Logo Hardware.com.br
jose_silva_neto
jose_silva_n... General de Pijama Registrado
4.6K Mensagens 98 Curtidas

Descrição sucinta do mundo acadêmico (o que vivenciei é claro)

#1 Por jose_silva_n... 26/06/2008 - 01:41
Boa noite,

O que segue é um resumo de como eu vejo o mundo acadêmico, o texto é dirigido para um usuário do fórum que me mandou algumas mp's.
Em primeiro lugar uma verdade pré-universidade (exatas ok ?): o que é ensinado em matemática, física e química não serve para praticamente nada no nível superior. Tomemos como exemplo a matemática: é muito abstrata para a maioria das pessoas e ao mesmo tempo fraquíssima para quem vai cursar exatas na universidade; seria mais útil se ensinassem matemática financeira, assim as pessoas saberiam calcular quanto pagam de fato quando compram à crédito e também saberiam prever o valor dos seus investimentos.
Bem, usei como exemplo a matemática para poder falar do começo de um curso (cc, ec, física, matemática, etc); como essa matemática não tem poder de ataque, é um choque quando começam cadeiras como "Vetores e Geometria", "Cálculo I", "Álgebra Linear", etc. Essas disciplinas exigem dos alunos uma capacidade de abstração que não foi desenvolvida nos longos 11 anos dos níveis anteriores das escolas; o efeito imediato é um alto índice de reprovação, por exemplo, quando estive na USP, o índice era de 50 % em "Cálculo I" (espero que tenha diminuído...)
Outro efeito da defasagem matemática do aluno é ao cursar disciplinas de física; no caso de quem faz um bacharelado em física (ou até mesmo algumas engenharias), o aluno descobre que vai novamente estudar as disciplinas que estudou no colégio (é "ensino médio" agora certo ?), só que agora usando cálculo diferencial e integral; como isso é necessário de imediato, e as disciplinas de cálculo também mal começaram, os professores de física se vêem obrigados a fazer super "resumos" de cálculo para os alunos, isso para poderem tocar seus cursos...em geral não funciona, a reprovação é alta também.
O que acabei de dizer é um fato, e só poderia ser resolvido com uma grande reformulação do ensino médio; como discutir sobre isso é fantasia, vai aqui um conselho: se entrou em exatas, compre livros bons de cálculo e vetores e comece a estudar "prá ontem".
Outro reflexo na universidade da ciência primitiva que é ensinada no colégio: a adoção de livros ruins, em geral livros importados e traduzidos; os responsáveis tomam essa atitude porque sabem que seria ainda mais devastador a adoção de livros de alto nível; isso sem contar que muitos não sabem direito do que ensinam, mas deixemos esse detalhe de lado...
Na prática isso implica que a formação ao longo da graduação é fraca; uma vez me disseram aqui no fgdh que eu não me valorizo..bem, estou dizendo o que vivenciei, mas não quer dizer que me submeti a isso; muito pelo contrário; sempre que possível eu estudava os livros desprezados; não me alienando completamente do curso é claro, pois acabaria não me formando nunca (se você for um "revoltado" completo na universidade, ela te abocanha, mastiga e cospe os ossos...)
E o que acontece na pós depois dessa epopéia toda ? Simples: começam com um erro e depois tentam consertar na pós...com muitos cursos; e em geral não são cursos de ponta, são os mesmos assuntos, com mais cálculos é verdade; mas que deveriam ter sido apresentados decentemente na graduação, a pós (teoricamente...) é quando se faz pesquisa, o objetivo é "novos mundos, novas vidas, novas civilizações...audaciosamente indo aonde nenhum estudante jamais esteve"...rsrsrs, me perdõem, não resisti em fazer uma piada...;-)
Olha pessoal, a pós deveria ser única e exclusivamente para pesquisa, e os cursos que poderiam existir deveriam ser sobre tópicos de vanguarda, oferecidos para grupos de alunos com um interesse específico; mas na prática a pós acaba sendo uma graduação mais "hard".
Vamos fazer algumas contas: 4 anos de graduação, 3 mestrado e uns 4 de doutorado...temos então 11 anos! Se a pessoa entrou com 18, se formará (um caso de aluno(a) perfeito(a)!) com 29, 30 anos...estará velho(a) para a ciência! Me desculpe se quem ler este texto faz pós, mas é um fato, os grandes cientistas, com raras exceções fizeram contribuições significativas bem jovens, com menos de 30 anos...
Ok, falei o tempo todo como se todos fossem ser acadêmicos. Então falo agora um tiquinho sobre quem não vai ser acadêmico de carreira; existia uma piada comum na época em que fui aluno na USP: "quem entra na Poli pensa que vai projetar um F-1 e quem entra na física pensa que vai unificar as forças da natureza"...piadas à parte, devido à nossa estrutura econômica e social, em geral, o conhecimento acumulado em muitos anos de faculdade não vai ser usado no mercado; se bobear, o formado em CC vai fazer programação web e o físico vai fazer simulações para a bolsa (se tiver sorte...).
Então porque exigem curso superior, mil anos de experiência e que seja até capaz de espancar o Chuck Norris ?
Não sei, coisas da nossa sociedade, com o tempo eu acho que vão começar a pedir mais de uma pós e até mesmo pós-doc..=P

E para terminar alguns conselhos(*):

Para cada disciplina, faça um levantamento da literatura de qualidade e estude antecipadamente, isso me garantiu saber mesmo o básico e não ser reprovado um monte de vezes.

Quando uma disciplina termina, isso não quer dizer que o assunto acabou junto, o processo de aprendizagem é contínuo; não esqueça dos respectivos livros, sempre tente ler um pouco novamente.

Ciência não é fazer cursos e passar nas provas: é reflexão contínua, curiosidade, opinião crítica, postura questionadora e treinamento intensivo (muita leitura e resolver problemas!)
Fazer cursos e passar nas provas é para cumprir com as exigências burocráticas (isso é no mundo todo); mas é claro que se não fizer isso, você não se forma...;-)

E eu sei que é difícil, mas se estão interessados mesmo em participar da criação de ciência+tecnologia nova, tentem estudar (pós) no exterior (se possível fiquem por lá também): basta olhar os livros de história da física, matemática e engenharia...é tudo do exterior, com raras exceções surgem grandes descobertas abaixo da linha do equador...=[
Não falei tudo isso porque gosto ou acho divertido, são apenas os fatos, sinto muito. Espero que este texto ajude o maior número de pessoas, incluído aí quem me escreveu por mp.


Fiquem com Deus

(*) já falaram aqui que "se conselho fosse bom, era vendido"...concordo, mas eu falo assim mesmo...rsrsrs
foca
foca Highlander Registrado
12.2K Mensagens 1.1K Curtidas
#2 Por foca
26/06/2008 - 10:15
Bom dia, irei copiar isso imprimir em cartilhas e vender o seu conselho.
Depois você pode me processa por plágio.

O mundo academico é +- assim, estou fazendo Pós especialização e to vendo coisas absurdas que a pessoa devia saber da graduação sendo questionadas.
8x AMD-Sony JAGUAR 1.6GHz| 8GB@2.7GHz GDDR5| 18x RADEON@800MHz| Sony BD| Gaikai Cloud
STI Cell 3.2GHz| 256MB@3.2GHz RAMBUS| Nvidia RSX@500MHz| 256MB VGA RAM| Sony BD
Sony EE 295MHZ 128 bits|Sony GS 148MHZ|32MB RDRAM| Sony DVD
http://brunofoca.blog.uol.com.br
12 anos de GDH - Ñ tiro dúvida por MP
mariachi
mariachi Membro Junior Registrado
137 Mensagens 1 Curtida
#3 Por mariachi
26/06/2008 - 11:49
meu amigo estou prestes a rodar em calculo I primeira pela minha dificuldade e segundo porque a disciplina de matematica do segundo ano nao contribui com muita coisa.... mas acho q faz parte....
:: AMD SEMPRON 2800 - K8Ns - FX 5500 256MB/128 Bits - Generica 400 Wats - 1.5 Giga de Ram 400 MHZ ::

C#| Vba | Vb | Sql Server |
|Intemediate English Level|
|Bolsista de Iniciação Cientifica - IA|
-> Ano que vem Nova Zelândia - 30 Dias <-

Blog Pessoal.. nacarona.wordpress.com
moize2aw
moize2aw Membro Junior Registrado
87 Mensagens 3 Curtidas
#6 Por moize2aw
26/06/2008 - 14:10
potio,
como o jose disse as pessoas chegam a graduação e veêm que as matérias da faculdade são completamente diferente da matemática do ensino médio então entram quase que em pé de igualdade sendo que muitos levam chumbo principalmente em Cálculo(na minha sala foram uns 60% da salanao_quero_nem_ver.png). Você deve ser esforçado acima de tudo em qualquer idadetrabalho_duro.gif.

Abraço,
Moize.
Guia do jose_silva_neto com livros(Matemática, Física e Computação):boa.gif
https://www.hardware.com.br/comunidade/bibliografico-guia/824339/




mariachi
mariachi Membro Junior Registrado
137 Mensagens 1 Curtida
#7 Por mariachi
26/06/2008 - 14:26
Ciencias da computação é hard, aqui no sul quem nao aguenta o balaço muda pra sistemas de informação ou analise, ate pq eles alegem que nao vão usar a metade do que aprendem no curso de ciencias, mas a grande maioria acredito que abandona pelo nivel de dificuldade, pra mim esta sendo dificil mas tb estudo de segunda a sabado e trabalho 8 horas por dia, não é muito mole e acho que por isso q vou ficar na cadeira de calculo, perdi o foco da cadeira e agora vou ter q ralar pra passar no exame, mas antes estudava so 3 dias por semana na universidade o que é bem diferente, mas acho que no final das contas vale a pena, se vc conseguir manter os estudos de uma forma evolutiva e procurar tambem expansao na sua carreira e aproveitar o conteudo da universidade será um profissional bem valorizado.... alguem discorda?
:: AMD SEMPRON 2800 - K8Ns - FX 5500 256MB/128 Bits - Generica 400 Wats - 1.5 Giga de Ram 400 MHZ ::

C#| Vba | Vb | Sql Server |
|Intemediate English Level|
|Bolsista de Iniciação Cientifica - IA|
-> Ano que vem Nova Zelândia - 30 Dias <-

Blog Pessoal.. nacarona.wordpress.com
LasNoches
LasNoches Novo Membro Registrado
31 Mensagens 1 Curtida
#9 Por LasNoches
26/06/2008 - 15:26
Aqui na minha região Ciencias é easy , tanto que o povo corre tudo pra la porque não aguenta programação , eu do risada , os cara vem do médio com matemática afiada , vem pra Sistemas vai bem em matemática e talz mas chega em programação não segura porque não tem nada teórico é tudo senta ai meu filho e programa , se acertar 10 , se errar 0

Na minha sala todos que ficaram e nao quiseram trocar para Ciencias estao de dp em Programação ,Banco de Dados ou Modelagem com SQL , graças a Deus não tenho tanta matéria nada haver com outros cursos , se quisesse aprender calculo faria Matemática , Fisica .

rindo_atoa.gif
dr4k0
dr4k0 Novo Membro Registrado
2 Mensagens 0 Curtidas
#10 Por dr4k0
26/06/2008 - 17:44
Obrigado jose_silva_neto, e mais uma pergunta sobre entidades de ensino, qual você classificaria que mais da recurso ao estudante e maior chance pra área de pesquisa, estou em dúvida entre ITA(Estou um pouco desiludido com ele, a dificuldade pra entrar é imensa, algumas pessoas dizem que é excelente, outras dizem que não vale a pena),Unicamp(Estou pensando seriamente nela, a estrutura e possibilidades de estudos parece ser excelente),USP(Poli),UFScar e talvez UNESP, o que tem a dizer sobre estes institutos?

A USP e Unicamp parecem ter um ótimo sistema de intercâmbio, na Unicamp parece que term intercambios para França, na USP parece que tem para Alemanha, mas não cheguei a pesquisar sobre isso, o que você tem a dizer sobre isso?
jose_silva_neto
jose_silva_n... General de Pijama Registrado
4.6K Mensagens 98 Curtidas
#11 Por jose_silva_n...
26/06/2008 - 19:20
dr4k0 disse:
Obrigado jose_silva_neto, e mais uma pergunta sobre entidades de ensino, qual você classificaria que mais da recurso ao estudante e maior chance pra área de pesquisa, estou em dúvida entre ITA(Estou um pouco desiludido com ele, a dificuldade pra entrar é imensa, algumas pessoas dizem que é excelente, outras dizem que não vale a pena),Unicamp(Estou pensando seriamente nela, a estrutura e possibilidades de estudos parece ser excelente),USP(Poli),UFScar e talvez UNESP, o que tem a dizer sobre estes institutos?

A USP e Unicamp parecem ter um ótimo sistema de intercâmbio, na Unicamp parece que term intercambios para França, na USP parece que tem para Alemanha, mas não cheguei a pesquisar sobre isso, o que você tem a dizer sobre isso?


Boa noite,

Tudo que eu disse foi sobre a minha vivência na USP, fazer uma análise sobre a Unicamp, ITA, Unesp está fora de questão porque só visitei essas instituições. Quem poderia (por exemplo) opinar sobre Unicamp são os usuários Gordon e the doug; pois ambos fazem graduação na Unicamp (EC e CC respectivamente se não me engano).

No caso da USP, existe o convênio USP - École Polytechinique http://en.wikipedia.org/wiki/Ecole_polytechnique

http://www.poli.usp.br/CCInt/Ecole_Polytechnique/Palestra/palestra_1.asp

Esse link é sobre o professor Roberto Salmeron, um físico brasileiro exilado que chegou a ser direitor da École, é uma palestra dele na poli-usp; acredito ser interessante que você leia a transcrição da palestra.
O convênio existe à pouco tempo (na minha época não existia...), com certeza a concorrência é feroz; mas pense só na possibilidade de estudar numa das maiores escolas de engenharia do mundo !
É claro que um bom conhecimento em francês é fundamental, então se está interessado, comece a estudar francês "prá ontem" também....;-)
Outro ponto importante: o exame de admissão da École se baseia nos dois primeiros anos de graduação das universidades "comuns"
Para você ter uma referência do que cobram nesse tipo de exame, fiz uma pesquisa para você

http://www.amazon.fr/gp/search?__mk_fr_FR=%C5M%C5Z%D5%D1&search-alias=stripbooks&author=Serge+Francinou&select-author=field-author-like&title=&select-title=field-title&subject=&select-subject=field-subject&field-isbn=&field-publisher=&field-binding=&field-dateop=before&field-datemod=0&field-dateyear=2009&sort=%2Bsalesrank&field-collection=&mysubmitbutton1.x=0&mysubmitbutton1.y=0

Os primeiros cinco livros são para os exames de admissão da École (e das Écoles Normales).


O que vou dizer agora são alguns comentários sobre o que disseram em outros posts

Quando falei sobre "se conselho fosse bom era vendido", por favor; eu apenas brinquei com a frase. E ser "questionador" significa não ter uma postura passiva nas disciplinas, se um professor diz (por exemplo) "a derivada de sen(x) é cos(x)" e não demonstra (essa afirmação não é óbvia), nem ao menos esboça construtivamente como se chega nisso; o aluno deve pedir uma prova. Se uma postura passiva é mantida ao longo do tempo, ao final teremos uma pessoa que não passa de um repositório de resultados; cientificamente isso é muito ruim.

Outra coisa: nunca consegui achar engraçado o fracasso alheio, o fracasso é algo muito triste.Se a pessoa faz um curso tecnológico, vejo como obrigação da instituição oferecer uma infraestrutura pedagógica para que todos avancem com proveito no curso. Vejam bem, tanto faz se é um curso científico ou tecnológico: o único critério que é aplicado para se entrar na instituição foi um vestibular, o qual não cobra (por exemplo) conhecimentos prévios de programação; vejo como injusto (e pouco produtivo) deixar que o "aluno que se vire" dentro deste contexto.

E física é inútil em biologia ? Aqui eu sairia de um pressuposto que adotei (minha experiência foi em exatas), mas...o enfoque tradicional em biologia é muito descritivo (taxonomia que o diga!...;-)), com esse ponto de vista, saber o básico de fluidodinâmica é uma viagem mesmo. Por outro lado, existe uma área de pesquisa de vanguarda na Biologia moderna que é a modelagem matemática; nesse caso, sem dúvida que uma formação sofisticada em física+química+matemática é essencial.


Bem, acho que consegui ajudar um pouquinho o nosso amigo Drako...=]
Encerro por aqui a minha participação nesse tópico que criei.

Bons estudos e fiquem com Deus
Zuela
Zuela Super Participante Registrado
796 Mensagens 10 Curtidas
#12 Por Zuela
26/06/2008 - 19:28
Bom só decidi postar algo que aconteceu comigo recentemente, comecei a fazer CC na UFAM em março, na minha 1° prova de Álgebra apesar de ter estudado tirei 4,5 oO; bom isso me fez refletir meu metodo de estudo e acabei vendo que ele podia ser muito bom para o nivel medio porem teria que melhora-lo, bom resumindo desde esse 4,5 estou estudando muito, me esforçando direto e apesar de trabalhar 6 horas por dia consegui tirar um 10 na segunda prova.

Bom no restante das materias tambem estou indo bem, só recomendo a todos reverem suas politicas de estudos. Eu decidi nas minhas ferias estudar Calculo I e Álgebra Linear I mais profundamente, pois quero ter uma otima base para Álbegra Linear II e Calculo II.

Resumindo "Se fosse facil não teria graça, sempre esteja atras de novos desafios".
X2 4200 EE AM2 cap_feceiro.png:
Abit NF-M2 nView
2x512 DDR2 667 Corsair VS
2x1GB DDR2 667 Kingston
Sapphire 4670 1GB
TT TR2 430W
1TB Seagate
[B]LG H20N

TT Matrix ze_bonitinho.png
imhotep
imhotep Cyber Highlander Moderador
30.6K Mensagens 4.3K Curtidas
#14 Por imhotep
26/06/2008 - 21:19
jose_silva_neto disse:
Boa noite,


Vamos fazer algumas contas: 4 anos de graduação, 3 mestrado e uns 4 de doutorado...temos então 11 anos! Se a pessoa entrou com 18, se formará (um caso de aluno(a) perfeito(a)!) com 29, 30 anos...estará velho(a) para a ciência!


Eu discordo desse trecho q citei aí em cima. Explico: vivi 5 anos de graduação, 2 de mestrado e mais um ano e meio de uma pós lato sensu. Depois dei aula por 2 anos na graduação de Eng. Civil na UFMG.

Em especial, no mestrado, sabe o que vi? Dezenas de alunos recém-formados (21, 22, 23 anos), sem experiência na profissão e que viram no mestrado um ganha-pão imediato (bolsa) e um ganha-pão futuro (M.Sc. antes do nome).

O que vi foi um bando de aluno sem experiência de vida, sem experiência do que é realmente aquela profissão q escolheu, servindo de mão-de-obra barata/gratuita pra pesquisas de professores estrelas que não sabem nada além do assunto que pesquisam. Além de estamparem um M.Sc. ou um D.Sc antes do nome, usam a infra-estrutura da universidade pra proveito próprio, muitas vezes usando os alunos de graduação e mestrado pra trabalhar em consultorias particulares.

Eu fiz mestrado após 2 anos de formado (25, 26 anos) - nesses 2 anos trabalhando, acho que vivenciei mto a minha área e pude escolher mais sabiamente o momento e a área na qual iria fazer o mestrado. Me foi tb ofertado servir de "pião" em pesquisa de professor estrela, mas soube recusar, mesmo pq já tinha em mente o tema da minha pesquisa, que, felizmente, não tinha relação com nenhuma pesquisa em desenvolvimento naquela época no departamento em q fiz o mestrado.

Isso quer dizer q só valorizo cursos q tragam retorno concreto à sociedade? Não, pq sei q nada acontece em curto-prazo. Da mesma forma q valorizo quem projeta um novo motor pra um carro movido a combustível alternativo, valorizo quem estuda sociologia, aparentemente um tema teórico, mas que tem total importância na vida da gente.

Além disso tudo, mesmo sabendo q os grandes gênios da ciência despertaram antes dos 30, temos q fazer uma ressalva...Einsteins não surgem todos os dias. Não preciso elaborar a Teoria da Relatividade pra ser reconhecido como um bom pesquisador.

Enfim, da mesma forma q sua vivência na USP, deixo aqui um pouco da minha vivência na UFMG.

Acho q as pessoas q estã se propondo a uma graduação, ou a uma pós hoje em dia deveriam refletir melhor sobre o q realmente querem da vida...
Tomem cuidado ao responder as perguntas dos colegas. Tenham 100% de certeza da informação que estão passando.
Ensinar significa aprender 2 vezes. Porque você tem que aprender de novo para ensinar corretamente.
Genética e Data Science - loading...
Is OneDrive a backup?
E a cantilena continua!
jose_silva_neto
jose_silva_n... General de Pijama Registrado
4.6K Mensagens 98 Curtidas
#15 Por jose_silva_n...
26/06/2008 - 21:47
Boa noite,

Estou postando novamente por algo que você disse, eu às vezes brinco (de forma sutil) e acabo passando uma idéia errada.

imhotep disse:

O que vi foi um bando de aluno sem experiência de vida, sem experiência do que é realmente aquela profissão q escolheu, servindo de mão-de-obra barata/gratuita pra pesquisas de professores estrelas que não sabem nada além do assunto que pesquisam. Além de estamparem um M.Sc. ou um D.Sc antes do nome, usam a infra-estrutura da universidade pra proveito próprio, muitas vezes usando os alunos de graduação e mestrado pra trabalhar em consultorias particulares.

Meu caro, olhando para o passado, hoje sou consciente de que meu orientador de mestrado me aceitou porque queria alguém para fazer alguns cálculos via computador, pois ele não sabia nem ligar a máquina. Se eu não tivesse aproveitado a infraestrutura para estudar em particular, teria sido um período inútil (gastei na prática 1,5 anos no mestrado).


imhotep disse:

Além disso tudo, mesmo sabendo q os grandes gênios da ciência despertaram antes dos 30, temos q fazer uma ressalva...Einsteins não surgem todos os dias. Não preciso elaborar a Teoria da Relatividade pra ser reconhecido como um bom pesquisador.

Não necessariamente gênios, você citou um exemplo de elite científica extrema; eu cito outro exemplo:

http://en.wikipedia.org/wiki/Tullio_Regge

O início dos trabalhos desse Regge foi um tema de formatura; ele não é um prêmio Nobel.
Tirando execeções como Weierstrass http://en.wikipedia.org/wiki/Karl_Weierstrass a maioria dos que contribuíram de forma significativa para a ciência, começaram cedo; quanto mais cedo a mentalidade de pesquisar for incutida no aluno, melhor (principalmente no caso de um cientista).

imhotep disse:

Acho q as pessoas q estã se propondo a uma graduação, ou a uma pós hoje em dia deveriam refletir melhor sobre o q realmente querem da vida...

Concordo. E temos um problema: num outro tópico dessa sala, os colegas debateram sobre as exigências das empresas para contratar. Se a pessoa não fizer uma faculdade, as chances são menores



Fique com Deus
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal