Logo Hardware.com.br
DuHunter
DuHunter Novo Membro Registrado
1 Mensagem 0 Curtidas

Conexão Ethernet falha de tempos em tempos - Roteador, Modem e Desktop

#1 Por DuHunter 24/07/2016 - 18:48
Olá a todos,

Bem, eu estou aqui com um problema que me deixa bastante intrigado.
Eu tenho um sistema de conexão de internet (Oi Velox) assim:

Cabo da linha telefônica(ethernet) -> modem -> roteador (com wifi) -> (por ethernet) desktop.

Então o modem recebe a internet, que então conecta ao roteador, que então se liga ao desktop por cabo ethernet.
Isto funciona bem, mas em alguns momentos (2 ou 3x ao dia) a luz ethernet to modem apaga.
Eu já troquei cabos para ver se era defeito de cabo, mas não é.

A forma que encontrei de solucionar isto é assim: Eu tiro o cabo ethernet do modem (o que liga ao roteador), e coloco o cabo ethernet do desktop no modem.
Espero alguns segundos (ou minutos) e com sorte a luz do ethernet volta a funcionar. Então eu rapidamente troco os cabos ethernet, colocando o ethernet do roteador no modem novamente, e o do desktop no roteador (voltando a configuração inicial).

Queria descobrir qual a falha nisto tudo, o que está causando a conexão ethernet falhar. Descarto ser coisa do cabo, e também duvido do modem e roteador, pois ambos funcionam após a gambiarra.
Minha suspeita é que seja no software. Ao conectar o modem no desktop, o desktop faz algo, talvez envia uma mensagem, que faz o modem voltar a funcionar. E por algum motivo o roteador não faz isso...

Tudo me leva a crer ser falha no roteador, ou talvez modem, ou conflito entre ambos... mas não tenho certeza.

Lembro de uma vez que tudo parou de funcionar, mas reconfigurei o roteador de bridge x gateway e funcionou (o estranho é q ninguem alterou nada no roteador para ele ficar maluco).
Alguma dica?

Vlw
Naldo Volpe
Naldo Volpe Cyber Highlander Registrado
20.8K Mensagens 3.5K Curtidas
#2 Por Naldo Volpe
24/07/2016 - 19:00
- O melhor teste é você: Retirar o Roteador
- Plugar Cabo de Rede do Modem até a sua Máquina e testar por cerca de 30 minutos para verificar se ocorre o problema
- Deste modo você pode saber se parte do Modem ou do Roteador
Brazilian Game Player:| Brawl Stars BR |
- Atenção:Não seja um idiota, não saia de casa sem máscara.!.
- Continue utilizando máscara em ambientes abertos e fechados.!.
- A Pandemia não acabou, não faça festas / não faça aglomeração / 
não fique em lugares com muitas pessoas próximas /
Brasil: +22.590 novos casos. Situação atual. | Japão: +53.911 novos casos | Cachaceiro L detonando o Brasil |
MARCELOGON
MARCELOGON Ubbergeek Registrado
2.2K Mensagens 573 Curtidas
#4 Por MARCELOGON
25/07/2016 - 10:18
Provavelmente tem mais usuário do velox onde voce mora, do que a banda de internet, acontece comigo aqui também, só que várias vezes por dia.

Como verifico isto, quando cai, vou na pagina de status do modem e consta que o sinal está ativo
MEU PC: GA-AB350M-GAMING3 /RIZEN 5 1400 /H80I /SSD CORSAIR MP510 240GB+HD500GB/ 2 X 4GB HYPERFURY DDR4 2400/CORSAIR 430CX V2.3/CASE COUGAR PANZER G.
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal