Logo Hardware.com.br
FVM
FVM Geek Registrado
4.2K Mensagens 20 Curtidas

[Resolvido] Dúvidas e idéias sobre prestação de serviços em Informática

#1 Por FVM 14/10/2003 - 14:12
Olá pessoal,

Resolvi criar este tópico com a intenção de discutirmos sobre prestação de serviços na área de informática. As dificuldades, valores cobrados, idéias, futuro do mercado, etc.

Vamos colaborar!
Capulleto
Capulleto Super Participante Registrado
1.1K Mensagens 0 Curtidas
#3 Por Capulleto
16/10/2003 - 08:25
Eu tento conciliar os dois, o emprego e aos bicos, se vc souber conciliar da para fazer os dois e tirar uma grana massa.
Outro detalhe que eu gostaria de comentar é aqueles técnicos que cobrão uma merreca pelo serviço e acabam sujando a reputação dos técnicos de respeito, mas tb não estou falando para cobrarem caro, somente o justo blz.
Quem sabe faz... Quem não sabe ensina... Quem não sabe fazer nem ensinar escreve um livro...

Linux User # 451100
FVM
FVM Geek Registrado
4.2K Mensagens 20 Curtidas
#6 Por FVM
18/10/2003 - 10:25
O pessoal.....o propósito do tópico não era de ficar lamentando questões de preços, etc.....e sim colocarmos idéias novas, tirarmos dúvidas, etc.

Mas, apenas comentando essa histório de se cobrar R$ 10 para testar um placa e achar q é exploração...veja bem....e se levarem umas 10 placas por dia para vc "testar", continuaria não cobrando nada? E o tempo que vc perde....sim, por mais rápido que seja, perde-se tempo sim......como fica? Vc quem sai no prejuíso? Se é tão fácil e rápido assim, pq o cara não se vira e testa ele mesmo?
Isso não é só na nossa área não.......tente pedir uma "caroninha" para um taxista....na faixa, pra ver o que ele fala para vc.....
Pessoal....abram os olhos.......
ShadoWolf
ShadoWolf Membro Senior Registrado
508 Mensagens 0 Curtidas
#7 Por ShadoWolf
18/10/2003 - 12:19
Muito interessante esse tópico. smile.png

Eu to entrando na área agora, mas não tenho muita noção de como lidar com clientes... ¬_¬

To fazendo um curso de Técnico em Informática no Senac, mas mais pra ter um certificado e ter contato com mais gente na área, porque sinceramente eu acho que eu já estou apto pra trabalhar, pois vejo muitos técnicos aí que sabem bem menos do que eu....

Algo que eu acho que seria legal é o pessoal aqui do Forum que já tem experiência criar uma espécie de tabela de preços pra dar uma noção, pois eu por exemplo instalei o Windows XP, configurei o básico e o acesso a internet pro meu amigo, foi na faixa porque é meu amigo, mas e se fosse um cliente, quanto eu cobraria?!?!

Uma coisa que fica na minha cabeça também.... nesse caso eu levei o meu cd do Windows XP pra instalar no PC dele... genérico mesmo né... mas e aí?? Se fosse um cliente, levaria meu cd genérico mesmo ou é meio perigoso??? Se levasse e instalasse, cobraria pelo meu cd?!!? Se um cliente pedir pra eu instalar um cd dele mesmo, mas pirata, eu faço isso ou posso me dar mal?!?!

Acho que já temos algumas coisas pra debater...hehehe vamos lá! :lol:
Pentium III 750@840 | PCChips M756 LMRT+ | 640 MB PC 133 | RIVA TNT2 32 MB | Seagate Barracuda 80 GB 7200 | DVD ROM LG | CDRW LG | Speedy
Powered by Windows Server 2003| Kurumin 3.0
Linux User #342203
bytamer
bytamer Super Participante Registrado
580 Mensagens 0 Curtidas
#8 Por bytamer
18/10/2003 - 20:18
primeiro gostaria de pedir desculpas ao autor deste topico FVM, se este nao era o intuito do seu topico desculpe msm.....

agora respondendo a ultima pergunta, sim devemos cobrar para esses servicos sim, depois q fikei sabendo de uma coisa ai, nossa me espantei.... uma empresa pagou 1800 reais para q fosse removido o W32... nossa fikei abobado, nenhum karinha de la sacou q era so baixar o fix gratuito? naum sei naum, mas do jeito q ta , eh cada vez mais dificil por causa desta concorrecia.
Afastado do fórum por um tempo.
Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
8K Mensagens 939 Curtidas
#10 Por Quemel
04/11/2003 - 19:42
Caros colegas,

Tenho boas e más notícias para todos nós. As más é que a profissão de Técnico em Informática seja lá qual for a área de conhecimento (internet, banco de dados, redes, segurança, designer, software e hardware de uma maneira geral) está com os dias contados e em curva descendente para níveis de emprego e com todas as garantias da CLT. A boa notícia é que somente a profissão está em baixa, mas não para aqueles profissionais que souberem repensar a profissão e superarem a visão meramente técnica se souberem gerenciar suas carreiras. Trabalho não faltará!

O novo profissional técnico de informática deve construir habilidades, competências e atitudes de um consultor. No Brasil de um modo geral o setor de serviços é o que mais cresce, nossas oportunidades serão muito amplas.

Esse novo profissional deverá sempre agregar mais valor ao seu trabalho e para seu cliente de forma a sempre reduzir custos e aumentar a produtividade e/ou a lucratividade dos negócios do contratante. Aquele técnico que sabe apenas instalar e configurar uma impressora está com os dias contados, pois até crianças de 8 anos sabem fazer isso.

Você deverá como consultor saber em função do volume de impressão de seu cliente, qual o modelo ideal de impressora: jato de tinta? Laser? Qual o custo por cópia colorida e em preto? Qual cartucho comprar? Existe compatível no mercado? Esse é um dos casos mais simples que temos enfrentado.

Como justificar e convencer seu cliente que o appliance que você sugeriu o Firewall VPN-100, da Symantec que custa R$ 2 mil, pode ser substituído pelo Firewall Linksys BEFSX41 da Cisco e que custa R$ 600 ou então o SafeOffice da Check Point, que custa US$ 299?

Outra vantagem competitiva é saber qual a melhor relação CUSTO X BENEFÍCIO de um acesso à Internet: radio, cablem, ADSL, Satélite? E destas formas qual a melhor que representará economia de custos: ADSL Empresarial de 256 Kbps com IP fixo, mas somente 20 endereços ao custo de R$ 130 ou ADSL doméstico por R$ 80, mas IP dinâmico e podendo ser compartilhada até para 253 usuários?

O Mercado está atingindo níveis grande de saturação com altas taxas de canibalismo. Uma sugestão: especializem-se no segmento de micro e pequenas empresas que possuem desde 2 até 25 computadores e se tornem os melhores Consultores de Serviços para esse segmento, busquem os dados no SEBRAE para observar que esse segmento está querendo alguém para entregar até 4 milhões por ano, mas não encontram profissionais qualificados que entendam e sejam muito bons com os pequenos, pois com os grandes já existem as empresas que estão sentido o peso da saturação e agora querem esse mercado.
CRICKER
CRICKER Veterano Registrado
1.9K Mensagens 1 Curtida
#11 Por CRICKER
11/11/2003 - 13:59
Quemel
Caros colegas,

Tenho boas e más notícias para todos nós. As más é que a profissão de Técnico em Informática seja l...


Acho que oque vc colocou é oque o autor do tópico queria ler.......
Parece meio desanimador,mas para quem não quer parar no tempo e quer continuar investindo na profissão de técnico em informática o que o colega colocou é fundamental para sobrevivencia no mercado de trabalho...
Quanto ao hoje em dia, tá difícil, pois as pessoas abrem os classificados e lá estão anúncios de "técnicos" fazendo tudo em seu micro por 15 reais... é ruim, não dá pra sair de casa por 15 pila...não paga nem a gasolina.....mas a concorrência anda assim....
Mas tbém tem cara que consegue vender pentium 100 a 700,00........dependemos muito do perfil de nossos clientes...e da maneira como os tratamos...
Kleber de Sá
Kleber de Sá Novo Membro Registrado
72 Mensagens 0 Curtidas
#12 Por Kleber de Sá
15/11/2003 - 18:09
Vou contribuir tambem!!!

Bom, eu tambem trabalho com isso, acho que devemos cobrar o que realmente e justo, calculando os gastos com transportes, pecas, tempo, cursos, etc. Por exemplo, voce nao pode cobrar a mesma coisa numa instalacao do LINUX para uma instalacao do Windows XP, o XP faz tudo sozinho cabe a nos so ver o relatorio de drives incompativeis e buscar consertar, esse e o unico trabalho.Eu calculei o quanto gastei estudando no SENAC e vi que eu gastava 16 reais por dia, por que nao imbutir isso no servico???

A situacao nao esta muito boa mas tambem, nao podemos desanimar, tem muito lammer metido a tecnico e muito tecnico que nao se valoriza, eu tenho um emprego mas faco isso de tecnico em paralelo, quero que isso se torne uma empresa e tem dado muito certo, o segredo e a propaganda, um site bem feito, um cartao legal, seriedade e etc. Esse eu acredito que seja o caminho.

Temos que saber o que o mercado esta precisando, a manutencao ainda existe mas esta acabando, os acessorios estao tudo plug and play, antes tinha que chamar o tecnico para instalar uma placa de video, hoje agente pluga e o Windows faz o resto, o mercado esta precisando de profissionais na seguranca digital, os hackers estao fazendo a festa e as grandes empresas estao pagando horrores para ficar protigida, a consultoria tambem esta mandando bem, se um cliente ligar para voce e perguntar qual Windows utilizar e porque voce vai saber analizar os dados e indicar algum, ou o tipo de rede usar, quantos micros ligar em rede, se o LInux e bom para ele, tudo isso!!!

Pensem mais sobre o assunto, e com isso que ganhamos nosso salario, merece uma atencao especial!!!

T+
Guerrilha Banda Underground que defende o Software livre e a inclusão ao mundo o excluso digital... www.bandaguerrilha.cjb.net
Ivo Nerds
Ivo Nerds Geek Registrado
4.1K Mensagens 0 Curtidas
#13 Por Ivo Nerds
17/11/2003 - 16:34
eh foda pq a grande MAIORIA dos usuários não têm mta noção, não sabem avaliar qm manja e qm naum manja...

Hj eu manjo de hardware (pokim) o bastante pra sber mais q a maioria dos vendedores da Sta Ifigenia por exemplo... Os caras tentam enganbelar e da uma RAIVA !!

Quase chorei qdo o cara do Speedy perguntou pra mim "Seu Windows é Linux, senhor??"

Eh mtu difícil....

O cara vai na casa do cliente por 10,00 a hora...
o problema era caboFLAT mal encaixado... Fala q o HD queimo, pega o HD bom pra ele, vende um HD podre "por bom" ganhando 50% e o cliente fika satisfeitíssimo pq ele resolveu o problema por 10,00 reais a hora...

É mtu mtu phod*....

Dai vc cobra 100 paus pra monta um pc (o cliente só te dá as peças), isso incluindo instalação do SO, Programas tipo Norton, Firewall etc, Windows Update...
Tbm ajeitando os flat cables pra fikarem + organizados... tudim certim... e o cara axa caro... phod*....

eu sei q num posso t moral com 15 anos, mas sei + q esses fdps de 30 da sta ifigenia q mete o dedo e foda o HD de e.estatica q vai fud* o HD dps d 2 anos e o cliente tem q trocar...

mal o desabafo
Engenharia da Computação - UNICAMP
[DFI Infinity NF2 Ultra] [Mobile 2500+@2400Mhz] [1024MB TCCC] [VCom 21b] [320Gb 16Mb] [9600PRO] [PlayTv Ultra] [MX310] [DVDrw 4165b] [Flatron LCD 19"] [ST400WAP]
Quemel
Quemel Super Zumbi Registrado
8K Mensagens 939 Curtidas
#14 Por Quemel
17/11/2003 - 18:56
1. Se não fizermos isso, estaremos pagando para trabalhar.

2. Essa é a situção ideal: emprego (segurança) + trabalho (esperança). Além da competência técnica, nada substitui o caráter, ética, honestidade não são valores anacrônicos.

3. Aqui está a chave: consultoria personalizada para os clientes. Usuários domésticos, micro e pequenas empresas.
FVM
FVM Geek Registrado
4.2K Mensagens 20 Curtidas
#15 Por FVM
17/11/2003 - 19:04
Mas, como fazer tal consultoria sem haver realmente a implementação de um serviço?

Por exemplo, se uma empresa me liga me perguntando sobre que tipo de rede, SO, programas, etc, que ela deverá implantar, só pela informação que passarei para o cliente, como seria a cobrança? Ou, pior ainda, e se é um usuário doméstico perguntando sobre qual Windows utilizar, ou coisa parecida, como cobrar apenas pela informação?
Eu, cada vez mais percebo o quanto isso é inportante, valorizar nosso conhecimento, mas, realmente, não sei como se faz a cobrança nesses casos....
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal