Logo Hardware.com.br
Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
8K Mensagens 939 Curtidas

Empresas reclamam de salários altos e da falta de especialistas em TI

#1 Por Quemel 07/05/2010 - 08:11
Fonte: Convergência Digital

Não é tarefa fácil contratar profissionais de Tecnologia da Informação no Brasil, segundoa apurou a 5ª edição do TIC Empresas 2009, ao ouvir corporações nacionais de pequeno, médio e grande porte. O maior problema de quem tentou contratar foi o da falta de qualificação específica na área (42%).

O levantamento, divulgado nesta terça-feira, 04/05, mostra ainda que as contratações em TI ficaram centralizadas nas médias e grandes corporações, com 42% e 29% respectivamente. Já nas pequenas empresas, o resultado é preocupante - 79% delas não contrataram nos últimos 12 meses. Apenas 18% das PMEs buscou e contratou especialistas na área.

O TIC Empresas 2009 mostra que contratar especialistas em TI é mais complicado ainda fora dos grandes centros. Na Região Norte, por exemplo, apenas 25% das empresas conseguiram contratar.

Entre as dificuldades enumeradas pelas empresas despontam: falta de qualificação específica em TI, com 47%; falta de candidatos especialistas em TI, 45%, falta de experiência profissional no ramo, 45% e pretensões salariais altas, 42%.

O TIC Empresas 2009 ouviu 3700 empresas de todos os portes, entre agosto e outubro do ano passado. O levantamento é coordenado pelo Comitê Gestor da Internet, o CGI.br
mvcirino
mvcirino Tô em todas Registrado
1.5K Mensagens 160 Curtidas
#2 Por mvcirino
07/05/2010 - 09:00
Pela minha experiência, a dificuldade está na empresa que não sabe selecionar.
Ou não sabe a diferença entre um Júnior e um Sênior ou coloca uma vaga onde a pessoa tem que ser especialista em 03 ou mais áreas de conhecimento.
Exemplo de uma vaga da Catho para o Rio:

"Desenvolvimento com Oracle, PL-SQL (Procesures, Triggers, Views, Packages, etc). Atuar com linux, implementação de software, customização e interfaces do mesmo.Administração de banco de dados Oracle, ERP (Oracle Application, Peoplesoft, JDE)."

Nesta vaga, o infeliz candidato tem que ser desenvolvedor Oracle, DBA, Administrador de servidor Linux e ainda tem que conhecer 3 ERPs distintos (que hoje são da mesma empresa, a Oracle. Mas não justifica). E quando acha este superfuncionário o salário é uma merreca. Acho que R$12,5Mil seria o justo para uma vaga destas, mas aposto que oferecem menos de R$5Mil, arriscando que a média seria uns R$3,5Mil.

Este é UM exemplo, mas tá cheio de vagas neste sentido. Então a culpa não é do mercado que tem falta de especialista. É das empresas que querem que um funcionário faça o trabalho de 3 ou mais.

foca
foca Highlander Registrado
12.2K Mensagens 1.1K Curtidas
#3 Por foca
07/05/2010 - 09:44
Eu li um comentário no Apinfo uma vez que dizia +- isso, dá vontade de aceitar essas vagas de administradores de rede ou DBA que pagam R$2000 para saber 30 coisas diferentes, alterar as senhas dos controladores de domínio, apagar todas as contas de e-mail e nunca mais aparecer.
Ou bloquear os acessos aos bancos de dados e sumir para as empresas aprenderem a importância de TI.

Agora vamos lá a suposta falta de qualificação se dá devido a pretensão salarial alta?
Sim porque é bem simples as empresas querem super gênios, mas querem pagar o salário de estagiários para quem quiser questionar isso é só olhar a Catho ou o Apinfo, se oferecem salários para profissionais formados e com certificação que um pintor industrial com jornada de 8h por dia 5 dias na semana acharia pouco, por falar nisso um amigo meu é inspetor de pintura industrial, ele fez uns dois cursos curso e uma prova da Petrobras a dois anos e meio atrás e ganha R$5000 por mês líquidos nos meses ruins.
Procura um salário de TI para ganhar R$5000 que o cara não tenha que saber inglês fluente, conhecer duas ferramentas distintas (Exemplo administrar redes Windows e Linux ou desenvolver em Java e C# ou MSSQL e Oracle) voar e ressuscitar os mortos.
8x AMD-Sony JAGUAR 1.6GHz| 8GB@2.7GHz GDDR5| 18x RADEON@800MHz| Sony BD| Gaikai Cloud
STI Cell 3.2GHz| 256MB@3.2GHz RAMBUS| Nvidia RSX@500MHz| 256MB VGA RAM| Sony BD
Sony EE 295MHZ 128 bits|Sony GS 148MHZ|32MB RDRAM| Sony DVD
http://brunofoca.blog.uol.com.br
12 anos de GDH - Ñ tiro dúvida por MP
Rodrigo.abm
Rodrigo.abm Membro Junior Registrado
82 Mensagens 1 Curtida
#4 Por Rodrigo.abm
08/05/2010 - 00:08
Eh um problema. As empresas não querem gastar ae contratam um cara para fazer um bocado de coisas ae o pobre infeliz não consegue fazer tudo que e pedido ae tem que fazer tudo correndo, estressado, logo começam os problemas ai começam as reclamações ae a culpa cai no pobre funcionario. Estou pensando em seguir carreira no ramo da informatica(não sei qual área especifica ainda) mas se for para ganhar 2 salarios prefiro montar um negocio próprio.

Só para constar uma prostituta bem sucedida ganha 32mil por mês!(Sem desmerecer o trabalho delas)
Intel Core 2 Quad Q8300, ATI Radeon HD4850, Seagate Barracuda 500GB, 2x Kingston DDR2 800.
Linux user: 509313
Você já parou para olhar o céu e o mundo a sua volta hoje?
foca
foca Highlander Registrado
12.2K Mensagens 1.1K Curtidas
#5 Por foca
08/05/2010 - 00:57
Rodrigo.abm disse:
Eh um problema. As empresas não querem gastar ae contratam um cara para fazer um bocado de coisas ae o pobre infeliz não consegue fazer tudo que e pedido ae tem que fazer tudo correndo, estressado, logo começam os problemas ai começam as reclamações ae a culpa cai no pobre funcionario. Estou pensando em seguir carreira no ramo da informatica(não sei qual área especifica ainda) mas se for para ganhar 2 salarios prefiro montar um negocio próprio.

Só para constar uma prostituta bem sucedida ganha 32mil por mês!(Sem desmerecer o trabalho delas)

Quando comecei a faculdade de gestão financeira uma das alunas era uma profissional da referida classe e ela assumia isso sem problemas e encontrei em um famoso site do gênero o anuncio dela a R$200 por programa, imagine 3x por dia x 5 dias por semana x 4 semanas x 11 meses (Porque ela sai de férias no 12°) então ela ganha R$132.000 por ano, mais que muito diretor de TI por ai.

A diferença entre esse tipo de garota de programa e o nosso além do salario é o reconhecimento, elas ganham muito mais do que o nós.
8x AMD-Sony JAGUAR 1.6GHz| 8GB@2.7GHz GDDR5| 18x RADEON@800MHz| Sony BD| Gaikai Cloud
STI Cell 3.2GHz| 256MB@3.2GHz RAMBUS| Nvidia RSX@500MHz| 256MB VGA RAM| Sony BD
Sony EE 295MHZ 128 bits|Sony GS 148MHZ|32MB RDRAM| Sony DVD
http://brunofoca.blog.uol.com.br
12 anos de GDH - Ñ tiro dúvida por MP
Rodrigo.abm
Rodrigo.abm Membro Junior Registrado
82 Mensagens 1 Curtida
#6 Por Rodrigo.abm
08/05/2010 - 01:34
foca disse:

A diferença entre esse tipo de garota de programa e o nosso além do salario é o reconhecimento, elas ganham muito mais do que o nós.


Hehe eu sou feio então tenho que estudar.Realmente tanto que é ate meio engraçado ouço muita gente falando que a área da informatica esta muito "prostituida" em alguns lugares. Se o salario fosse "prostituido" assim seria bom. rindo_ate_agora.png
Intel Core 2 Quad Q8300, ATI Radeon HD4850, Seagate Barracuda 500GB, 2x Kingston DDR2 800.
Linux user: 509313
Você já parou para olhar o céu e o mundo a sua volta hoje?
katsuriko
katsuriko Geek Registrado
1.9K Mensagens 227 Curtidas
#8 Por katsuriko
08/05/2010 - 09:54
SOPMod disse:
é o que um professor meu, de Segurança, disse: vc pode contratar um programador de 600tão e vai ter um serviço de acordo com o salário dele. Ou um programador de 10 mil, e tbm vai ter um serviço que faça jus ao salário. Quer pagar pouco? Então não espere muito do cara.


concordo em numero, gênero e grau com o que você falou amigo. Porque quem sofreu, estudou, se estressou, dificilmente vai pegar uma vaga que pague menos do que esse ache o certo, ou fica no setor privado escolhendo ou vai para o setor publico, que paga melhor e tem estabilidade(o Quemel já postou uma noticia sobre isso), e os que sobram concorrem a essas vagas e não podemos dizer que não tem conhecimento, porém não são super gênios como falado acima. por isso concordo com você.

abração
AMD Athlon X4 640 | ASUS M4N68T-LE | MARKVISION 4GB DDR3 1333Mhz | SEASONIC 620w | AKASA Freedon X2 | OZAKI 2.2 60W RMS | LG Ultra Wide 25UM58 | MICROSOFT Desktop 400 Wired | NVIDIA GeForce GT 610


imhotep
imhotep Cyber Highlander Moderador
30.6K Mensagens 4.3K Curtidas
#9 Por imhotep
08/05/2010 - 12:19
Tocando nesse assunto, qd se fala em crescimento do país muitos não percebem q esse crescimento é de chão de fábrica, aonde sim, tem mto emprego, até 1000 reais de salário.

Acima disso o crescimento não é tão grande, a concorrência é desleal e o leilão de salário pra baixo tb é grande.

A não ser q vc se contente hoje e possivelmente no futuro em ganhar 1000 reais por mês, o problema é grande na iniciativa privada...
Tomem cuidado ao responder as perguntas dos colegas. Tenham 100% de certeza da informação que estão passando.
Ensinar significa aprender 2 vezes. Porque você tem que aprender de novo para ensinar corretamente.
Genética e Data Science - loading...
Is OneDrive a backup?
E a cantilena continua!
foca
foca Highlander Registrado
12.2K Mensagens 1.1K Curtidas
#10 Por foca
08/05/2010 - 15:03
imhotep disse:
Tocando nesse assunto, qd se fala em crescimento do país muitos não percebem q esse crescimento é de chão de fábrica, aonde sim, tem mto emprego, até 1000 reais de salário.

Acima disso o crescimento não é tão grande, a concorrência é desleal e o leilão de salário pra baixo tb é grande.

A não ser q vc se contente hoje e possivelmente no futuro em ganhar 1000 reais por mês, o problema é grande na iniciativa privada...


Sim, eu estou a 5 meses procurando vagas na catho para analista de suporte pleno, se eu envio 5 currículos por dia é muito, simplesmente não tem vagas que façam jus ao cargo, fora as vagas da Stefanini que são as maiores piadas do mercado de TI, vaga de analista pleno nessa empresa é para ganhar R$1200.
8x AMD-Sony JAGUAR 1.6GHz| 8GB@2.7GHz GDDR5| 18x RADEON@800MHz| Sony BD| Gaikai Cloud
STI Cell 3.2GHz| 256MB@3.2GHz RAMBUS| Nvidia RSX@500MHz| 256MB VGA RAM| Sony BD
Sony EE 295MHZ 128 bits|Sony GS 148MHZ|32MB RDRAM| Sony DVD
http://brunofoca.blog.uol.com.br
12 anos de GDH - Ñ tiro dúvida por MP
imhotep
imhotep Cyber Highlander Moderador
30.6K Mensagens 4.3K Curtidas
#11 Por imhotep
08/05/2010 - 19:07
foca disse:
Sim, eu estou a 5 meses procurando vagas na catho para analista de suporte pleno, se eu envio 5 currículos por dia é muito, simplesmente não tem vagas que façam jus ao cargo, fora as vagas da Stefanini que são as maiores piadas do mercado de TI, vaga de analista pleno nessa empresa é para ganhar R$1200.


Fiz uma entrevista há uns 2 anos atrás e me ofereceram 1200 reais pra cargo de coordenação/gerência. Com a justificativa de q a empresa tinha mtos funcionários e que não dava pra um ter um salário muito acima dos outros.

Falei: sua empresa tem problema sério de alocação de recursos (sabia disso pq já havia sido terceirizado deles). Esse papo e outros não me convencem.
Tomem cuidado ao responder as perguntas dos colegas. Tenham 100% de certeza da informação que estão passando.
Ensinar significa aprender 2 vezes. Porque você tem que aprender de novo para ensinar corretamente.
Genética e Data Science - loading...
Is OneDrive a backup?
E a cantilena continua!
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal