Logo Hardware.com.br
revoltado
revoltado Veterano Registrado
1.3K Mensagens 7 Curtidas

Dúvida sobre memoria read only

#1 Por revoltado 26/02/2008 - 12:57
Gostaria de montar um micro que vai servir apenas para algumas poucas tarefas. Meu objetivo é que este computador sobreviva durante varios anos sem necessidade de manutenção. Na minha visão, os maiores problemas dos micros atuais são os itens que sofrem alguma alteração mecanica e magnetica, sofrendo maior desgaste como: ventoinhas, HDs e drive de CD/DVD. Tirando essas coisas, um micro pode sobreviver por muito tempo (varios anos) sem necessidade de manutenção.

Decidi então criar um micro sem nenhuma dessas coisas, e que vai servir apenas para algumas tarefas especificas.

Retirar a ventoinha não é um problema, existem placas mãe da Via que não possuem essas coisas, e cuja fonte é bem pequena e dissipa pouca energia e necessita de pouca eletricidade. O drive de CD/DVD não vou usar.

Dessa forma, meu problema agora se resumi da HD. Preciso retira-la e substituila por algo não mecanico e que sobreviva muito tempo. Memorias flash possuem um tempo de vida, suportando apenas um certo ciclo de leitura e escrita. Então estou atrás de uma memoria que seja read only... onde eu coloco SO (linux ou bsd ou minix3, ainda vou decidir) e alguns programas basicos (provavelmente só rodando frame buffer, sem interface X11) e gravo uma vez esses dados na memoria. Depois disso, apenas leio esses dados e uso o sistema, sem conseguir atualizar os dados.

Acredito que dessa forma, conseguiria um tempo de vida muuuito maior. Claro que estaria sacrificando varias coisas, mas para o que preciso, seria praticamente perfeito.

Como poderia fazer em relação a esta memoria? Que memoria poderia usar? Eu preciso de pouca coisa, por volta de 50 megas já estaria bom. Será que existe algum tipo de memoria flash que sirva para o meu caso? Senão, qual seria a melhor opção?

Obrigado.
Jonas S
Jonas S Super Participante Registrado
386 Mensagens 23 Curtidas
#2 Por Jonas S
26/02/2008 - 14:42
Olá Revoltado

Eu creio que não compensa utilizar memórias flash no lugar de um HD só para obter mais tempo de "vida" do micro. Mas nada impede você de fazer isso: você pode comprar um pen drive (ou um cartão de memória) e (através de um outro micro, é obvio) colocar uma versão do linux como mostra este tutorial.
Você deverá programar a placa-mãe do micro para fazer o boot apartir da porta USB.
Essa é a forma mais fácil que eu conheço de utilizar memórias flash no lugar de HDs. Espero ter ajuda-lo. smile.png

OBS: A pouco tempo eu estava vendo um programa na National Geographic onde dois caras estavam tentando apagar um HD de notebook usando diversos imãs. Eles só conseguiram apagar o HD com um imã eletromagnético gigante, daqueles usados para levantar carros...
revoltado
revoltado Veterano Registrado
1.3K Mensagens 7 Curtidas
#3 Por revoltado
26/02/2008 - 17:12
Olá Jonas.

Eu já fiz isso uma vez. Funciona bem com memoria flash e é bem facil de fazer (desde que a mother board suporte boot via usb). Mas memorias flash tem um certo ciclo de vida util. Depois de um determinado numero de vezes que você grava ou apaga um arquivo, a memoria vai se desgastando. As memorias Flash atuais já tem um tempo de vida melhor, mas mesmo assim vao se desgastando com o tempo (depois de 1.000.000 de vezes que você acessa, a memoria vai pro saco).
Eu gostaria de colocar uma memoria read-only mesmo.. algo parecido com uma EPROM... algo que não se desgaste muito com o tempo. Meu objetivo é criar um computador que sobreviva muitos anos (10 ou mais anos) sem manutenção.
Por exemplo.. eu tenho um micro da decada de 80 (um MSX Expert da Gradiente) que funciona até hoje. Isso pq o SO e tudo mais fica gravado em uma memoria read-only. smile.png Gostaria de fazer algo parecido. Não me importo que vou perder varias funcionalidades, upgrades, etc. Meu objetivo é criar algo que dure bastante. É mais um experimento que gostaria de realizar wink.png


Até mais.
Linux Registered User # 253244
impalerdrumer
impalerdrume... Veterano Registrado
1.3K Mensagens 19 Curtidas
#4 Por impalerdrume...
26/02/2008 - 17:58
Vc precisa encontrar algum tipo de EPRON, o problema vai achar uma com algum sockete ou interface compativel com os padrões de uma motherboard comum. Eu mesmo lido com EPRONs todos os dias (trabalho com impressoras fiscais) e o caso dos projetos destes equipamentos é este mesmo, um software gravado em EPRON que é acessado (read only) muitas vezes e não se desgasta quase nada. Mas neste caso são placas e memórias especialmente projetadas umas para as outras. Mas de qualquer forma achei muito interessante seu projeto, vou pesquisar a respeito e se eu souber de algo posto por aqui.

Boa sorte!!!
Linux user: # 473705
Jonas S
Jonas S Super Participante Registrado
386 Mensagens 23 Curtidas
#5 Por Jonas S
29/02/2008 - 21:21
Desculpe-me pela demora da resposta. fiquei_vermelho.png

Se você quiser fazer um sistema utilizando memórias ROM (Read Only Memory) então será bem mais complicado... Primeiramente é necessário um gravador/leitor de memória ROM. Existem vários projetos na internet e se você procurar irá encontrar bastante. O mais simples que encontrei foi este da foto:

Imagem

O projeto desse Gravador de EEPROM pode ser encontrado aqui . Como você pode ver é utilizada a porta serial para gravar e ler dados da EEPROM

O grande problema não é o gravador e sim a gravação: como gravar um sistema operacional em uma simples memória EEPROM?
Realmente eu não conheço um modo de gravar um S.O. numa memória EEPROM através de métodos convencionais...

Tenho um palpite: se você "copiar" o conteúdo da memória ROM daquele computador da decada de 80 (MSX Expert) e "colar" em uma
outra ROM quem sabe você vai conseguir gravar o S.O. nela. Mas você estaria condenado a usar o DOS (que é o sistema operacional que eu suponho ser utilizado no MSX Expert).

Brincadeiras à parte, eu achei muito interessante o fato do MSX Expert utilizar memórias ROM. Mas provavelmente ele deve usar o barramento ISA para implementar essa estrutura.

Não quero desanimar, mas existe mais um probleminha: como fazer a placa mãe inicializar ("bootar") através da memória EEPROM?

Vou continuar pesquisando aqui e se encomtrar respostas eu posto.
revoltado
revoltado Veterano Registrado
1.3K Mensagens 7 Curtidas
#6 Por revoltado
05/03/2008 - 16:00
Valeu pelas respostas! e desculpe a demora. O tempo anda meio corrido por aqui...

Jonas: Não quero desanimar, mas existe mais um probleminha: como fazer a placa mãe inicializar ("bootar") através da memória EEPROM?

Bom, CD-Rom é uma midia Read Only certo? E existem varias distros linux utilizando esta midia para live-cd, correto? :-) A ideia é fazer algo similar, mas com uma memoria mais duravel (e que nao utilizasse um sistema mecanico - que pode dar problemas com o tempo) que um simples CD. Mas ai teria que dar um jeito do micro reconhecer esta memoria.. e isso pode ser um problema mesmo....

Se alguem tiver mais alguma ideia por favor se manifeste big_green.png
Linux Registered User # 253244
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal