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Diogo R.
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Jogos que virão serão melhores otimizados para VGA's AMD? Ou é mito?

#1 Por Diogo R. 04/12/2013 - 02:08
Olá pessoal do FGDH,

Todos nós sabemos que a nova geração de consoles estão com o hardware da AMD, mas isso influenciará MESMO na performance dos jogos quando forem otimizados para PC?

Pelo que vi, o xbox one terá uma HD 7850 2GB, e o PS4 uma HD7870 2GB, alguem pode confirmar? Ou nao é bem assim que se compara?

Pois bem, a duvida central mesmo nao é essa...mas sim se as VGA's da AMD,( por ex, a HD 7850 mesmo), levantará VANTAGEM à ela? Isso trará menos vantagem para a NVIDEA perdendo FPS e dando lugar à concorrente?

Fiquei na duvida, pq mesmo parecendo obvio pois irá usar Hardware ATI AMD, os consoles n deixam de ser x86, que criará jogos a partir do Directx 11, e se é certo isso, qual DESVAnTAGEM teria a Nvidea, ja que o jeito de de otimizar é esse, usando o directx e de fato renderizando os gráficos???

Seria MITO essa vantagem que dizem que terá a AMD's com a nova geração de Consoles e seus jogos para PC? Ou na verdade ficará tudo na mesma, ambas rodando os jogos praticamente da mesma forma?

Obg , e espero opinião de todos...


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Renware
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#2 Por Renware
04/12/2013 - 09:45
A arquitetura GCN será a base para mais e mais desenvolvedores, é o que diz Nicolas Thibieroz da AMD.
Agora se isso irá favorecer os jogos de PC, pode ser que sim pode ser que não. O BF 4 com o Frostbite 3 é otimizado para placas AMD, usando o mantle e a GCN, e o jogo tem também para PS4 e XBOX One, seria uma pista? Só o futuro dirá...
Na minha opinião os jogos exclusivos para consoles continuarão a existir, não tem lógica as plataformas se unificarem.
Gigabyte GA-970A-D3 // Athlon FX 6300 X6 3.5GHz // 8 GB DDR3 1333 MHz Kingston // XFX Radeon R9 280X 3 GB Black DD Edition // HDs Samsung 1 TB + 500 GB // Gravador DVD-RW Pioneer // Corsair HX620W // Razer DeathAdder 3.5 + Razer Goliathus // Headset Plantronics Gamecom 307 // Gab. Coolermaster HAF912 // Edifier 2.1 X100
Diogo R.
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#3 Por Diogo R.
04/12/2013 - 12:37
Mais opiniões pessoal?

E o Physx na Nvidea, irá "vantagear" ela ou desvantagea-la?

*Suponhando que os jogos tentarão trazer para o pc de forma mais facil e com menos gastos possiveis, ou seja, sem ficar otimizando efeitos Physx para a Nvidea.

Vamos lá, digo assim,:o Physx irá ser bom pois processará varias dos efeitos presentes nos jogos que virão que serão relativamente leves, ja que, nao sao em si efeitos Physx criando vantagem para a Nvidea, ou simplismente os jogos por nao terem efeitos Physx irá ANULAR tal recurso na NVidea criando desvantagem à ela?


Obg


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james_bond
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#4 Por james_bond
05/12/2013 - 01:16
AMD já anunciou o Mantle e algumas empresas além da Dice (Battlefield 4) anunciaram desenvolvimento de jogos no Mantle.

Aqui segue um link que fala a respeito dessa nova api de baixo nível da AMD que promente desempenho superior ao directx e é código aberto: http://www.tecmundo.com.br/amd/47825-amd-responde-tudo-o-que-voce-queria-saber-sobre-a-tecnologia-mantle.htm
Monitor IPS LG 22MP55 / Asus P9 x79 / Intel Xeon 2680 V2 @ 3.6ghz deca-core + Water Cooler H60 / Geforce RTX 2070 8GB GDDR6 OC fábrica / 16GB DDR3 1866 quad channel / SSD 120GB 850 Evo / HDD 1TB Seagate Barracuda / HDD 400GB Seagate / Gravador DVD Sony / Fonte XFX 600W 80 plus / Windows 10 Pro x64
Stealth
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#5 Por Stealth
05/12/2013 - 02:31
Diogo R. disse:
Mais opiniões pessoal?

E o Physx na Nvidea, irá "vantagear" ela ou desvantagea-la?

*Suponhando que os jogos tentarão trazer para o pc de forma mais facil e com menos gastos possiveis, ou seja, sem ficar otimizando efeitos Physx para a Nvidea.

Vamos lá, digo assim,:o Physx irá ser bom pois processará varias dos efeitos presentes nos jogos que virão que serão relativamente leves, ja que, nao sao em si efeitos Physx criando vantagem para a Nvidea, ou simplismente os jogos por nao terem efeitos Physx irá ANULAR tal recurso na NVidea criando desvantagem à ela?


Obg


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A tendência é que p Physx caia em desuso, pois esses recursos poderão ser feito via OpenCL, e/ou DirectCompute, sendo que o OpenCL é plataforma aberta, também possui vários apoiadores (além da AMD, Intel e nVidia)
Então por que se programar nessa arquitetura fechada, sendo que há outras alternativas, que servem em outras plataformas ?

Acredito sim que os jogos novos daqui pra frente, serão mais otimizados pra plataforma AMD, é meio óbvio isso, não tem como pensar diferente...pelo menos no que se refere a jogos de verdade.

Já os Joguinhos (com o devido respeito claro), a nVidia tem se dado bem com os processadores Tegra na plataforma ARM...

Quanto ao Mantle, teria uma grande chance de ser um elefante branco, assim como o Physx é hoje, mas como agora a AMD tá com a "bola da vez", é provável que o Mantle possa ameaçar futuramente o "engessado" DirectX ... se a M$ deixar

Ainda tá recente e nebuloso a forma como o Mantle vai trabalhar num primeiro momento, tipo: se vai abstrair alguma camada entre o driver e a API, ou se terá uma API específica e otimizada, que siga alguns padrões das APIs existentes...
- [C2 Quad Q6600][GTS 450][Edifier X-100][CRT 17"],[Pentium E5500][8600GT],[Optiplex 745,E6400] bom_trabalho.gif
- Win8, Win7, WinXP, Linux Mint
- Windows 10 sucks!
- Moto G52
super.gif21 anos de Forumpunk.gif
Duende
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#6 Por Duende
07/12/2013 - 22:01
Diogo R. disse:


Seria MITO essa vantagem que dizem que terá a AMD's com a nova geração de Consoles e seus jogos para PC? Ou na verdade ficará tudo na mesma, ambas rodando os jogos praticamente da mesma forma?

Obg , e espero opinião de todos...


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As pessoas que são "do contra" podem sonhar com o dia em que Linux vencerá o Windows, em que a AMD vencerá a nVidia ou a Intel em processamento e assim por diante. Eu sonho para que haja um equilíbrio e não venha nenhum monopólio, ou seja, sou a favor do meu bolso. Quem investe hoje no futuro joga dinheiro fora porque vai investir tudo de novo quando o tal futuro chegar, bem diferente do que foi sonhado.

A nVidia detem 52.12% do mercado e isso deve permanecer por muito e muito tempo. A disputa maior atualmente é entre AMD e HD Graphics da Intel. Até uns meses atrás a Intel que já tem uns 15% do mercado crescia e a AMD caía. Em novembro a AMD cresceu um pouco, estando com 32.5% do mercado, enquanto a HD 4000 da Intel caiu em 0.29%, segundo os dados da Steam. E como a nVidia detém a maior fatia do mercado gráfico, é claro que os desenvolvedores de jogos dão a maior atenção para isso no desenvolvimento de seus jogos. A AMD vem e paga uma pequena fortuna para que BF4 seja otimizado para suas placas. Ok, dá resultado. Não tão bom assim, mas dá. Por vezes é a nVidia que dá as cartas e obtém uma otimização bem maior para suas placas num jogo específico. Ok. Acontece. O dinheiro manda. Mas no geral a nVidia tem e continuará a ter as melhores placas gráficas, mesmo porque se a AMD fez um lançamento que superou a placa concorrente, a nVidia reduz o preço e pronto.

Console não tem nada a ver com a história. Console é questão de economia, de redução de custos. Dá mais lucro se vender mais; vende mais se for mais barato; é mais barato se tiver menor desempenho. E joga melhor quem jogar no PC com Intel e nVidia. Inclusive o que se pode apostar é que a AMD vai voltar a cair e a Intel vai crescer um tanto na mesma proporção quando a sua nova geração de CPUS vier com gráficos quase tão bons quanto os da CPU AMD atuais. Mais gente deixa de comprar placa dedicada e se contenta com iGPU, que são os gráficos integrados de boa qualidade. Isso mantém a nVidia mais ou menos estacionada em seus 52%, mas isso já é uma posição muito confortável e lucrativa para ela. A AMD vai dar um passo certo adotando iGPU em todas as suas CPUs, como a Intel já faz há tempo, mas demorou demais para enxergar que o caminho é este. E depois ainda tem de ver que não basta aumentar desempenho gráfico, tem de melhorar desempenho de processamento também.
palm V
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#7 Por palm V
08/12/2013 - 08:05
O engine frostbite 3 eh otimizado pra amd e ele empurra ou vai empurrar:

battlefield 4
novo mirror edge
dragon age inquisition
novo need for speed
mass effect 4
novo star wars
e muitos outros jogos da eletronic arts

estudios q vao usar frostbite 3:

ghost
bioware
popcap
dice
criterion

O frostbite 3 vai ser o engine padrao da eletronic arts por todos os seus estudios.... ea vai fazer isso pra baratear custo d desenvolvimento.... pra eles ne pq pra nos o valor dos jogos vai ser o mesmo hehehe.... agora o mantle eh padrao aberto e foi um pedido dos estudios pra poder programar com um api proximo ao hardware...

Alem da dice outros estudios com engines proprios estao aderindo ao mantle como o estudio rebellion da serie sniper elite... square enix do deus ex human revolution e novo thief..... cloud imperium do star citizen esse vai ser jogao hem.... novo estudio oxide games com veteranos da industria d gamers d estrategia.... alias parece que o galactic civilizations 3 vai ser empurrado por esse engine....

O Johan Andersson da dice nao amd hem comentou q pode ter um aumento d ate 20% no desempenho com o mantle.... tem q esperar pra ver.... mas a vantagem da amd eh o conjunto da coisa.... se o mantle vingar o numero d draw calls vai reduzir aliviando pro cpu.... nao precisa gastar rolos d grana no cpu vale mais investir muiiiiito mais na vga.... se hoje isso ja acontece e vga manda o gap vai aumentar ainda mais.... some a isso otimizacao do frostbite 3 pra amd isso garante uma jogatina d forma decente no day one do jogo....

sobre console o hardware do ps4 e xone eh amd.... quem faz jogos vai programar em cima disso ou seja gpu amd e cpu com 8 threads.... assim jogos futuros vao utilizar varios threads e isso melhora o desempenho dos cpus da amd.....nao chega nos intel mas da pra jogar tranquilo sem gargalos....

acredito q amd intel e nvidia vao rodar legal todos os jogos tudo depende de quantos rolos d grana vc quiser gastar hehehe.....
Duende
Duende Ubbergeek Registrado
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#8 Por Duende
08/12/2013 - 09:58
palm V disse:


acredito q amd intel e nvidia vao rodar legal todos os jogos tudo depende de quantos rolos d grana vc quiser gastar hehehe.....



Eu apostaria 9 em 10 como tudo dependerá apenas de ter paciência até que o jogo seja lançado para PC.

No mar de especulações que sempre existem diante de novas tecnologias, o que restou de concreto até o momento é que AMD Mantle não requer GCN como de início se dizia e que a única real vantagem da AMD é que ela fica com prioridade nos testes e otimizações de pré-lançamentos, enquanto a nVidia só tem como lançar driver otimizado após o lançamento de cada um dos jogos. Dá para observar claramente que as especulações mudam de mês para mês e agora em novembro tudo já parece um tanto mais claro e evidente. Portanto será mais uma questão de drivers do que de hardware. Sai a versão beta do jogo? Testes mostram largam vantagem para a AMD. Sai a versão final e nVidia lança um novo driver? Os testes mudam.

BF4 está com 45FPS na 280X (360 dólares) e com 42FPS na GTX770 (340 dólares) nos testes atuais, como por exemplo no TechSpot.com (DX11 ultra 1920x1080p). Bem equilibrado.
palm V
palm V Geek Registrado
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#9 Por palm V
08/12/2013 - 10:06
nao funciona dessa forma hehehe.... no day one do jogo ter gpu amd garante um jogo menos bugado e com fps estavel.... afinal foi programado em cima do hardware amd no caso d console e muiiiiitos jogos sao multiplataforma.... vai precisar d uma atualizacao por parte do desenvolvedor no caso da nvidia..... e dependendo do estudio isso demora um bom tempo..... varios patches.... eu ja tive varias nvidia e ja cansei d participar d do forum deles pedindo solucao via drivers..... so driver nao resolve tem q ter atualizacao.....
eumim
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#10 Por eumim
08/12/2013 - 15:45
Não acredito em grande vantagem pra AMD, da mesma forma que antes os consoles usavam Nvidia e a AMD competia de igual pra igual. Aliás, seria trágico para os PCs como plataforma de jogo caso um dos fabricantes de chips gráficos fosse 'boicotado'.

O que eu vejo é mais otimização em relação à CPU do que à GPU. Os jogos AMD Evolved são otimizados pra utilizar todos os núcleos da CPU, de forma que os processadores AMD consigam competir com os da Intel, mesmo sendo fracos em processamento single-thread pois possuem mais núcleos. Tem jogo novo onde o FX-6300 é superior a modelos Core i5 da Intel. Algo inimaginável há pouco tempo e exatamente o contrário que acontecia e ainda acontece em jogos com engine antigo como o Assassins Creed 4, onde um Core i3 bate no FX-8350 que fica quase ocioso porque o jogo só consegue estressar 2 núcleos e deixa os outros quase parados.
Lian Li O11-D Mini Redragon Spec | Corsair CX 650 | Asus Prime Z690-P D4 | Intel Core i7 12700K  | Scythe Fuma 2 | 2x Kingston Fury Beast 16GB DDR4 3200MHz | Sapphire Radeon RX 5700XT Pulse 8GB | Kingston KC3000 1TB  | Seagate  ST2000DM001 2TB | Asus VP249QR 24'' | Edifier R1000T4
palm V
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#11 Por palm V
08/12/2013 - 16:53
tem uma grande diferenca entre a geracao antiga d console e a atual.... a antiga tinha uma mistura d cpu e gpu da ibm nvidia e amd d arquiteturas diferentes.... nao era so nvidia.... pesquisa sobre como os programadores sofriam pra programar e tinham q nivelar por baixo a utilizacao d recursos hehehe....

nos consoles atuais vai ser usado arquitetura unica gcn da amd q vai se manter por varios anos.... o q vai ter eh aperfeicoamento gradual e isso vai ser incorporado no kaveri e excavator da amd.... tanto q o kaveri suporta o mantle e o gcn esta intimamente ligado com o hsa....

hsa eh a grande jogada da amd e tem varios players d peso apoiando.... vai jogar o processamento d tarefas direto pro gpu aliviando pro cpu.... vai ter uma memoria d acesso e espacamento unico com acesso direto pelo cpu e gpu d forma equlibrada..... gpu nao precisa ficar esperando cpu mandar ela fazer isso e isso hehehe....

isso interessa pra arm imagination mediatek qualcomm samsung texas instruments.... players pesados no mercado mobile hem.... logo aparece socs usando o recurso... mercado que vai crescer no prosximos anos eh mobile nao tem jeito.... nao eh a toa q a intel esta investindo na porcao gpu dos seus cpus e mobile hehehe...
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