Logo Hardware.com.br
reginaldodd
reginaldodd Geek Registrado
2.1K Mensagens 158 Curtidas

Equipamentos da empresa & privacidade do funcionário

#1 Por reginaldodd 01/10/2012 - 15:46
passeando pelo site do TST me deparei com o artigo http://www.tst.gov.br/web/guest/home/-/asset_publisher/nD3Q/content/empresa-so-pode-fiscalizar-computadores-e-e-mails-proibidos-para-uso-pessoal?redirect=http%3A%2F%2Fwww.tst.gov.br%2Fweb%2Fguest%2Fhome%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_nD3Q%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-3%26p_p_col_pos%3D1%26p_p_col_count%3D5 , cujo assunto já foi debatido aqui no fórum (eu mesmo opinei algumas vezes sobre o caso).

quanto ao caso exposto, os amigos acreditam em arbitrariedade?
como vocês lidam com a situação? tem alguma política sobre o assunto, são liberais ou deixam a "Deus dará"?
reginaldodd
reginaldodd Geek Registrado
2.1K Mensagens 158 Curtidas
#3 Por reginaldodd
01/10/2012 - 16:29
então, Aj@x, isso é o que eu sempre digo e afirmo......

mas o que me chamou a atenção foi "Empresas podem fiscalizar computadores e e-mails corporativos, desde que haja proibição expressa, em regulamento, da utilização para uso pessoal."


mudou alguma coisa ou continua na mesma?
se o cara poder usar o computador para fins pessoais, a empresa perderá o direito acordado neste termo de conduta?
meio confuso isso.....
pc xt genuine intel 8088 - 4.77mhz (8, teclando ctrl alt +) - 640kb ram - fd 360k - winchester de 10mbsuper.gifmaquinão, heim
user # 133910
Lord Enigm@
Lord Enigm@ Zerinho Registrado
5K Mensagens 642 Curtidas
#4 Por Lord Enigm@
01/10/2012 - 18:07
É como está no texto que vpocê quotou. Se a empresa definir proibindo o uso dos comps da empresa para uso pessoal, ela pode sim fiscalizar à maquina, e se for constatado que a mesma está sendo utiizada também para fins pessoais o funcionário poderá sofrer penalizações que vão desde uma advertência por escrito/verbal, até um desligamento por JC (justa causa);
...

"Se eu ví mais longe, é por estar de pé sobre ombros de gigantes"



.

..:

cyberfoca
cyberfoca Super Zumbi Moderador
2.1K Mensagens 1.2K Curtidas
#5 Por cyberfoca
01/10/2012 - 18:13
olá

bom... penso eu que se a empresa concedeu ao funcionário um item para o uso durante a atividade profissional (celular, notebook, carro, caneta... o quê for) ou mesmo um espaço (armário, por exemplo) estes itens são da empresa e esta tem, sim, direito á intervenção.

onde leciono atualmente a instituição de ensino me "emprestou" um apagador, pincéis, um armário com chave e uma conta de e-mail.

a secretaria tem uma cópia da chave do meu armário, o CPD acessa aos e-mails da instituição sob autorização da direção e eu não vejo problema algum nisso.

além disso, vejo como minha obrigação zelar pelos materiais que recebi e apresentá-los ou devolve-los se isso for requisitado.

onde leciono hoje nunca fizeram menção sobre o uso do e-mail corporativo pra fins pessoais. há pessoas que o fazem, mas eu pessoalmente procuro deixar as coisas bem definidas: e-mail da empresa é somente para assuntos de interesse da empresa.

no entanto...

tanto onde estou hoje como em empresas anteriores já recebi de meus superiores items na forma de presentes. este, sim, passaram a ser meus e deles faço o quê bem entendo.

além disso, certa vez a direção nos solicitou nossos endereços de e-mail particulares alegando que só vão utiliza-lo em caso de problemas com o e-mail da empresa. até hoje, honraram a palavra.

é o que eu penso.
smile.png
reginaldodd
reginaldodd Geek Registrado
2.1K Mensagens 158 Curtidas
#6 Por reginaldodd
01/10/2012 - 22:45
lord e cyber

minha duvida é que, se a jurisprudencia agora é 8 ou 80, olho por olho, dente por dente.....


a empresa deve proibir explicitamente o uso dos equipamentos para fins pessoais, ou pode o funcionário dar "uma voadinha", tipo ler um forum smile.png e resguardar o mail corporativo, ou ser tudo proibido a não ser que seja a trabalho......


aqueles termos assinados ditando que o email será usado apenas profissionalmente não será mais válido se o cara der uma saidinha e ler uma noticia ou outra???? ou estou sendo paranóico???????
pc xt genuine intel 8088 - 4.77mhz (8, teclando ctrl alt +) - 640kb ram - fd 360k - winchester de 10mbsuper.gifmaquinão, heim
user # 133910
Delphing
Delphing Geek Registrado
2.1K Mensagens 96 Curtidas
#7 Por Delphing
02/10/2012 - 00:17
A grande questão não está no objeto fornecido pela empresa em si, mas sim na informação contida nos objetos.

Ou ainda no acesso à estas informação.

Por exemplo uma caixa de email, com acesso por terceiros, alguém poderia facilmente se passar por outra pessoa e a pessoa realmente "dona" da caixa ser prejudicada por isso.

Querem exemplo mais concreto e real?
onde leciono atualmente a instituição de ensino me "emprestou" um apagador, pincéis, um armário com chave e uma conta de e-mail.

Como faria o professor se aparecer algo indevido em seu armário com chave?

Eu também sigo esta conduta de que: "O que é da empresa deve ser utilizado para interesses da empresa e ponto final.", porém ficaria realmente P da vida se abrissem a conta de email que está sobre meus cuidados sem eu ter conhecimento, ou ainda que abrissem o armário com chave que está sobre meus cuidados sem meu conhecimento.
Se desejarem auditar, tudo bem, me chamem para participar.

abraço
http://www.dotclass.com.br
punk.gif

"Se correr o bicho pega se ficar o bicho come mas se unir o bicho foge."
Mário Sérgio Cortella
http://www.youtube.com/watch?v=IQ9MkP7XWcA

"Para conquistar o que deseja, precisa ser quem é! Do contrário o desejo não é teu a conquista não é tua." by Eu legal.png
rodrigorajao
rodrigorajao Membro Senior Registrado
223 Mensagens 10 Curtidas
#8 Por rodrigorajao
02/10/2012 - 10:04
Delphing disse:


Aonde trabalho, sou responsável pelas minhas senhas de acesso aos sistemas. A senha é pessoal e intransferível, blá, blá, blá. Se encontrarem ******* ou material ilegal no meu e-mail corporativo, serei responsabilizado. Por isso não divulgo este endereço PRA NINGUÉM fora do trabalho. Apago imediatamente sem ler as eventuais correntes babacas q recebo dos desocupados.


Tenho armário e gaveteiro, ambos com chaves, mas não é difícil solicitar uma copia da chave ao chaveiro da empresa. Se botarem algo ilícito dentro ou se roubarem algo meu, não seria difícil de resolver o problema, pois o ambiente é monitorado por câmeras e há rígido controle de acesso ao local.
jqueiroz
jqueiroz Cyber Highlander Registrado
104K Mensagens 5.7K Curtidas
#9 Por jqueiroz
08/10/2012 - 01:11
reginaldodd disse:


A pessoa tomou ciência de que aquela ferramenta só pode ser usada para fins profissionais, então ela deve ter o cuidado de só usá-la pra fins profissionais; e a empresa pode sim fiscalizar que o uso seja estritamente profissional.

O que vc deve se perguntar é se dar uma saidinha e ler uma notícia ou outra é pessoal, ou se pode ser considerado profissional --- uma vez que a informação pode estar sendo usada pra resolver algum problema profissional. Ou não...
"chmod 777 nunca ajudou ninguém" (c) 2002-2021 JQueiroz/FGdH
Conheça o Blog do Zekke
Alexandre Grecco
Alexandre Gr... Cyber Highlander Registrado
26.9K Mensagens 3.7K Curtidas
#10 Por Alexandre Gr...
08/10/2012 - 15:38
Hoje mesmo entrou um funcionária nova aqui na clínica.

Mal entrei, perguntei a ele o nome, e me apresentei. Sou Alexandre responsável geral de TI, e já lhe informo que aqui é Proibido a utilização de computadores para uso pessoal, os computadores da clínica é de uso exclusivo da empresa, não acessa nada seu em particular pois tudo que vocês fazem aqui é gravado, tanto nos cliques quanto no que se digita e os telefones também tem gravações. Também é proibido trazer notebook ou qualquer aparelho com acesso a internet para uso pessoal seja com ou sem a internet da empresa.
.
Alexandre Grecco
Alexandre Gr... Cyber Highlander Registrado
26.9K Mensagens 3.7K Curtidas
#13 Por Alexandre Gr...
08/10/2012 - 19:31
Lord Enigm@ disse:


jqueiroz disse:


E não para por aí, ainda fora do que já falei para ela por um aviso verbal, ainda tenho aqui o aviso formal assinado por todos usuários, e a funcionária nova já dei o papel para assinar o aviso.

Aqui na clínica já tivemos problemas com vírus por alguns funcionários que acessaram site indevidos e acabou infectando alguns computadores, e informações sairam da clínica via email e pendriver.

Tanto que hoje aqui é proibido a navegação na net exceto o meu computador e o da diretoria e os demais não e até as USB estão desativados.

No começo foi complicado, sempre tem o espertinho, mas peguei rapidinho, mesmo porque aqui tenho acesso a todos os computadores remotamente. Monitoração a risca.

Hoje tá tranquilo a turma acostumou e repeita as novas regras a 7 anos.
.
© 1999-2025 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal