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JoaoNeto
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Ética na prestação de serviços em TI

#1 Por JoaoNeto 02/12/2022 - 19:16
O site CanalTech fez uma matéria onde divulgou um estudo realizado pela universidade de Guelph, no Canadá. O estudo consistia em levar 12 notebooks para assistências técnicas diferentes e verificar se estas faziam algum tipo de acesso indevido aos arquivos dos clientes. O problema dos 12 notebooks era o mesmo - um driver de áudio desabilitado. Ao ler a matéria verá que a maioria acessou arquivos.

Eu concordo com muitas coisas que o artigo diz, inclusive quando cita a lei Carolina Dickmann, que fala sobre acessar arquivos no computador alheio indevidamente. Entretanto, algumas coisas eu entendo que autor da matéria levou estritamente o lado da privacidade, sem levar em conta critérios técnicos. Sim, claro que a privacidade dos clientes deve ser levada e muito a sério, legal e moralmente. Por exemplo, quantas vezes um cliente chega até você reclamando de um problema, mas o real diagnóstico era outro, diferente do que o cliente imaginava? O técnico não tinha como saber que estava participando de um estudo (lógico, senão quebrava a lógica do estudo). Vamos pegar problema de driver de áudio, e testar na frente do cliente. Sim, usa o Youtube pra testar tanto o problema bem como se depois ele foi solucionado, simples. Mas e se não tem internet ali na hora? Será que poderia entrar na pasta música pra testar o áudio? Ou em vídeo? Aqui entra a matéria chata dos cursos técnicos - Direito, Legislação e Ética.

É por isso que, em vários tópicos eu recomendo procurar um técnico qualificado e da sua confiança. Um técnico assim não irá interferir na privacidade do cliente. E quando for necessário visualizar ou armazenar alguma coisa do cliente, irá tomar o cuidado de fazer isso de maneira confiável e jamais comentar com ninguém o que viu.
PH
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#2 Por PH
19/12/2022 - 16:27
Boa tarde!

Havia algo no passado sobre coisa parecida, mas era para ver a honestidade das empresas que vaziam manutenção, simulava o problema, levava e verificava se a pessoa era honesta ou não!

É algo complicado, pois da mesma forma que tem prestador de serviço pilantra, tem o cliente também, que leva o computador, mas não por um problema, mas sim para acusar o técnico causado outro defeito. Tem um canal conhecido que passou por isso e deu o que falar.

Em relação aos dados do cliente é questão de ética que muitos não tem, olham mesmo os arquivos pessoais, principalmente vídeos e fotos! Para me resguardar, costumo fazer backup dos dados na frente do cliente, mesmo se o Windows não entra vai pelo Linux, depois apago as pastas (mas lógico, quando tem acesso a isso).

Infelizmente a vida hoje devemos nos proteger ao confiar na ética de alguém. É igual a violência, nos aconselham a não andar em certos lugares com itens valiosos e amostra, cadê nossa liberdade!? A melhor coisa é conversar com o técnico, mostrar que tem conhecimento das leis, isso já vai deixá-los preocupados se pensam em bisbilhotar o computador alheio.
Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

Mateus 10:33
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