Logo Hardware.com.br
mrtiago
mrtiago Novo Membro Registrado
5 Mensagens 0 Curtidas

GRUB não instala em HD SATA (sda)

#1 Por mrtiago 20/11/2006 - 22:04
Alguém ai conseguiu instalar o GRUB em hd sata, colocando (sda) ou (sda1) sei lá, durante a instalação... to usando a ultima versão do ubuntu e o miserável dá erro quando eu tento instalar o GRUB em qualuqe lugar que não seja o HD ATA primário (hda).
Pelo que li no fórum, só o kurumin faz isso?
Se for pra me mandar ler outra porcaria de tutorial ou de apostila que não dê a solução do problema, por favor, nem responda!
Obrigado!
Dyego Sousa
Dyego Sousa Tô em todas Registrado
2.2K Mensagens 38 Curtidas
#2 Por Dyego Sousa
21/11/2006 - 07:48
Se for pra me mandar ler outra porcaria de tutorial ou de apostila que não dê a solução do problema, por favor, nem responda!
Então fica difícil.

Dar tudo mastigado é muito mais difícil. O idel é mesmo postar link pra que vc aprenda e possa andar com as pŕoprias pernas. Sob pena de ter que voltar aqui a cada 5 minutos com uma nova dúvida.

Posta aqui qual foi o erro que deu.

Você pode instalar o lilo se quiser: sudo apt-get install lilo

Aí você segue as instruções de como gravar o lilo na MBR.

Pela minha experiência pessoal e pelo que tenho visto no fórum, o grub tem problemas seríssimos de ser gravado na MBR, pelo menos em ambientes chroot.
Doação de distros Linux rindo_atoa.gif

"porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão." Mat 26:52
mrtiago
mrtiago Novo Membro Registrado
5 Mensagens 0 Curtidas
#3 Por mrtiago
21/11/2006 - 10:15
Oi Dyego blz? Desculpa a agressividade, mas é que sempre antes de eu postar, eu procuro e leio... o poblema é que tem que saber escrever e ter didática, o que a maioria das pessoas que escrevem não tem.
No último link que entrei, que peguei por aqui, procurei sobre como montar partições.... af... a apostila ensinava o que era hd... o que era hardware... software... e na sessão sobre partições, fala que era possível montá-las com o comando mount ou mnt um negócio assim...
Pô... e onde eu enfio o mount??? É só eu escrever que tá tudo certo, o linux reconhece tudo? Entendeu mais ou menos?
Acontece que eu sou absolutamente leigo... claro que vou ler e aprender mais, mas eu tenho que pelo menos fazer minha máquina funfa antes!
Agradeço muito sua ajuda cara, vc foi um dos únicos que me falou a solução...
Cara, sai do xp, porque não tenho grana pra comprar o original... e me falaram muito bem do ubuntu.
Infelizmente a impressão que estou tendo é que o linux é extremamente anti-prático e trabalhoso em muitas operações simplissíssimas.
Pior que isso... pelo que percebi, a maioria dos usuários de linux (não estou falando de você, por favor) são arrogantes o bastante ou preguiçosos o bastante pra não darem a mínima.
Pôxa... eu pergunto "como eu instalo programas" e o pessoal me responde tipo o mestre dos magos... "siga esse link... até a maçã verde cantar... mate a águia de 3 pernas..." em fim...

Não to conseguindo instalar no hd que eu quero... não sei como instalar programas e do jeito que me ensinaram, instalei e o programa não funcionou. Não sei instalar os drivers. Não manjo nada de comandos. Não consigo montar os hds e ele não reconhece sozinho. Não consigo montar a rede.
E eu passei 2 dias inteiros tentando fazer essas coisas porque tô precisando acessar uns dados que estão no hd! Não dá pra eu ficar lendo apostila e fazendo curso!

Bom, o erro que dá, ele fala que é um erro fatal, que não consegue instalar o GRUB do sda... frmz... instalei no hda... e depois pelo terminal instalei no sda... ai ele instalou sem erros... mas na hora de iniciar ele dá erro falando que falta arquivo.

Valew pela força cara...
Dyego Sousa
Dyego Sousa Tô em todas Registrado
2.2K Mensagens 38 Curtidas
#4 Por Dyego Sousa
21/11/2006 - 11:09
As vezes realmente acontece de você instalar uma distro e dá tudo errado. Recomendo que experimente o mandriva ou o Kurumin.

Não é má vontade dos usuários. O problema é que nem todo mundo sabe ser didático. Eu também não sou muito bom nisso.

Você tem que conhecer um mínimo possível da linha de comando pra poder usá-la. Por isso te passei esses links: https://www.hardware.com.br/guias/12/index1.php
https://www.hardware.com.br/guias/12/index2.php
O Morimoto é mais didático do que qualquer um. Leia.

A montagem de partições no Linux funciona assim:
Você escolhe um local onde a partição será montada, ou seja, onde ela ficará acessível depois de montada. Ex.: se você quiser montar a partição hda7, vc escolhe um diretório onde ela será montada, normalmente, as partições ficam montadas na pasta /mnt, mas no ubuntu, elas ficam, por padrão, em /media. Então você cria uma pasta dentro do diretório /media com o mesmo nome da partição, pra facilitar na hora de usar. Mas nada impede que você monte onde quiser. A montagem tem que ser feita sempre como root.

Depois de montada, pra acessar, basta ir na pasta onde ela foi montada.

Por exemplo, vou montar a partição hda7, formatada em reiserfs, no diretório /media/hda7:[LIST=1]
sudo mkdir /media/hda7 (isso serve pra criar, como root, o diretório /media/hda7, caso ele não exista)
sudo mount -t reiserfs /dev/hda7 /media/hda7 (isso monta a partição hda7, formatada em reiserfs, dentro do diretório /mnt/hda7.[/LIST]Se a partição estiver em outro formato que não reiserfs, basta substituir o reiserfs pelo formato real da partição. Se estiver em ext3, fica assim
sudo mount -t ext3 /dev/hda7 /media/hda7
Essa é a sintaxe do comando mount:
mount -t [formato da partição] [localização da partição] [ponto de montagem]
O sudo antes do comando significa que eles estão sendo dados como root, ou seja, como administrador. Toda vez que for dar um comando como administrador, será requisitada a senha. Aquele usuário que tem permissões pra tudo. Essa divisão entre usuários no Linux é por motivo de segurança. O usuário normal tem permissões limitadas, enquanto o root tem permissões ilimitadas.
Doação de distros Linux rindo_atoa.gif

"porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão." Mat 26:52
tucuna
tucuna Membro Senior Registrado
407 Mensagens 3 Curtidas
#6 Por tucuna
21/11/2006 - 12:51
Oi mrtiago,

tenho instalado o debian (32 e 64bits), ubuntu (32) tentei o 64 mas deu erro, kurumin e windos XP, todos instalados em hds SATA (3 no total).
Se voce está instalando do zero, o sistema deve reconhecer seu HD como SCSI.
Algumas dúvidas para poder te ajudar:
1 - vc só tem esse hd instalado ou tem algum outro também;
2 - vc diz que está tentando instalar o GRUB, o sistema já está no HD?;

De qualquer maneira qdo vc iniciar o computador com o cd do ubuntu, tente usar o gparted, ele deverá identificar o seu hd.
T+
DFI NF4 U-D, 3800+ X2
MPP
MPP Novo Membro Registrado
7 Mensagens 0 Curtidas
#7 Por MPP
21/11/2006 - 13:48
Eu, há poucos dias nem sequer sabia o que na verdade era o Linux.
Contudo entusiasmei-me e resolvi instalar no meu portátil o UBUNTU 06.06
Fiquei maravilhado, tudo muito fácil. Deixei fazer ao programa de instalação tudo o que ele queria fazer, pois eu não sabia fazer mesmo nada.
Correu tudo bem, muito bem.
Mais tarde resolvi instalar o Ubuntu, de forma a eu escolher as partições.
Verifiquei que o UBUNTU no CD de instalação tem um partidor o GParted, que é muito bom para fazer partições. É muito intuitivo. Aprendi a fazer as partições e fiz a instalação do UBUNTU 06.06.1 da forma e nas partições que mais me convinham e correu tudo também muito bem.
Ontem, por acaso resolvi instalar também o UBUNTU 06.10, não no disco interno do meu portátil (onde já tinha o UBUNTU 06.06.1 e o Windows), mas num disco externo. Infelizmente o UBUNTU, utilizou a MBR do disco do computador em vez da MBR do disco externo para apontar para o GRUB do disco externo. Não era isso o que eu queria.
Fui então ao UBUNTU do disco interno e na consola accionei o seguinte comando.
/sbin/grub-install /dev/hda
(a MBR passou a apontar para o grub do disco interno como dantes de instalar o UBUNTU no disco externo)
---
Então no /boot/grub/menu.lst acrescentei (com poderes de root) as linhas que me davam acesso ao UBUNTU do disco externo. copiei-as do menu.lst do disco externo. Tive que fazer pequenas modificações de modo a considerar o disco externo (hd1,x) : x é um número que representa a partição.
Ao re-iniciar o computador, passou a arrancar pelo disco interno que me mostrou as opções do menu.lst do grub do disco interno. Uma das opções foi a que digitei e que apontava para o UBUNTU do disco externo.
Escolhi esta última opção e assim entrei na execução do UBUNTU 06.10 do disco externo.
Fiu à consola e digitei:
/sbin/grub-install /dev/sha
Assim a MBR do disco externo passou a apontar para o menu do grub do disco externo.
Fui ao menu.lst do disco externo e tive de modificar alguns parâmetros de forma a considerar esse disco como o disco de arranque: o 1º disco.
boot (hd0,x) em que x representa o nº da partição (a 1ª partição é 0 "zero" no grub)

Quando arranco pelo disco externo tenho que ter em conta no menu.lst do disco externo que ele é o 1º o de arranque (o nº zero do grub):
logo os comandos root (hd0,x): x é o nº da respectiva partição a começar por zero.
o disco interno é o 2º disco no setup do computador (o nº 1 no grub que começa por zero)
logo nos comandos tenho root (hd1,x) : x é o nº da respectiva partição a começar por zero.


Quando arranco pelo disco interno, é o interno o 1º disco: o de arranque.
logo no menu.lst root (hd0,x) : x é o nº da respectiva partição, que começa por 0 no grub.
e o externo é o 2º disco no setup do computador,
logo no menu.lst root (hd1,x) : x é o nº da respectiva partição. A 1ª é 0 (ZERO) no grub.

(Fiz assim e agora tanto posso arrancar com o MBR do disco interno que aponta para o menu.lst do disco interno e passo escolher o Windows XP do disco interno, ou o UBUBTU do disco interno ou do disco externo .........
..... como posso arrancar com o MBR do disco externo que aponta para o menu.lst do disco externo e passo escolher o Windows XP do disco interno, ou o UBUBTU do disco interno ou do disco externo).
Obs. no menu.lst do disco externo tive que juntar a seguinte linha, para poder ter acesso ao Windows.
map (hd1) (hd0)

e esse conjunto de comandos ficou assim:

title Windows
unhide (hd1,1)
rootnoverify(hd1,1)
chainloader +1
map (hd1) (hd0)
makeactive

(obs. o windows está na 2ª partição do disco, porque a 1ª está escondida, com vários utilitários de origem do computador)

Deu tudo certinho.
Para principiantes como eu aconselho o uso do UBUNTU onde tudo o que é necessário para principiantes é intuitivo.

(Obs. há computadores antigos que não têm hipótese no setup do computador fazer o arranque pelo computador externo USB. Esses, mesmo que instalem o grub no externo, só pedem arrancar pelo disco interno, mas podem ter aceeso ao UBUNTU do externo, pelo boot/grub do interno.)

Eu também fiz uma imagem da partição onde está o Windows.
Serve para refazer a instalação e já a experimentei noutra partição do disco interno e deu tudo certo. Usei o utilitário Ghost que vinha escondido na 1ª partição do meu portátil. Mas há outro programinha gratuito na internet que pode usar.
Veja: http://www.partition-saving.com/
https://www.hardware.com.br/comunidade/imagem-salvar/311585/
e
https://www.hardware.com.br/comunidade/windows-duplo/665453/
e
https://www.hardware.com.br/comunidade/programa-hd/296094/
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal