Logo Hardware.com.br
lidyon
lidyon Tô em todas Registrado
2K Mensagens 10 Curtidas

Não se usa mais as outras distros?

#1 Por lidyon 08/05/2010 - 07:48
Olá pessoal,

Sou usuário antigo desse fórum. No tempo que entrei, eu usava a distro Mandrake 8.x, depois de um tempo migrei para o Slackware...

Lembro que naquela época havia tópicos sobre diversas distros, mas que grande parte deles era sobre o Slack e Debian. Depois de um tempo, distro como o Gentoo, Arch Linux e Kurumin se tornaram muito populares e sempre havia tópicos sobre essas distros aqui no fórum. Era uma mistureba de distros sem noção haha

Há uns 4 ou 5 anos, houve uma mudança nas salas do fórum e fui perdendo a vontade de postar, acabei que saí do fórum e devo ter voltado umas 4 -5 vezes aqui nos últimos 4 anos.

Outro dia resolvi dar uma passada pelas salas, para ver como andava o mundo linux e suas novidades incessantes. O que vejo é que praticamente só há uma distro em pauta: o Ubuntu.

O que aconteceu nesse meio tempo? Ninguém usa mais as outras distros. O Ubuntu evolui tanto a ponto de ofuscar todas as outras?

Desculpem se porventura eu toquei em um assunto "batido". Minha intenção aqui não é criticar e sim conhecer o ponto de vista da nova geração Linux.

Abraços
Fabio.com
Fabio.com Super Participante Registrado
376 Mensagens 11 Curtidas
#2 Por Fabio.com
08/05/2010 - 09:14
É verdade... assunto batido.

A questão lidyon é que o GNU/Linux hoje é muito "user-friend", ou seja, está muito mais acessível aos usuários tidos como comuns. Isso gerou - como teorizado por uma certo artigo do GdH: https://www.hardware.com.br/artigos/linuxers-hibridos/ - os "linuxer hibridos". Usuários que até tem um conceito formado e podem até gostar da liberdade, flexibilidade e carater comunitário do GNU/Linux mas na prática o que eles fazem é acessar o MSN, o Orkut, trocam e-mails, jogam DragonFable e veem as ultimas novidades no G1. Essa nova "casta" de usuário, apesar de testar algumas distros, não estão interessadas em estudar com consistência a configuração do sistema ou "militar" pelo GNU/Linux.

(Supondo-se isso, podemos tentar explicar o monopólio *buntu)

Portanto, as distros "fáceis de usar" estão passando a dominar o sistema. Pois a maioria desses novos usuários (não tão "maioria" assim) são os tais linuxer hibridos. E qual destas distros pega a maior fatia de usuários? O Ubuntu.

Primeiro porque o sistema está muito bom. Pelo que você faliu, faz algum tempo que você não usa GNU/Linux... baixa o Ubuntu 10.04 para ver quão diferente está (principalmente se você pegar o Kubuntu). O Ubuntu é uma distro muito fácil e tem uma estrutura muito forte em sua volta: uma fundação, uma empresa; mecanismos para promover a comunidade como o Lauchpad; e uma documentação excelente. Além, é claro, de um investimento violento.

Consequentemente você vê sempre se recomendando Ubuntu para os novos usuários.

Eu particularmente não gosto disso. O Software Livre surgiu na mídia e entre os acadêmicos como uma oportunidade de gerar uma tecnologia "nacional". Ou seja: construir nossos próprios programas, nossa própria estrutura. Portanto, é uma pena que não tenhamos uma típica "distribuição brasileira" como o Pardus na Turquia (Mandriva não vale... os lucros vão todos para a Europa); depois do Conectiva e do Kurumin, ninguém conseguiu tomar o posto até agora. Se fala de Big Linux mais é fato que lá está acontecendo um circulo vicioso de novidades e mudanças que impedem a anos o lançamento de algo estável. E outras distros (não tão boas ao meu ver) como GlobinX e DreamLinux apesar de brasileiras, se afastaram do Brasil e tem uma comunidade essencialmente norte-americana (acho que as distros nem vem mais em português por default).

Tem o Epidemic GNU/Linux. Nele encontrei uma ótima distro, de boa qualidade e feita por brasileiros e com uma comunidade essencialmente brasileira. É tão fácil de usar como o Ubuntu e utiliza o KDE 4, que ao meu ver sempre será melhor que o GNOME se as coisas continuarem como estão. Tanto que hoje sou um dos desenvolvedores [El Condor] (:-p... mas sou puxa saco não heim?!). Entretanto, o número de usuários está muito aquém do seu potencial, mesmo que hoje tenha uma versão em Inglês e a versão em Espanhol esteja as portas.

Creio que é isso.
Xupeta
Xupeta Veterano Registrado
802 Mensagens 32 Curtidas
#4 Por Xupeta
12/05/2010 - 07:10
Acho que é a evolução natural das coisas, nego não quer ter trabalho com a sua distribuição instalada então recorre àquelas ditas 'facinhas' e o Ubuntu veio pra fazer justamente isso. Eu uso Debian 'desde sempre' e, na minha opinião, não vejo nas outras distros (e já experimentei várias...) as mesmas funcionalidades do velho Debian. Com uma busca básica de 'como fazer' (já que o Debian é peladão na sua instalação original), vemos como é fácil usar o apt-get, ou o GDebi ou o Synaptic, a adição de novos repositórios, a compilação de programas e por aí vai.

Não estou desmerecendo as outras distros, com suas ferramentas próprias de uso e tal, mas basta ter um mínimo de consciência pra perguntar, pq existe a Limpuz que costuma vir em netbooks? A maiorias dessas distros só existem pra encher o saco dos pretensos usuários, já que o cara compra uma máquina com um Linux 'obscuro' desses que tem por aí, fica 'tuto' da vida pq não consegue fazer nada nele e tasca depois o Windows, nutrindo depois um ódio danado por tudo que se fale de Linux...
mshonorato
mshonorato General de Pijama Registrado
3.8K Mensagens 156 Curtidas
#5 Por mshonorato
12/05/2010 - 13:29
lidyon disse:

O que aconteceu nesse meio tempo? Ninguém usa mais as outras distros. O Ubuntu evolui tanto a ponto de ofuscar todas as outras?


O ubuntu evoluiu bastante mas não "ofuscou" todas as outras, não chegou nem perto disso...

Veja o ranking das distribuições mais usadas.

http://distrowatch.com/
Marcos Honorato
Debian Bullseye
kubuntu 22.04.2 LTS
Rodrigo.abm
Rodrigo.abm Membro Junior Registrado
82 Mensagens 1 Curtida
#7 Por Rodrigo.abm
13/05/2010 - 00:35
Olha, sei que muitos não vão gostar do que vou dizer... Mas qual o problema com distribuições facinhas, temos que adimitir que o Ubuntu e uma boa opção para os iniciantes, claro não é a unica existem outras que qualidade semelhante até mesmo superior em certos aspectos. e outro ponto nem todos querem saber como as coisas funcionam so querem saber que elas funcionam e pronto. Um exemplo simples e minha mãe, resolvi instalar o ubuntu por ser uma distro bem estabelecida ela não sabe a diferença entre GNU/Linux e DOS/Windows mas não faz diferença o importante para ela é que o sistema não apresente problemas e seja seguro e ela consiga usar de modo pratico. Logicamente cada um tem uma necessidade e é por isto que existem inumeras Distribuições com caracteristicas proprias.
Intel Core 2 Quad Q8300, ATI Radeon HD4850, Seagate Barracuda 500GB, 2x Kingston DDR2 800.
Linux user: 509313
Você já parou para olhar o céu e o mundo a sua volta hoje?
JoaoThiago1986
JoaoThiago19... Membro Senior Registrado
163 Mensagens 13 Curtidas
#8 Por JoaoThiago19...
13/05/2010 - 10:52
lidyon disse:
Outro dia resolvi dar uma passada pelas salas, para ver como andava o mundo linux e suas novidades incessantes. O que vejo é que praticamente só há uma distro em pauta: o Ubuntu.

O que aconteceu nesse meio tempo? Ninguém usa mais as outras distros. O Ubuntu evolui tanto a ponto de ofuscar todas as outras?


Claro que as outras distros são usadas. Eu, por exemplo, uso Slackware 64 como meu sistema Linux principal. O que ocorre é a eficiência do pessoal do Ubuntu no aspecto da propaganda e marketing.

Não estou discutindo qualidade da distro
, mas nesse aspecto "midiático" do "Linux no desktop" eles são imbatíveis... a iniciativa de enviar Cds gratuitamente foi, na minha opinião, uma manobra genial. A maioria das notícias sobre Linux em sites não especializados é sobre o Ubuntu. Graças a isso ele acaba sendo a "distro da vez". E se o seu objetivo é ganhar dinheiro com software você deve seguir o exemplo deles e da Red Hat. A propaganda é muito importante, tanto que Mandriva é uma excelente distro (uso a versão 2010.0), porém eles falham na questão do marketing e propaganda, tanto que há anos enfrentam problemas financeiros por não conseguir clientes em número suficiente... Para se ter uma idéia, o Parlamento francês optou por instalar Ubuntu nas suas máquinas ao invés de escolher o Mandriva, que seria uma "solução caseira"...

Eu creio que as outras distros deveriam seguir o exemplo da Canonical no aspecto do marketing e propaganda...

jqueiroz
jqueiroz Cyber Highlander Registrado
104K Mensagens 5.7K Curtidas
#9 Por jqueiroz
13/05/2010 - 12:17
Galera, o que vocês queriam? A última versão do Ubuntu foi lançada não tem nem 15 dias, é óbvio que as pessoas vão querer testar, comentar, experimentar, resolver os problemas encontrados...

Quando outra distribuição grande fizer o lançamento da versão, ela vai entrar pra berlinda, foi assim com o Slackware 11, com o Fedora 12, com o Mandriva...
"chmod 777 nunca ajudou ninguém" (c) 2002-2021 JQueiroz/FGdH
Conheça o Blog do Zekke
Thiagordo
Thiagordo General de Pijama Registrado
4.5K Mensagens 61 Curtidas
#11 Por Thiagordo
13/05/2010 - 18:09
qualquer generalização é preciptada (exceto pela contradição que entrei ao dizer isso hehehe);

mas a questão é que depende muito do ambiente
por exemplo, naturalmente que esse forum tenha muitos Kurumin users... meio óbvio o motivo né?

falo isso porque na empresa que estou hoje, só levantamos servidores com slack, centos, ou red hat. Esses dois ultimos para virtualização e oracle..

em contrapartida, onde leciono, usamos debian.. são praticamente mundos diferentes, com muito em comum

como fora dito acertadamente, o ubuntu é foi lançado faz poucos dias, natural que muitos se interessem, independente dos motivos, afinal é o linux mais usado
comemorando.gif ThinkPad T410i
Fabio.com
Fabio.com Super Participante Registrado
376 Mensagens 11 Curtidas
#12 Por Fabio.com
13/05/2010 - 20:02
jqueiroz disse:
Galera, o que vocês queriam? A última versão do Ubuntu foi lançada não tem nem 15 dias, é óbvio que as pessoas vão querer testar, comentar, experimentar, resolver os problemas encontrados...

Quando outra distribuição grande fizer o lançamento da versão, ela vai entrar pra berlinda, foi assim com o Slackware 11, com o Fedora 12, com o Mandriva...


Mas sinceramente... Não dá para comparar o "barulho" que o Slackware faz ao lançar uma versão com o "estardalhaço" feito pelo Ubuntu. OpenSuse, idem. Mandriva e Fedora até que fazem seu "marketing", entretanto ainda não chegam no nível do Ubuntu.
rubensk8
rubensk8 Geek Registrado
2.4K Mensagens 111 Curtidas
#14 Por rubensk8
14/05/2010 - 02:49
Se de alguma forma a Ubuntu se destaca ponto para ela, pois ela não impede e nem atrapalha as demais, apenas faz sua parte!

Tem coisas que já são desnecessárias para um usuário comum. Exemplo, meu irmão estava falando que usa photoshop e coreldraw para fazer umas coisas e que está com problemas no windows. Então eu dei a sugestão dele instalar a Ubuntu e ir pegando o macete do Gimp e do Inkscape. O cara ficou animando! Mas se eu disser que ele tem que instalar o Slackware ou Arch ou Gentoo.... vcs acham que ele vai querer? Para mim, Linux é Debian e Ubuntu... do resto não quero saber... tenho mais o que fazer!

Ter bom conhecimento do sistema é importante desde que ele seja intuitivo, assim como a Debian e a Ubuntu ... que dá para se tornar fera usando, mas o importante mesmo é saber usar os programas.
Victor marcondes
Victor marco... Veterano Registrado
1.3K Mensagens 36 Curtidas
#15 Por Victor marco...
14/05/2010 - 08:18
jqueiroz disse:
Mas veja só, Fabio: que marketing a distribuição faz? Um site? Isso tudo que se vê é resultado de propaganda boca-a-boca. O que há de errado nisso? Fulano testou, gostou, conta pros amigos.

Pior que é por ai mesmo pois é mais ou menos assim que uma pessoa fica famosa no mundo da música por exemplo
____________________________________
Laptop Samsung ativ book 2 NP27e4e-KDE5BR 6 GB ram | Slackware


© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal