Senhores, bom dia!
Primeiramente é um prazer imenso voltar a falar com vocês, olhando rapidamente já percebi que uma galera que me ajudou demais no passado, continua aqui na ativa, o Quemel, Marcos, jqueiroz, imhotep, rmaiabh o João e mais uma galera muito competente. Tentarei ser o mais breve possível!
Seguinte, de 2007 pra cá eu comecei a trabalhar com manutenção de computadores para pequenas empresas, profissionais liberais e usuários domésticos, passei por uma jornada de aprendizado muito grande, principalmente na questão do negócio em si, lidar com o cliente, cobrar o valor adequado por serviços, etc.
Os primeiros clientes foram conquistados da forma tradicional na época, investimento no site da Telelistas, páginas amarelas, jornal local, eram as mídias mais tradicionais. Com o passar do tempo, fui acumulando uma boa base de clientes, recebendo bastante indicações, em pouco tempo eu já não fazia mais nenhuma propaganda e fechei bons contratos, clientes que me pagavam muito bem, mas consumiam muito do meu tempo, foi esse aliás o grande motivo de ter parado de participar do fórum.
Chegou a crise de 2014, a maioria dos meus clientes quebraram! Perdi em 60 dias cerca de R$ 3.000,00 em contratos mensais e como tinha limitado muito meu tempo a esses clientes, a minha base havia diminuído muito, eu precisava de novos clientes.
Aprendi a criar um site básico no WordPress, um treinamento básico no que hoje é o Google Ads, antigamente chamado de Google Adwords e lá estava eu novamente conseguindo novos clientes. Tinha um custo médio de aquisição de clientes (CAC) de R$ 10,00 e o atendimento mais simples custava R$ 90,00.
Logo eu comecei a estudar sobre otimização de sites para o Google (SEO), cheguei em marketing de conteúdo, estudei mais sobre tráfego pago (Google Ads, Facebook Ads, Linkedin Ads) e hoje eu divido o meu tempo entre clientes de suporte de informática, projetos pessoais e clientes de consultoria de SEO.
Hoje com um site posicionado organicamente para buscas locais em Belo Horizonte/MG, eu recebo vários leads novos todos os dias, aliado com um atendimento competente e honesto, o fluxo de trabalho é muito grande e eu chego a não dar conta. Faturar R$ 300,00 - R$ 500,00 em um dia, atendendo somente no período da tarde, é comum.
A imagem que anexo ao tópico é do meu controle ultra moderno de atendimentos , foi da última sexta-feira e me deu esse insight que compartilho com vocês. Entre entrega de equipamentos, atendimentos no local e retirada de outros equipamentos para manutenção, R$ 1.570,00 de faturamento líquido. Especificamente nesse dia eu trabalhei de 08:00 as 20:00 somente com os computadores.
Eu penso agora em criar um negócio, no modelo de assinatura com preço mensal de Netflix, voltado para profissionais que trabalham com suporte de informática que não conseguem obter o faturamento desejado. Ensinando toda a parte de geração de leads, com SEO, marketing de conteúdo, tráfego pago e também compartilhar a parte da gestão do negócio (quanto e como cobrar), que muitos ainda tem dificuldade.
O que o senhores me dizem? Seria muita pretensão? Eu fiz agora pela manhã um levantamento prévio, tem muita demanda! Gostaria de sugestões e opiniões.
EDIT: Não sei mais como se coloca uma imagem por aqui! Link: https://imgur.com/a/LQCLjfM
Denilson Mar...
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Ensinar profissionais de manutenção a conseguir mais clientes e aumentar o faturamento?
#1 Por Denilson Mar...
17/02/2019 - 09:50