Logo Hardware.com.br
Gabriel_Spad
Gabriel_Spad Novo Membro Registrado
4 Mensagens 0 Curtidas

Eng. da Computação - USP-Poli ou Unicamp?

#1 Por Gabriel_Spad 02/04/2020 - 04:39
Fala pessoal, tudo bem? Estou precisando de opiniões...
!!Vou enumerar minhas dúvidas, dessa forma, se alguém quiser comentar à respeito de uma só, basta apenas enumerar!

Estou fazendo cursinho e me decidi há muito que sou do campo das exatas, mas sempre fiquei em dúvida qual seria o curso. Ano passado foi uma grande confusão e acabou que não soube me decidir à respeito do que queria fazer, mas sempre almejei muito estudar em universidades como USP/Unicamp/ITA...


1- Acabou que no final do ano passado, me decidi em focar em Engenharia da Computação, mas sempre a dúvida ficou de pé: USP-Poli ou Unicamp? Sei que as duas são grandes universidades, mas fico muito confuso em qual das duas "focar", já que os vestibulares das duas têm algumas diferenças, além de que as matérias curriculares dentro delas tem suas diferenças. Se alguém aqui já fez ou teve contato com a universidade/alguém que já cursou e pudesse me ajudar...
Obs: pretendo e muito trabalhar no exterior. (Talvez seja um fator crucial na escolha)

2- Bom, essa dúvida é relacionada ao curso. Nunca tive muito contato prático com a programação, mas sempre olhei para ela com olhos os brilhando e dizendo "quero aprender e levar isso para a minha vida". Claro, pesquisei bastante à respeito, tirei dúvidas com colegas etc etc. E foi no final do ano passado que decidi aprender a programar por cursos onlines. Ainda tenho pouquíssimo conhecimento na área, e queria saber se isso seria um prejuízo ao entrar na faculdade com "esse" conhecimento. Tenho receio em pensar que deveria dominar a programação para cursar Eng. da Computação...

3- Pelo fato do meu pouco conhecimento em programação, foi um dos fatores entre escolher Eng da Computação e Ciência da Computação. Como falei em cima, pesquisei sobre ambos os cursos, mas dúvidas sempre ficam. Se alguém que já teve essa dúvida e se decidiu, ou alguém que tenha pontos esclarecidos sobre as duas escolhas pudesse comentar sobre as diferenças etc...
Kleber Marchetti
Kleber March... Veterano Registrado
322 Mensagens 291 Curtidas
#2 Por Kleber March...
02/04/2020 - 07:06
Vou ser bem breve e direto, omitirei detalhes, mas espero poder ajudar. Sou formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Lavras.

1 - Não posso ajudar muito nessa questão. O que posso dizer é que o contato com o exterior em Universidades Federais tende a ser muito fácil. Conheço um par de gente que foi e voltou ou ficou no exterior (mesmo sem contar o programa Ciência Sem Fronteiras do antigo governo).

2- Você não precisa ter nenhum conhecimento prévio em programação para nenhum dos cursos de TI. Caso tenha, isso só será prejudicial se você tiver "mente fechada" para aprender ou reaprender conceitos e for ficar tentando "passar o carro na frente dos bois". Eu entrei para o curso com conhecimento quase zero em programação e não tive problema nenhum. Porém tive colegas que chegaram já sabendo, foram tentar fazer "mais" do que era exigido, se complicam no meio e acabam se prejudicando um pouco.

3- Tenha em mente que Engenharia da Computação tende a ter menos conteúdo de programação e muito mais de física, eletrônica, programação "baixo nível" e por aí vai. Isso não quer dizer que Ciência da Computação tem mais programação. No caso, CC vai pesar um pouco mais o lado da matemática e tooda a parte teórica de computação e algoritmos que, muitas vezes, cabe a você procurar a prática (códigos) por trás disso. Eu tenho uma visão pessoal (e talvez egoísta) de que o acesso ao mercado de trabalho internacional seria mais fácil com Ciência da Computação. Trabalho na área há quase 2 anos e estou muito confortável com minha situação atual e com a sensação de que poderia ir para qualquer lugar do mundo e ainda assim conseguir emprego na área.
JAPICHIN
JAPICHIN Cyber Highlander Registrado
18.3K Mensagens 5.2K Curtidas
#3 Por JAPICHIN
02/04/2020 - 14:53
Sendo um pouco mais realista, veja como você foi no ENEM primeiro, e não fique só olhando essas faculdades USP, UNICAMP, ITA dos que citou, porque existem outras tantas que são boas ou até melhores das que está pensando seguir.

Aliás o aluno quem faz o curso não a faculdade, pense nisso. (mas não vai pegar qualquer uma também, não é bem assim)

Outro fato é que, como o vestibular em geral nessas citadas são muito mais concorridas, dá aquela sensação de que são melhores, mas não se engane por isso OK.

Sobre a EC é muito bom, e penso que é mais para o perfil de quem gosta de fazer a coisa acontecer, algo de harware entende, equipamentos ligados a tecnologia tudo que possa imaginar, rede, comunicação, automação, transmissão, robôs, embarcados, inteligência artificial etc etc etc...

Vai precisar saber bastante matemática (pré cálculo), cálculo I II III IV.., programação sim precisa mas nem tanto mas vai ter essas matérias no curso, e como todo engenheiro vai precisar estudar administração, economia, planejamento etc são áreas afins que todo profissional de engenharia precisa ter pra trabalhar ou comandar equipes.
JOMARUMU
JOMARUMU General de Pijama Registrado
2.7K Mensagens 342 Curtidas
#4 Por JOMARUMU
09/04/2020 - 21:09
Comecei na Poli-USP, mas sou do interior de SP, no fim do 1º ano transferi para a USP de São Carlos e me formei nela em Eng. de Materiais.

Não sei bem quanto a Unicamp, vivência internacional está complicado atualmente, as federais cortaram bem isso, mas a USP ainda tem programas de intercâmbio, eu mesmo fui para a Alemanha entre 2017 e 2018 os editais são acessíveis por aqui (https://uspdigital.usp.br/mundus/editalintercambiopublicoListar?nivpbcavo=G&codmnu=9740), não sei como ficou esse ano devido ao Corona, mas normalmente são 330 bolsas de R$ 20 mil por ano para alunos de graduação.

O perfil de um aluno da USP/Unicamp e outras de alto nível não é bem de um profissional comum, se 10% dos meus amigos trabalham na área de formação é muito, a maioria vai para bancos, diretoria de grandes empresas...
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal