Logo Hardware.com.br
Marceloleonardo
Marceloleona... Membro Senior Registrado
431 Mensagens 1 Curtida

Discussão sobre computadores rápidos

#1 Por Marceloleona... 19/05/2007 - 09:38
Olá pessoal

Como o fórum não é apenas para resolver problemas, criei este tópico para uma discussão, talvez polêmica, sobre computadores rápidos.

O que eu quero discutir é a questão de gargalos, ou seja, uma parte fica muito rápida e a outra não acompanha. Vou exemplificar:

Me lembro de uma vez tentar rodar um joguinho de DOS no XP com um Athlon 2600+. O jogo ficou tão rápido que não dava pra jogar. Neste caso, o software não acompanhou o hardware. O que é comum. Softwares de hoje provavelmente sofrerão isso também no futuro (Apesar da nossa longa procura pela abertura instantânea de programas e arquivos)

Mas o que eu achei mais estranho foi o seguinte:

Investi um bom dinheiro no computador. Comprei uma placa mãe boa (Asus Crosshair), um processador bom (AThlon X2 6000+) e memória (2Gb DDR2 800Mhz CAS5), além de fonte true power, placa de vídeo (Geforce 7900GTX) e HDs (250Gb e 80Gb SATAII)

Ah! Esses HDS!

Vi alguns testes de benchmarks que demonstravam que para ripar um DVD entre um single core e um dual core (no caso um 4000+ e um 6000+ X2) eram de poucos segundos.

Muita gente tirou sarro, dizendo que eu gastei uma nota pra ganhar alguns segundos. Eu retruquei dizendo que esses poucos segundos, somados na vida inteira, dariam uns bons anos wink.png

Mas enfim, esses dias eu fui descompactar um arquivo de 7Gb no HD. Aì entrei no gerenciador de tarefas e percebi que os processadores (2 núcleos) não estavam sendo utilizados totalmente, sendo que com o processador de núcleo único ele chegava a 100%, deixando o micro lento para outras aplicações, mas ao mesmo tempo descompactava o arquivo mais rápido. (O de núcleo duplo descompacta mais rápido, mas com pouca diferença. Talvez pela velocidade de cada núcleo e não pelo fato de serem dois)

Então percebi que havia um gargalo, e cheguei a conclusão de que o processador é tão rápido, processa tantas informações, mas que o HD não consegue gravar nessa rapidez, ficando limitado então á capacidade de leitura/gravação.

Resumindo, a tecnologia dos HDs não acompanharam a tecnologia dos processadores/memória/video.

Penso em adquirir um HD Raptor de 10000 RPM (SCSI é muito caro hoje)

Mas será que mesmo com um SCSI bom, isso balancearia a performance dos micros? Os novos HDs Híbridos acabarão com esse funil? Conseguirão gravar os dados tão rapidamente quanto o processador as calcula?

Gostaria de discutir isso com vocês. E se eu estiver falando a maior besteira do mundo, vamos discutir isso também

Abraços
Marceloleonardo
Marceloleona... Membro Senior Registrado
431 Mensagens 1 Curtida
#3 Por Marceloleona...
19/05/2007 - 10:48
Pelo que eu entendi o sistema RAID (o que vai solucionar) vai ajudar gravando pedaços em cada HD (como se fosse 1), mas utilizando o máximo da taxa de transferencia de cada HD? em cada canal SATA?

Minha preocupação é porque cada HD tem uma taxa de leitura e escrita máxima.

E neste caso, daria pra deixar um HD fora da RAID?

Obrigado
Eles não estão vindo... Eles já estão aqui!
icefusion
icefusion Tô em todas Registrado
2.2K Mensagens 41 Curtidas
#4 Por icefusion
19/05/2007 - 10:53
infelizmente não...os gargalos nunca vão acabar...vc pode conseguir amenisar um pouco...mas é uma coisa q naum vamos conseguir acabar...
o lance do hd, infelizmente é um trabalho mecânico, por mais que ele seja rápido, dificilmente ele vai conseguir acompanhar o desempenho de um processador e uma memória, mesmo entre esses dois existe ainda o gargalo de Von-Newman, amenizado..mas ainda sim existe...
arkRed">Desenvolvedor Web - PHP
Site Pessoal
Twitter
Facebook
Linkedin
Marceloleonardo
Marceloleona... Membro Senior Registrado
431 Mensagens 1 Curtida
#5 Por Marceloleona...
19/05/2007 - 12:53
Por isso disse sobre os HDs híbridos, com memória flash (não a cache)

Mas lendo sobre RAIDS, parece ser uma solução temporária para diminuir o gargalo. Vou começar com a RAID 0 pra fazer testes.


Melhor do que desenbolsar uma grana pra comprar Hds de 10000 RPM, e com capacidade de armazenamento baixa frown.png
Eles não estão vindo... Eles já estão aqui!
Kraftwerk
Kraftwerk Cyber Highlander Registrado
29.4K Mensagens 9.4K Curtidas
#6 Por Kraftwerk
19/05/2007 - 14:26
Olá amigo.rindo_ate_agora.png

Por mais que inventem peças rápidas, um computador é o conjunto delas e, neste caso, a palavra chave é compatibilidade. Essa compatibilidade total é quase impossível de ser atingida em razão das inúmeras variáveis de interdepêndência entre as partes e o todo, bem como, com a capacidade do SO e dos drivers em gerenciar tudo isso. Dificilmente uma coisa acompanha outra. A não ser que alguém seja PHD em gerenciamento de sistemas ou engenheiro em eletrônica, dificilmente vai conseguir configurar todas essas variáveis. Mesmo os fabricantes de placas mãe não conseguem, na maioria das vezes, projetar uma placa mãe que seja totalmente compatível entre as partes que a formam. Nem sempre há total compatibilidade entre uma determinada placa mãe e o processador nela colocado. Assim também entre estes e as memórias, placas de vídeo, HD´s, etc. O gargalo atual ainda é os HD´s, se bem que uma configuração fina de ajuste do SO em função do hardware existente possa compensar essas falhas. Apesar do avanço, também existem falhas nos drivers das controladoras e nas próprias controladoras, que nem sempre conseguem fazer com que um HD renda totalmente. No mais, ainda permanece a questão filosófica de que a pressa é inimiga da perfeição. De nada adianta projetar computadores velozes se aquela pecinha que fica em frente ao teclado e ao monitor também não evoluí.

Ateé mais.adeus.gif
Christo Nihil Praeponere
"Quem procura a Verdade, consciente ou não, procura Deus"
"Aprovemos Leis que proíbam o Comunismo, o Fascismo, o Nazismo, o Socialismo e qualquer doutrina totalitária."
"Quando dominam os justos, alegra-se o povo; quando governa o ímpio, o povo geme." Provérbios, 29:2
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal