Logo Hardware.com.br
paulinhorm
paulinhorm Membro Senior Registrado
342 Mensagens 0 Curtidas

FSB ????

#1 Por paulinhorm 09/10/2002 - 16:43
Olá colegas, eu queria saber o que significa FSB, pois estava lendo a analise do Morimoto sobre a placa da ECS e lá esta FSB 200/266........o que significa isso? tem a ver com o processador ou memória? ...Desde já agradeço a ajuda dos colegas........Paulinho
Lemons
Lemons Membro Senior Registrado
230 Mensagens 1 Curtida
#2 Por Lemons
09/10/2002 - 17:25
O que significa exatamente se não me engano é Front Side Bus. É a velocidade de comunicação entre a mobo e o processador (e mais alguns componentes).

Através dele se define qual será a velocidade de trabalho do processador através dos multiplicadores da mobo.

Antigamente através a frequencia da memória era igual ao FSB, hoje em dias as placas já oferecem suportes a velocidades diferentes de trabalho.
Nada é tão fácil quanto parece e nem tão difícil quanto à explicação do manual. (Murphy)
Trinitro
Trinitro Ubbergeek Registrado
8.2K Mensagens 30 Curtidas
#3 Por Trinitro
09/10/2002 - 17:34
no casp 200/266 = 100/133
cpu a 100 memoria a 133


aqui por exemplo uso 190 de barramento, mas no meu caso diminuo o multiplicador e aumento o barramento
Core i7 @ 4.4ghz | Chiller + bloco blackstar | Mobo Evga x58 sli - SLI Galaxy GTX 470 x evga GTX 470 suplercloked - 6GB (3x2Gb) Corsair Dominator - 3 x HD 1Tb + OCZ ssd agility 120 gb - Logitech G15 mouse G9X - Fonte Ultra X4 1200 watts - Nvidia 3D Vision Kit endoidei.gif

Geraldomanaus
Geraldomanau... Veterano Registrado
1.1K Mensagens 3 Curtidas
#4 Por Geraldomanau...
09/10/2002 - 17:59
paulinhorm
Olá colegas, eu queria saber o que significa FSB, pois estava lendo a analise do Morimoto sobre a placa da ECS e lá e...


Complementando o que nossos amigos já disseram:

FSB = Front Side Bus
Exemplificando: um processador igual ao da minha assinatura (Duron 850), ele possui um barramento de 100 Mhz e o multiplicador em 8,5x. Como a minha placa-mãe usa memória DDR (Double Data Rate - Dupla Transferência de Dados) então na verdade, o processador está funcionando como se estivesse em 200 Mhz
(100 Mhz x 2).
Já a minha memória DDR é do tipo PC2100 ou PC266, quer dizer, internamente, ela pode operar a 133 Mhz, mas como executa duas transferências por ciclo, é como se ela funcionasse a 266 Mhz (133 Mhz x 2). Antes, isto não era possível mas hoje em dia as novas placa-mãe podem aceitar diversas configurações. A minha Soyo Dragon é um bom exemplo, pois apesar do meu processador funcionar a 200 Mhz (100 x 2), a memória funciona a 266 Mhz (133 Mhz x 2). Concluindo, para poder contar com o desempenho máximo da memória DDR eu deveria trocar a CPU por outra que também utilize o barramento de 266 Mhz (133 x 2), como por exemplo, um Athlon XP. Ok?
PC1)Athlon XP 2800+ 2 GB DDR400, MSI KT880, Geforce Radeon 9550
PC2)Pentium 4 2.8 GHZ, 512 MB DDR, MSI PT800, 6200 256
PC3) Duron 850, 512 DDR400, Soyo Dragon KT266,FX5200,discada "banda fina"
gusma
gusma Zerinho Registrado
278 Mensagens 0 Curtidas
#5 Por gusma
10/10/2002 - 00:23
Prezados:

O nosso amigo Geraldomanaus, fez o seguinte comentário:

"FSB = Front Side Bus
Exemplificando: um processador igual ao da minha assinatura (Duron 850), ele possui um barramento de 100 Mhz e o multiplicador em 8,5x. Como a minha placa-mãe usa memória DDR (Double Data Rate - Dupla Transferência de Dados) então na verdade, o processador está funcionando como se estivesse em 200 Mhz
(100 Mhz x 2)."


Ele afirma que o processador está trabalhando a 200 Mhz em função de ter instalado em sua máquina memórias DDR. Vocês Concordam ?


Atenciosamente,

Paulo Gusmão
KillerSlater®
KillerSlater... Geek Registrado
4.6K Mensagens 22 Curtidas
#6 Por KillerSlater...
10/10/2002 - 01:12
gusma
Prezados:

O nosso amigo Geraldomanaus, fez o seguinte comentário:

"FSB = Front Side Bus
Exempl...


Não concordo. Primeiro pq o FSB do processador não depende do barramento da memória, e sim o contrário (em casos síncronos, já nos assíncronos é outra história). No caso o Duron é 100MHz DDR, como por exemplo no Athlon XP é 133MHz DDR... e é assim, usando memória DDR ou não...

Outra coisa: quando alguém pergunta sobre FSB e quer saber o que significa, deixemos de lado o caso de overclock, pq se a pessoa não sabe o que é FSB, que dirá de overclock... confunde a cabeça de quem quer saber uma coisa, e acaba recebendo informação de outra... só o toque, ok?

Abraço!
"Reparta o seu conhecimento. É uma forma de alcançar a imortalidade." - Dalai Lama
gusma
gusma Zerinho Registrado
278 Mensagens 0 Curtidas
#7 Por gusma
10/10/2002 - 01:37
KillerSlater®
Não concordo. Primeiro pq o FSB do processador não depende do barramento da memória, e sim o contrário (em casos sínc...


Prezado KillerSlater®:

Você deu o recado com precisão. Já é hora das pessoas entenderem que o termo DDR não é exclusivo de memória.

A Dupla Transferência de Dados ocorre também com os processadores, independente da memória ser DDR ou não.

Atenciosamente,

Paulo Gusmão
KillerSlater®
KillerSlater... Geek Registrado
4.6K Mensagens 22 Curtidas
#9 Por KillerSlater...
10/10/2002 - 02:12
trinitro
Vamos evitar alfinetadas pessoal...Todos estão aqu para ajudar


Foi mal aê Trinitro, sei q foi vc quem falou em over, mas não foi alfinetada...

Foi só pra colaborar, na boa...hehehe... afinal, o cara queria saber de FSB, não de over, não concorda? Releia a sua resposta na posição de uma pessoa leiga e responda se vc entenderia algo...

Prometo parar de dar uma de costureira e guardo os alfinetes... ahwuahw

Abraço!
"Reparta o seu conhecimento. É uma forma de alcançar a imortalidade." - Dalai Lama
Geraldomanaus
Geraldomanau... Veterano Registrado
1.1K Mensagens 3 Curtidas
#13 Por Geraldomanau...
10/10/2002 - 10:01
KillerSlater®
Não concordo. Primeiro pq o FSB do processador não depende do barramento da memória, e sim o contrário (em casos sínc...


Putz, foi mal aeh galera, mas "já me desconfundi"... Eu expressei-me mal. Mas parabéns aos amigos que corrijiram com eficácia o meu equívoco. Bom, levante o mouse quem nunca "travou" o raciocínio.
O importante é que o nosso amigo Paulinho obteve as respostas que necessitava, então posso dizer que o trabalho "está cumprido".
PC1)Athlon XP 2800+ 2 GB DDR400, MSI KT880, Geforce Radeon 9550
PC2)Pentium 4 2.8 GHZ, 512 MB DDR, MSI PT800, 6200 256
PC3) Duron 850, 512 DDR400, Soyo Dragon KT266,FX5200,discada "banda fina"
D.2
D.2 Ubbergeek Registrado
8.3K Mensagens 9 Curtidas
#15 Por D.2
10/10/2002 - 21:52
paulinhorm
Falou galera, agora deu para ter uma noçao legal de FSB......obrigado a todos pelas respostas.............Paulinho
Da proxima vez que tiver duvidas pode consultar direto o dicionário do guia do hardware.https://www.hardware.com.br/dicionario/index.asp.
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal