Logo Hardware.com.br
capslokk
capslokk Cyber Highlander Registrado
9.9K Mensagens 2K Curtidas

Teste de "gargalo" no processador e placa de vídeo

#1 Por capslokk 11/10/2010 - 15:07
Excelente artigo sobre limitação (gargalo) no processador e placa de vídeo. Foram testados 20 games em diferentes configurações. Pode servir como boa referência sobre o assunto limitação CPU/GPU.

A primeira tabela (em cada jogo) mostra o carregamento do CPU com 1,2,4 cores e do GPU em cada configuração. No teste foi usado um Core i5 e uma GTX460 768MB. Em muitos jogos o uso do AA e resolução 1920x1200 fez a memória utilizada chegar próximo do limite instalado (768MB). A segunda tabela mostra o FPS em cada configuração testada. Existem jogos que são influenciados mais pela placa de vídeo, outros pelo processador (GTA4 é um caso clássico).

http://www.tomshardware.com/reviews/game-performance-bottleneck,2737-3.html
http://www.tomshardware.com/reviews/game-performance-bottleneck,2738-2.html

Conclusão com tabela comparativa:
http://www.tomshardware.com/reviews/game-performance-bottleneck,2738-16.html

[]s
capslokk
capslokk Cyber Highlander Registrado
9.9K Mensagens 2K Curtidas
#2 Por capslokk
12/10/2010 - 12:40
Nenhum comentário ? Achei que o artigo seria útil para a comunidade já que aborda o tema "gargalo" de processador e placa de vídeo. O número de jogos testados é elevado o que garante uma análise mais completa. A conclusão e os resultados deixam claro que muitos jogos já utilizam 3+ cores e a quantidade de memória (768MB) fica no limite com AA em resolução alta.

[]s
JaguarPaw
JaguarPaw Ubbergeek Registrado
4.5K Mensagens 517 Curtidas
#3 Por JaguarPaw
12/10/2010 - 12:54
realmente interessante, em muitos jogos não tem muita diferença de 2 e 4 núcleos, inclusive em alguns jogos, 4 núcleos perde pra 2, claro que isso vai mudar com o passar do tempo, tudo ainda é muito novo, faltam otimizações, a exemplo o Core I7 980x e o 1090T, que ainda vão ser tops, não são nem aproveitados decentemente ainda na maioria das aplicações/jogos.

creio que esses 768MB são usados pq a placa tem força pra rodar e a resolução é bem alta, placas mid-end não utilizam nem 512MB direito.
aqui o que usa mais memória é Crysis, 1600x900 DX10 All High e AA4x chega a usar os 512MB(nessa conf. dá slow de dar raiva), como jogo em 1440x900 DX10 All high e AA2x, usa por volta de 450~480MB de memória, e roda lisinho.

abraços...
veja.pngI5 2500k@4.5GHz 1.26V by Hyper 212 _ GA-Z68X-UD3H-B3 _ 2x 4Gb Ripjaws-X _ VTX3D R7 260x 2GB _ OCZ Agility 3 120Gb + ST500DM002 _ Seasonic SS-350SFE _ LCD Semp 32" _ Windows 10 dance.gif
capslokk
capslokk Cyber Highlander Registrado
9.9K Mensagens 2K Curtidas
#4 Por capslokk
12/10/2010 - 13:01
Topgamer disse:
creio que esses 768MB são usados pq a placa tem força pra rodar e a resolução é bem alta, placas mid-end não utilizam nem 512MB direito.

Verdade, na conclusão do artigo o autor comenta que para 1920x1200, 8xAA e 16xAF é melhor comprar uma placa de vídeo com 1GB. Lá fora o uso de monitor com resolução mais alta é comum. Por aqui o pessoal não chega a tanto, pelo menos por enquanto.

[]s
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal