acesso à próxima.

Os objetivos são bem variados. Em alguns momentos o jogador terá de assumir o controle de um helicóptero e utilizar dardos tranqüilizantes para abater alguns dinossauros espertinhos que fugiram de seus cercados, já em outra oportunidade o objetivo é fotografar dinossauros em ação. Um jornal publicou uma matéria questionando a veracidade das atrações de Jurassic Park e, por isso, é necessário mandar algumas fotografias para desmenti-lo.

A princípio, essas missões aumentam o tempo útil do game, mas após cumprir todas o jogador dificilmente se sentirá tentado a jogá-las novamente, pois o nível de desafio delas é bem baixo e todas são iguais, independente do número de vezes jogadas.

Pequenos empecilhos

Um fator que merece destaque em Operation Genesis são os controles. Os principais movimentos básicos são resolvidos apenas com o uso do mouse, o que tornar a curva de aprendizagem do jogo bem rápida. Contudo, os menus de interações poderiam ser mais bem resolvidos, pois algumas operações exigem até cinco cliques para serem concluídas.

Outro grande problema é o fato do jogo estar completamente em inglês, apenas o manual foi traduzido. Porém, como o game é baseado em ícones e ações visuais, algumas horas jogando farão qualquer um esquecer do idioma estrangeiro. De qualquer jeito, em caso de dúvidas lingüísticas, a Vivendi Universal inovou na concepção do manual do jogo e inseriu um útil glossário Inglês-Português com os principais termos empregados no jogo.

Quem está iniciando no ramo também não ficará a ver navios, pois o game conta com um eficiente tutorial que explica todos os meandros do modo de jogar Operation Genesis. O problema é que os tutoriais também são seqüenciais, ou seja, aqueles que já têm experiência em jogos tycoon e querem conhecer apenas as peculiaridades do game terão que aprender também a rotacionar a câmera, se movimentar pelos terrenos e outras tarefas básicas demais para quem já tem alguma experiência.

Jurassic Park: Operation Genesis é um bom jogo para aqueles que são fãs do estilo tycoon, porém ele precisa ser comprado sabendo que a diversão não será muito duradoura. Afinal, a pouca variedade e as missões nada estimulantes acabam derrubando o tempo de vida do game. Contudo, para passar as férias de julho é uma ótima opção.

Configuração
› Processador: 400 MHz
› Memória RAM: 128 MB
› Disco rígido: 1 GB
› CD-ROM: 4x
› Placa de vídeo: 3D de 16 Mb
› Multijogador: não
› Sistema: Windows 98/2000/XP
› Mais: Direct8.1b e placa de som

Galeria de Fotos Terra com 8 imagens:
http://games.terra.com.br/galeria/jpoperationgenesis/
Renanz
Renanz Super Participante Registrado
554 Mensagens 0 Curtidas
#4 Por Renanz
15/07/2006 - 12:54
eu tenho esse jogo aki.... eh bem lehal, mas dps d um tempo fica enjoativo d jogar... e eh tudo mto caro p comprar p por no parque... hehehe, mas o mais legal eh montar e dps entrar no carro e ficar passeando pela jaula do bicho q vc criou tirando foto.. hehe
| Samsung SyncMaster 793v 17 | AMD Sempron [EMAIL="2500+@2216"]2500+@2216[/EMAIL] (TBread B) | A7V600-X | Samsung 512 DDR3200 | Samsung 80Gb | LG CDRW | Radeon 9550 256/128 Powercolor | Virtua 4mb | 7team 350 | Win XP Pro SP2 |
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal