Logo Hardware.com.br
Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
8K Mensagens 939 Curtidas
#2 Por Quemel
03/10/2009 - 22:23
jose_silva_neto
Boa noite,

Os IIT constituem um esforço da Índia visando a excelência em engenharia. Conforme essa matéria:

http://revistageo.uol.com.br/cultura-expedicoes/5/a-prova-m-a-is-%5Bdificil%5D-do-mundo-150474-1.asp

É a "prova mais difícil do mundo"; 300 mil jovens disputam as vagas do IIT. Para quem ainda vai prestar vestibular nos próximos anos, eu recomendo fortemente a leitura dessa reportagem; é uma lição de vida, pois as carências são muito grandes; mas esses jovens enfrentam essa prova como guerreiros (me lembrou o filme "300"). Outra coisa admirável é o respeito que eles tem pelos professores.

Bem, eu consegui encontrar as provas, me parece uma versão punk de ITA misturado com Escola Naval. Para os interessados, os exames podem ser baixados a partir do seguinte link:

Link : http://dl.getdropbox.com/u/794597/IIT.tar.bz2

Vejo como um treinamento (auxiliar) excelente para quem vai prestar vestibular de alguma escola militar brasileira.

Um adendo técnico: para abrir o pacote do link acima

Windows: winrar, winzip, zipzag, etc
Linux: use o Ark (do KDE) ou via linha de comando:

tar -jxvf IIT.tar.bz2



Fiquem com Deus


Caro Kali,

fiquei impressionado com o nível, principalmente dos "autos" salários.

Como diz você: "numa boa" por que vc não se muda para lá e faz como o professor dos 30. Você poderia pegar 60, mole!

Às vezes pelos seus textos, acho que vc perde tempo numa país de Inteligências brazucas medíocres.

Bração e boa $orte,
Quemeltrabalho_duro.gif
mrcharara
mrcharara Super Participante Registrado
467 Mensagens 6 Curtidas
#3 Por mrcharara
04/10/2009 - 14:14
José não dá tanta atenção pro Quemel, ele pensa demais em dinheiro, desafia pessoas a ganhar mais que ele, e fala muitas vezes mal de cursos de graduação certificação dentre outros.
Agora com relação ao texto é uma lição de vida, no Brasil as pessoas ao invés de estudarem, aproveitarem o que lhe é ofertado de graça, destroem escolas públicas, desrespeitam professores, passam colando nas provas e depois querem moleza(cotas para negros oprimidos, para estudantes de escolas públicas, para isso para aquilo).
Sonham com o PROUNI, por poderem cursar de graça ao invés de ralarem para entrar em uma universidade referência(centro de excelência).
Desejam que um curso de 2 ano anos e meio tenha o mesmo "status" de um curso de 4 anos.
Sinceramente, dá vergonha as vezes de ver tantas oportunidades que nos brasileiros temos, e me dá um ódio dessas políticas toscas do governo federal(ENEM substituindo vestibular, PROUNI, cotas, etc).
Enquanto isso, Coréia do Sul, Japão e até mesmo a índia investe em educação(mesmo com as precariedades lá existentes).
O problema do Brasil e que a sociedade quer tudo de mão beijada, um concursinho que paga bem e que não faça muita coisa, ao invés de um cientista que desevolva novos produtos e tecnologia ao país,
Onde um simples escrivão da Polícia Federal ganha mais que um professor universitário com doutorado e com publicações em revistas internacionais.
Um país sério valoriza a educação, mas no brasil só exportamos produtos agrícolas, fazemos carnaval de 1 semana e achamos o vestibular injusto, pois as pessoas não querem se esforçar.
Por essa mentalidade que somos medíocres e por causa disso que sempre seremos um país motivo de piada, que se gaba por ser grande na América do Sul.
Windows 7 Ultimate x86_64
Ubuntu 11.10
Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
8K Mensagens 939 Curtidas
#4 Por Quemel
04/10/2009 - 15:26
jose_silva_neto
Quemel,


Criei esse tópico apenas para passar um material de qualidade para os interessados. E realmente mostrar como um país com um monte de problemas (principalmente um terrível sistema de castas excludente) ainda sim consegue fazer algo surpreendente.
Qual a motivação do seu post ?
Raiva pelo que eu disse num outro tópico ?

Isso aqui ? ---> a matemática que um PhD e um sem escola ao mesmo tempo entendem é só a das quatro operações.
Você se ofendeu com isso ?
Sinto muito, mas é um fato, a Matemática é uma ciência, fruto de séculos de desenvolvimento; não existe Matemática (que não seja trivial, banal) que seja acessível a um sem escola e a um Dr. ao mesmo tempo.

Fique com Deus


Caro Kali,

não é raiva é apenas compaixão, piedade, pois uma mente brilhante como sua perder tempo num pais como o nosso. Principalmente quando se trata de Inteligência Brazuca.

Se eu fosse você abandonaria esse salário de R$ 8 mil e esse pais de medíocres e ia para a India ganhar 8 mil euros.

Numa boa, não se ofenda, pois quando vc posta eu sinto vergonha, pois levo umas 18 horas para resolver seus "problemas".

bração e boa $orte,
Quemel
TerraSkilll
TerraSkilll Zumbi Moderador
4K Mensagens 1.2K Curtidas
#5 Por TerraSkilll
04/10/2009 - 15:43
jose_silva_neto
É a "prova mais difícil do mundo"; 300 mil jovens disputam as vagas do IIT.

Mais difícil ou mais concorrida?

Para quem ainda vai prestar vestibular nos próximos anos, eu recomendo fortemente a leitura dessa reportagem; é uma lição de vida, pois as carências são muito grandes; mas esses jovens enfrentam essa prova como guerreiros (me lembrou o filme "300"). Outra coisa admirável é o respeito que eles tem pelos professores.

Isso vem da criação deles. Enquanto crescem, sabem que terão dificuldades e, por isso, já se antecipam e se esforçam para, ao menos, ter uma chance de melhorar de vida. Acreditam realmente que podem ter uma vida melhor e se concentram nesse objetivo. Outra coisa que ajuda é o fator ambiente. Lá, quase toda a população tem essa mesma mentalidade de buscar melhorias. Bem diferente de, por exemplo, seus pais serem plenamente honestos mas seu professor de Ensino Médio não estar "nem aí" pra você, a sua cidade ter muitos policiais corruptos e seus políticos fazerem de tudo pra você não evoluir.

Eletrobio

O que acharam da prova do ENEM ?

Sem comparação com a prova da India, claro.

O ENEM surgiu para avaliar o ensino médio (como está implícito no seu nome). Não sei se chegou a atingir esse objetivo mas, com o PROUNI, perdeu seu foco e passou a ser mais um ítem de marketing político ("mais alunos nas universidades"). Se a ideia era das bolsas de estudo, que criassem uma prova só pra isso, mas tinham que fazer do jeito mais difícil. Como prova tem uma dificuldade razoável, nada assustador para quem ao menos fez metade dos exercícios que lhe foram propostos no ensino médio (considerando um EM razoável também).

jose_silva_neto
Sinto muito, mas é um fato, a Matemática é uma ciência, fruto de séculos de desenvolvimento; não existe Matemática (que não seja trivial, banal) que seja acessível a um sem escola e a um Dr. ao mesmo tempo.

Como todo conhecimento, o conhecimento matemático precisa ser construído. Todas as ciências são assim mas, no caso da matemática, as bases são simples (mais, menos, vezes, dividir) mas, sem elas, é imposssível alcançar os níveis mais complexos. Sem vergonha, admito que não sou sequer bom em matemática (faço divisões manualmente com uma certa dificuldade, principalmente com mais de um divisor) e peno bastante por causa disso em Matemática Discreta e Cálculo III (Séries e Sequências, atualmente) no meu curso (Ciência da Computação).

mrcharara
Um país sério valoriza a educação,

Fico imaginando o que seria um país não sério (não precisa responder...). Mas valorizar a educação (e investir pesado nela) é essencial mesmo.

mas no brasil só exportamos produtos agrícolas,

Esse sempre foi nosso forte, e espero que continue sendo. O Mercado Agrícola brasileiro é muito bom (sem entrar no mérito das dificuldades de alguns produtores e da preferência dos nossos produtores pelo mercado externo). Se pudesse, investiria forte nele também.

fazemos carnaval de 1 semana

Você é tão bonzinho. Há alguns anos em que a Globo (sem polêmica, por favor), no dia 1º de Janeiro, à noite, já passa o comercial do carnaval. Saímos de uma festa para já cair em outra.

e achamos o vestibular injusto, pois as pessoas não querem se esforçar.

Essa é a regra de ouro: conseguir o máximo se esforçando o mínimo. Às vezes, penso que haverá um dia em que todos irão trabalhar par o governo (diretamente em cargos públicos, e não indiretamente pagando impostos simplesmente), e todo o país será uma grande empresa. Setor privado? Para quê?

Um abraço.
Contribua para um fórum melhor: pense antes de postar.
"It isn't a contest. Just enjoy the ride." -> Seth Vidal
Hardware.com.br no Youtube!
Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
8K Mensagens 939 Curtidas
#6 Por Quemel
04/10/2009 - 16:04
jose_silva_neto
Eu não diria medíocres, vejo sim como potencial humano desperdiçado. E isso acontece por uma questão da estrutura da sociedade brasileira (ainda colonial, o senhor de engenho ainda grita para que o menino escravo traga suas chinelas...); mas eu já escrevi muitos posts explicando com detalhes como eu vejo essa realidade, não vou fazer mais isso.


Não sinta, porque é apenas uma questão de treino e dedicação. Levei uma década para saber o básico de Matemática. Se você fizer o mesmo, em uma década você saberá o básico também (talvez até mais).


Fiquem com Deus


Caro José,

talvez essa sua revolta seja justamente a Mathemática não compreendida pelos pobres mortais. Quem sabe vc não escolheu a profissão errada e não teve sorte.

Ainda há tempo para cursar Sociologia e corrigir essa Republiqueta de Bananas. Às vezes sinto revolta em seus posts apenas por que um escrivão de policia federal que passou numa prova de digitação ganha mais que alguns poucos "dotôres" da USP.

Numa boa, por que eu gastaria 10 anos para apreender Mathemática Básica?

Em 10 anos estudei durante três horas por dia para ser apenas um bom técnico. Fazer um trabalho qualificado. Foi só.

Não fique tão revoltado. Se estudar 10 anos apenas para aprender matemática básica resolvesse os problemas do mundo, estaria disposto a estudar 20, apenas para tentar resolver os do Brasil.

E não tome isso como algo pessoal.

Bração e boa $orte,
Quemel
TerraSkilll
TerraSkilll Zumbi Moderador
4K Mensagens 1.2K Curtidas
#7 Por TerraSkilll
04/10/2009 - 16:12
jose_silva_neto

O nosso problema aqui não é falta de inteligência, é uma questão (gravíssima) sociológica.

Considero o povo brasileiro, na média, bastante inteligente. Mas percebo que essa inteligência não é direcionada ou é deixada de lado em favor de "facilidades". Conheço muita gente que, com apenas uma mudança de mentalidade, poderia produzir coisas excelentes. Acho que é esta a questão sociológica a qual você se refere.

É por volta de 120 questões, a parte de Matemática aborda o equivalente ao Cálculo I, cêrca de 3 minutos por questão, a parte de química exige muita memorização (química no nível clássico é assim mesmo); e...a concorrência é gigantesca.

Entendi. Difícil e concorrida.

Não sinta, porque é apenas uma questão de treino e dedicação. Levei uma década para saber o básico de Matemática. Se você fizer o mesmo, em uma década você saberá o básico também (talvez até mais).

Felizmente (ou infelizmente, para alguns), um conhecimento razoável em qualquer ciência (ou mesmo em outras áreas) requer treino e dedicação. Enquanto não houver um método que permita inserir conhecimento diretamente no cérebro humano, vai ser sempre assim. E o conhecimento (e a consequente sabedoria) será um fator importante para diferenciar as pessoas.

Fiquem com Deus
bração e boa $orte.
Contribua para um fórum melhor: pense antes de postar.
"It isn't a contest. Just enjoy the ride." -> Seth Vidal
Hardware.com.br no Youtube!
mrcharara
mrcharara Super Participante Registrado
467 Mensagens 6 Curtidas
#9 Por mrcharara
04/10/2009 - 17:30
Quemel disse:
Caro José,

talvez essa sua revolta seja justamente a Mathemática não compreendida pelos pobres mortais. Quem sabe vc não escolheu a profissão errada e não teve sorte.

Ainda há tempo para cursar Sociologia e corrigir essa Republiqueta de Bananas. Às vezes sinto revolta em seus posts apenas por que um escrivão de policia federal que passou numa prova de digitação ganha mais que alguns poucos "dotôres" da USP.

Numa boa, por que eu gastaria 10 anos para apreender Mathemática Básica?

Em 10 anos estudei durante três horas por dia para ser apenas um bom técnico. Fazer um trabalho qualificado. Foi só.

Não fique tão revoltado. Se estudar 10 anos apenas para aprender matemática básica resolvesse os problemas do mundo, estaria disposto a estudar 20, apenas para tentar resolver os do Brasil.

E não tome isso como algo pessoal.

Bração e boa $orte,
Quemel


Precisa cursar sociologia para resolver os problemas do país?
O premiado FHC realmente solucionou todos os problemas do país durante 8 anos de governo.
Ninguém está revoltado, mas uma país que paga mais um escrivão do que uma pessoa que realmente faz a diferença, não é um país sério.
Se tu se contenta com a tua matemática básica e que ela é importante pro teu trabalho ótimo, mas para desenvolvermos grandes cientistas é preciso ir bem além disso.
Ao invés de formarmos grandes cientistas, formamos concurseiros em busca de facilidades, altos salários e pouco trabalho.
Ou o pior pessoas sem maiores ambições .
Enquanto isso nossa produção acadêmica é bem mediana, com os doutorandos e mestrandos tendo que se contentar com bolsas ridículas, aqui no Brasil tem se abster muitas vezes de filhos e casamento para poder produzir conhecimento.
Enquanto isso, o Lula indica pro STF um "companheiro" que nunca produziu nada como bacharel em direito, foi reprovado duas vezes quando fez concurso pra juiz e nunca desenvolveu estudo algum na sua área da atuação, enquanto isso jovens formados, lutam com bolsas científicas irrisórias em busca de melhorias no funcionamento da justiça nesse país.
Sinceramente Quemel gostos de alguns de seus posts e de alguns de seus comentários, mas as vezes você derrapa um pouco e se mete em uma área que não é da sua alçada.
Windows 7 Ultimate x86_64
Ubuntu 11.10
mestre10
mestre10 Membro Senior Registrado
293 Mensagens 2 Curtidas
#10 Por mestre10
05/10/2009 - 00:12
mrcharara disse:
Precisa cursar sociologia para resolver os problemas do país?
O premiado FHC realmente solucionou todos os problemas do país durante 8 anos de governo.
Ninguém está revoltado, mas uma país que paga mais um escrivão do que uma pessoa que realmente faz a diferença, não é um país sério.
Se tu se contenta com a tua matemática básica e que ela é importante pro teu trabalho ótimo, mas para desenvolvermos grandes cientistas é preciso ir bem além disso.
Ao invés de formarmos grandes cientistas, formamos concurseiros em busca de facilidades, altos salários e pouco trabalho.
Ou o pior pessoas sem maiores ambições .
Enquanto isso nossa produção acadêmica é bem mediana, com os doutorandos e mestrandos tendo que se contentar com bolsas ridículas, aqui no Brasil tem se abster muitas vezes de filhos e casamento para poder produzir conhecimento.
Enquanto isso, o Lula indica pro STF um "companheiro" que nunca produziu nada como bacharel em direito, foi reprovado duas vezes quando fez concurso pra juiz e nunca desenvolveu estudo algum na sua área da atuação, enquanto isso jovens formados, lutam com bolsas científicas irrisórias em busca de melhorias no funcionamento da justiça nesse país.
Sinceramente Quemel gostos de alguns de seus posts e de alguns de seus comentários, mas as vezes você derrapa um pouco e se mete em uma área que não é da sua alçada.


concordo totalmente com seu post , só não entendi a frase em destaque, ta falando sério?? bebi_demais.gif
mrcharara
mrcharara Super Participante Registrado
467 Mensagens 6 Curtidas
#11 Por mrcharara
05/10/2009 - 11:03
mestre10 disse:
concordo totalmente com seu post , só não entendi a frase em destaque, ta falando sério?? bebi_demais.gif

Bom foi uma referência ao quemel, falando que é preciso estudar sociologia pra compreender melhor os problemas do nosso país.
Apenas lembrei de nosso ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que é um sociólogo de renome, e como presidente não foi lá grande coisa.
Windows 7 Ultimate x86_64
Ubuntu 11.10
Etinin
Etinin Veterano Registrado
1.3K Mensagens 34 Curtidas
#14 Por Etinin
05/10/2009 - 21:41
IME e ITA são excelentes, mas pegue e compare com esses institutos indianos.
Admitem um total de 7500. IME e ITA juntos admitem uns 160. Sào instituições para uma pequena 'elite intelectual' e de caráter militar, o que está sendo desvirtuado, já que muitos alunos (inclusive eu) querem cursar só porque é a melhor escola de engenharia do país.

Tinha que ser criado algo com a qualidade de IME e ITA mas com muito mais vagas e de caráter civil.

E, sinceramente, a fuga dos cérebros é algo inevitável no momento. Mesmo que o cara queira ficar no Brasil, existem empresas em certas áreas que nem existem no país. Acaba que se o cara quiser se aprofundar na carreira, é obrigado a sair (ou então abrir uma empresa aqui sem qualquer apoio do governo para tal esforço, o que definitivamente é para muito poucos).
Core 2 Quad Q6600 | Asus P5Q Deluxe | 2GB RAM | XFX 9800GTX+ | Unicomp SpaceSaver
Gentoo Linux / Windows 7

MacBook Pro 13" (2010) - Core 2 Duo 2.4 GHz | 4GB RAM | GeForce 320M
Darwin/x86 (Mac OS X 10.7)

iPhone 4 - Apple A4 (Cortex-A8 1GHz) | 512MB RAM | 16GB SSD
Darwin/ARM (iOS 5)
Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
8K Mensagens 939 Curtidas
#15 Por Quemel
05/10/2009 - 22:16
O Brasil forma anualmente cerca de 10 mil doutores. Desses, apenas 13% são de Engenharia e Ciências da Computação. Nos países que competem com o Brasil, tais como Coréia do Sul, China e Índia, esse índice chega a 70%. No mestrado, as engenharias também respondem por somente 11,6% do total de aproximadamente 30 mil alunos.

Para o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, o País precisa aumentar o número de mestres e doutores em Engenharia — disciplina que representa a maior demanda do mercado. De acordo com Guimarães, apenas a Petrobras necessita de 60 mil novos profissionais pós-graduados na área até 2010. “Os pós-graduandos hoje são suficientes apenas para substituir as aposentadorias”, afirmou.

Crise para alguns, oportunidades para a “industria da certificação”. Enquanto se leva em média 5 anos para se formar um bom engenheiro de computação, proliferam cursos que tornam garotos deslumbrados de 20 anos em “Engenheiros de Sistemas” em apenas 6 meses. E quando isso não acontece, os ex-futuros-engenheiros-de-sistemas viram “Deretor de Contas Corporativas” apenas para compensar o ego.
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal