Logo Hardware.com.br
lockedEste tópico está fechado, você não pode enviar novas respostas.
luizaqui
luizaqui Novo Membro Registrado
45 Mensagens 0 Curtidas

locked Estudantes saem às ruas

#1 Por luizaqui 03/08/2005 - 19:44
Olá amigos!
Estou com mais um artigo que publico no UNIVOU ( www.univou.com ) lá estão várias fotos do que ocorreu aqui em vitória e em outros lugares do país!

http://www.univou.com/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=159&Itemid=77

Abraços!
Obrigado pela força!


Por que se chamavam homens/Também se chamavam sonhos/E sonhos não envelhecem
Em meio a tantos gases lacrimogênios/Ficam calmos calmos calmos.../E lá se vai, mais um dia..
E basta contar compasso/E basta contar consigo/Que a chama não tem pavio
De tudo se faz canção /E o coração na curva de um rio...”

Lô Borges



Rio de Asfalto
A juventude do meu tempo é melancólica, não sabe mergulhar nas águas das transformações. Trocamos a utopia socialista pela indeferença política. É evidente que na luta marxista pecava-se pelo excesso de idealismo... atualmente estamos perdidos por não sonhar.

centro21-07.jpg
As manifestações de estudantes em vários pontos do país, nos últimos dias são emblemáticas, mas qual seria o significado? Na repressão houve a luta armada; na abertura política pintou-se a cara; atualmente não há aquela entrega da ditadura, nem a ingenuidade do “fora collor”. Vivemos sob o signo do oportunismo... que é bem verdade: sempre existiu em meio à movimentos populares, mas atualmente tem se tornado uma prática exarcebada.

O rio de gente no asfalto é sempre imponente; ensurdecedor! Não há poder que resista ao borburinho massivo. O exercício da democracia de fato, é a vontade de todos expressada em um único mover. O rio é imperativo; Não poupa sensatos, lúcidos ou precavidos. Sua lei é o “princípio da incerteza”; Seu objetivo se sobrepõe a todos os indivíduos. Ai daquele que tenta impedi-lo, seu esforço será em vão. O rio continuará; barreiras; represas; o que poderá fazer frente à fúria de uma multidão em busca de um abrigo para as suas aspirações?

O rio sempre passa, muitas vezes não damos conta disso. Ele nos carrega e muda nossa forma de enxergar o mundo. Modifica nosso jeito de encarar a vida; deve ser por isso que hoje minha juventude é tão melancólica. Vive no surreal: garotos desejam mulheres virtuais e broxam diante das verdadeiras, meninas se esforçam para ser tão brutas quanto os homens, enquanto deveria ocorrer o contrário...

O braço do rio é tão concreto que impõe à mão invisível do mercado o seu golpe mais indesejado: Colocar às claras seus mecanismos visíveis, suas melindrosas artimanhas; armadilha para os inocentes e lucro para os “oportunistas”. Como um povo tão desinformado; alienado e fustrado, consegue reunir-se em questão de minutos, sem planejamento algum? E ainda assim, derramar na rua a insatisfação por não conviver com as “melhorias” tão propagandeadas pelos detentores do poder? Isso é possível quando subvertemos as estruturas de dominação.

A velocidade intensa na troca de informações, é o trunfo para que a massificação de produtos atinja patamares exponenciais dentro das relações de mercado. Talvez esse seja o maior desafio da nossa época: utilizar essa mesma estratégia para massificar o conhecimento. Nesse caso não há padronização de idéiais. Ocorre o oposto: a ênfase na pluralidade; e quanto maior for a diversidade de informações. Melhor será a nossa compreensão sobre as diferenças. Dessa forma, poderemos ser menos animalescos. Nesse aspecto a rede mundial de computadores tem sido incrível. E Mais incrível ainda é a associação entre rede e rio...

Essa é a nova forma de resistência; utilize a internet para divulgar as suas idéias, participe de listas de discussão e fóruns, aqui mesmo em nosso portal somos entusiastas dessa prática. Nunca houve tanta possibilidade de acesso aos fatos. Não que eles estejam livres de manipulação, muito pelo contrário, a mídia virtual também é conhecida pelos recordes de informação infundada.

Porém existem sites que transferem o poder de editoração aos usuários através de programas que gerenciam o conteúdo o seu conteúdo. Eles possibilitam a interação do usuário com a página, tornando-o um elemento ativo, por meio do envio de críticas e adendos ao texto original. Prestigie esse tipo de iniciativa!

Observe que o uso da mídia virtual é mais poderoso do que uma câmera na mão e uma idéia na cabeça. Se existe algo que foge totalmente ao controle de leis e regulamentações é essa extraordinária ferramenta. É curioso como ferramenta de tecnologia tão avançada, esteja servindo à expressão aos anseios mais naturais do ser humano. A busca pela liberdade é algo incontrolável, e por mais que a "roda viva" do poder se agigante diante desse sonho, o rio de gente, seja no asfalto ou em qualquer outro lugar ganha cada vez mais força.

Por enquanto são somente ondas de indignação, mas chegará o dia que não haverá diferença entre mar e terra. Dentro dessa hipótese perderíamos a noção do tempo e espaço, não haveriam países, governos, nada para vender ou comprar...nada há fazer; só admirar e "cantar a canção mais bonita que alguém lembrar..."

Mas deixa p'ra lá isso é sonho... poesia...é melhor voltar à realidade...meu clube é logo ali na esquina...

“E o rio de asfalto e gente/Entorna pelas ladeiras/Entope o meio fio /Esquina mais de um milhão/Quero ver então a gente gente gente...” Lô Borges

* Gostaria de agradecer a Renê (ele se identificou assim) que disponibilizou as fotos das manifestações que ocorreram no mês de Julho/2005 em vitória-ES. A sua voluntariedade reflete muito o que tentei passar nas linhas acima. Obrigado!
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal