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LeaoNarrdo
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[Resolvido] Inovação Disruptiva, para Técnicos, não é um tiro no pé!

#1 Por LeaoNarrdo 21/03/2016 - 12:57
Olá,
Pesquisando por maneiras de entrar no mercado de Soluções em Informática da minha cidade, no que diz respeito a como concorrer com outros profissionais, me deparei com o termo "Inovação Disruptiva", li alguns textos e me veio uma dúvida:

Se a Inovação Disruptiva é oferecer um serviço de qualidade inferior a um preço inferior, o cliente depois pode reclamar e até não querer mais os serviços por achar que o serviço não presta ou por não perceber qualidade nenhuma. Isso pode ser contornado?

A teoria é fantástica e fiquei muito empolgado com a ideia, mas está dúvida me deixou com um pé atras.
imhotep
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#2 Por imhotep
21/03/2016 - 13:38
Que eu saiba, inovação disruptiva (que é baseado nas pesquisas de Schumpeter sobre destruição criativa) é a criação de um novo produto ou serviço, criando um novo mercado, onde seus supostos concorrentes diretos não têm como concorrer com vc, ao menos em curto prazo, seja atendendo a uma parcela nova do público, seja atendendo o público existente.

Não tem nada a ver oferecer um produto de qualidade inferior. E se vc concorre num segmento, oferecendo preço menor, há de se observar o porquê é menor - se por ser de menor qualidade, ou por ser realmente um produto mais rentável para vc e, por isso, mais barato. Se for de menor qualidade, realmente, se essa qualidade é percebida pelo mercado, vc não vai conseguir se manter, pois as pessoas não vão querer o seu produto.

Exemplo de inovação: Uber.
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LeaoNarrdo
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#3 Por LeaoNarrdo
22/03/2016 - 09:46
imhotep disse:
Que eu saiba, inovação disruptiva (que é baseado nas pesquisas de Schumpeter sobre destruição criativa) é a criação de um novo produto ou serviço, criando um novo mercado, onde seus supostos concorrentes diretos não têm como concorrer com vc, ao menos em curto prazo, seja atendendo a uma parcela nova do público, seja atendendo o público existente.

Não tem nada a ver oferecer um produto de qualidade inferior. E se vc concorre num segmento, oferecendo preço menor, há de se observar o porquê é menor - se por ser de menor qualidade, ou por ser realmente um produto mais rentável para vc e, por isso, mais barato. Se for de menor qualidade, realmente, se essa qualidade é percebida pelo mercado, vc não vai conseguir se manter, pois as pessoas não vão querer o seu produto.

Exemplo de inovação: Uber.


É essa a questão, como que um técnico pode aplicar este conceito sem perder o cliente. Eu estive pensando em como fazer, vou usar aqui uma formatação como exemplo (mas informática não é só formatação).
Quando eu faço esse serviço normalmente eu faço uma avaliação do estado do equipamento, verifico HD para ver se tem Badblok, testo as memórias, dou uma limpeza por dentro do equipamento, faço uma geral antes de iniciar o processo de formatação, isso me consome muito tempo. Depois do equipamento pronto eu levo até o cliente, instalo o equipamento no lugar e explico algumas coisas, como usar o antivírus, organização de arquivos e outras duvidas se ele tiver.

Com este novo modelo eu posso apenas formatar o equipamento, e levar ao cliente, com isso eu economizo tempo para ir fazer outro serviço.

Isso foi o que eu consegui entender por hora.

O caso do UBER, ele usa o carro que os motorista já tem e também não precisam tirar a licença de taxista o que economiza um belo investimento. Creio que só por isso é motivo de ter tarifas mais baixas do que taxistas, e com tarifas mais baixas podem atingir mais pessoas gerando mais receitas.


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imhotep
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#4 Por imhotep
22/03/2016 - 09:54
Não é meramente ter menos qualidade.
É não ter essa "suposta falta de qualidade" percebida.

Exemplo: Coca-Cola e Dolly.

Dolly é doce e bem ruinzinho.
Mas como é mais barata que Coca-Cola, muita gente toma Dolly de boa e se considera satisfeito.

Isso é uma coisa. Outra seria a Dolly usar água de privada. Ai não seria meramente falta de qualidade, mas sim um produto ruim mesmo e fora das especifiações de higiene.

Coisas de 1,99 vindas da China. São baratas pois são produzidas em grande quantidade, por gente que ganha miséria, ou às vezes é até mão-de-obra escrava.
Por isso é barato e sem qualidade. Mas muita gente compra e isso vende feito água.

Não foque nessa suposta falta de qualidade. É já começar errado.
Produto ruim é produto ruim em qualquer lugar e não tem espaço pra isso.

Pense no seu serviço mais como público alvo.

Restaurante vc tem o chique e o self-service no centro da cidade.
Ambos servem a mesma coisa - comida no almoço.

O chique cobra 150 reais o prato. O self-service cobra 15 reais sem balança com uma carne.
Ambos saciam a sua fome. Mas o self-service não vai ter garçom na mesa, o ambiente vai ser mais simples.
E não vão atender ao mesmo público. Mas ambos têm espaço no mercado.

Eu não concordo com seu exemplo.
Eu diria o seguinte:

Um serviço faz a manutenção do hardware, software, etc. E ainda faz o backup dos dados do cliente.
Outro faz apenas a manutenção, ficando o cliente com a responsabilidade de fazer o backup de seus dados antes.
O serviço é o mesmo, mas o primeiro agrega mais alguma coisa, no mesmo preço, ou com diferença pequena para mais.
O outro não mexe com o backup. Mas faz o mesmo serviço no hardware/software.

Não confunda entregar um serviço porco com entregar um serviço bom, bem feito e de qualidade.
A economia de tempo vem de outras formas - a sua experiência, uso de equipamentos adequados, softwares adequados. Não deixando pra lá algo q vc deveria ter feito, se se propôs a isso inicialmente.
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#5 Por LeaoNarrdo
22/03/2016 - 11:17
imhotep disse:

Não confunda entregar um serviço porco com entregar um serviço bom, bem feito e de qualidade.
A economia de tempo vem de outras formas - a sua experiência, uso de equipamentos adequados, softwares adequados. Não deixando pra lá algo q vc deveria ter feito, se se propôs a isso inicialmente.


Isso eu não quero fazer jamais, meu nome e minha empresa é uma marca, não quero mancha-las ainda mais por conta disso. Serviços não tem padrões, mas tento ao máximo padronizar o meu, e essa avaliação inicial que faço e que deveria ser obrigatório a todos eu não quero deixar de fazer.

Acho que peguei a ideia, aqui em minha cidade analisei três assistências elas combram em torno de 90 reais a formatação com backup e o cliente tem que levar o equipamento ate a assistência. Analisando este cenário eu pensei em uma forma de entrar no mercado concorrendo com eles.

Como muitos clientes trabalham fora e não dispõe de tempo pra levar o equipamento ate a assistência eu pensei em criar um sistema de leva e traz, (com hora agendada é outro valor). E como eu não pago aluguel e tenho um gasto menor que os concorrentes posso começar a um preço mais baixo do que eles vem praticando. Depois posso fazer inovações incrementais e agregando valor e funções ao serviço de acordo as necessidades.

Depois de ler mais alguns textos inclusive o seu cheguei a esse pensamento.


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